Sim Giga, variações do mesmo procedimento, o importante é que quem faz a pesquisa e que é pesquisado não tenham acesso ao objeto controle.
Quanto ao caso da paciente, utilizando os dados que o Enfant passou, não tenho o prontuário médico dela ou acesso ao livro:
1- Informações pré-operatórias
A paciente foi submetida a uma cirurgia eletiva. Como todo paciente americano internado num grande hospital (e atualmente no Brasil também é assim) antes de ser submetida a qualquer procedimento cirúrgico, ainda mais um de alto risco, ela conversa com seus médicos e recebe um termo de
consentimento informado.
A equipe médica explica para a paciente o que vai ser feito, como, porquê e quais os riscos estão envolvidos. Além disso a paciente recebe um termo (na maioria dos hospitais americanos é quase um artigo) onde tudo isso é colocado por escrito e a paciente tem de assinar demostrando juízo.
Então ANTES da cirurgia a paciente já recebe informações que podem contaminar a coleta dos dados a posteriori. Obviamente foi dito que seria feito a raspagem do cabelo, que se usaria uma serra óssea, que também se usaria um procedimento na perna da paciente e que se houvesse algum problema se poderia fazer no outro lado.
Essas informações não são dadas porque os médicos são bonzinhos (na verdade nós somos
) mas para evitar querelas judiciais a posteiori. "Mamãe foi operar a cabeça e saiu com curativo nas duas virilhas! Processo!" "Meu cabelo! Meu cabelo! Ninguém falou que iam destruir meus apliques! Processo" "minha cabeça está explodindo de dor, ninguém me falou que iam serrar meu osso! Processo!"
Não tenho como afirmar o quanto foi dito no pré-operatório, e o quanto foi entendido, mas acho difícil uma paciente que vai se submeter a um procedimento tão complexo não receba informação nenhuma, nem a título de curiosidade. Mas acho perfeitamente viável que se tenha dito algo do tipo "vamos puncinar uma veia e uma artéria na sua virilha esquerda, raramente não conseguimos passar o cateter por contra do calibre de um desses vasos. Mas fique tranquilo porque identificando isso fazemos o mesmo do outro lado. Então se quando acordar ver curativo nas duas pernas não se assuste não, é normal"
2- Drogas anestésicas
Normalmente antes do paciente ir para a sala de cirurgia ele recebe alguma medicaçao pré anestesica (aqui no Brasil é comum), embora nem sempre (já vi nos EUA mandarem um cara acordadão). Deixa o paciente mais relaxado, embora a maioria entre desperto e conversando. Essas drogas causam amnésia retrógrada em diversos graus, sendo inclusive usadas no boa noite Cinderela. Quem nunca viu um parente que sai do quarto para operar conversando alegre e depois não lembra que falou alguma coisa? É o efeito desse tipo de droga. Então os pacientes sufmetidos a cirurgia NÃO são os candidatos ideais para o estudo das EQM pois recebem drogas que afetam conciêcia, percepção da realidade e memória. Essa paciente poderia ao entrar no CC ver a serra na bancada da anestesia e guardado essa informação, por exemplo.
3- Anestesia combinada/plano anestésico
Nas tecnicas modernas de anestesia utilizamos várias medicações ao mesmo tempo para uma melhor anestesia geral. Sedativos, hipnóticos, bloqueadores musculares...dispomos de medicações tão potentes que pode acontecer do paciente não entrar em plano anestesico ou não permanecer durante a cirurgia. Por isso que muitos lugares colocam fone de ouvido nos paciente, par não passar o constrangimento (como eu já passei) de ouvir reclamações sobre as piadas de baixo calão contadas no Centro cirúrgico. Então é possível que essa paciente estivesse num plano de conciência suficiente para por exemplo ouvir a serra funcionando.. Ué, mas não estava com o fone? Por isso vamos para o ítem 4
4- Neuropercepção auditiva
Como todos sabem os sons se transmitem no ar, nos líquidos e nos sólidos. Então sons/vibrações podem ser percebidas caso se estimule os ossos do crâneo mesmo com o ouvido tampado. Utilizamos isso no dia a dia ao realizarmos os testes com o diapazão (pesquisa do oitavo par craneano) no ambiente do consultório. Muitos pacientes confundem a vibração com o próprio som (isso atrapalha o exame). Músicos em geral, que tem o ouvido treinado, sempre "adivinham" o tom do diapazão e tem mais facilidade que as outras pessoas em percebe-las. Então não me causa estranesa ela ter "ouvido" a serra
Ufa, tá muito longo
Posso parar ou vou até o final?