O fato dos criacionistas usarem uma interpretação errônea da epistemologia popperiana a invalida? Como?
Mas os criacionistas não estão tããããão errados assim.
Poderia demonstrar onde?
O próprio Dawkins demonstra possuir um certo repúdio a Popper.
Em quê especificamente? Muitos filósofos e cientistas têm repúdio ao Dawkins, e...?
A evolução, por ser uma teoria muito ligada ao tempo, parece ter algumas - pouquíssimas - premissas falseáveis e outras não. Até hoje conhecemos duas maneiras de falsear a evolução: por fósseis e por análise comparada de proteínas.
Eu já vi 29 falseadores potenciais da TE (ancestralidade comum universal). Veja esse link:
http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/ Os métodos com proteínas já foram realizados em uma tentativa de falsear a evolução e, no entanto, acabou corroborando-a. Mas, foi um método para falsear.
Hein.....????????????????????
Essa afirmação não faz nenhum sentido! Você acha que uma teoria ser "falseável" é ela ser efetivamente falseada? Não entendi.
Dawkins cita outro caso que poderia falsear a evolução: a demonstração da complexidade irredutível. Teoricamente, se fosse demonstrado que um órgão complexo não poderia ter sido formado por sucessivas e pequenas modificações ao decorrer do tempo, seria um dano letal à teoria.
Ok.
Essa questão do gradualismo parece ser um ponto na T.E. onde teoricamente o falseamento é possível, mas não há meios metodológicos para falsear. Até hoje ninguém conseguiu demonstrar a impossibilidade do gradualismo, parece realmente ser uma premissa não falseável (na prática) na teoria.
Deve ter algum falseador potencial. TODA teoria com conteúdo informacional empírico apresenta falseadores potenciais. É só descrever quais coisas não poderão acontecer ou serem encontradas se a teoria for verdadeira. É claro que algumas teorias são mais fáceis de serem testadas do que outras, mas TODOS os testes feitos têm a premissa de que a teoria pode estar errada, senão para quê testar?
Normalmente a comunidade científica sabe diferenciar as teorias promissoras que exigem muito investimento e trabalho para serem testadas das teorias pseudocientíficas, nas quais não há um
real interesse ou disposição em falseá-las, predominando argumentos ad hocs bobos.
Apesar de existirem fósseis intermediários mostrando pequenas modificações ao longo do tempo, ainda não encontramos meios para testar o gradualismo, e, até hoje, ninguém encontrou um método capaz para por à prova tal premissa central na evolução.
Se eu não me engano, gradualismo e equilibrio pontuado não são mutuamente excludentes (se um for verdadeiro, o outro necessariamente será falso). Veja:
"6. Common errors in discussion of PE
Many errors can be found in discussion of the concept of PE. G&E 1977 point out several of these.
PE is not mutually exclusive of phyletic gradualism. Gould and Eldredge take pains to explicitly point out that PE is an expansive theory, not an exclusive one (1977)."http://www.talkorigins.org/faqs/punc-eq.htmlNesse caso, não se trata de decidir qual está correta e qual está errada, mas tentar falsear cada uma
isoladamente. No meu entender, a ausência total de fósseis com modificações "graduais" (é necessário definir "gradual") e de outras evidências de mudanças graduais nas observações de laboratório ou na natureza falsearia o gradualismo.
Assim, a evolução é falseável em algumas premissas. Em outras, aparenta não ser.
Acho que é mais impressão sua, decorrente da dificuldade de se obter dados referentes à história evolutiva, mas eu desconheço alguma teoria evolutiva que não "proíba" nada, que seja compatível com
qualquer situação empírica que for encontrada.