Geotecton,
E... essa é a minha opinião sobre o caso. Mas talvez um passo maior é simplesmente ver como será julgado o mensalão. Se o GM está falando a verdade, então todos os outros ministros estão mentindo. O negócio é ver se o Gilmar Mendes será tão mais rígido no julgamento que outros ministros supostamente "isentos"
Quanto a diferença entre jogadores e políticos, é sempre bom lembrar, embora creio que seja claro a importância da vigilância sobre os últimos, para todos aqueles que acompanham o tópico. Mas o ponto não é esse. Há inúmeras outras diferenças. O ponto é que simplesmente políticos não são santos. Eles mantém conversas a portas fechadas, fazem conluios, trocam favores, definem estratégias. É vasta a lista de coisas, lícitas e ilícitas, que um político deseja fazer a portas fechadas.
Quanto aos outros ministros do STF,
Nas indicações do Lula, há com certeza indicações puramente políticas, como a do Toffoli, cuja única qualidade parece ser a de ser novo e fiel ao PT. Já outras indicações me pareceram pautadas em outras coisas. Peluso mesmo era preferência até do FHC. Fux, nomeado recentemente, estava no STJ. Sobre o Gilmar Mendes, O jurista Dalmo Dallari à época de sua nomeação publicou um artigo indicando essa como uma grande tragédia para o tribunal. Também são notórias as rusgas do GM com outros ministros, e menção aos "capangas" destes. AS decisões do GM, como o famigerado habeas corpus para o Daniel Dantas também não o ajudam.