Autor Tópico: O julgamento da quadrilha petista do mensalão  (Lida 117964 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #501 Online: 04 de Outubro de 2012, 23:56:51 »
Então os desaparecidos do regime militar também não devem ser mais mencionados quando se fala sobre os crimes da ditadura?

Sim, mas como desaparecidos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #502 Online: 04 de Outubro de 2012, 23:57:52 »
Off topic:O Bruno foi acusado de assassinato sem ninquem achar o corpo. Ele não deveria ser acusado só de sequestro? Não é essa a desculpa usada para tentar acusar os militares do período militar?

É um tu quoque em relação ao militares?

Como vão provar que  mataram a moça sem achar o corpo? A é, não precisa mais. O Bruno tá fu.

O interessante no caso é que no caso dos militares eles partem do princípio de que se  não apareceu o corpo, eles podem julgar os militares por sequestro, que é um crime que não prescreve. Já no caso do Bruno eles não usam o mesmo raciocínio, se não apareceu o corpo eles partem do princípio que ela está morta.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #503 Online: 04 de Outubro de 2012, 23:59:59 »
Off topic:O Bruno foi acusado de assassinato sem ninquem achar o corpo. Ele não deveria ser acusado só de sequestro? Não é essa a desculpa usada para tentar acusar os militares do período militar?

É um tu quoque em relação ao militares?

Como vão provar que  mataram a moça sem achar o corpo? A é, não precisa mais. O Bruno tá fu.

O interessante no caso é que no caso dos militares eles partem do princípio de que se  não apareceu o corpo, eles podem julgar os militares por sequestro, que é um crime que não prescreve. Já no caso do Bruno eles não usam o mesmo raciocínio, se não apareceu o corpo eles partem do princípio que ela está morta.

Mas o Bruno ainda não foi julgado, e os militares nunca vão ser.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #504 Online: 05 de Outubro de 2012, 00:04:44 »
O Bruno vai ser e a justiça já aceitou denúncias contra militares usando  essa desculpa.

http://www.prr3.mpf.gov.br/content/view/773/111/
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #505 Online: 05 de Outubro de 2012, 00:13:08 »
O Bruno vai ser e a justiça já aceitou denúncias contra militares usando  essa desculpa.

http://www.prr3.mpf.gov.br/content/view/773/111/

Parecer ser "dois pesos, duas medidas" mesmo.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #506 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:19:02 »
Para descontrair:

Levandowski absolve Carminha

O ministro Ricardo Levandowski surpreendeu o público hoje com seu voto inocentando Carminha. Em seu voto no julgamento do Divino, o ministro disse que não ficou comprovado que Carminha desviou dinheiro das obras sociais e nem que vendeu as joias.

Tufão afirmou que até prova em contrário continuará com sua mulher. Especula-se que ele só se convencerá que Carminha é culpada se ela for flagrada matando o último panda.

José Dirceu disse que é tudo culpa da Nina.

fonte
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #507 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:21:45 »
Bons comentários:
Radical demais essa especulaç,ão final! LEWANDOWSKI virá em defesa de Carminha mesmo assim, dizendo: "SE FOR MESMO VERDADE FACTUAL, EMPÍRICA, TESTEMUNHADA DIRETAMENTE, QUE A SENHORA CARMEN MATOU O REFERIDO PANDA, PERMANECERÁ POR DEMONSTRAR IRREFUTAVELMENTE A ABSOLUTA INEXISTÊNCIA DE QUALQUER OUTRO PANDA NO UNIVERSO TETRA-DIMENSIONAL EINSTEINIANO, conforme exige nosso Códigp de Processo Penal, de acordo com a Magna Carta de 1988".
Reply · 8 · Like · Follow Post · 15 hours ago

"E ACRESCENTO QUE OS DEMAIS ANIMAIS, EM JUÍZO, DESCONHECEM TAL PROVA;
    ANIMAL 1: Ela nunca o fez; ANIMAL FILIADO: não matou; ANIMAL ASSESSOR: jamais ouvi falar... ISSO SÓ ESCLARECE, NOS AUTOS, QUE NUNCA EXISTIU ESSE fantasioso PANDA."

:biglol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #508 Online: 05 de Outubro de 2012, 19:24:02 »
Eu vejo todo mundo comemorando que eles estão sendo considerados culpados, mas não vejo qual a grande "vitória" aqui. Não é como se eles fossem passar anos na prisão ou perdessem todo o patrimônio roubado.

Eles vão ser considerados culpados, o povão vai aplaudir, e ano que vem eles estão mergulhando nas águas cristalinas das Bahamas, fazendo piadas sobre esse julgamento entre um dry martini e outro.

Cairam do pedestal de onde arrotavam suas virtudes contra os opositores.

Agora terão um carimbo de culpado no meio da testa tal qual o Coca-Collor que se reelegeu mas continua com a fama assim mesmo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #509 Online: 05 de Outubro de 2012, 19:27:15 »
Então os desaparecidos do regime militar também não devem ser mais mencionados quando se fala sobre os crimes da ditadura?

Sim, mas como desaparecidos.

Se tiverem provas assinadas pelos militares, caso contrário no que me diz respeito eles simplesmente desapareceram porque fugiram do país.

O importante não são provas assinadas? Porque então seria diferente neste caso?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #510 Online: 05 de Outubro de 2012, 19:48:49 »
Eu vejo todo mundo comemorando que eles estão sendo considerados culpados, mas não vejo qual a grande "vitória" aqui. Não é como se eles fossem passar anos na prisão ou perdessem todo o patrimônio roubado.

Eles vão ser considerados culpados, o povão vai aplaudir, e ano que vem eles estão mergulhando nas águas cristalinas das Bahamas, fazendo piadas sobre esse julgamento entre um dry martini e outro.

Agora terão um carimbo de culpado no meio da testa tal qual o Coca-Collor que se reelegeu mas continua com a fama assim mesmo.

Isso não é vitória. Vitória seria se eles pagassem pelos crimes deles. Cair de um pedestal e continuarem soltos e milionários não me deixa nem um pouco mais feliz.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #511 Online: 05 de Outubro de 2012, 19:53:03 »

Isso não é vitória. Vitória seria se eles pagassem pelos crimes deles. Cair de um pedestal e continuarem soltos e milionários não me deixa nem um pouco mais feliz.

Nem a mim, mas é um começo.

Falando a verdade, quando vi que praticamente todos os ministros eram indicados pelo Lulla ou pela Dilma achei que já seriam absolvidos antes mesmo do julgamento.

E muito menos imaginava que iriam autorizar uma continuidade das investigações após o veredito.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #512 Online: 05 de Outubro de 2012, 20:35:15 »

É uma vitoria se compararmos com todo o passado de julgamentos de políticos no Brasil.  Um passo de cada vez à gente chega lá.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #513 Online: 08 de Outubro de 2012, 07:14:57 »
Genoino: 'Vocês são urubus que torturam alma humana'
Estadão ConteúdoPor Fernando Scheller | Estadão Conteúdo – 22 horas atrás

O ex-deputado José Genoino, um dos réus no processo do mensalão que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), compareceu por volta das 8h15 desde domingo, na Universidade São Judas, em São Paulo, para votar e não falou com a imprensa. Ele limitou-se a repetir várias vezes em voz alta a frase: "Vocês são urubus que torturam a alma humana".

O deputado comparou o comportamento da imprensa no caso do mensalão com a tortura na época da ditadura. "A diferença é que agora não tem pau de arara, (a tortura) é com a caneta."

Genoino, na verdade, desistiu de votar. Ele só acompanhou o voto da mulher e foi embora. Na entrada da seção, parte dos jornalistas foi impedida de entrar e chegou a ser contida fisicamente por policiais militares e por seguranças da universidade.

Alguns eleitores presentes ao local de votação, ao ver Genoino, gritaram frases como: "Cadê a lei da ficha limpa?", "De Genoino (sic) não tem nada". Apenas um eleitor abraçou o deputado e lhe disse palavras de apoio.

fonte

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #514 Online: 08 de Outubro de 2012, 09:37:27 »
Alguns eleitores presentes ao local de votação, ao ver Genoino, gritaram frases como: "Cadê a lei da ficha limpa?", "De Genoino (sic) não tem nada".

:histeria:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #515 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:50:08 »
Supremo deve condenar Dirceu por corrupção ativa no mensalão

A densidade dos primeiros três votos favoráveis à condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu aumentou, entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, a convicção de que ele será condenado por corrupção ativa por um placar dilatado. A expectativa é que oito ministros votem pela condenação e dois pela absolvição.

Junto com o ex-capitão do time do primeiro mandado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ser considerados culpados pelo crime o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. O julgamento será retomado nesta terça-feira, 9, e a previsão de que o resultado sobre os casos dos políticos que integravam a cúpula petista no governo Lula saia ainda esta semana.

Além da pena que deverá ser fixada pelo STF ao final do julgamento, os condenados passarão a ser considerados "fichas sujas". Ou seja, como consequência da decisão, ficarão inelegíveis pelo período de oito anos, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa.

Até agora, 4 dos 10 ministros do STF já votaram. Por enquanto, existem 3 votos para condenar José Dirceu e Genoino e 4 para punir Delúbio Soares.

O julgamento será retomado com os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello e do presidente, Carlos Ayres Britto. A expectativa é de que a maioria siga a conclusão do relator, Joaquim Barbosa, que aceitou as acusações do Ministério Público Federal segundo as quais José Dirceu foi a principal figura e o autor intelectual do mensalão. Para ele, o escândalo ocorreu dentro do Planalto.

"O conjunto probatório sobre os pagamentos efetuados por Delúbio e Marcos Valério a parlamentares coloca o então ministro da Casa Civil na posição central da organização e da prática, como mandante das promessas de pagamento das vantagens indevidas a parlamentares para apoiar o governo", concluiu Joaquim Barbosa em seu voto.

A expectativa também entre os integrantes da Corte é que um segundo voto pela absolvição de Dirceu seja dado pelo ministro Dias Toffolli, que foi advogado do PT e subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil durante a gestão do petista.

O advogado José Luís de Oliveira Lima, que representa José Dirceu, sustenta que "não há nenhuma prova" contra seu cliente, "Conforme disse o próprio procurador-geral da RePública (Roberto Gurgel) ao afirmar que as provas eram tênues", afirmou o criminalista.

Após mais de dois meses de julgamento, 20 dos 37 réus acusados de envolvimento no esquema do mensalão já foram condenados pelos ministros do STF por um ou mais crimes. Entre os sete crimes investigados, lavagem de dinheiro e corrupção passiva são responsáveis pelo maior número de condenações. Outros crimes pelos quais os réus também foram condenados são corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato e gestão fraudulenta. Até agora, nenhum réu foi punido por evasão de divisas.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/supremo-deve-condenar-dirceu-por-corrupção-ativa-no-mensalão

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #516 Online: 09 de Outubro de 2012, 09:58:33 »
O outro lado,

Fonte: folha.com
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1166396-condenado-ex-diretor-do-bb-diz-que-foi-execrado.shtml
Condenado, ex-diretor do BB diz que foi 'execrado'
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato disse que está sendo "injustiçado, execrado e amaldiçoado" e que a denúncia contra ele é "fantasiosa".

Pizzolato foi condenado por unanimidade por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato (desvio de recursos públicos por servidor) pelo Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão.

Ele foi acusado de autorizar antecipações do pagamento da publicidade do Fundo Visanet no valor de R$ 73,8 milhões. Esses recursos alimentaram, segundo a acusação, o mensalão.

Em troca das liberações de dinheiro, argumenta a acusação, Pizzolato recebeu um pacote com R$ 326 mil sacados das contas de Valério.

De calça jeans, camisa social listrada, jaqueta marrom e boné, Pizzolato falou à Folha, na primeira entrevista que concede desde a condenação, em Copacabana. Mais magro, se emocionou e garante ser inocente.

Folha - O senhor falou que uma secretária do Marcos Valério pediu para o senhor para pegar um pacote. O senhor acha normal um diretor do BB receber uma ordem dessas?
Henrique Pizzolato - Sim, agências de publicidade faziam contato comigo. E quem ligava sempre eram as secretárias, funcionários da agência.

O senhor mantém a mesma versão?
Sem dúvida. Eu abri meu sigilo fiscal, bancário. Tudo. Os depoimentos das testemunhas confirmam. Eu recebi um telefonema para fazer um favor. Disse: eu posso fazer, mas num outro dia. Quando eu propus uma alternativa, aceitaram. Naquele dia estava estudando a pauta da reunião da conselho da Previ que eu iria presidir. Aí eu perguntei: é obrigatório que seja eu? Eles disseram que podia ser outra pessoa, desde que os documentos fossem entregues ao PT. Eu mandei um contínuo da Previ. Ele buscou e me entregou.

E tudo foi entregue ao senhor?
A pessoa do PT viria à minha casa. O contínuo deixou comigo [o envelope] e no final do dia apareceu um cidadão e se apresentou: 'olha eu sou do PT e vim buscar os documentos que o Marcos Valério mandou para o PT'.

Quem pegou o pacote?
Eu não pedi o nome da pessoa. Eu fiz um favor.

O STF achou inverossímil.
Mas foi o que aconteceu.

O senhor acha que foi usado pelo partido?
Eu jamais exerci função partidária. Eu era funcionário por mais de 30 anos do banco. Eu já tinha ocupado cargos hierarquicamente superiores no governo FHC.

O senhor foi condenado por unanimidade.
Sou inocente. A minha defesa mostrou como funcionava o Visanet e que eu não nomeei as pessoas que assinavam e faziam os aportes de verbas. Estou sobrevivendo à base de remédio. Isso é uma violência ao ser humano. No dia que eu recebi a notícia eu não enfartei porque...eu dou graças a Deus.

*O senhor foi condenado por ter assinado essas antecipações delituosas, como o Ministério Público disse, à DNA Propaganda. *
Quem pedia as antecipações não era eu, o banco tinha uma pessoa responsável por isso.

O senhor está protegendo alguém?
Eu estou protegendo a mim, estou tentando me proteger.

O senhor recebeu algum pedido, de alguém do partido, para assinar esse documento?
Não... o banco tem normas tão severas, que se o presidente da ONU pedisse, é impossível fazer. Ninguém toma ato isolado no banco.

O senhor trabalhou na campanha do presidente Lula?
Sim, mas não da forma como foi dito. O meu trabalho era o de fazer contatos com empresas e discutir plano de governo. Eu havia trabalhado na Previ que tinha investimentos em diversos setores. Eu entrava em contato com as empresas para explicar o programa de governo.

O senhor se sente abandonado pelo partido?
Como vou te dizer? O que eu estou fazendo nesses oito anos é tentar provar a minha inocência porque toda essa história [da acusação] é fantasiosa. É impossível fazer o que as pessoas estão me atribuindo. Mesmo que eu fosse um mágico não conseguiria. Eu não preciso do partido para provar minha inocência.

Está sob medicamentos?
Sim. Eu me sinto injustiçado, com a vida destruída (voz embargada), sem perspectiva, execrado, amaldiçoado, excluído da sociedade por algo que não fiz. Imagina alguém que está indo para a guilhotina, fogueira da inquisição injustamente.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #517 Online: 09 de Outubro de 2012, 12:10:44 »
Supremo decide futuro de Dirceu e Dilma reforça 'blindagem' ao governo

Após sete anos sob investigação, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu terá um novo capítulo de sua biografia escrito pelo Supremo Tribunal Federal. Homem forte do primeiro mandato do governo Lula, deve ser condenado nesta terça-feira, 9, pelo crime de corrupção ativa por ter comandado o esquema de compra de apoio político no Congresso. A presidente Dilma Rousseff quer blindar o governo contra qualquer efeito da condenação do ex-ministro e dos ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares.

Três dos atuais dez ministros do STF já condenaram Dirceu e devem ser acompanhados pelos colegas nesta terça. Nos últimos dias, a orientação repetida no Palácio do Planalto é a de respeitar o veredicto do tribunal, evitar manifestações políticas públicas contra esse resultado e tocar as medidas do governo normalmente, sem qualquer alteração.

A mesma instrução já tinha sido transmitida por Dilma aos principais auxiliares desde o início do julgamento, em 2 de agosto. A ordem era "não provocar marolas para evitar que efeitos negativos do processo contaminassem o governo e prejudicassem sua imagem", segundo relatou ao Estado um interlocutor direto da presidente. "A instrução continua de pé."

O plano do governo é de aceitar, no máximo, manifestações pessoais discretas, como a que foi feita pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Na semana passada, ele afirmou que "a dor que sentia" o impedia de comentar a possível condenação de seus colegas de partido.

Se pelo menos mais três ministros considerarem Dirceu culpado, o Supremo confirmará o que o Ministério Público apontava e ele sempre negou: o mensalão foi gerenciado pelo então ministro entre "as quatro paredes da Casa Civil". As investigações e os votos dos ministros do Supremo mostram que Dirceu atuava nas duas pontas do esquema, negociando empréstimos bancários fraudados para ocultar desvios de recursos públicos e fomentar o caixa do mensalão e, ao mesmo tempo, fechando os acordos políticos com a promessa de saques milionários.

Na esteira da condenação de Dirceu, terão o mesmo destino Genoino e Delúbio, pela ordem presidente e tesoureiro do PT na época. Os três réus serão julgados ainda no último capítulo da denúncia, com outros acusados, por formação de quadrilha - da qual o ex-ministro seria o chefe, segundo o Ministério Público.

Ligação
Coordenador da campanha de Lula em 2002, Dirceu foi o elo mais evidente entre o esquema e a Presidência da República. As acusações feitas pelo delator do mensalão, o presidente do PTB e deputado cassado Roberto Jefferson, tornaram insustentável sua permanência no governo. Dirceu caiu em 16 de junho de 2005. Naquele dia, disse que tinha "as mãos limpas". E acrescentou: "Eu sei lutar na planície e no planalto. E tenho humildade para voltar para o meu partido como militante, para voltar para a Câmara como deputado". O retorno foi rápido. Processado por quebra de decoro parlamentar, foi cassado em dezembro de 2005, por 293 votos.

Ao montar o roteiro da atuação de Dirceu, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, convenceu os colegas de que todas as etapas do esquema tinham o planejamento e o aval do homem forte do governo Lula. "As provas revelam que José Dirceu exerceu o controle e organização dos fatos executórios dos quais também se ocupou, em especial através da negociação dos recursos empregados e das reuniões com líderes parlamentares, vice-líderes e dirigentes partidários escolhidos para o recebimento da vantagem indevida", afirmou Barbosa em seu voto.

Desde o início do processo, ministros do Supremo afirmavam que as provas contra Dirceu eram tênues. O mesmo disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no início do julgamento. Mas o encadeamento dos fatos, ressaltado pelo voto de Barbosa, deve ser suficiente para convencer a maioria de que Dirceu tinha o controle do esquema. "José Dirceu detinha o domínio final dos fatos, em razão do elevadíssimo cargo atuava em reuniões fechadas, jantares, encontros secretos, exercendo comando e dando garantia ao esquema criminoso", disse Barbosa.

Ciclos
Nos sete anos em que foi investigado, Dirceu negou a compra de votos, afirmou que não mantinha contato com o empresário Marcos Valério, jogou para Delúbio a responsabilidade pelas contas do partido e, com isso, se livrar da condenação. E mesmo transformado em réu sob risco de condenação no Supremo, o poder político de Dirceu ainda é evidente dentro do PT.

Na Casa Civil, o ex-ministro foi substituído por Dilma, que veio a ser escolhida candidata e eleita presidente da República. Com isso, Dilma acabou iniciando uma espécie de segundo ciclo petista no poder, que pretende manter distante do escândalo mais grave que já envolveu o PT.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/mensalao/story.aspx?cp-documentid=254131377
Assinatura em empréstimo compromete Genoino no processo do mensalão

Uma assinatura. Esta é a principal prova que levará a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal a condenar o ex-presidente do PT José Genoino por corrupção ativa na sessão da tarde desta terça-feira, 9. O fato de ele ter assinado um dos empréstimos fraudulentos que abasteceram o esquema é crucial para enquadrá-lo no crime, na opinião dos magistrados. Considerado quase como um preposto de José Dirceu na cúpula petista, Genoino será condenado por corrupção ativa por ter comprado o apoio político de PP e PTB.

Quadro histórico do PT, Genoino ascendeu à presidência do partido depois que José Dirceu foi ser o "capitão do time" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Ex-guerrilheiro no Araguaia, construiu sua carreira política como deputado federal tendo obtido seis mandatos. Teve especial destaque na oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso. Quando Lula conseguiu chegar ao Planalto, em 2002, Genoino, derrotado na eleição para o governo de São Paulo, foi acomodado na presidência do PT e ganhou a missão de auxiliar Dirceu na montagem da base de sustentação.

Agora, ele será condenado porque o Supremo concluiu que o PT angariou apoio no Congresso com a distribuição de dinheiro aos aliados. Diferente do caso de Dirceu, que alega não haver nenhuma prova material, a situação de Genoino se complicou pelo aval dado a um empréstimo de R$ 3 milhões no Banco Rural. Ele sustenta que só assinou por uma questão formal e de confiança, uma vez que o artificie do financiamento era o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

Depoimentos
Para os ministros do STF, porém, a rubrica é uma prova irrefutável que o então presidente petista tinha conhecimento da prática criminosa de ampliação da base parlamentar do governo. O ex-presidente do PT é acusado de comprar "somente" dois partidos, PP e PTB, tendo se livrado no processo quanto ao PMDB e PL (atual PR).

A acusação contra Genoino, além da assinatura, se baseia fundamentalmente em dois depoimentos. Um deles é do ex-deputado Vadão Gomes (PP) que disse ter participado de uma reunião em que Genoino discutiu apoio financeiro a seu partido em troca de apoio.

O testemunho mais contundente contra o ex-presidente petista é de um outro réu já condenado. Emerson Palmieri, ex-secretário do PTB e braço direito de Roberto Jefferson, afirmou que Genoino discutiu com Jefferson em algumas reuniões o repasse de recursos entre os partidos. Segundo o ex-secretário, o petista tinha o hábito de telefonar a Dirceu para obter o aval para a negociação.

Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, Genoino era um representante de Dirceu na formação da base aliada mediante o pagamento de propina. "Além de conversar com os líderes partidários, convidando-os a apoiar os projetos de interesse do governo, procedia ao ajuste da vantagem financeira que seria paga caso aceitassem a proposta", disse Gurgel.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/mensalao/story.aspx?cp-documentid=254131388
Processo do mensalão deve ser tomado como exemplo, diz ex-presidente do PT

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, era ministro da Educação em 2005, quando o escândalo do mensalão estourou. Chamado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do PT para tentar tirar o partido da crise em que mergulhara depois que boa parte da sua cúpula foi pega usando recursos públicos para comprar apoio no Congresso.

Sete anos depois, Tarso vai mais uma vez na contramão da cúpula ao defender o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal como legítimo, em que todos tiveram direito de defesa, e aceitar que, "sem dúvida", estão sendo julgadas pessoas que cometeram ilegalidades.

O governador petista também acredita, ao contrário do ex-presidente Lula, que o julgamento teve influência, sim, nas eleições deste fim de semana, mesmo que o grau dessa influência possa variar.

O senhor foi chamado a assumir a presidência do PT quando estourou o escândalo do mensalão, com a obrigação de tentar reorganizar o partido. Sete anos depois, em meio a uma eleição municipal, como o senhor está vendo esse julgamento que chega agora a alguns dos nomes mais importantes do PT?

Essa questão do mensalão tem dois processos. Um é o judicial, que devemos tomar como um processo dentro do Estado de direito, democrático, cujo desenvolvimento e resultado têm que ser respeitados, sejam eles quais forem. Esse processo judicial foi feito dentro dos parâmetros completos da legalidade. Ninguém sofreu violência para depor, ninguém teve seu direito de defesa negado, nenhum juiz foi pressionado, seja pelo Estado, seja pela autoridade policial para tomar qualquer atitude. Então, este é um processo que deve ser tomado como um exemplo para o País. Em outras oportunidades isso não foi feito. O caso mais gritante é o processo sobre a compra de votos para reeleição de Fernando Henrique. O segundo aspecto é um processo paralelo de disputa política sobre os acontecimentos. E nesse sentido eu acho que há uma profunda desigualdade, que é o fato de 90% da grande mídia fechar uma posição favorável à condenação e fazer uma campanha sistemática de culpabilização de todos, sem qualquer tipo de reserva. Isso tem consequências políticas.

O senhor acredita na culpa das pessoas que estão sendo julgadas pelo Supremo?

Que tem pessoas que cometeram ilegalidades, não tenho nenhuma dúvida. Seria debochar da Justiça do País e do processo dos inquéritos policiais achar que todo mundo é inocente. O que eu critico é o fato que houve uma inculpação em grupo feita pela mídia, repercutindo inclusive na comunidade política como um todo. O meu partido é visto hoje, graças a essa campanha, como o partido do mensalão, e o PSDB não é visto como o partido que teria engendrado - e não estou dizendo que o fez - a compra de votos para reeleição do presidente Fernando Henrique.

Nessa reta final serão julgados José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, que têm ou tiveram um peso grande no partido. O senhor acredita na culpa deles?

Acho que tem uma pessoa que assumiu responsabilidades, que se chama Delúbio Soares. O Delúbio assumiu responsabilidades e atribuiu isso à existência de um caixa 2. Quanto ao José Genoino e ao José Dirceu, eu desconheço as provas. Não estou dizendo que são culpados ou inocentes, apenas que desconheço as provas para caracterizar a responsabilidade material dos dois.

O senhor avalia que o mensalão teve peso nos resultados dessas eleições municipais?

Teve, em diferentes circunstâncias, em diferentes regiões. Quando a gente fala que teve efeito no processo eleitoral, não quer dizer que tenha o mesmo efeito em todo o território e mesmo que nesse território tenha efeito uniforme. O que ocorre é que, em determinadas circunstâncias, as bases eleitorais dos partidos são mais ou menos atingidas de acordo com a sensibilidades locais. Um exemplo bem claro: aqui em Canoas (zona metropolitana de Porto Alegre) essa questão não teve efeito nenhum. Foi usada e não teve efeito nenhum. Mas aqui, na classe média de Porto Alegre, eu diria que sim. É uma classe média liberal, democrática, não é de esquerda e nem tem simpatia preliminar pela esquerda. Então, setores da classe média decidiram votar em outros setores de esquerda e centro-esquerda que não o nosso, motivados possivelmente pela influência do mensalão.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/mensalao/story.aspx?cp-documentid=254131352

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #518 Online: 09 de Outubro de 2012, 17:08:08 »
Tarso também acha sacanagem nunca lembrarem do FHC nos créditos da existência do Mensalão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #520 Online: 09 de Outubro de 2012, 17:23:33 »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #521 Online: 09 de Outubro de 2012, 17:31:07 »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #522 Online: 09 de Outubro de 2012, 17:35:18 »
Tarso também acha sacanagem nunca lembrarem do FHC nos créditos da existência do Mensalão.

Até onde eu saiba, o esquema articulado por MV foi no PSDB mineiro e não teve nenhuma participação no esquema de aprovação da re-eleição presidencial.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, 01:18:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #523 Online: 10 de Outubro de 2012, 00:13:47 »
STF condena Dirceu, senhor do PT e do mensalão

Sete anos depois do estouro do mensalão, a Justiça brasileira condenou o homem forte do primeiro governo Lula pelo crime de corrupção ativa

Após sete anos do estouro do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou José Dirceu de Oliveira e Silva, o político que arquitetou o maior esquema de corrupção já organizado na república, para tentar perpetuar um partido no poder.

Às 19h07 horas desta terça-feira, com o voto do ministro Marco Aurélio de Mello, seguindo o relator Joaquim Barbosa, a mais alta corte do país formou maioria para condenar o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula pelo crime de corrupção ativa - também votaram como ele Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux e Gilmar Mendes. A tendência é que os demais ministros profiram votos similares. Somente Ricardo Lewandowski e José Dias Toffoli, que já advogou para o PT, votaram pela absolvição. "José Dirceu realmente teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio", disse Marco Aurélio ao sentenciar o destino do petista.

O tempo da pena e o regime em que ela será cumprida ainda são incertos. Dirceu ainda será julgado por formação de quadrilha no curso da ação penal. A depender do veredito nessa acusação, ele tanto poderá passar alguns anos trancafiado quanto cumprir sua pena em regime aberto. Já inelegível até 2015, Dirceu talvez se veja banido, definitivamente, da vida pública.

Dirceu assumiu o comando do Partido dos Trabalhadores em 1995, depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva amargar sua segunda derrota na disputa pela Presidência da República. Aos poucos, conquistou a hegemonia no interior do partido. Empurrou os radicais do PT para as margens e abriu espaço para alianças com outras legendas, independentemente de alinhamento ideológico. O resultado do arranjo foi a vitoriosa eleição de Lula para presidente em 2002.

Na época, Dirceu saiu das urnas como o segundo deputado federal mais votado, com 556.768 votos. Não começou a exercer o mandato imediatamente porque seu papel na máquina era maior: ele seria o “capitão do time”, nas palavras do próprio Lula, o timoneiro de um governo em edificação. Como mostrou a Justiça brasileira, na argamassa desse edifício entravam a corrupção e o assalto aos cofres públicos.

A derrocada política, após ter sido cassado e apontado pela Procuradoria-Geral da República como o chefe do mensalão, não freou os ímpetos de Dirceu. Nas eleições de 2010, quando seu nome era quase proibido na campanha presidencial, ele discursou para petroleiros em Salvador: “A eleição da Dilma é mais importante do que a eleição do Lula, porque é a eleição do projeto político, porque a Dilma nos representa. A Dilma não era uma liderança que tinha uma grande expressão popular, eleitoral, uma raiz histórica no país, como o Lula. O Lula é maior do que o PT”. A frase revela como poucas a essência de Dirceu – um homem que vivia para o PT e, em certo sentido, era o partido. 

É por isso que a condenação desta terça-feira equivale à condenação de um projeto de poder – da tentativa petista de se imiscuir nas engrenagens do estado por todos os meios – da nomeação de milhares de funcionários de confiança para cargos na administração à compra de “consenso” no Congresso, com a corrupção de parlamentares.

Biografia – José Dirceu deixou a Casa Civil, o mais importante posto da hierarquia ministerial, depois de trinta meses de poder, alvejado por um tiro certeiro do desafeto Roberto Jefferson (PTB), que na época era deputado federal como ele. A frase "Sai daí rápido, Zé", virou jargão popular.

De volta à Câmara dos Deputados, teve o mandato cassado na madrugada de 1º de dezembro de 2005. Tornou-se inelegível até 2015. Foi uma noite dura para o PT.

Desde o início do julgamento do mensalão, Dirceu fez raras aparições públicas. Passou boa parte dos dias entrincheirado em sua casa no município de Vinhedo, interior de São Paulo, ou na casa da mãe, em Passa Quatro (MG), município com 15 mil habitantes. Está mais magro e cabeludo, como nos tempos rebeldes que fez treinamento de guerrilha na ilha do camarada Fidel Castro.

Às vésperas de sua condenação, o petista ainda fez questão de se manifestar sobre o resultado das eleições municipais: "A vitória do nosso candidato a prefeito, Fernando Haddad (PT e partidos aliados) ao passar para o segundo turno é extraordinária, dentre outras razões políticas, porque confirma a força do PT na capital e no Estado e a liderança do ex-presidente Lula".

Dirceu continua vivendo para o PT.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stf-condena-dirceu-senhor-do-pt-e-do-mensalao

Ainda não vi os posts de comemorações, gente...

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #524 Online: 10 de Outubro de 2012, 01:14:30 »
Citação de: Huxley"
Ainda não vi os posts de comemorações, gente...

Comemorar o quê? Nem sabemos se ele será preso...  :'(

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!