Geo, eu até agora não vejo relação entre o universo ser físico-químico, assim como nosso cérebro, com o fato de perdermos o livre arbítrio.
Uma coisa que me incomoda é que a afirmação "não temos livre arbítrio porque somos seres físicos-quimicos" traz implicito que se conhece muito a máquina que é o cérebro (o que não é verdade) ou que estamos afirmando algo sobre o que desconhecemos.
Outra coisa que me incomoda é o fato das observações cotidianas não demonstrarem, de modo algum, a perda do livre arbítrio (salvo para aqueles que esperam que ou se tenha a mente livre de cultura, pre-conceitos etc.. (coisas que nos definem como humanos) ou imaginam que só é livre quem pode fazer o que queira. Mas esse não é o mesmo argumento dos "mecano-fisiquistas", é outra vertente de argumentos).
Para mim o argumento dos que negam o livre arbítrio fica meio ilógico:
1- Não sei como o cérebro funciona, sei que é físico químico
2- Ignoro o conceito de livre-arbítrio, que nada tem a ver com física e química (wiki-> Free will is the ability of agents to make choices free from certain kinds of constraints). Isto é, o conceito em si remete a algo observável e testável, não faz nenhuma consideração a interpretação do funcionamento de algo que não sabemos como funciona
3- Entendo que temos livre arbítrio no cotidiano (ou sensação, ou percepção) mas mesmo assim vou ignorar isso e continuar afirmando que não temos livre-arbítrio por causa que o cérebro é apenas físico-químico (o que é claro que é).
Não há problema algum de termos uma descoberta científica que é contra-intuitiva. A questão é que não temos essa descoberta, temos apenas uma constatação do funcionamento básico do cérebro e um salto, um non sequitur científico imenso, até a afirmação que não temos livre arbítrio.
Eu entendo ainda que a afirmação "não temos livre arbítrio porque somos feitos de reações químicas etc.." é uma hipótese ad hoc, não permite previsões adicionais, não permite ser checada, não permite ser refutada.
Por isso que chamo de afirmação de cunho filosófico, não científico.
Acho que são dois fatos inegáveis aqui:
1- Somos seres físico-químicos, apenas
2- Temos livre arbítrio
A hipótese que deveria sair desses dois fatos, no meu ponto de ver, é.. "precisamos entender mais o cérebro, pois o mesmo entrega livre-arbítrio a partir de processos que em primeira análise, deveriam apenas entregar determinadas"