"O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer."
Arthur Schopenhauer
Será?
Eu acho engraçado essas frases que querem passar a impressão de serem profundas e guardadoras de todo o conhecimento do universo mas que não dizem absolutamente nada de útil. 
O problema com aforismos ou frases que são apenas conclusões é que ele(a)s são apenas o ápice de toda uma reflexão filosófica feita antes. Por isso que Nietzche é tão discutido.
Essa frase aí do Schop é do ensaio dele sobre Lívre-Arbítrio. Gosto do Schop pq o cara é claro e objetivo, não enrola e delimita bem o assunto que está falando. No caso supra, ele inicial definindo "o que é liberdade" no qual ele de forma simples e genial define-a como "a negação de qualquer impedimento". Ou seja, ele atrelou ao sentido de liberdade uma petição de negação, ser livre significa negar.
Depois ele classifica a liberdade em 3 esferas: liberdade física, intelectual e moral. E segue definindo e refletindo as implicações de cada uma sobre as decisões que tomamos. Por fim, chega-se a conclusão dita acima.
Então meu caro, Gaúcho, muitas dessas frases foram elaboradas depois de muita reflexão e muito conhecimento adquirido, não as menospreze por ignorância.