Enquete

A liberdade existe?

Sim
Não
Depende
Não sei

Autor Tópico: A liberdade existe?  (Lida 40536 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:A liberdade existe?
« Resposta #650 Online: 24 de Março de 2013, 19:47:41 »
exato. Não tenho vontade de ler textos prolixos sem objetividade.
O papinho de medo e inveja é obviamente groselha e wishful thinking.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #651 Online: 24 de Março de 2013, 20:44:55 »
Toda vez que você é sucinto e objetivo, leio o que escreve.

Quando você lê, então? :biglol:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #652 Online: 26 de Março de 2013, 13:14:25 »
"O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer."
 Arthur Schopenhauer
Será?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #653 Online: 26 de Março de 2013, 13:21:33 »
Eu acho engraçado essas frases que querem passar a impressão de serem profundas e guardadoras de todo o conhecimento do universo mas que não dizem absolutamente nada de útil. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #654 Online: 26 de Março de 2013, 13:35:03 »
Ou que você não entendeu e não consegue ver nada de útil...
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #655 Online: 26 de Março de 2013, 13:43:05 »
Não tem muito o que entender. Ele simplesmente falou que podemos fazer o que quisermos, mas o que queremos não é escolha nossa.

Tipo, uau, wtf, surpreendente, revolucionário, supimpa e sensual.

Só que não.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #656 Online: 26 de Março de 2013, 13:52:42 »
E desde quando, exatamente, todas as frases que todos falam devem ter um significado subjetivamente sensacional? Se para você a frase é nada mais do que a síntese da constatação do óbvio, para outros tanto pode ser algo totalmente novo ou inexplicável quanto pode render muita discussão. "Não entendi a celeuma."

"'Só que não' - Gaúcho." Realmente é um recurso retórico surpreendente, usarei posteriormente.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #657 Online: 26 de Março de 2013, 13:55:30 »
Nunca disse que outras pessoas não podem achar a frase o suprassumo do conhecimento. Praticantes de masturbação mental é o que não falta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #658 Online: 26 de Março de 2013, 15:00:47 »
Nunca disse que outras pessoas não podem achar a frase o suprassumo do conhecimento. Praticantes de masturbação mental é o que não falta.

Vide o mercado bilionario de livros de auto-ajuda.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #659 Online: 26 de Março de 2013, 15:48:24 »
E desde quando, exatamente, todas as frases que todos falam devem ter um significado subjetivamente sensacional? Se para você a frase é nada mais do que a síntese da constatação do óbvio, para outros tanto pode ser algo totalmente novo ou inexplicável quanto pode render muita discussão. "Não entendi a celeuma."

"'Só que não' - Gaúcho." Realmente é um recurso retórico surpreendente, usarei posteriormente.

Pode ser banal e curto.
Genial e longo.

O ruim é ter algo loooongo e banal.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 10 de Maio de 2013, 14:13:30 »
Presos não,  são internados na fundação casa por um período que não pode exceder 3 anos, independente da gravidade do crime cometido.
Lindo jogo de palavras,  eles não são presos (palavra feia) , eles são internados ( palavra mais bonitinha, mais leve ).  A realidade é que os tais  locais de internação/prisão são filiais do inferno . E lá os menores são   agredidos de  variadas maneiras. São humilhados, são vilipendiados , são injuriados . São agredidos verbalmente, fisicamente.   
E os bacanas da nossa sociedade não estão nem aí com isso.

E eles estão lá porquê?

Eu te digo que não foi por livre arbítrio, pois não existe livre arbítrio/não existe livre escolha, este é um conceito falso  como já discutido em outro tópico. 

....

Este para mim é o grande problema de sobrecarregar o termo livre arbítrio. Vai chegar um monte de petistas/sociólogas/esquerdistas e dizer que não temos como responsabilizar o sujeito.

Por isso que sempre debati a questão da definição do livre arbítrio.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #661 Online: 10 de Maio de 2013, 23:02:09 »
"O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer."
 Arthur Schopenhauer
Será?

Eu acho engraçado essas frases que querem passar a impressão de serem profundas e guardadoras de todo o conhecimento do universo mas que não dizem absolutamente nada de útil. :lol:

O problema com aforismos ou frases que são apenas conclusões é que ele(a)s são apenas o ápice de toda uma reflexão filosófica feita antes. Por isso que Nietzche é tão discutido.

Essa frase aí do Schop é do ensaio dele sobre Lívre-Arbítrio. Gosto do Schop pq o cara é claro e objetivo, não enrola e delimita bem o assunto que está falando. No caso supra, ele inicial definindo "o que é liberdade" no qual ele de forma simples e genial define-a como "a negação de qualquer impedimento". Ou seja, ele atrelou ao sentido de liberdade uma petição de negação, ser livre significa negar.

Depois ele classifica a liberdade em 3 esferas: liberdade física, intelectual e moral. E segue definindo e refletindo as implicações de cada uma sobre as decisões que tomamos. Por fim, chega-se a conclusão dita acima.

Então meu caro, Gaúcho, muitas dessas frases foram elaboradas depois de muita reflexão e muito conhecimento adquirido, não as menospreze por ignorância.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #662 Online: 10 de Maio de 2013, 23:06:40 »

Eu acho a frase bem inteligente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #663 Online: 11 de Maio de 2013, 00:44:54 »
E você concorda com ela?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #664 Online: 11 de Maio de 2013, 08:43:04 »
Salvo melhor análise sim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #665 Online: 11 de Maio de 2013, 10:06:16 »
E o que você entendeu dela?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 11 de Maio de 2013, 13:32:55 »
E o que você entendeu dela?

É uma cilada, Bino!  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #667 Online: 11 de Maio de 2013, 13:53:51 »
Te juro que essa discussão não me empolga mais. Mas eu fiquei curioso. :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #668 Online: 11 de Maio de 2013, 14:17:28 »
que é muito mais difícil você controlar o sentimento de querer algo do que tomar ou não uma ação. Ainda assim tenho livre arbítrio de não fazer o que eu quero (ex se uma pessoa gostaria de ter sexo com crianças ela não necessita realizar esse desejo).

Em geral, tudo o que é um sentimento é mais difícil de ser controlado. Outro exemplo é o amor.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #669 Online: 11 de Maio de 2013, 14:42:21 »
O Agnóstico, não é você que acha a filosofia um negócio meio inútil ou algo assim?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #670 Online: 11 de Maio de 2013, 14:44:27 »
não, eu digo que existem ótimos filósofos só que existem muito mais groselha do que os bons.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #671 Online: 11 de Maio de 2013, 14:52:16 »
que é muito mais difícil você controlar o sentimento de querer algo do que tomar ou não uma ação. Ainda assim tenho livre arbítrio de não fazer o que eu quero (ex se uma pessoa gostaria de ter sexo com crianças ela não necessita realizar esse desejo).

Em geral, tudo o que é um sentimento é mais difícil de ser controlado. Outro exemplo é o amor.

Se você é livre pra fazer o que quiser, mas não é livre para querer o que você quer, logo você não tem poder algum sobre o seu fazer. A frase é uma negação do lívre-arbítrio. Em nenhum momento ele fala de sentimento. É a mais simples e pura negação sobre seus atos. Se você concorda com a frase, concorda com a negação hardcore do livre-arbítro.
Bem vindo ao clube, Agnóstico! :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #672 Online: 11 de Maio de 2013, 15:49:25 »
claro que sim. Eu posso não fazer o que eu quero e ainda tentar mudar o que quero ao longo do tempo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #673 Online: 11 de Maio de 2013, 16:02:29 »
claro que sim. Eu posso não fazer o que eu quero e ainda tentar mudar o que quero ao longo do tempo.

Só que esse seu querer não veio do nada, não surgiu do zero, esse seu querer tem a ver com os estímulos ambientais que você recebeu anteriormente. 

Se você tivesse recebido  uma série de estímulos ambientais diferentes, por conseqüencia você teria um querer diferente.  Quanto mais diferentes tivessem sido estes estímulos ambientais, mais diferente você seria e agiria.

.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #674 Online: 11 de Maio de 2013, 16:12:16 »

Só que esse seu querer não veio do nada, não surgiu do zero, esse seu querer tem a ver com os estímulos ambientais que você recebeu anteriormente. 
Se você tivesse recebido  uma série de estímulos ambientais diferentes, por conseqüencia você teria um querer diferente.  Quanto mais diferentes tivessem sido estes estímulos ambientais, mais diferente você seria e agiria.

Quer dizer que a liberdade só existe se vier do nada, mas como nada vem do nada, nem o nada existe, então a liberdade não existe... Há algo de absurdo nisto..., a liberdade ou as liberdades existem mesmo que venham de algo tal como tudo o que existe vem de algo e depende de algo.... Tem de ser no contexto do que existe, no mundo real, que a liberdade deve ser identificada na suas potencialidades e limitações....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!