Doubt a relação entre eu e meio não é análoga a eu e o tablet.
Pessoa A interage com o meio Y e faz A.
Pessoa B interage com o meio Y e faz B.
O tablet sempre responde da mesma maneira aos mesmos estímulos, ele não é o ser com livre arbítrio.
O meio influencia sua tomada de decisão tanto quanto o seu eu, pela maneira como interpreta o meio.
Agnóstico você não percebe uma complicação no que você afirma? Eu também acho que a liberdade deve existir, mas na discussão de vocês eu entendo eles, mas não te entendo. Afirmar isso que você afirma, vai contra uma ideia completamente materialista que você também defende. Eu acho que a liberdade pode existir porque tenho ideias fogem de uma explicação meramente materialista. Sinceramente não compreendo como você quer defender as duas coisas junto. Eu consigo compreender eles que defendem o determinismo, porque defendem uma materialismo irrestrito, mas não entendo como você consegue, também defender o materialismo irrestrito e defender a liberdade.
Como se dá então essa escolha livre que você propõe? Se eu sou o meu cérebro apenas, mas também não estou completamente determinado por causas anteriores, como se dá o momento mesmo de uma escolha que eu realizo? Como o cérebro faz uma escolha? Você mesmo falou, a matéria, um PC ou um Tablet não conseguem escolher nada sozinho, como nós conseguimos então? Se eu sou uma maquina, se sou matéria, como é possível que essa matéria num determinado momento possa olhar dois caminhos e escolher um deles livremente, fugindo completamente de leis de causalidade que lhe determinariam aquela escolha? Sei lá, não compreendo seu ponto de vista mesmoo...