Não, não é. E por isto é que a partícula 'se' está ali.
Como indicado, eu não fui o único que interpretou assim. Deixar o preconceito transparecer assim já de primeira...
E o que isto invalida a minha premissa inicial (crítica que ela entrou por critério étnico)?
Que talvez o próprio sistema de admissão como um todo, não seja sequer uma forma eficiente de se medir capacidade ou inteligência, já que, como demonstado, no final, cotistas e não cotistas apresentam notas semelhantes.
Em momento algum eu afirmei que era assim.
Mas você sabe disto, não é mesmo?
Claro que afirmou. Está bem óbvio.
Espantalho.
O fato do estado reprimir mais as pessoas negras pobres em situações cotidianas não justifica a legalização de uma forma de discriminação entre brancos e negros, ainda mais usando um argumento falacioso de dívida histórica.
Não é espantalho. Não é só o Estado que discrimina. E como já dito, não é uma questão de “dívida histórica”, mas de reforma em um sistema que prejudica um determinado grupo. O mimimi vai vir de um jeito ou outro. Eu pelo menos não enxergo uma maneira sequer, realista, que se mude o status quo dentro das instituições de ensino e no serviço público que não passe pela etapa de tirar gente que “herdou” o mérito de suas zonas de conforto.
Certo.
Vou discutir um pouco mais.
A senhorita em tela soube do comentário da candidata não-aprovada usando uma mídia social que possui uma ampla penetração. Ao invés de apenas criticar a análise dela, inclusive desconstruindo as (supostas) palavras pejorativas e preconceituosas (supostas porque não acessei a página para constatar e nem vou fazê-lo porque não tenho o aplicativo), ela preferiu usar de sarcasmo (até aí tudo bem) e provocação gratuita porque JÁ SABIA que haveria repercussão.
Propaganda para a causa?
A menina idiota e desempregada (antes e depois da faculdade) é uma estrategista nata, hein? Movimentos friamente calculados. (viu? Sarcasmo...)
Vide resposta supra.
Não ajudou.
Pela explicação dela parece que a postagem foi contestadora sem ser provocativa.
Você sequer tinha visto a postagem original, esta sim inflamatória, mal educada e má escrita. Se vamos dar a vaga no curso de letras a alguém, pelo menos que seja pra pessoa que se preocupa em usar o português de forma correta.
Eu perdi a parte em que me transformei no dono da Casa-Grande.
Pode me ajudar a localizar?
Não acho que seja sinhô, mas é curioso que em um ambiente de aparente unanimidade, o seu tom vá subindo e deixando o tom cortês, como aconteceu contra a garota depois de vários posts “descascando” ela.
O Geo realmente já vem fazendo a parte dele há muito tempo, de modo voluntário, consciente e sem qualquer coerção. Antes de você nascer, diga-se de passagem.
Eu não respondo pelo sistema (isto mesmo, este do qual você faz parte orgânica) mas sei que muitas vezes quando o faz, implementa da pior maneira possível, mesclando populismo com corporativismo.
Consciente de que? De que existe discriminação racial ao ponto de ser necessário uma intervenção artificial da sua parte? Você discrimina positivamente seus funcionários de acordo com a cor da pele? Espera... isso não seriam... cotas?
A questão do racismo existe com ou sem o Estado. Sem ele eu tenho a plena certeza de que não será alterado, como não foi por um longo período.
“Populismo” é automaticamente ruim, certo? Os movimentos sociais da década de 60 nos EUA pelo fim da segregação racial foram o que, senão populistas, envolvendo a imagem de líderes negros que se destacaram e atraíram milhões de pessoas?
Como você propõe mudanças em um sistema que discrimina as pessoas sem que envolva a mudança na composição desses grupos nos diversos “altos escalões”?
E como é que você sabe que ela realmente se 'ferra' todo dia?
Pesquisou ou deduziu pelos chavões e clichês que são feitos para estes casos?
Claro, claro... tudo não passa de uma ilusão...
Sim, como nós sabemos isto também ocorre embora os resultados demorem para aparecer.
Então, o melhor é sentar esperar. Sim senhor, senhor.
O ativismo tem várias facetas.
Pelos seus conceitos, todos negativos, porque segundo te consta, todos possuem “chavões” e são movimentos “de esquerda”...
De que o espanto dela é fictício porque ela sabia que este tipo de comentário tem grande potencial de ser reproduzido naquele tipo de mídia.
Você sequer leu a notícia inteira e já entende como a mente da mulher funciona. Uau.
Como eu escrevi anteriormente, eu não li o conteúdo integral da primeira pessoa.
Sobre a outra, o seu comentário é um espantalho.
Não é espantalho. Você conhece as intenções de uma das partes, ignora a outra, mas só uma é idiota e usa chavões com a intenção premeditada de ganhar visibilidade.
O preconceito principal é social.
Se você chamar de racismo não pode ser outra coisa que não seja sobre 'raça'.
O preconceito envolve a cor da pele. Se você quer chamar isso de racismo ou de baduca, ou do que quiser, é problema seu.
Não. Eu a desconheço completamente.
Mas quem usa a palavra 'roubar' naquele contexto...
Eu entendi como sarcasmo. A outra que mandou todo mundo tomar no c... por outro lado, foi bem clara quanto à intenção.
É mesmo?
E quais foram os da 'senhorita lacradora' que te convenceram que ela merece a vaga mais do que a outra?
Em primeiro lugar, o uso correto do português. Em segundo, tudo que já disse ao Gaúcho.
Mais um espantalho.
Se você diz.
A sua resposta é semelhante ao que eu penso com a exceção das 'ações afirmativas'. E a minha objeção nem é por elas existirem e sim o modo como são executadas. O caso das vagas em universidades públicas é um exemplo clássico. Ao invés de reservarem cotas raciais dentro do total de vagas, as instituições deveriam criar mais vagas ("excedentes") destinadas aos sistemas de cotas sejam raciais, para deficientes ou até mesmo de orientação sexual diversa.
Você vai continuar com o mesmo grupo reclamando das vagas criadas para esses grupos e que poderiam atender a todos. Quem reclama de políticas afirmativas vai reclamar delas independentemente da maneira em que forem implementadas porque o o problema não são as políticas...
Não.
Ela afirmou que a universidade pública é um espaço privado. Ele não é.
E nem é ocupado somente por pessoas da elite.
Cursei uma universidade pública entre 1981 e 1985 e a maioria da minha turma (25 pessoas) era de classe econômica média-baixa. Tinha uma pessoa da base da pirâmide social, dois que eram de classe A e três que eram de classe média-alta.
Você sabe que esse fato é um dos motivadores para a criação das cotas, certo? Antes os negros só tinham acesso ao “baixo clero” dos cursos, com baixa expectativa para ganhos. Os cursos elitizados (Direito, Medicina, Engenharia) por outro lado, você pode pegar uma foto de reunião da turma de 1985 da sua universidade e mostrar a cara dos formandos...
Em 2004 era assim:
Não existe 'racismo social'. No caso é preconceito.
E sim, o preconceito social é muito forte, sendo preponderante sobre o racismo no meio que conheço.
Então você precisa sair mais...
Considerando todo o Brasil? Acho que sim.
No Sul, certamente que não.
Fontes?
Pelo que conheço dos números, sim.
De qualquer modo, qual é a relação disto com o conceito falacioso de 'dívida histórica'?
Repito: Eu não devo nada para ninguém. Nem dinheiro, nem favor, nem reparações financeiras e nem pedidos de perdão ou desculpa.
Mas você disse lá em cima que toma medidas desde “muito antes de eu nascer” para resolver o problema... me pergunto que problema é esse se não há problema...
Sim, e se baseou em um conceito falacioso ("dívida histórica").
Logo eu não devo nenhuma retratação.
Eu nunca pedi nenhuma.
Então você já tem os números finais, via CNPq ou CAPES, que demonstram que a qualidade acadêmica melhorou por causa das cotas? Estou curioso.
Sobre a diversidade (racial, suponho) é óbvio que aumentará, pois há uma certa quantidade de vagas que garantem o acesso das pessoas negras.
Bem, quem afirmou primeiramente que iriam cair com a vampirização das universidades pelos cotistas foi você então... espero os números.
'Tomaram' ou 'tomarão'?
Se 'tomaram' não há o que fazer. E não é minimamente aceitável o conceito de dívida histórica.
Se 'tomarão'? Sim, provavelmente, porque sempre haverá alguma perda mesmo porque não há como mudar isto de forma repentina ou abrupta sem uma ruptura institucional.
Dívida história = 3 gerações? Ok...
Essa sua resposta simplesmente diz pra deixar tudo como está... vamos falar de coisa boa, vamos falar da nova Tekpix, porque resolver o problema vai dar muita dor de cabeça...
Quero ver se entendi.
Todos os negros que passaram ou ainda passam por dificuldades devem ser auxiliados pelo estado?
Porque o mesmo não pode acontecer com os indígenas e descendentes de imigrantes que estão em dificuldades?
Primeiro, a pegadinha na sua resposta é o uso do termo “auxiliados”, como se fosse uma esmola.
Segundo, políticas afirmativas que suprimem desigualdades estão presentes, neste momentos, para todos os grupos, apesar de não atingirem todos os que delas necessitam.
Ninguém por aqui afirmou que tais pessoas devam ser ignoradas. Uma parte importante do problema pode ser resolvido (resolvido, não remediado!) em menos de uma geração desde que exista um investimento e um monitoramento da educação básica e média das escolas públicas.
'Ações afirmativas' pontuais atenuariam o problema, junto com um crescimento econômico consistente.
Isso não é uma ação afirmativa “pontual”? Que garantias você tem de que elas irão perdurar por toda a existência?
Porém, do outro lado, são os 'empresários brancos' (muito ricos ou não) que sustentam este país com suas empresas, fazendo a maioria dos investimentos e contratações. O fato de existir um pequeno grupo, principalmente oriundo de oligarquias diversas, conservador e que detém muito poder, não pode ser usado como uma desculpa para implementar 'ações afirmativas' do tipo que geram discriminações e mais injustiça social.
É... vai que por causa dos ressentimentos causados os negros comecem a ser mortos pela polícia, subempregados, mais punidos nas escolas, hostilizados em locais públicos e privados e...oh, wait.
Não, não é para 'sentar quietinho'.
Ao longo desta postagem eu já expliquei.
Você quer mudanças, desde que elas não façam barulho e nem incomodem ninguém... ok.
Certamente você não leu todos eles.
Verdade, desde então eu venho pulando alguns.