Pasteur foram os brancos que fizeram os negros ficarem pobres? Eu fiz? Você fez? Isso foi há muito tempo os brancos que trouxeram os negros para "serem escravos no sudeste" já estão mortos assim como os negros de seus países de origem que os caçavam em troca de quinquilharias e armas para dominar mais negros.
Veja que inconsistente, você quer punir uma raça tirando direito delas porque alguém da mesma raça (entre outras) fez merda há tanto tempo que já estão todos mortos. Nem meu avô viu isso. E essa coisa de punir gerações é coisa da Bíblia ou do Kin Jon Un.
Meus filhos não merecem essa punição e perder oportunidades para as quais estão se preparando desde agora dadas por um pai que paga muito dinheiro ao estado para que ele faça as coisas que tem que fazer e não mais aberrações com o dinheiro alheio. Não tem saída mágica é investir pesado no ensino básico e também tirar a gestão da educação primária do governo se possível
Pra mim tanto o discurso do Pasteur como a sua refutação não fazem sentido de muitas maneiras.
Esse negócio de "os brancos fizeram isso" e os "negros sofreram aquilo" além de embutir uma série de falácias, não tem nenhuma relação com a justificação ou não das cotas raciais.
A justificação só poderia estar baseada em suposto fato de que pessoas com determinadas características de aparência física, HOJE, nos dias de hoje, tem alguma desvantagem no acesso ao ensino superior por conta destas mesmas características físicas.
Só isso poderia ser debatido, no meu entender.
Se os africanos foram escravos no Brasil e os descendentes de portugueses foram senhores de escravos há mais de cem anos, não justifica cotas raciais. Essa situação não mais existe, que as cotas tivessem sido criadas então no dia seguinte a assinatura da Lei Áurea.
Eu sou considerado branco, minha aparência faz com que me reconheçam como "branco", mas há negros ( ou melhor, afrodescendentes ) na minha ascendência também. Assim como índios. Até onde eu sei há também espanhóis e holandeses. Isso só até onde eu conheço da minha árvore genealógica.
Então eu devo ser punido pelos crimes de meus antepassados portugueses ou devo ser ressarcido pelos abusos que sofreram meus antepassados africanos?
E quanto aos meus possíveis antepassados africanos que escravizaram outros africanos?
Uma análise do DNA do Neguinho da Beija-flor demonstrou que ele tem muito mais marcadores genéticos da origem européia do que da origem africana. Por assim dizer, o Neguinho da Beija-Flor é muito mais um descendente dos "brancos europeus opressores" do que de africanos.
Ora, por coisas assim esse tipo de discussão, sobre que raça fez o quê no passado não faz sentido.