Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84730 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #350 Online: 22 de Março de 2015, 01:41:05 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.

O correto é proporcionar educação de qualidade nos ciclos fundamental e médio e oportunizar o acesso às universidades públicas baseadas no mérito escolar mensurado nos níveis anteriores. Isto requer planejamento estratégico e investimento de longo prazo porque seria uma política de estado e não de governo.
« Última modificação: 22 de Março de 2015, 01:45:13 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #351 Online: 22 de Março de 2015, 02:20:53 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.
Você poderia me dizer, de preferência tendo em mente o que escrevi a partir do nono parágrafo do texto que quotei um pouco acima, que métodos você consideraria minimamente eficazes para corrigir as tais falhas? Se você conseguir apontar algum meio que pelo menos na teoria seria eficaz neste sentido eu prometo que cogito ser a favor de cotas sociais de novo ( raciais nunca fui e dificilmente serei). Você realmente pensou profundamente na natureza das falhas de que estamos falando e na dificuldade prática de corrigi-las mesmo que haja a maior das boas vontades neste sentido?

Quais correções você sugeriria? Aumentar a burocracia? ( não corrigiria, pioraria na verdade, já que famílias pobres tem muito mais dificuldade tanto de cumprir quanto de burlar trâmites burocráticos); visitas sociais para verificação dos quadros sociais descritos? (além de com quase certeza ir provocar reações violentas dos grupos minoritários alegando constrangimento seria burlavel também com alguma facilidade)... Tipo... " Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las..." é algo que me soa como pensamento mágico, como se para cada questão bastasse um pouco de boa vontade, uma pitada de pó de pirlimpimpim e esfregar a lâmpada do Aladin que a solução brota. Não é assim que o mundo real funciona, Pasteur.

Se o remédio receitado provoca efeitos colaterais mais graves que a doença é perfeitamente lícito e sensato que a recomendação seja o abandono imediato do tratamento, sobretudo quando não existe qualquer segundo medicamento que atenue os efeitos negativos do primeiro nas prateleiras das farmácias e quando mesmo os efeitos positivos do remédio podem ser questionados.
« Última modificação: 22 de Março de 2015, 08:03:12 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #352 Online: 22 de Março de 2015, 03:15:33 »
Se dermos a todos esses garis a possibilidade de cursar medicina, eles conseguirão concluir o curso?
Segundo alguns defensores dos sistemas de cotas eles não somente concluirão como terão melhor desempenho médio que os bonitinhos da foto de cima. Obvio que eles estão errados.

Sempre tive curiosidade de comparar fotos destas de turma inteira de medicina de federal num jogo de antes e depois... Acho que serviria até como pontapé de uma pesquisa mais séria sobre os efeitos da Era Cota. Eu tenho a intuição, neste caso mais intuitiva mesmo rsrsrsrs, de que o sistema de cotas raciais em nada altera o padrão racial das IFES. Essa semana tá rolando o trote da medicina no CCS e fica mais fácil identificar os membros do curso que produz os pais mais orgulhosos da humanidade. Minha impressão é de que os futuros médicos negros da UFRJ são muito antissociais ou o trote deles é em outra semana. Nesta foto ai até tem bastante mulatos e negros mas é na Bahia...

Por outro lado, na biologia, observo meio no olhômetro que a proporção de negros de antes da adoção das cotas não é diferente da proporção de negros das turmas mais recentes. Quando eu fazia UFF (inglês, um curso também não tão concorrido) e ainda não tinha cotas lá também tinha bastante negros no meu curso. Bem mais do que na minha turma de jornalismo (tinha 2 negros contando comigo e 18 brancos, todos eles brancos mesmo, num padrão Isabelli Fontana ou Giba do Volei. As curiosidades eram que nem eu nem a outra menina negra tínhamos dependido de cotas pra passar (eu era cotista mas com meus 85 pontos eu passaria de qualquer jeito e ela tinha tirado nota maior do que a minha, nem sei se ela era cotista) e que pelas regras do vestibular era pra ter pelo menos quatro pardos/negros, os outros devem ter feito clareamento de pele como presente do papai pela aprovação, faz até sentido, carro é muito clichê.

Gostaria muito de ver estudos rígidos neste sentido. O máximo que já vi foi comparações com base nas respostas dos questionários socioeconômicos... Meu olhometro tem mais validade epistemológica que este tipo de estudo (seria cômico, se não fosse verdade, mas é trágico). É incrível que pesquisadores com doutorado "não percebam" (como se eu não soubesse como são feitas pesquisas em humanas) que o fato de que agora é vantajoso se declarar negros cria uma tendência enorme para a maior frequência de marcações desta cor de pele na hora de preencher os formulários e mela a possibilidade de usar isto como critério de pesquisa. :(
« Última modificação: 22 de Março de 2015, 07:35:19 por Donatello van Dijck »

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #353 Online: 22 de Março de 2015, 03:40:14 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.

Com relação à disparidade entre amarelos e brancos, entre judeus e não-judeus, entre indianos e americanos nativos, devemos criar cotas para brancos, não-judeus ou americanos nativos?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #354 Online: 22 de Março de 2015, 07:40:45 »
Eu acho que poderíamos, em vez de criar cotas para estes grupos, criar anti-cotas. No caso brasileiro, por exemplo em que a desigualdade mais evidente é de amarelos contra brancos (e por conseguinte maior ainda contra negros, cumulativamente): mantém-se a reserva de vagas para negros. Os outros disputam as mesmas vagas. Entretanto a cada dois asiáticos que passarem apenas um ganha a vaga. Eles teriam que fazer uma segunda prova apenas com os outros comedores de alga, yakisoba e cachorro-frito para garantir posição.

Neste caso não precisaríamos criar uma facilidade para os brancos opressores de negros e oprimidos por amarelos. Apenas criaríamos uma dificuldade para os amarelos opressores de brancos e duplamente opressores de negros. Um problema disso talvez fosse que ninguém mais iria querer se declarar amarelo. Se o critério fosse de auto-determinação racial haveria uma súbita extinção da população asiática no país, o que até não seria de todo mau :lol:.

Mas eu preferia que fosse por análise fenotípica realizada por funcionários da universidade, seria bom pra estes chinas aprenderem o que nós negros e brancos sofremos na pele. Seria bom também incluir a possibilidade de exame de marcadores de ancestralidade. Dependendo dos recursos disponíveis poderíamos até substituir tudo por estes testes por default. Seria ótemo porque abriria novas vagas para biólogo e seria eçelente porque eliminaria o risco de falsa auto-afirmação de etnia ou de incongruências como aquele caso dos gêmeos da UNB ou do cara que antes da análise fenotípica pega um fim de semana inteiro na torrando nas areias do Leblon. (Aí Pasteur, encontrei uma boa solução pra algumas das falhas do sistema, pensando a gente sempre chega lá  :hihi: ) É claro que isso criaria problemas novos, como o do Neguinho da Beija-Flor que famosamente fez um exame destes e deu que ela era quase um escandinavo, mas não se pode dar chute no saco sem quebrar os ovos.

Quem topa redigir como projeto de lei e encaminhar para o Bolsonaro? :P

Edit: já proponho também que o projeto receba logo uma emenda, em todas as categorias étnicas a nota de heterossexuais valeria 10% a mais que a nota de gays a fim de reparar outra evidente discriminação em nossa sociedade heterofóbica (acho que o Bolsa ia adorar a ideia  :twisted: )

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/casais-gays-ganham-mais-que-casais-heterossexuais-mostra-ibge.html

Pasteur, gostaria muito de ler sua resposta ao post que está na página anterior, com as sugestões de solução para as falhas evidentes do sistema de cotas atual :)
« Última modificação: 22 de Março de 2015, 09:40:39 por Donatello van Dijck »

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #355 Online: 22 de Março de 2015, 15:02:00 »
Donatello, sou totalmente a favor do sistema de cotas raciais desde que tenham cursado apenas escolas públicas mais até do que sistema de cotas sociais. Temos que escurecer um pouco a fotos dos formandos. Pesquisando me chamou a atenção que a maioria das notícias de fraudes vem do Rio de Janeiro. Será que lá o sistema é mais falho do que no restante do país? Alguém tem alguma estatística dessas fraudes? É 1%, 10%, 80%? Quanto? Opino que devemos manter a autodeclaração de raça, mas com possibilidade de cortar os candidatos mais sem vergonhas, cara de pau que se declaram negros com uma malévola intenção de auferir vantagens. Imagina esses dois se declarando negros?:





Não tem que pensar duas vezes, nem se deve permitir a inscrição. Você, Donatello, tem a impressão que não se altera a composição racial, mais um motivo para critérios mais rígidos. Na hora de se descartar um negro por racismo para alguma profissão é bem fácil classificá-los de negros, mas no sistema de cotas é difícil, né? Os diversos tons da miscigenação brasileira não deve ser desculpa para se eliminar o sistema. Não se pega exceções, falhas para se anular tudo. Antes um sistema com alguma injustiça do que nenhum sistema que perpetue uma injustiça completa, pois é impossível se acabar com ela, mas pode-se minimizá-la.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #356 Online: 22 de Março de 2015, 15:04:11 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.

O correto é proporcionar educação de qualidade nos ciclos fundamental e médio e oportunizar o acesso às universidades públicas baseadas no mérito escolar mensurado nos níveis anteriores. Isto requer planejamento estratégico e investimento de longo prazo porque seria uma política de estado e não de governo.

Concordo. Isso leva quantos anos? Uns cem, duzentos?

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #357 Online: 22 de Março de 2015, 15:07:36 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.

Com relação à disparidade entre amarelos e brancos, entre judeus e não-judeus, entre indianos e americanos nativos, devemos criar cotas para brancos, não-judeus ou americanos nativos?

A discussão aqui é injustiça histórica e não proporção de raças apenas. Se o judeu ou o indiano chegou lá por mérito, por se esforçar mais, pois todos tiveram condições semelhantes, aí não se discute. São situações diferentes.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #358 Online: 22 de Março de 2015, 15:08:35 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.

O correto é proporcionar educação de qualidade nos ciclos fundamental e médio e oportunizar o acesso às universidades públicas baseadas no mérito escolar mensurado nos níveis anteriores. Isto requer planejamento estratégico e investimento de longo prazo porque seria uma política de estado e não de governo.

Concordo. Isso leva quantos anos? Uns cem, duzentos?

Se leva 100 anos, e se o governo viesse trabalhando nisso há cem anos, estaria resolvido hoje. Mas ainda não saimos da estaca zero. O ensino fundamental continua péssimo. É preocupante que o verdadeiro problema, mesmo que leve séculos para ser resolvido, ainda não teve seu primeiro passo dado para ser resolvido.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #359 Online: 22 de Março de 2015, 15:19:06 »
Pelo contrário, Pasteur, acho que o sistema de cotas racial só será resolvido quando gente com o perfil descrito passar a se inscrever maciçamente como negros e não apenas um ou outro: ../forum/topic=27770.0.html

Bom, eu te pedi que considerasse meus pontos (pontualmente) a partir do 9º parágrafo do post que quotei e me apresentasse ideias para anulá-los na prática. Você preferiu responder circularmente insistindo na necessidade de soluções mágicas para manter a mágica do sistema que por si só já é uma solução mágica, paciência. Vou nessa, abraços :)

« Última modificação: 22 de Março de 2015, 15:25:28 por Donatello van Dijck »

Offline Skeptikós

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.125
  • Sexo: Masculino
  • Séxtos Empeirikós
Re:Militantes negros interrompem aula na USP para promover "debate" sobre racismo.
« Resposta #360 Online: 22 de Março de 2015, 15:56:13 »
Além disso Loerentz, o principal objetivo de uma Universidade não seria passar e desenvolver conhecimento? Pessoas desqualificadas (abaixo da média) que entraram através de ações afirmativas não aguentariam acompanhar o ritmo exigido por uma universidade e seguido por aqueles que adentraram pelo sistema comum. Isto é, o sistema de cotas viola e/ou compromete o objetivo principal da Universidade (de passar e desenvolver conhecimento), para satisfazer um objetivo de cunho social que se tivesse que ser implantado, seria mais correto em um outro ambiente, não nas Universidades. Universidade não é local para se fazer experimentos ou reparações sociais.

Por que não melhorar o ensino básico, dando a todos condições iguais de ensino, ou então implantar tal sistema de cotas em escolas primárias, onde tal estratégia não só daria aquela pessoa a oportunidade de começar em pé de igualdade com outras pessoas com melhores condições sócio-econômicas desde o início de seus estudos, o preparando para conseguir uma vaga em uma Universidade Federal futuramente com seus próprios esforços, como também ajudaria a erradicar o racismo na sua origem (que surge e se instala na infância), através da convivência de negros e brancos em maior grau desde a infância (ao invés de já na fase adulta, onde se tal comportamento tiver se instalado mais dificilmente será para reverte-lo), num ambiente onde isso não era comum no passado.

E não bastasse estes motivos, ainda tem o fato de as cotas raciais simplesmente não funcionarem, como já comprovado por Thomas Sowell em sua série de estudos mundo afora sobre o assunto, que reuniram mais de 20 anos de informações em diversos partes do mundo mostrando não só que as cotas não atingem os seus objetivos de erradicarem o racismo e formarem mais negros em cursos superiores, como ainda por cima antagonizam ainda mais os conflitos raciais entre negros e brancos, já que brancos em locais onde o sistema de cotas fora instalados passam a se sentirem injustiçados e negros ensinados a se verem com oprimidos pela população branca.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #361 Online: 22 de Março de 2015, 17:06:53 »
E há algo de errado com a nossa sociedade. Seria injustiça histórica, racismo?  Que tal deixarmos por algum tempo as cotas raciais e sociais até minimizarmos essa distorção gritante?  Se há falhas nos sistemas de cotas, o correto é criar mecanismos para corrigí-las e não suspendê-las.

O correto é proporcionar educação de qualidade nos ciclos fundamental e médio e oportunizar o acesso às universidades públicas baseadas no mérito escolar mensurado nos níveis anteriores. Isto requer planejamento estratégico e investimento de longo prazo porque seria uma política de estado e não de governo.
Concordo. Isso leva quantos anos? Uns cem, duzentos?

Não sei precisamente.

Mas sei que nunca será resolvido este problema se ele não começar a ser atacado agora.

Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #362 Online: 22 de Março de 2015, 17:14:27 »
[...]
Os diversos tons da miscigenação brasileira não deve ser desculpa para se eliminar o sistema.

Concordo. A eliminação deste sistema deve ser feito pelo que ele é, ou seja, uma forma de discriminação criada, intencionalmente ou não, a pretexto de eliminar outra discriminação e que apenas mascara o problema estrutural da educação básica.


Não se pega exceções, falhas para se anular tudo. Antes um sistema com alguma injustiça do que nenhum sistema que perpetue uma injustiça completa, pois é impossível se acabar com ela, mas pode-se minimiza-la.

É a mesma desculpa do SUS.
Foto USGS

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #363 Online: 22 de Março de 2015, 17:29:37 »
SOY CONTRA!

Totalmente contra e nisso ninguém muda minha opinião.

1º - É inconstitucional.

Fere o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei, independentemente de raça.

2º - É um modelo copiado dos Estados Unidos, uma realidade completamente diferente da nossa.

Em relação a questão racial não poderiam existir 2 países mais diferentes. Na América da Ku Klux Klan existiu uma situação de verdadeiro apartheid. Não faz muito tempo um GOVERNADOR DE ESTADO ( veja bem, o governador do Estado ) foi para a porta de uma escola para impedir um aluno negro de entrar.

No Brasil o mulado Machado de Assis estudou na melhor escola pública do Rio de Janeiro. A escravidão ainda não havia sido abolida e o mulato Machado de Assis já era considerado o maior escritor brasileiro. Tornou-se o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1897, menos de 10 anos após a abolição da escravatura.

3º - Somos um país miscigenado, graças a deus.

Segundo dados do IBGE 50% dos casamentos no Brasil são inter-raciais. Ou seja, a chance de alguém casar com outra pessoa de mesma "raça" é igual a chance de se casar com uma pessoa de outra raça.

4º - Oportunismo político

Por trás de um legítimo sentimento de luta contra o preconceito existe muito demagogo garimpando votos e distorções como cotas raciais são mais o fruto de oportunismo político do que de um movimento contra o racismo no Brasil

5º - Injustiça social

No Brasil o que dificulta o acesso a uma educação de qualidade não é a aparência de uma pessoa, mas sua condição econômica. É muito difícil para alguém que nasceu e cresceu na favela do Boréu ascender socialmente. Mas se essa pessoa não tiver a sorte de parecer negro não tem direito a nenhuma cota na universidade. É injusto.

Mais injusto quando alguém que não pôde ser considerado negro , mas que sempre teve que estudar em escola pública, não pode entrar na universidade porque sua vaga está ocupada por um "negro" de classe média que sempre estudou em ótimas escolas particulares, mas que mesmo assim se valeu do sistema de cotas.

6º - Critério de seleção impossível de estabelecer

É tão difícil determinar quem é ( e o que é! ) negro no Brasil que o primeiro critério de seleção adotado foi a "auto-definição". Desmoralizada pelo fato de um dos primeiros beneficiários do sistema de cotas ter sido um rapaz loiro.

7º - Non sense científico

Em Biologia raça significa sub-espécie. Hoje está mais que comprovado que não existem sub-espécies de Homo Sapiens. Não existem raças humanas, há mais variação genética em dois grupos de chimpanzés isolados na África por mais de 500 km do que entre quaisquer das assim chamadas raças humanas.

8º - Mérito deixa de ser importante

Meritocracia não é discriminação.

9º - O verdadeiro problema está ensino público fundamental

O sistema de cotas mascara o verdadeiro problema que é a falência do ensino público no país. Uma escola pública de qualidade daria oportunidades iguais ( ou próximo disso ) a todos. Como já mencionei, quando a escravidão ainda vigia no Brasil, um pobre e mulato como Machado de Assis pôde ter acesso ao melhor ensino da sua época, que era a escola pública, e assim por mérito e talento, legar ao Brasil e ao mundo uma das mais brilhantes obras literárias.

10° - É ineficaz

Não tem nenhum impacto positivo sobre o problema do racismo ( já que o problema do acesso a universidade é na verdade social ) e ainda aprofunda essa divisão artificial e ilusória entre supostas raças.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #364 Online: 22 de Março de 2015, 17:36:45 »
Acho que sim deveria haver cotas mas para quem está na rede pública. Tira a obrigatoriedade de um teste racial, que é um preconceito ao contrário (provar que se é negro), e nivela o atual desnível de ensino.

O problema é que é uma confissão do fracasso do ensino público, pelo menos no Ensino médio, o que é uma verdade evidente que o estado (principalmente da Pátria Educadora) não quer admitir.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #365 Online: 22 de Março de 2015, 17:42:49 »
SOY CONTRA!

Totalmente contra e nisso ninguém muda minha opinião.

1º - É inconstitucional.

Fere o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei, independentemente de raça.

2º - É um modelo copiado dos Estados Unidos, uma realidade completamente diferente da nossa.

Em relação a questão racial não poderiam existir 2 países mais diferentes. Na América da Ku Klux Klan existiu uma situação de verdadeiro apartheid. Não faz muito tempo um GOVERNADOR DE ESTADO ( veja bem, o governador do Estado ) foi para a porta de uma escola para impedir um aluno negro de entrar.

No Brasil o mulado Machado de Assis estudou na melhor escola pública do Rio de Janeiro. A escravidão ainda não havia sido abolida e o mulato Machado de Assis já era considerado o maior escritor brasileiro. Tornou-se o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1897, menos de 10 anos após a abolição da escravatura.

3º - Somos um país miscigenado, graças a deus.

Segundo dados do IBGE 50% dos casamentos no Brasil são inter-raciais. Ou seja, a chance de alguém casar com outra pessoa de mesma "raça" é igual a chance de se casar com uma pessoa de outra raça.

4º - Oportunismo político

Por trás de um legítimo sentimento de luta contra o preconceito existe muito demagogo garimpando votos e distorções como cotas raciais são mais o fruto de oportunismo político do que de um movimento contra o racismo no Brasil

5º - Injustiça social

No Brasil o que dificulta o acesso a uma educação de qualidade não é a aparência de uma pessoa, mas sua condição econômica. É muito difícil para alguém que nasceu e cresceu na favela do Boréu ascender socialmente. Mas se essa pessoa não tiver a sorte de parecer negro não tem direito a nenhuma cota na universidade. É injusto.

Mais injusto quando alguém que não pôde ser considerado negro , mas que sempre teve que estudar em escola pública, não pode entrar na universidade porque sua vaga está ocupada por um "negro" de classe média que sempre estudou em ótimas escolas particulares, mas que mesmo assim se valeu do sistema de cotas.

6º - Critério de seleção impossível de estabelecer

É tão difícil determinar quem é ( e o que é! ) negro no Brasil que o primeiro critério de seleção adotado foi a "auto-definição". Desmoralizada pelo fato de um dos primeiros beneficiários do sistema de cotas ter sido um rapaz loiro.

7º - Non sense científico

Em Biologia raça significa sub-espécie. Hoje está mais que comprovado que não existem sub-espécies de Homo Sapiens. Não existem raças humanas, há mais variação genética em dois grupos de chimpanzés isolados na África por mais de 500 km do que entre quaisquer das assim chamadas raças humanas.

8º - Mérito deixa de ser importante

Meritocracia não é discriminação.

9º - O verdadeiro problema está ensino público fundamental

O sistema de cotas mascara o verdadeiro problema que é a falência do ensino público no país. Uma escola pública de qualidade daria oportunidades iguais ( ou próximo disso ) a todos. Como já mencionei, quando a escravidão ainda vigia no Brasil, um pobre e mulato como Machado de Assis pôde ter acesso ao melhor ensino da sua época, que era a escola pública, e assim por mérito e talento, legar ao Brasil e ao mundo uma das mais brilhantes obras literárias.

10° - É ineficaz

Não tem nenhum impacto positivo sobre o problema do racismo ( já que o problema do acesso a universidade é na verdade social ) e ainda aprofunda essa divisão artificial e ilusória entre supostas raças.


Tentando refutar o seus argumentos:

1º - É inconstitucional. : sou leigo para leis mas tenho a sensação de que você está misturando leis de um tip claramente criminal com atitudes civis.


2º - É um modelo copiado dos Estados Unidos: sim, é verdade, porém temos uma situação velada tão ou mais preconceituosa do que EUA.

Quanto a  Machado de Assis, era represntado como branco.


3º - Somos um país miscigenado: isto é verdade, mas uma raça injustiçada é a negra, sem lugar a dúvidas. Você argumenta mas os imigrantes orientais e europeus receberam oportunidades que os negros (e índios) nunca tiveram.

4º - Oportunismo político: contra seu argumento posso dizer que é uma vontade da maioria, difícil separar oportunismo de justificativa popular.

5º - Injustiça social: eu concordo de um modo científico de difícil separar raças, ponto.

6º - Critério de seleção impossível de estabelecer: idem o anterior, acho que é o melhor argumento contra.

7º - Non sense científico: sim e não. Embora seja verdade em termos científicos, é um fato que fihos de escravos, morando em guetos, tem amior dificuldade de participar dos privilégios da educação pública pelo fato da educação funcionar somente apra quem paga mais, simples assim.

8º - Mérito deixa de ser importante: isso não é motivo conclusivo, o mérito funciona bem na universisdade e todos (TODOS) os alunos compreendem bem isso.

9º - O verdadeiro problema está ensino público fundamental: totalmente de acordo, enquanto o ensino fundamental público for ineficiente, toda política de compensação posterior é paliativo. Mas isso não impede de haver paliativos. Há que investir no ensino fundamental, e o sistema de cotas será eliminado naturalmente (é como se fosse um paliativo temporário).

10° - É ineficaz: relativo, em medicina tem conseguido diplomar pessoas que em outra situaçao não teria oportunidade de entrar numa universidade.

Eu pessoalmente fico dividido. Acho fundamental investir no ensino primário, porém me sinto inclinado a ajudar quem está no sistema e não consegue entrar na universidade (e olha que minha filha, que estudou no ensino privado, pastou bastante e também acho injusto).

Acho que é um paliativo temporário útil, mas me inclino a pensar que o importante é investir no ensino fundamental e na dificuldade de definir a raça de alguém , mais num país miscigenado como o Brasil.
« Última modificação: 22 de Março de 2015, 17:51:45 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #366 Online: 22 de Março de 2015, 17:54:47 »
Também discordo da maioria dos argumentos do Pedro trazidos aqui, o que obviamente não muda em nada minha posição sobre o tema.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #367 Online: 22 de Março de 2015, 17:57:13 »
[...]
Os diversos tons da miscigenação brasileira não deve ser desculpa para se eliminar o sistema.

Concordo. A eliminação deste sistema deve ser feito pelo que ele é, ou seja, uma forma de discriminação criada, intencionalmente ou não, a pretexto de eliminar outra discriminação e que apenas mascara o problema estrutural da educação básica.

A miscigenação é só uma desculpa para não fazer nada em relação aos negros.

Não se pega exceções, falhas para se anular tudo. Antes um sistema com alguma injustiça do que nenhum sistema que perpetue uma injustiça completa, pois é impossível se acabar com ela, mas pode-se minimiza-la.

É a mesma desculpa do SUS.

Que bom que você absorveu a mensagem de lá.  :)

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #368 Online: 22 de Março de 2015, 18:26:26 »
[...]
Os diversos tons da miscigenação brasileira não deve ser desculpa para se eliminar o sistema.

Concordo. A eliminação deste sistema deve ser feito pelo que ele é, ou seja, uma forma de discriminação criada, intencionalmente ou não, a pretexto de eliminar outra discriminação e que apenas mascara o problema estrutural da educação básica.

A miscigenação é só uma desculpa para não fazer nada em relação aos negros.

Não. O sistema nem "exclui" os mestiços, não há cotas para "negros puros", são para "pretos e pardos". Mas como a distinção entre pardos e brancos do outro lado é problemática, então esse aspecto acaba sendo mais uma brecha no sistema que acaba beneficiando pessoas fora dos critérios que realmente motivavam a política. Não é a única, já há uma tendência mais ou menos automática a beneficiar os pretos/pardos que já estejam em melhores condições fianceiras em detrimento de pretos/pardos em piores condições de vida (bem como de pessoas de outras raças em geral, especialmente brancos).

Ignorar as falhas é cegueira voluntária só para se "sentir bem" com as coisas, disposição que os políticos populistas adoram.


O comentário não tem nada a ver com o trecho citado do Geotecton, diga-se de passagem.



Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #369 Online: 22 de Março de 2015, 18:35:40 »
[...]
Os diversos tons da miscigenação brasileira não deve ser desculpa para se eliminar o sistema.
Concordo. A eliminação deste sistema deve ser feito pelo que ele é, ou seja, uma forma de discriminação criada, intencionalmente ou não, a pretexto de eliminar outra discriminação e que apenas mascara o problema estrutural da educação básica.

A miscigenação é só uma desculpa para não fazer nada em relação aos negros.

Eu não mencionei miscigenação em momento algum.

E desculpa é categorizar pessoas por cor da pele ao invés de agir fornecendo acesso à educação básica e média de qualidade.


Não se pega exceções, falhas para se anular tudo. Antes um sistema com alguma injustiça do que nenhum sistema que perpetue uma injustiça completa, pois é impossível se acabar com ela, mas pode-se minimiza-la.
É a mesma desculpa do SUS.
Que bom que você absorveu a mensagem de lá.  :)

Vou colocar de outro modo para não parecer tu quoque.

A sua frase

[...]
Antes um sistema com alguma injustiça do que nenhum sistema que perpetue uma injustiça completa, pois é impossível se acabar com ela, mas pode-se minimiza-la.

é uma falácia do tipo 'apelo à emoção'. Talvez seja até uma falsa dicotomia.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #370 Online: 22 de Março de 2015, 19:00:20 »
Sempre que ouço falar de políticas de inclusão racial eu me ponho no lugar de um negro e só fico pensando se seria mesmo impossível ascender social e economicamente da forma como é na minha condição de branco, loiro de olhos claros, principalmente por que o que eu vejo pra todo lado no meu dia a dia é gente parda e negra de todo tipo dono de rede de posto de gasolina, reitor de universidade, apresentadores de televisão locais, como o pessoal da Alterosa, da Band, e o editor chefe de jornalismo do MGTV, Arthur Almeida, altas patentes da polícia militar e civil, juízes, donos de concessionárias, de supermercados, de hotéis, altos executivos, professores, advogados, médicos, dentistas, veterinários, engenheiros e todo tipo de pessoas que geralmente teriam o estereótipo de elite branca burguesa. Acho que poderia botar uma foto de gente bem sucedida com muito mais representantes mulatos e negros do que loiros brancos como eu como contraponto à foto que o Pasteur postou.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #371 Online: 22 de Março de 2015, 19:37:41 »
Não é dito que "é impossível ascender". Ninguém diz que, por discriminação ou por mecanismos mais complexos de "injustiça histórica", os negros/pardos são invariavelmente condenados à pobreza, sem exceção e possibilidade de melhora.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #372 Online: 22 de Março de 2015, 20:08:32 »
O problema das cotas serem apenas sociais;

"As desvantagens dos negros no mercado de trabalho (inserção,
informalidade, etc.) decorrem, em parte, de diferenças em atributos
pessoais, como a educação, pois os negros obtêm níveis de escolari-
dade consistentemente inferiores aos brancos de mesma origem
social (Hasenbalg e Silva, 1999)"
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #373 Online: 22 de Março de 2015, 21:06:03 »
Sim. O que sempre se diz é que o problema é na educação básica. O resto é paliativo populista/peneira para tapar sol.

Isso não deve chegar a ser muito relevante já que, tanto quanto sei, "cotas", raciais ou sociais, não chegam ao ponto de não requerer a conclusão do ensino médio, ao menos por supletivo.

Daí esse ponto seria talvez mais relevante a cotas no mercado de trabalho, talvez para concursos públicos, do que para faculdade especificamente.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #374 Online: 22 de Março de 2015, 21:20:01 »
Sim. O que sempre se diz é que o problema é na educação básica. O resto é paliativo populista/peneira para tapar sol.

Isso não deve chegar a ser muito relevante já que, tanto quanto sei, "cotas", raciais ou sociais, não chegam ao ponto de não requerer a conclusão do ensino médio, ao menos por supletivo.

Daí esse ponto seria talvez mais relevante a cotas no mercado de trabalho, talvez para concursos públicos, do que para faculdade especificamente.

Não entendi o segundo parágrafo.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!