SOY CONTRA!
Totalmente contra e nisso ninguém muda minha opinião.
1º - É inconstitucional.
Fere o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei, independentemente de raça.
2º - É um modelo copiado dos Estados Unidos, uma realidade completamente diferente da nossa.
Em relação a questão racial não poderiam existir 2 países mais diferentes. Na América da Ku Klux Klan existiu uma situação de verdadeiro apartheid. Não faz muito tempo um GOVERNADOR DE ESTADO ( veja bem, o governador do Estado ) foi para a porta de uma escola para impedir um aluno negro de entrar.
No Brasil o mulado Machado de Assis estudou na melhor escola pública do Rio de Janeiro. A escravidão ainda não havia sido abolida e o mulato Machado de Assis já era considerado o maior escritor brasileiro. Tornou-se o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1897, menos de 10 anos após a abolição da escravatura.
3º - Somos um país miscigenado, graças a deus.
Segundo dados do IBGE 50% dos casamentos no Brasil são inter-raciais. Ou seja, a chance de alguém casar com outra pessoa de mesma "raça" é igual a chance de se casar com uma pessoa de outra raça.
4º - Oportunismo político
Por trás de um legítimo sentimento de luta contra o preconceito existe muito demagogo garimpando votos e distorções como cotas raciais são mais o fruto de oportunismo político do que de um movimento contra o racismo no Brasil
5º - Injustiça social
No Brasil o que dificulta o acesso a uma educação de qualidade não é a aparência de uma pessoa, mas sua condição econômica. É muito difícil para alguém que nasceu e cresceu na favela do Boréu ascender socialmente. Mas se essa pessoa não tiver a sorte de parecer negro não tem direito a nenhuma cota na universidade. É injusto.
Mais injusto quando alguém que não pôde ser considerado negro , mas que sempre teve que estudar em escola pública, não pode entrar na universidade porque sua vaga está ocupada por um "negro" de classe média que sempre estudou em ótimas escolas particulares, mas que mesmo assim se valeu do sistema de cotas.
6º - Critério de seleção impossível de estabelecer
É tão difícil determinar quem é ( e o que é! ) negro no Brasil que o primeiro critério de seleção adotado foi a "auto-definição". Desmoralizada pelo fato de um dos primeiros beneficiários do sistema de cotas ter sido um rapaz loiro.
7º - Non sense científico
Em Biologia raça significa sub-espécie. Hoje está mais que comprovado que não existem sub-espécies de Homo Sapiens. Não existem raças humanas, há mais variação genética em dois grupos de chimpanzés isolados na África por mais de 500 km do que entre quaisquer das assim chamadas raças humanas.
8º - Mérito deixa de ser importante
Meritocracia não é discriminação.
9º - O verdadeiro problema está ensino público fundamental
O sistema de cotas mascara o verdadeiro problema que é a falência do ensino público no país. Uma escola pública de qualidade daria oportunidades iguais ( ou próximo disso ) a todos. Como já mencionei, quando a escravidão ainda vigia no Brasil, um pobre e mulato como Machado de Assis pôde ter acesso ao melhor ensino da sua época, que era a escola pública, e assim por mérito e talento, legar ao Brasil e ao mundo uma das mais brilhantes obras literárias.
10° - É ineficaz
Não tem nenhum impacto positivo sobre o problema do racismo ( já que o problema do acesso a universidade é na verdade social ) e ainda aprofunda essa divisão artificial e ilusória entre supostas raças.
Tentando refutar o seus argumentos:
1º - É inconstitucional. : sou leigo para leis mas tenho a sensação de que você está misturando leis de um tip claramente criminal com atitudes civis.
2º - É um modelo copiado dos Estados Unidos: sim, é verdade, porém temos uma situação velada tão ou mais preconceituosa do que EUA.
Quanto a Machado de Assis, era represntado como branco.
3º - Somos um país miscigenado: isto é verdade, mas uma raça injustiçada é a negra, sem lugar a dúvidas. Você argumenta mas os imigrantes orientais e europeus receberam oportunidades que os negros (e índios) nunca tiveram.
4º - Oportunismo político: contra seu argumento posso dizer que é uma vontade da maioria, difícil separar oportunismo de justificativa popular.
5º - Injustiça social: eu concordo de um modo científico de difícil separar raças, ponto.
6º - Critério de seleção impossível de estabelecer: idem o anterior, acho que é o melhor argumento contra.
7º - Non sense científico: sim e não. Embora seja verdade em termos científicos, é um fato que fihos de escravos, morando em guetos, tem amior dificuldade de participar dos privilégios da educação pública pelo fato da educação funcionar somente apra quem paga mais, simples assim.
8º - Mérito deixa de ser importante: isso não é motivo conclusivo, o mérito funciona bem na universisdade e todos (TODOS) os alunos compreendem bem isso.
9º - O verdadeiro problema está ensino público fundamental: totalmente de acordo, enquanto o ensino fundamental público for ineficiente, toda política de compensação posterior é paliativo. Mas isso não impede de haver paliativos. Há que investir no ensino fundamental, e o sistema de cotas será eliminado naturalmente (é como se fosse um paliativo temporário).
10° - É ineficaz: relativo, em medicina tem conseguido diplomar pessoas que em outra situaçao não teria oportunidade de entrar numa universidade.
Eu pessoalmente fico dividido. Acho fundamental investir no ensino primário, porém me sinto inclinado a ajudar quem está no sistema e não consegue entrar na universidade (e olha que minha filha, que estudou no ensino privado, pastou bastante e também acho injusto).
Acho que é um paliativo temporário útil, mas me inclino a pensar que o importante é investir no ensino fundamental e na dificuldade de definir a raça de alguém , mais num país miscigenado como o Brasil.