Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84746 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #750 Online: 24 de Março de 2015, 17:54:48 »

Vejo aqui que tem gente com opiniões diferentes sendo colocadas no mesmo barco.

Quem aqui é a favor de apenas cotas sociais?
Quem é contra qualquer tipo de cota?

Eu sou a favor de cotas ou auxílios do governo em caráter temporário, como já defendi aqui para o bolsa-família.

Tem que ser algo bem planejado, para resolver um problema temporário, que tenha metas, início, meio e fim. Não concordo com o percentual, que hoje fica em torno de 50%. Acho que no máximo 30% seria o ideal.

Segundo os planos originais do Sarney, seriam 50 anos dessa política.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2002/05/13/544680/fhc-anuncia-cotas-negros.html

Em que você se baseia para os 30% de cotas?

Pra falar a verdade, em nada. Só acho 50% um número grande. Pensei na verdade em 20%, e 30 seria o máximo, que poderia ser adotado em estados onde o índice de pobreza é maior.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #751 Online: 24 de Março de 2015, 17:55:58 »
Kkkk de verdade eu entendo perfeitamente sua percepção Donna. Isso é um assunto que já gostaria de colocar em um tópico.

Vou te dizer o que pega para mim. Não preciso ganhar o que ganho eu preferia ganhar metade e ter estabilidade para o futuro que é o que me dói mais. Você viver em uma empresa como a minha é basicamente estar demitido ao final de cada quarter até que você prove o contrário. Sabe todos aquelas técnicas de moer pessoas? Está aí. Ganho bem? Provável.
Mas insofridamente isso é uma coisa pessoal de como você encara seus desafios e seus compromissos com sua família. Eu em termos práticos estou tão longe de ter uma vida sem preocupações financeiras quanto a maior parte das pessoas mesmo sendo eu uma pessoa que vive abaixo de minhas possibilidades

Pensar que quem ganha o que eu ganho está resolvido...  Nada mais errado. Cada dia um leão.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #752 Online: 24 de Março de 2015, 18:05:35 »
Venha para o lado público da força. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #753 Online: 24 de Março de 2015, 18:06:45 »
Sabe barata você está equivocado se acha que o pobre sente mais pressão que eu. O tombo que eu tomaria e as condições para onde eu iria é tão acentuado que não há comparação com alguém estar ganhando 700 com seus filhos em uma escola pública e ir para o bolsa família.

A vida não é apenas dinheiro e acredite me eu provavelmente trabalho mais, sofro mais psicologicamente do  que minha empregada. Mais a perder mais o sofrimento. Minha empregada ficou grávida pão terceira vez ela ficou preocupada com o custo da nova criança? Nada.  Não fará diferença. Para mim cada filho custa 5 mil o mês pelo menos.

Você parte de um espantalho torto e pensa que dinheiro de alguma maneira é uma blindagem para sofrimento. De novo eu não devo nada. Se param os negros mais na rua do que eu que pena.. Mas isso é uma das pressões que eles têm e eu não. Eu tenho outras que eles não têm.

Se é tão sofrido ser rico e pobres sofrem menos, doe seu dinheiro e vá trabalhar como pedreiro.

O seu tombo é diminuição da qualidade de vida, o tombo do pobre é morar na rua e os filhos passarem fome, querer comparar essas realidades e achar que a sua é pior, na minha opinião, monstruoso. Qualquer pobre trocaria de lugar com você num piscar de olhos. Você faria o mesmo?

E aliás, como o documento mostrado pelo gaúcho aponta, brancos tem menos possibilidade de diminuição de classes do que negros.

Primeiro não sou rico. Nem de perto. Rico pode se dar o luxo de não trabalhar e ser sustentado pelo ganho de seu capital investido. Não é meu caso.

E não posso virar pedreiro porque não paga minhas contas e compromissos.

E um pedreiro poderia viver com uma bolsa família sem tanto impacto em sua vida como a minha.

Um executivo entra na corrida da sobrevivência. Ou você sobe ou fica caro e é trocado. Ponto. Consigo facilmente imaginar uma vida que me deixaria mais feliz sem os mesmos recursos o que não significa que possa seguir esse caminho. Ao menos agora.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #754 Online: 24 de Março de 2015, 18:07:26 »
Venha para o lado público da força. :lol:

Sonho de consumo...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #755 Online: 24 de Março de 2015, 18:12:04 »

Eu sou a favor de cotas ou auxílios do governo em caráter temporário, como já defendi aqui para o bolsa-família.

Tem que ser algo bem planejado, para resolver um problema temporário, que tenha metas, início, meio e fim. Não concordo com o percentual, que hoje fica em torno de 50%. Acho que no máximo 30% seria o ideal.

Segundo os planos originais do Sarney, seriam 50 anos dessa política.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2002/05/13/544680/fhc-anuncia-cotas-negros.html

Em que você se baseia para os 30% de cotas?

Pra falar a verdade, em nada. Só acho 50% um número grande. Pensei na verdade em 20%, e 30 seria o máximo, que poderia ser adotado em estados onde o índice de pobreza é maior.

Apesar de uns como o Sowell apontarem como falha do sistema que as cotas ajudem já aos mais favorecidos do grupo beneficiado, acho que se bobear é o único jeito que o sistema "funciona" mesmo. Provavelmente quanto mais se tentar refinar o critério de pobreza, pior será o aproveitamento, maior o desperdício da faculdade, e talvez mais insignificante ainda o avanço sócio-econômico da faixa que supostamente se pretende ajudar.

Aspas em "funciona" pelos outros problemas associados, de já estar se aproximando serem desnecessárias as cotas, seja pelo nível acadêmico ou sócio-econômico dos cotistas aprovados, e os problemas colaterais, como estigma.

"RACISTAS!!!!!11111 FICÃO FALANDO ESSAS COISAS COMPLICADA COLATERAL AI ESSE FILME EH MUINTO RUIM NUM TEM NADA VE COM COTAS QUE ÇÓ AJUDAM OS MAIS POBRE TUDO CONVERSINHA DE BRANCO Q QER TUDO SÓ PRAELES"

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #756 Online: 24 de Março de 2015, 18:25:21 »
Eu acho que o único mecanismo justo e eficaz de aumentar a 'representatividade' de negros e pobres nas universidades públicas eh aumentar o numero de campi em periferias e o número de vagas/cursos noturnos. No prédio em que estudo são dezenas de curso diurnos ( so em biologia são nove habilitações no diurno) ee apenas dois no período da noite(licenciatura em biologia e bacharel em farmácia). É incrivelmente nítida a mudança de perfil racial e socioeconômico alem de etário entre os diferentes turnos destes dois cursos na UFRJ.

Eh certo que um esforço tem sido feito neste sentido tanto na esfera federal quanto estadual nos últimos 20 anos... Mas ao meu ver muito lenta e incipiente ( sobretudo pelo fato destas ampliações se limitarem a licenciaturas e cursos tecnológicos e quase nunca bacharelados).

Por outro lado aposto que uma pesquisa cuja metodologia controlasse bem as variáveis apontaria que qualquer democratização do acesso as publicas na historia recente eh derivada muito mais da diversificação de campi e horários do que das cotas.
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 18:31:03 por Donatello van Dijck »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #757 Online: 24 de Março de 2015, 18:30:02 »
Conta ai quantas vezes você perdeu vagas por causa da sua coa, quantas vezes você foi parado pela polícia por causa da sua cor, quantas vezes pessoas atravessaram a rua por causa da sua cor, qual a porcentagem da sua raça esta na pobreza?

Ignorar que na sociedade existe um privilégio para brancos é ignorar a realidade. Veja, eu não estou dizendo que tais privilégios são "culpa" dos brancos, estou dizendo que mesmo intencionalmente ou até inconscientemente os brancos tem privilégios. Pesquisa indica que em vagas que pedem currículos com fotos, negros recebem 60% chamadas para entrevistas.

Quer você queira quer não, existem grupos e minorias que sofrem preconceitos e são oprimidas pela sociedade. E pobres pagam proporcionalmente mais impostos que ricos, em média pobres trabalham 153 dias para pagar os impostos, a classe media 115 dias e ricos 106 dias. Você paga impostos? Pobres também pagam. A USP é mantida com o imposto dos ricos E dos pobres, mas pobres não tem acesso.

E claro, ricos tem preocupações, se a crise apertar não poderão trocar de carro, não poderão levar seus filhos a Disney, ter que colocar num colégio mais barato. Enquanto o pobre esta com medo de morar na rua e seus filhos passarem fome, se a chuva vai levar o barraco, onde deixar os filhos pra poder trabalhar, etc. Claro, cada um com seus problemas. Vamos chorar pelos ricos que agora SÓ tem 50% das vagas, depois de todo esse sofrimento.
Ricos tem mais responsabilidades, ricos são o motor da sociedade. É o fim da picada quando um cara que não quer nada com a dureza, que não admite que é um tremendo ignorante e preguiçoso e não aceita mudar isso, que não estuda e quer subverter a ordem das coisas, cresce o olho no que os outros ralaram tanto pra conquistar. Se ser rico fosse fácil todo mundo conseguiria mas não é o caso, tem que ter meritocracia.

Eu tenho um primo,  que eu posso dar o testemunho da sua ascensão pra vocês. Filho de um bancário do BB e de um dona de casa vinda do interior, e morador da Vila Oeste, um subúrbio classe média baixa aqui de BH, esse cara eu só o via de cara enfiada nos livros. Estudou em escolas públicas e uma parte no Salesiano, passou no vestibular em medicina, ralou duro muito tempo na Santa Casa, se casou, depois mudou para Anápolis, em Goiás com sua esposa também médica, continuou trabalhando por lá e fundou o maior hospital oftalmológico de  lá, e hoje é uma referência em oftalmologia tendo até sido entrevistado pelo GOTV para falar de assuntos de oftalmologia. Tá podre de rico, mas é um guerreiro.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #758 Online: 24 de Março de 2015, 18:32:16 »
Eu acho que o único mecanismo justo e eficaz de aumentar a 'representatividade' de negros e pobres nas universidades públicas eh aumentar o numero de campi em periferias e o número de vagas/cursos noturnos. No prédio em que estudo são dezenas de curso diurnos ( so em biologia são nove habilitações no diurno) ee apenas dois no período da noite(licenciatura em biologia e bacharel em farmácia). É incrivelmente nítida a mudança de perfil racial e socioeconômico alem de etário entre os diferentes turnos destes dois cursos na UFRJ.

Eh certo que um esforço tem sido feito neste sentido tanto na esfera federal quanto estadual nos últimos 20 anos... Mas ao meu ver muito lenta e incipiente ( sobretudo pelo fato destas ampliações se limitarem a licenciaturas e cursos tecnológicos e quase nunca bacharelados).

Por outro lado aposto que uma pesquisa cuja metodologia controlasse bem as variáveis apontaria que qualquer democratização do acesso as publicas na historia recente eh derivada muito mais da diversificação de campi e horários do que das cotas.

Eu inclusive ia perguntar sobre aumento de vagas e de cursos noturnos como "alternativa" às cotas.

Supondo que a nota de corte de aprovação possa ser mais baixa e ainda haver aproveitamento, se houvessem mais vagas, isso já naturalmente criaria essa nota de corte mais baixa, mas ainda haveria vagas (dã). A diferença de aproveitamento seria só uma continuidade da gradação um pouco superior, com toda a flutuação que isso tem.

De quebra formaria-se mais pessoas, acho, sem colocar um grupo consideravel de pessoas numa situação intermediária mais azarada; não rico o bastante para estar numa boa de qualquer jeito, e nem pobre o bastante para aproveitar as vantagens das políticas.

"ISSO É TUDO LÍNGUA-CÓDIGO DE RASSISTA PRA FINJIR Q NUMÉ RASSISTA TODOMUNO SABE Q FOI O LULA Q + CRIO VAGA PRA TODOS PREGUNTA O Q O FHC TAVA FAZENDO ENTÃO???????????????//////////////"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #759 Online: 24 de Março de 2015, 18:37:42 »
Sabe barata você está equivocado se acha que o pobre sente mais pressão que eu. O tombo que eu tomaria e as condições para onde eu iria é tão acentuado que não há comparação com alguém estar ganhando 700 com seus filhos em uma escola pública e ir para o bolsa família.

A vida não é apenas dinheiro e acredite me eu provavelmente trabalho mais, sofro mais psicologicamente do  que minha empregada. Mais a perder mais o sofrimento. Minha empregada ficou grávida pão terceira vez ela ficou preocupada com o custo da nova criança? Nada.  Não fará diferença. Para mim cada filho custa 5 mil o mês pelo menos.

Você parte de um espantalho torto e pensa que dinheiro de alguma maneira é uma blindagem para sofrimento. De novo eu não devo nada. Se param os negros mais na rua do que eu que pena.. Mas isso é uma das pressões que eles têm e eu não. Eu tenho outras que eles não têm.

Se é tão sofrido ser rico e pobres sofrem menos, doe seu dinheiro e vá trabalhar como pedreiro.

O seu tombo é diminuição da qualidade de vida, o tombo do pobre é morar na rua e os filhos passarem fome, querer comparar essas realidades e achar que a sua é pior, na minha opinião, monstruoso. Qualquer pobre trocaria de lugar com você num piscar de olhos. Você faria o mesmo?

E aliás, como o documento mostrado pelo gaúcho aponta, brancos tem menos possibilidade de diminuição de classes do que negros.

Primeiro não sou rico. Nem de perto. Rico pode se dar o luxo de não trabalhar e ser sustentado pelo ganho de seu capital investido. Não é meu caso.

E não posso virar pedreiro porque não paga minhas contas e compromissos.

E um pedreiro poderia viver com uma bolsa família sem tanto impacto em sua vida como a minha.

Um executivo entra na corrida da sobrevivência. Ou você sobe ou fica caro e é trocado. Ponto. Consigo facilmente imaginar uma vida que me deixaria mais feliz sem os mesmos recursos o que não significa que possa seguir esse caminho. Ao menos agora.

Diminua suas contas e compromissos se eles são um peso assim tão grande.

Um pedreiro em São Paulo, casado, com dois filhos menores, desempregado (para receber o bolsa família tem que ter renda até 140 reais por pessoa), receberiam do bolsa família R$220,00 por mês. O aluguel de uma casa de 1 cômodo no Jardim Ângela sai em média por R$500,00. A cesta básica custa em São Paulo R$354,19. Nem vou colocar água, luz e transporte na conta.

É, realmente, você tem uma vida muito mais sofrida que um pedreiro. Não sei nem porque eles reclamam, não tem com que se preocupar.

Se você trocar de lugar com eles seus filhos terão direito a cotas!!! uhuuu!!!
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #760 Online: 24 de Março de 2015, 19:11:02 »
Barata, eu disse algo parecido a isso?

Estou colocando a dimensão sofrimento no diálogo, expectativas que são baseadas em sua experiência e sua possibilidade.. e sei que financeiramente minha situação é mais adequada (nem sei porque tenho que explicar) mas que isso não significa de maneira alguma que alguém é menos pressionado, mais feliz .. nada.

Os pobres conseguem viver em comunidades de maneira distinta que eu. Eles moram em mesma casa, compartem espaços.. seu tipo de vivência é distinta e de alguma maneira mais flexível.

Não estou dizendo que não têm desafios.. só estou dizendo que também os tenho. E são enormes, quer você aceite ou não.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #761 Online: 24 de Março de 2015, 19:15:59 »
Acho esse tipo de comparação meio estapafúrdia. É justamente a origem do meme "problemas de primeiro mundo".

Melhor espécie de "contra-argumento" seria dizer que a situação dos "pobres" beneficiados por cotas não é tipicamente essa que estão falando, de estarem apenas um passo adiante da fome e de viver na rua. Não deve ser população nesse nível de insegurança a que está sendo beneficiada na maior parte do tempo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #762 Online: 24 de Março de 2015, 20:36:40 »
Buck, não entendi seu ponto. O meu é que eu tenho hoje, devido ao que conquistei, um meta de prover boa educação aos meus filhos, por exemplo. Boa segurança e saúde.

Isso eleva meus custos. Eu me coloquei essas metas devido a uma série de fatores que ao final, apesar de minha origem, me foram favoráveis.

Sei que foi figurado mas celular, a mais velha tem um S3 (pior que o da empregada) com uma capinha bacana, suas amigas tem Iphone e perguntam para ela e eu digo exatamente que "não queremos jogar o jogo de comparaçãod e bens, é um jogo sem fim e que faz mal, diga que seu pai não tem dinheiro para isso"

Me preocupo com o que hoje é considerado core para a criação deles, não luxo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #763 Online: 24 de Março de 2015, 21:04:09 »
E claro, ricos tem preocupações, se a crise apertar não poderão trocar de carro, não poderão levar seus filhos a Disney, ter que colocar num colégio mais barato. Enquanto o pobre esta com medo de morar na rua e seus filhos passarem fome, se a chuva vai levar o barraco, onde deixar os filhos pra poder trabalhar, etc. Claro, cada um com seus problemas. Vamos chorar pelos ricos que agora SÓ tem 50% das vagas, depois de todo esse sofrimento.

Nem sei bem mais. Acho que o ponto é que a sua pior queda provavelmente ainda seria para uma posição mais confortável e financeiramente segura do que esses que você diz que sofrem menos pressão e etc. Se eles vivem como quer que vivam, você e sua família também sobreviveriam com a mesma renda per capita, simples assim. Ganhar mais não te torna mais frágil. Então não sei bem como a coisa se encaixa na questão de cotas para colégios.

Mais relevante, acho que é a insignificância das cotas como amenização da situação dos pobres nessa faixa citada pelo Barata. Mas não vejo muito sentido nesse contraste com algo sendo tirado dos "ricos" e seus problemas supostamente piores que os dos pobres. Próximo disso, melhor argumentação seria talvez sobre impostos pagos pelos "não exatamente ricos", e que seriam afetados negativamente por essas políticas, junto a questionabilidade dos resultados positivos até mesmo para os pobres.

E, como disse antes, e meio implícito aí, de qualquer forma não concordo também com o argumento do Barata. Esses problemas de pobres, em especial, dos mais pobres e dos negros, não mudam em nada com as cotas. Mas as pessoas esquecem disso, tem um pensamento mágico de que tudo vai melhorar "para os negros", e/ou "para os pobres", imaginariamente uniformes em condições presentes e em beneficiamento pela medida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #764 Online: 24 de Março de 2015, 21:35:48 »

Os problemas estão na baixa qualidade da escola pública dos níveis fundamental e médio e na pouca importância que se dá para os cursos de tecnólogo. Acrescento mais um fator, que é o quase total desprezo na preparação dos profissionais para serem autônomos ou para se tornarem empresários.

Então, em tese, sou contra qualquer tipo de cota. Mas para minorar um pouco a situação dos que estão na base da 'pirâmide', eu sou favorável às cotas do tipo 'social' mas com um prazo limitado de existência, a ser definido.

Cotas raciais sou totalmente contra.

Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #765 Online: 24 de Março de 2015, 22:10:37 »
Barata, eu disse algo parecido a isso?

Estou colocando a dimensão sofrimento no diálogo, expectativas que são baseadas em sua experiência e sua possibilidade.. e sei que financeiramente minha situação é mais adequada (nem sei porque tenho que explicar) mas que isso não significa de maneira alguma que alguém é menos pressionado, mais feliz .. nada.

Os pobres conseguem viver em comunidades de maneira distinta que eu. Eles moram em mesma casa, compartem espaços.. seu tipo de vivência é distinta e de alguma maneira mais flexível.

Não estou dizendo que não têm desafios.. só estou dizendo que também os tenho. E são enormes, quer você aceite ou não.

E colocado isso em pauta.. quero dizer que fazer parte dos 1% não lhe dá a oportunidade nem a capacidade de se abster de ralar pacas e ficar preocupado, nem de achar que os 7K por mês que fazer a USP irá te economizar em seu orçamento não iria fazer uma ENORME diferença para esses mesmos 1% (não os 0,0001% que como disse, estão cagando para onde seu filho faz faculdade) principalmente se você se lembrar que quando seu filho está na faculdade você ou estará bombando como executivo ou em risco de ser trocado por jovens que fazem o mesmo, mais barato e melhor que você.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #766 Online: 24 de Março de 2015, 22:14:09 »

Eu sou utopico-ideologicamente contrário todo e qualquer tipo de cota.

Eu entendo que de facto as cotas sociais são hoje necessárias no Brasil. Deve haver um plano (e sua consequente execução) pra que elas deixem de ser necessárias.

Cota racial pra mim é formalização do racismo. Sem nem precisar entrar em embate semântico ou filosófico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #767 Online: 24 de Março de 2015, 22:20:20 »
Buck concordo 100% com seu post.

Meu único ponto aqui foi tentar demonstrar que essa elite branca usurpadora não é necessariamente tão elite nem usurpadora, e que seus problemas não necessariamente diferem fundamentalmente de quem não está no 1%.

Eu sim reconheço que hoje, vivendo por dezenas de anos aquém de minhas possibilidades e com um salário razoável, eu teria condições de me suportar por algum tempo... MAS NÃO DE MODO A PAGAR a faculdade de medicina dos meus filhos daqui a 9 anos. Então para mim sim é injusto olhar essa pretensa elite como querendo tirar uns trocos do govern apenas por não querer um pouco a mais

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #768 Online: 25 de Março de 2015, 08:48:32 »

Eu entendo que de facto as cotas sociais são hoje necessárias no Brasil. Deve haver um plano (e sua consequente execução) pra que elas deixem de ser necessárias.

Cota racial pra mim é formalização do racismo. Sem nem precisar entrar em embate semântico ou filosófico.

Negar a legitimidade das cotas raciais nada mais é do que entrar em negação sobre o racismo no Brasil.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #769 Online: 25 de Março de 2015, 08:57:11 »

Negar a legitimidade das cotas raciais nada mais é do que entrar em negação sobre o racismo no Brasil.

As cotas raciais são legítimas pq, como não poderia ser de outra forma, são amparada por leis. Releia e ninguém negou isso, até pq esse é um dos poucos pontos certamente factuais del tópico e facilmente verificável.

As cotas raciais são racistas pq discrimina candidatos em raças (virtuais) e confere tratamento diferente às pessoas de acordo com autodeclarações, no caso facilitando ou proibindo o acesso  a vagas reservadas na universidade.

Suportar o racismo através de leis não muda o racismo. Se alguém defende que através desse tipo de racismo pode-se diminuir o racismo geral aí é outra história.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #770 Online: 25 de Março de 2015, 09:00:23 »

Racismo existe em todos os lugares e é algo inerente do ser humano. O que temos que analisar é o quanto os negros sofrem  desvantagens contra os brancos só por serem negros, e não pobres. E essas desvantagens se estendem aos pardos também?

E se o problema é a raça e não a classe social, como o acesso à universidade resolverá o problema, visto que ela só reparará o problema da renda?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #771 Online: 25 de Março de 2015, 10:50:18 »

non sequitur

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #772 Online: 25 de Março de 2015, 10:55:01 »

Racismo existe em todos os lugares e é algo inerente do ser humano. O que temos que analisar é o quanto os negros sofrem  desvantagens contra os brancos só por serem negros, e não pobres. E essas desvantagens se estendem aos pardos também?

E se o problema é a raça e não a classe social, como o acesso à universidade resolverá o problema, visto que ela só reparará o problema da renda?
Porquê o problema não é a raça, e sim o que ela representa(bom, é claro que não é só por isso que isso vá ser automaticamente um indicativo de que seriam necessárias soluções como cotas raciais).
« Última modificação: 25 de Março de 2015, 11:01:38 por Sergiomgbr »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #773 Online: 25 de Março de 2015, 11:02:03 »

non sequitur

Verdade, pode ser também por egoísmo, gulodice.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!