O desempenho "às vezes" ser superior é suficiente?
É suficiente, sim!!! Suficiente para demonstrar que não há uma grande diferença entre os dois grupos, ué!!!! Pra quem estava classificando os cotistas de despreparados, saber que eles às vezes são superiores não é, no mínimo, uma surpresa??
Depende, as coisas aparentemente são flutuantes, e há alguma variação de "safras" de cotistas que acabam tendo notas de corte próximas às dos não-cotistas, então resultado aproximado ou superior não é tão surpreendente. O mais surpreendente é o fato anterior, que até coloca em questão a necessidade das cotas, ou elas estarem mesmo beneficiando a população que se planejava.
A minha pergunta é hipotética. "Se" descobrirem, não estou dizendo que há essas desigualdades associadas à origem.
Ficou claro, meu querido, e a resposta é a mais óbvia possível que eu já te dei...
A mim pareceu que a resposta era baseado no fato de não se saber ou não existir essas diferenças, não supondo que houvesse.
A resposta não é exatamente óbvia. Você assume que essas diferentes populações teriam iguais "oportunidades", mas isso é justamente colocado como falso por definição, se eles são (hipoteticamente) sub-representados entre os que se formam no ensino superior.
Mas, pensando bem, "é óbvia", já que a resposta deve provavelmente ser dentro do padrãozão. Não interessa tanto "corrigir as diferenças" nesse caso, já que são todos "brancos", e já haveriam "brancos em excesso", não sendo problema a sub-representação de um subgrupo. E não tendo nada a ver com escravidão e nem com injustiças históricas -- ou, não vale a pena cogitar essa possibilidade, uma vez que se têm essa visão generalizadora das raças, de brancos como opressores, e negros como vítimas.
Mas isso faz com que continue havendo o domínio de uma elite branca e amarela nesses cursos. A desigualdade racial irá persistir.
Não importa quanto o curso seja difícil, já que 50% das vagas são de cotistas. Será que eu deixei passar alguma coisa??
A diferença de aproveitamento/conclusão e o histórico anterior de mais brancos formados nesses cursos, perpetuando a desigualdade. Mas tanto faz.
https://www.youtube.com/v/JENCxjbARFM
Thomas Sowell (Gastonia, 30 de junho de 1930) é um economista americano, crítico social, filósofo político e autor. Ele é um defensor da economia de mercado, e sua visão política pode ser geralmente classificada como de direita e libertária.
O Skeptikós já tinha apresentado esse cara alguns posts atrás. E ele é muito libertário pro meu gosto.
Sim, e daí? O que isso tem a ver com os problemas que ele colocou e a possibilidade de se verificá-los?

Os não-cotistas com desempenho aproximado ou insuficientemente superior na seleção estão migrando todos para faculdades privadas, há indício disso, ou o que ocorre mais tipicamente é demorarem mais para entrar numa pública? Provavelmente um pouco de ambos.
Por que as cotas para negros e estudantes do ensino público devem ser de apenas 50%?