Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84742 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #650 Online: 23 de Março de 2015, 22:25:07 »
"Os resultados já estão aparecendo". Acho que não, que se pega uma meia dúzia de garotos-propaganda beneficiários que, sim, têm melhores oportunidades (e parte deles possivelmente não tinha necessidade), e se foca neles, são só eles os tais "resultados aparecendo". Mas para a imensa maioria e para as futuras gerações, a coisa continua como é, e com tendência a piorar, na medida em que aumentar o racismo.

Quem não era racista não fica racista por causa das cotas, talvez os racistas fiquem mais racistas, mas não vejo como um fenômeno que possa aumentar.
Ah claro, assim como os alemães, cujo racismo nunca foi exacerbado por causa de suas pesadas  "compensações" impostas pelos vencedores, depois da primeira guerra mundial?

Já falei aqui e repito: as pessoas em geral que são acusadas de racismo não tem tantos poréns com as raças de seus desafetos, e sim, com o que  presumem que os representantes destas raças representam.
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 23:24:22 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #651 Online: 23 de Março de 2015, 23:42:23 »
Ihh, virou moda a acusação de argumento circular... um foi copiando do outro... :histeria:

Primeiro o Donatello, depois DDV, seguido de Bahadur para alfinetar e agora o Gabarito.

:stunned:

A busca por "circular" no campo de procura resulta só no próprio post do Pasteur reclamando de ser assim acusado... :hein:

Mr. Banzai, você acha que eu iria reclamar sem provas?  :stunned:

[...] Você preferiu responder circularmente insistindo na necessidade de soluções mágicas[...]

Espero refutações diretas aos meus pontos e não argumentos circulares ou que "contornem" as objeções.

Espero refutações diretas aos meus pontos e não argumentos circulares ou que "contornem" as objeções.
espere sentado então

Excelentes perguntas!
Só que não serão adequadamente respondidas, mas contornadas circularmente.

E todas no mesmo tópico...coincidência, né?
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 23:44:40 por Pasteur »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #652 Online: 24 de Março de 2015, 00:02:57 »
O que você está insinuando Pasteur?
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #653 Online: 24 de Março de 2015, 00:09:19 »
Que um foi copiando a acusação do outro para provocar, principalmente Bahadur e Gabarito.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #654 Online: 24 de Março de 2015, 00:09:31 »
Por que é importante ver mais pessoas de uma dada origem nas faculdades, independentemente do seu preparo?

Já tinha dito que o desempenho dos cotistas é às vezes superior que a de não cotistas. Vocês repetem a pergunta e depois me acusam de ser circular... :x

Se descobrirem que descendentes de portugueses brancos estão sub-representados comparados a descendentes de italianos e alemães, isso é também um problema, ou não, já que são todos "brancos"?

Todos esses brancos tem oportunidade de formação semelhantes, então a questão é inútil. Pergunta circular, resposta repetida.

Se a situação fosse idêntica, em termos de quantas pessoas de cada estrato social vão para as faculdades, mas fosse racialmente homogênea a riqueza (e conseqüentemente o ingresso na faculdade), a coisa seria melhor? Por que?

Sua maneira de perguntar é meio confusa... não entendi a pergunta.

Deveria haver cotas maiores para os cursos mais concorridos, que são aqueles em que os mais pobres (negros/pardos/índios inclusos) têm maior dificuldade de entrar?

Não, as cotas são deles mesmo, não importa quão difícil seja.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #655 Online: 24 de Março de 2015, 00:14:03 »
[...]
Vergonha alheia é um professor passar vários anos sem dar aulas nas faculs sem ver um negro.  :nojo:
[...]

Vergonha é um professor ministrar aulas para pessoas que não tem qualificação para estar ali, em detrimento de outras possivelmente melhores.

Geo, o preparo dos cotistas inferior aos não cotistas, mas não que sejam despreparados. E após ingressar na faculdade muitos se esforçam mais que os não cotistas.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #656 Online: 24 de Março de 2015, 00:26:15 »

O texto discute o rendimento no curso de três turmas de alunos que ingressaram na Universidade
de Brasília em 2004, 2005 e 2006, mediante vestibulares com dois sistemas de seleção, o de
reserva de 20% das vagas para negros e o tradicional, de livre competição. Compararam-se as
médias das notas de dois grupos de alunos em cada carreira, cotistas e não-cotistas, considerando
o nível de prestígio social do curso e sua área do conhecimento do vestibular – Humanidades,
Ciências e Saúde. Em linhas gerais, no conjunto das três turmas de cada área, os resultados
mostraram que em aproximadamente dois terços ou mais das carreiras não houve diferenças
expressivas entre as médias dos dois grupos ou estas foram favoráveis aos cotistas – apesar de
exceção num único ano, nas Ciências.
A principal tendência constatada, que encontrou eco
em evidências empíricas de outras instituições, foi a da ausência de diferenças sistemáticas de
rendimento a favor dos não-cotistas, contrariando previsões de críticos do sistema de cotas, no
sentido de que este provocaria uma queda no padrão acadêmico da universidade.

http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a14.pdf

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #657 Online: 24 de Março de 2015, 01:10:00 »
Por que é importante ver mais pessoas de uma dada origem nas faculdades, independentemente do seu preparo?

Já tinha dito que o desempenho dos cotistas é às vezes superior que a de não cotistas. Vocês repetem a pergunta e depois me acusam de ser circular... :x

O desempenho "às vezes" ser superior é suficiente?

Eu penso que tem um ponto interessante dependendo do quanto isso se confirme, e do quanto corresponder realmente à parcela que deveria mais ser atingida pelas cotas (em vez da subparcela já relativamente melhor de vida e que não precisaria dela), mas mais do que ser um ponto "pró" cotas, levanta a questão interessante sobre a adequação do processo seletivo.

Se descobrirem que descendentes de portugueses brancos estão sub-representados comparados a descendentes de italianos e alemães, isso é também um problema, ou não, já que são todos "brancos"?

Todos esses brancos tem oportunidade de formação semelhantes, então a questão é inútil. Pergunta circular, resposta repetida.

Acho que você não sabe o que é "circular".

A minha pergunta é hipotética. "Se" descobrirem, não estou dizendo que há essas desigualdades associadas à origem.

Mas tanto faz, já sei as respostas mesmo.

"Cotas corrigem a desigualdade racial, isso é bom, logo, deve haver cotas".

Deveria haver cotas maiores para os cursos mais concorridos, que são aqueles em que os mais pobres (negros/pardos/índios inclusos) têm maior dificuldade de entrar?

Não, as cotas são deles mesmo, não importa quão difícil seja.

Mas isso faz com que continue havendo o domínio de uma elite branca e amarela nesses cursos. A desigualdade racial irá persistir.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #658 Online: 24 de Março de 2015, 01:20:09 »

O texto discute o rendimento no curso de três turmas de alunos que ingressaram na Universidade
de Brasília em 2004, 2005 e 2006, mediante vestibulares com dois sistemas de seleção, o de
reserva de 20% das vagas para negros e o tradicional, de livre competição. Compararam-se as
médias das notas de dois grupos de alunos em cada carreira, cotistas e não-cotistas, considerando
o nível de prestígio social do curso e sua área do conhecimento do vestibular – Humanidades,
Ciências e Saúde. Em linhas gerais, no conjunto das três turmas de cada área, os resultados
mostraram que em aproximadamente dois terços ou mais das carreiras não houve diferenças
expressivas entre as médias dos dois grupos ou estas foram favoráveis aos cotistas – apesar de
exceção num único ano, nas Ciências.
A principal tendência constatada, que encontrou eco
em evidências empíricas de outras instituições, foi a da ausência de diferenças sistemáticas de
rendimento a favor dos não-cotistas, contrariando previsões de críticos do sistema de cotas, no
sentido de que este provocaria uma queda no padrão acadêmico da universidade.

http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a14.pdf

Isso é confirmado em coisas mais independentes, como o "provão"?

[....] Analisando dados do Provão para Administração, Direito e Engenharia Civil
em 2000, Diaz (2007) encontrou um “padrão não-linear no impacto da renda
familiar sobre o rendimento dos alunos”. Em seus dados, o desempenho dos
formandos da faixa intermediária de renda (10 a 20 salários-mínimos) não diferiu
do obtido pelos estudantes da mais alta faixa de renda; estes, por sua vez, tive-
ram média menor que os formandos da faixa de renda imediatamente anterior.

[...]

ndagava-se nessas simulações: para os candidatos que se
inscreveram na reserva de vagas, quais seriam suas probabilidades de aprovação
na UnB, caso as cotas não tivessem sido instituídas? Na área das Humanidades
como um todo, cerca de 9% dos aprovados em 2004 seriam negros; a reserva
de vagas, portanto, mais que dobrou suas chances de ingresso na universidade.
Na turma de 2005, cerca de 16% dos aprovados seriam negros, nível bem pró-
ximo da proporção das cotas. Na coorte do ano seguinte, conforme resultados
obtidos por Cardoso (2008), entre os aprovados 8% seriam negros, dado que
é praticamente idêntico ao da simulação para o primeiro vestibular com cotas.
Essas oscilações acompanham de perto as variações no rendimento de cotistas
em relação ao de não-cotistas nas três coortes, há pouco discutidas, dando
alento à hipótese de que níveis diversos de preparo para estudos universitários
– tais como aferidos pelo vestibular – se refletiriam, mais tarde, em distâncias
no rendimento dos estudantes em seus cursos.
Outras evidências contudo, contrariavam essa hipótese. Na turma de
2004, em cursos de maior prestígio como Direito e Ciência Política, por exem-
plo, as chances de aprovação dos candidatos negros no vestibular, conforme
as simulações, eram em torno de 11% das vagas ofertadas, ao passo que as
médias das notas dos estudantes de ambos os segmentos nos respectivos cursos
foram virtualmente idênticas. Já em História, só 3% das vagas do curso seriam
ocupadas por cotistas, caso a reserva inexistisse, porém a média das notas dos
cotistas superou em 10% a do outro segmento. Na turma de 2005, as chances
de ingresso de negros em cursos mais valorizados foram bem maiores que na
de 2004, o que em larga medida explicaria o melhor rendimento dos cotistas
aprovados. Mas na turma de 2005 da Economia, por exemplo, somente 6%
das vagas seriam preenchidas por candidatos negros caso a reserva inexistisse,
enquanto os dois segmentos tiveram rendimento praticamente idêntico no curso.
Na turma de 2006, em Arquitetura e em Desenho Industrial nenhum candidato
negro seria aprovado sem o sistema de cotas (Cardoso, 2008). Mas as diferenças
entre as médias dos dois segmentos favoreceram os cotistas naquele curso em
5% e foram nulas neste. Em cursos menos valorizados a ocorrência de situações
como essas foi igual ou ainda mais frequente, em todas as turmas de alunos [...]

Parece que é meio "bagunçado", não há um padrão.

O que explicaria o aparente sucesso da política de cotas no Brasil? Como uns apontam ser o caso nos EUA, estar favorecendo um pouco a uma pequena parcela já em melhores condições dos grupos beneficiados? Ou não-cotistas menos aplicados?

[...] According to Dutch Martin's review of this book:

Among the common consequences of preference policies in the five-country sample are:

They encourage non-preferred groups to redesignate themselves as members of preferred groups (1) to take advantage of group preference policies;
    They tend to benefit primarily the most fortunate among the preferred group (e.g. Black millionaires), often to the detriment of the least fortunate among the non-preferred groups (e.g., poor Whites);
    They reduce the incentives of both the preferred and non-preferred to perform at their best — the former because doing so is unnecessary and the latter because it can prove futile — thereby resulting in net losses for society as a whole.[2]

Sowell concludes: "Despite sweeping claims made for affirmative action programs, an examination of their actual consequences makes it hard to support those claims, or even to say that these programs have been beneficial on net balance."[1]

[....]

http://en.wikipedia.org/wiki/Affirmative_Action_Around_the_World

<a href="https://www.youtube.com/v/JENCxjbARFM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/JENCxjbARFM</a>

Será que é possível detectar esse efeito, de um aumento de disparidade entre os negros em especial?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #659 Online: 24 de Março de 2015, 01:33:44 »
Citação de: Buckaroo Banzai

É suficiente, sim!!! Suficiente para demonstrar que não há uma grande diferença entre os dois grupos, ué!!!! Pra quem estava classificando os cotistas de despreparados, saber que eles às vezes são superiores não é, no mínimo, uma surpresa??

A minha pergunta é hipotética. "Se" descobrirem, não estou dizendo que há essas desigualdades associadas à origem.

Ficou claro, meu querido, e a resposta é a mais óbvia possível que eu já te dei...

Mas isso faz com que continue havendo o domínio de uma elite branca e amarela nesses cursos. A desigualdade racial irá persistir.

Não importa quanto o curso seja difícil, já que 50% das vagas são de cotistas. Será que eu deixei passar alguma coisa??

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 24 de Março de 2015, 01:43:13 »
<a href="https://www.youtube.com/v/JENCxjbARFM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/JENCxjbARFM</a>

Citação de: Wiki
Thomas Sowell (Gastonia, 30 de junho de 1930) é um economista americano, crítico social, filósofo político e autor. Ele é um defensor da economia de mercado, e sua visão política pode ser geralmente classificada como de direita e libertária.

O Skeptikós já tinha apresentado esse cara alguns posts atrás. E ele é muito libertário pro meu gosto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #661 Online: 24 de Março de 2015, 03:09:51 »

É suficiente, sim!!! Suficiente para demonstrar que não há uma grande diferença entre os dois grupos, ué!!!! Pra quem estava classificando os cotistas de despreparados, saber que eles às vezes são superiores não é, no mínimo, uma surpresa??

Depende, as coisas aparentemente são flutuantes, e há alguma variação de "safras" de cotistas que acabam tendo notas de corte próximas às dos não-cotistas, então resultado aproximado ou superior não é tão surpreendente. O mais surpreendente é o fato anterior, que até coloca em questão a necessidade das cotas, ou elas estarem mesmo beneficiando a população que se planejava.

Ficou claro, meu querido, e a resposta é a mais óbvia possível que eu já te dei...

A mim pareceu que a resposta era baseado no fato de não se saber ou não existir essas diferenças, não supondo que houvesse.

A resposta não é exatamente óbvia. Você assume que essas diferentes populações teriam iguais "oportunidades", mas isso é justamente colocado como falso por definição, se eles são (hipoteticamente) sub-representados entre os que se formam no ensino superior.

Mas, pensando bem, "é óbvia", já que a resposta deve provavelmente ser dentro do padrãozão. Não interessa tanto "corrigir as diferenças" nesse caso, já que são todos "brancos", e já haveriam "brancos em excesso", não sendo problema a sub-representação de um subgrupo. E não tendo nada a ver com escravidão e nem com injustiças históricas -- ou, não vale a pena cogitar essa possibilidade, uma vez que se têm essa visão generalizadora das raças, de brancos como opressores, e negros como vítimas.

Não importa quanto o curso seja difícil, já que 50% das vagas são de cotistas. Será que eu deixei passar alguma coisa??

A diferença de aproveitamento/conclusão e o histórico anterior de mais brancos formados nesses cursos, perpetuando a desigualdade. Mas tanto faz.

Citação de: Wiki
Thomas Sowell (Gastonia, 30 de junho de 1930) é um economista americano, crítico social, filósofo político e autor. Ele é um defensor da economia de mercado, e sua visão política pode ser geralmente classificada como de direita e libertária.

O Skeptikós já tinha apresentado esse cara alguns posts atrás. E ele é muito libertário pro meu gosto.

Sim, e daí? O que isso tem a ver com os problemas que ele colocou e a possibilidade de se verificá-los? :hein:

Os não-cotistas com desempenho aproximado ou insuficientemente superior na seleção estão migrando todos para faculdades privadas, há indício disso, ou o que ocorre mais tipicamente é demorarem mais para entrar numa pública? Provavelmente um pouco de ambos.

Por que as cotas para negros e estudantes do ensino público devem ser de apenas 50%?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #662 Online: 24 de Março de 2015, 07:42:33 »
Vou tentar fazer mais uma pergunta então, pra ver se sai alguma resposta.

Encarando as cotas basicamente como reserva de vagas, pq não são todas as vagas destinadas a cotistas respeitando a proporção racial (social, religiosa e de gênero)da população? Nesse caso TODOS, até brancos seriam cotistas. Tirando o aspecto racista/apartheidiano, resolveria o problema dos que reclamam a representação e do estigma negativo dos cotistas numa tacada só.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #663 Online: 24 de Março de 2015, 07:46:51 »
E isso dos cotistas terem desempenho melhor na universidade do que não cotistas (geralmente vindo de escolas de performance superior), quase da impressão de que pra melhorar a qualidade geral do nosso ensino superior nós deveríamos piorar a qualidade das melhoras escolas do EM.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #664 Online: 24 de Março de 2015, 08:56:14 »
Pertinente:

The International New York Times: Brasileiros continuam a viver em negação sobre peso do racismo na sociedade
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/the-international-new-york-times/2015/03/24/em-negacao-sobre-o-racismo-no-brasil.htm

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #665 Online: 24 de Março de 2015, 09:01:37 »
Você assume que essas diferentes populações teriam iguais "oportunidades", mas isso é justamente colocado como falso por definição, se eles são (hipoteticamente) sub-representados entre os que se formam no ensino superior.

Mas, pensando bem, "é óbvia", já que a resposta deve provavelmente ser dentro do padrãozão. Não interessa tanto "corrigir as diferenças" nesse caso, já que são todos "brancos", e já haveriam "brancos em excesso", não sendo problema a sub-representação de um subgrupo. E não tendo nada a ver com escravidão e nem com injustiças históricas -- ou, não vale a pena cogitar essa possibilidade, uma vez que se têm essa visão generalizadora das raças, de brancos como opressores, e negros como vítimas.

Haja criatividade e situações hipotéticas totalmente irreais para contestar as cotas. Dio Santo!

Citação de: Pasteur

A diferença de aproveitamento/conclusão e o histórico anterior de mais brancos formados nesses cursos, perpetuando a desigualdade. Mas tanto faz.

Certo, tanto faz, suas perguntas precisam ser decifradas.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 24 de Março de 2015, 09:10:29 »

:hein:

Encarando as cotas basicamente como reserva de vagas, pq não são todas as vagas destinadas a cotistas respeitando a proporção racial (social, religiosa e de gênero)da população? Nesse caso TODOS, até brancos seriam cotistas. Tirando o aspecto racista/apartheidiano, resolveria o problema dos que reclamam a representação e do estigma negativo dos cotistas numa tacada só.

Porque o que mais dificulta o acesso à universidade é a condição financeira do indivíduo. Quem são os mais afetados? Os negros/pardos. Então o mais correto seria cotas sociais? Poderia ser se não houvesse tanto picareta tentando driblar a sua condição financeira. A cor da pele é um critério melhor para se levar mais pobres ao topo e de quebra pagamos um pouco da dívida histórica.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #667 Online: 24 de Março de 2015, 09:13:05 »
E isso dos cotistas terem desempenho melhor na universidade do que não cotistas (geralmente vindo de escolas de performance superior), quase da impressão de que pra melhorar a qualidade geral do nosso ensino superior nós deveríamos piorar a qualidade das melhoras escolas do EM.

:huh:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #668 Online: 24 de Março de 2015, 09:24:38 »
Pertinente:

The International New York Times: Brasileiros continuam a viver em negação sobre peso do racismo na sociedade
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/the-international-new-york-times/2015/03/24/em-negacao-sobre-o-racismo-no-brasil.htm

Esse trecho evidencia as opiniões de vários foristas:

O mais antigo programa de ação afirmativa em universidade existe há 10 anos, mas ainda enfrenta fortes críticas. Um dos maiores jornais do Brasil assumiu uma firme posição editorial contra as cotas raciais em universidades, argumentando que um sistema que encoraje a diversidade socioeconômica bastaria. Os críticos às vezes consideram as cotas como discriminação reversa ou temem que possam incitar o ódio racial em nossa imaginada "democracia racial", onde negros e brancos brincam lado a lado nas ruas sem serem baleados no peito.

É como Adichie disse. O Brasil ainda está em negação.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #669 Online: 24 de Março de 2015, 09:39:48 »

:hein:

Tiveram outras que eu fiz que passaram batido, mas não foram especificamente pra você, foi pros debatedores em geral.

Talvez a falta de identificação de um "destinatário" atrapalhou.

Porque o que mais dificulta o acesso à universidade é a condição financeira do indivíduo. Quem são os mais afetados? Os negros/pardos. Então o mais correto seria cotas sociais? Poderia ser se não houvesse tanto picareta tentando driblar a sua condição financeira. A cor da pele é um critério melhor para se levar mais pobres ao topo e de quebra pagamos um pouco da dívida histórica.

Eu não 'acredito' no que eu falei, mas é uma reflexão válida do ponto de vista lógico. Pq não se reserva vagas de um modo geral e se elimina o estigma do cotista enquanto faz com que todos fiquem representados de acordo com sua existência na sociedade de facto?

No final ficaríamos com:
- a% de vagas pra rico branco heterossexual católico que estudou em escola pública,
- b% de vagas pra pobre branco heterossexual católico que estudou em escola pública,
[...]
- n% de vagas pra n(condição financeira) + n(cor da pele) + n(gênero) + n(religião) + n(background escolar).

Transformaríamos todos em cotistas, todos estariam representados de acordo com a proporção do IBGE e de quebra a performance deveria subir (dado o melhor desempenho de cotistas apresentado aqui) e o preconceito geral diminuiria (dada a pesquisa que evidencia a maior tolerância dos individuos que habitam ambientes com maior grau de diversidade).

E é isso mesmo, um apelo absolutamente racista e apartheidiano que parece ser o que os defensores da segregação pede. Eu particularmante não gosto e acho perigoso, mas sem dúvida atenderia às requisições dos que pedem representação justa.

Pq alguém pró-cotas iria contra o argumento supra?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #670 Online: 24 de Março de 2015, 09:58:48 »
Eu sei que você não acredita.

Você perguntou, eu respondi e você repetiu a mesma pergunta.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #671 Online: 24 de Março de 2015, 10:05:47 »
Eu não achei que a resposta jogou no buraco todo meu ponto. Mas, ok...

De toda forma, você acha mais fácil alguém burlar a própria condição financeira do que a cor da pele numa condição auto-declarável?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #672 Online: 24 de Março de 2015, 10:13:09 »

De toda forma, você acha mais fácil alguém burlar a própria condição financeira do que a cor da pele numa condição auto-declarável?

Muito mais fácil burlar a própria condição financeira, nossa. Acho que a esmagadora maioria branca não teria coragem de se declarar negra. Mas às vezes você encontra uns cara de pau. Vou ver se encontro algum índice de cara de pau pra ver a proporção de picareta existente.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #673 Online: 24 de Março de 2015, 10:17:51 »

Muito mais fácil burlar a própria condição financeira, nossa. Acho que a esmagadora maioria branca não teria coragem de se declarar negra. Mas às vezes você encontra uns cara de pau. Vou ver se encontro algum índice de cara de pau pra ver a proporção de picareta existente.

Esse 'nossa' seu me impediu de saber se você está falando sério ou brincando.

O problema talvez nem sejam os brancassos, mas a turma que está no meio do caminho e que eu suponho ser a maior parte dos brasileiros. Esses podem, de acordo com a própria escolha, se posicionar na escala de acordo com a questão ou com o que está em jogo.

Burlar a condição financeira depende de mais artimanhas do que marcar um 'x' no formulário. Acho que esse ponto é o mais básico e até simplório nessa discussão.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #674 Online: 24 de Março de 2015, 10:25:58 »

Esse 'nossa' seu me impediu de saber se você está falando sério ou brincando.

O problema talvez nem sejam os brancassos, mas a turma que está no meio do caminho e que eu suponho ser a maior parte dos brasileiros. Esses podem, de acordo com a própria escolha, se posicionar na escala de acordo com a questão ou com o que está em jogo.

Burlar a condição financeira depende de mais artimanhas do que marcar um 'x' no formulário. Acho que esse ponto é o mais básico e até simplório nessa discussão.

Não, não teve ironia. O Donatello aqui explica bem melhor como é fácil burlar:

Citação de: Donatello
Os critérios para acesso a cotas são os seguintes

1 apresentar comprovante de endereço em seu nome ou algo que valha (nome dos pais, nome de terceiro com declaração do terceiro de que você mora lá)
2 apresentar comprovante de renda próprio e das pessoas que VOCÊ DECLAROU que vivem contigo ou declaração de próprio punho dizendo que não possui renda ou que possui renda informal especificando o valor
3 em caso de cotas raciais, autodeclaração de negritude (que dependendo do sistema pode ou não ser verificada por terceiros)
4 em caso de cotas sociais, histórico escolar comprovando ter se formado em escola pública

A questão chave é que nenhum adolescente de classe média ou classe média alta precisa fraudar nada para se adequar a estes critérios, os filhos do Agnóstico, os filhos do Barata e os filhos do Snow (só para citar 3 foristas que não fazem questão de omitir que são "bem de vida") podem perfeitamente se candidatar como cotistas raciais aqui na estadual do Rio, quando estiver na época, sem nenhuma dificuldade ou ilegalidade. Se derem a sorte de conseguirem vagas para os pimpolhos em algum CPII, IFSP ou Colégio Militar da vida ainda poupam um dinheirão, dão uma formação de altíssimo padrão aos filhotes e ainda podem botar os mesmos pra concorrer em qualquer universidade cotista do país.

Bota a conta de luz da casa de praia no próprio nome, declara morar sozinho lá (até onde eu saiba não é tecnicamente fraude), declara não ter renda e viver de ajudas eventuais de parentes (não é fraude e, provavelmente, nem mentira), declara ser negro (ou apresenta o histórico do IFSP). Pronto, passou em Direito com 54 pontos enquanto os honestos fizeram 70 pontos e ficaram reprovados. Aliás, este é um outro ponto, ao ser um meio facílimo e sem riscos para aplicação da Lei de Gerson as cotas reforçam e muito no imaginário popular esta ideia tão brasileira do jeitinho, da malandragem safada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!