Leia apenas sobre subterfúgios de esconder a verdadeira condição financeira. É muito fácil. Mas se o cara quiser ser picareta e se declarar negro é mais fácil ainda, lógico. Só que terá de passar por diversos constrangimentos. Nesse sentido que eu disse que é mais "difícil" se declarar negro, ter que ser um cara de pau.
aaaaaah tá, só nesse sentido aí? Mesmo assim não cabe pra todos, só pra quem for branco branco branco, do resto...
Cara, no modo geral, falando do cenário todo, sem apontar ou criar um caminho novo, sem ter que ficar descortinando algo, é muito mais fácil autodeclarar sua cor num formulário do que falsificar sua condição financeira. Sem contar nas implicações de cada um desses problemas, se pego (pro que tem condição de ser pego).
EDIT:
E no link que você postou por último:
Renda e histórico escolar podem comprovar fraude, diz reitor
Apesar da discrepância entre as declarações dos jovens e suas aparências, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, alegou que a universidade nada pode fazer para evitar casos como esses. “A definição de cor é por autodeclaração. Não temos nada a fazer em relação a isso”, disse em entrevista ao G1, acrescentando que apenas a declaração de cor — supostamente irregular — não configura fraude.
Camarada Pasteur, você está lendo a totalidade dos links que você posta? Ou está jogando contra você mesmo num sentido humanitário pró-debate?
Não é a primeira vez que eu vejo isso ocorrer.