Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84754 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #950 Online: 01 de Maio de 2015, 11:45:55 »
Se os cotistas têm notas de corte maiores que não-cotistas, para que servem as cotas? :hein:

Não sei se é bem assim, há casos de fraudes no sistema de cotas, se a auto-declaração fosse tão "solta" assim, a "fraude" seria impossível, a menos que o fraudador fosse abismalmente imbecil a ponto de postar no facebook como fraudou o sistema e etc, posando ao lado do dinheiro e ítens de luxo, etc.

MAS isso não quer dizer que as cotas, mesmo sem fraudes, já não atendam principalmente aqueles que já não têm tanto as dificuldades tidas como características do grupo.

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/relatorio-questiona-lei-das-cotas-sugere-mensalidade-em-faculdade-publica-12685052

Mas a própria reportagem fala sobre como o pessoal que pode pagar mais caro por cursinhos e por escolas que "adestram" os alunos a conseguirem notas altas no ENEM não têm mais vantagens sobre os cotistas uma vez que estão em um ambiente novo. A questão das cotas é o acesso, depois disso o aluno está por conta própria. E é estando por conta própria que os cotistas não são piores do que os "adestrados".
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #951 Online: 01 de Maio de 2015, 11:57:17 »
Como se todos os cotistas fossem de fato pobres e/ou negros, e não tivessem as mesmas condições de alguns não cotistas de pagarem um cursinho para se preparar para as provas de seleção:

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/uerj-nada-faz-para-deter-as-fraudes-a-lei-das-cotas/

Com este critério de auto-declaração as pessoas logicamente vêem a possibilidade de candidatarem para vagas por cotas, mesmo não sendo negros e/ou pobres, aberta, e um caminho mais fácil para conseguirem uma vaga na Universidade. E é lógico que com o tempo, com o número crescente de pessoas se candidatando para estas vagas, inclusive pessoas bem preparadas pelas recursos sócio-econômicos superiores que possuem, a nota de corte entre cotistas mais cedo ou mais tarde iria se tornar maior do que entre os candidatos a vagas de livre concorrência.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #952 Online: 01 de Maio de 2015, 11:58:31 »
É como disse Thomas Sowell, as cotas são criadas para ajudarem um grupo especifico de pessoas, mas quem acaba se beneficiando delas, em geral não faz parte deste grupo de pessoas. Está ai o exemplo!

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #953 Online: 01 de Maio de 2015, 12:00:41 »
Detalhe, boa parte destes cotistas que ajudam a subir a média de nota entre este grupo, fez sim cursinho, como mostrado na reportagem acima, logo. . .

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #954 Online: 01 de Maio de 2015, 12:12:55 »
É como disse Thomas Sowell, as cotas são criadas para ajudarem um grupo especifico de pessoas, mas quem acaba se beneficiando delas, em geral não faz parte deste grupo de pessoas. Está ai o exemplo!

Abraços!

Eu não sei se é 100% assim, porque, sendo talvez excessivamente otimista, existem coisas até como uma "bolsa-cotista", aos cotistas com uma renda suficientemente baixa. Não sei se é em todos os estados, nem mais detalhes. Mas sugere que no mínimo há algo mais do que auto-declaração, quanto às cotas sociais ao menos. (Se bem que a matéria menciona a estratégia de emitir a renda de um dos pais).

A matéria fala de "60 suspeitos". O quanto isso representaria da totalidade do conjunto em questão?

Acho que o que Sowell fala seria mais sobre algo mais natural e menos corrupto. Como pessoas mais pobres que, ainda assim, tenham pais com formação superior, por exemplo, bem como que já tenham tido a sorte de estudar nas melhores escolas públicas, esse tipo de coisas. Então o retrato fiel da coisa não é tanto o de uma política que ajudaria aos mais pobres, mas aos mais "ricos" dentre os mais pobres. Os mais pobres mesmo continuam tendo o mesmo ensino básico ruim de sempre, mas o governo tem melhorias para apresentar, fazendo um trabalho fácil.

Um pouco parecido com colégios particulares de empregados de empresas que fazem pré-seleção dos alunos, só aceitando os melhores. Aí obviamente tal colégio vai "detonar" a escola pública, tal como seria se a escola pública expulsasse a todos que tirassem um D.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #955 Online: 01 de Maio de 2015, 12:22:33 »
Mais de 60 suspeitos em um universo de 30000 vagas (ou 45% destas, que pertencem aos cotistas)?

"Boa parte", novamente, fica por sua conta.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #956 Online: 01 de Maio de 2015, 12:24:24 »
Nota de corte é a nota de entrada? Nota do vestibular?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #957 Online: 01 de Maio de 2015, 13:30:53 »
Mais de 60 suspeitos em um universo de 30000 vagas (ou 45% destas, que pertencem aos cotistas)?

"Boa parte", novamente, fica por sua conta.
Os dois alunos brancos que entraram pelo sistema de cotas raciais comigo quando fiz jornalismo não entram nestes 60 suspeitos, os meus dois colegas de turma de fato negros e bastante pobres MASSSSSS que fizeram ensino médio na prestigiosissima Fiocruz também não, os meus dois colegas brancos de classe média que também entraram pelas cotas (um dos quais oriundo do prestigioso IFRJ), estes com certeza mentindo na declaração de renda também não, minha colega de estágio cotista e oriunda do mega prestigioso CPII idem. A minha colega que se formou gratuitamente e recebendo bolsa auxilio na fucking PUC Rio (não é cota mas a logica e os problemas do Prouni são os mesmos) também não. Um dos foristas (acho que o Pasteur) já insinuou neste ou em outro tópico que também fez algo do tipo para entrar na faculdade. Estes 60 suspeitos não anulam nem enfraquecem a hipótese de que grande parte dos cotistas entram por fraude ou não são exatamente o publico alvo "de propaganda" do sistema. É como negar a frase "boa parte dos políticos são desonestos" apontando para um "apenas meia dúzia foi presa por algo, o boa parte fica por sua conta".

Vocês da trupe dos defensores do sistema de cotas, da sua eficácia e da lisura dos seus processos seletivos conhecem o sistema dos bancos de sua instituição? Ou a única fonte de vocês é o blog do negro Belchior e os estudos "acadêmicos" do IPEA?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #958 Online: 01 de Maio de 2015, 13:41:10 »
É a nota tirada pelo último de fato aprovado (isto é, que foi convidado a se matricular) em determinado curso.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #959 Online: 01 de Maio de 2015, 13:41:51 »
*último candidato de fato aprovado

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #960 Online: 01 de Maio de 2015, 13:46:38 »
É a nota tirada pelo último de fato aprovado (isto é, que foi convidado a se matricular) em determinado curso.

Se os cotistas estão tendo nota de corte superior aos da concorrência aberta... bom... a conclusão aqui não é inevitável?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #961 Online: 01 de Maio de 2015, 14:02:11 »
Jhonny, eu não sei em que parte e contexto do debate isso foi mencionado, mas não... A nota de corte dos cotistas é quase sempre inferior (beeeeeeemmmm inferior em geral) à nota de corte da ampla concorrência (pelo menos até onde eu vinha acompanhando quando prestei meu último vestibular em 2012). Isso não significa que todo cotista tire nota abaixo da nota de corte da ampla concorrência. Eu mesmo das duas vezes que prestei como cotista tirei notas superiores à nota de corte da ampla concorrência (em uma delas, pra Biotecnologia na UEZO, fui o primeiro colocado geral, não cheguei a começar o curso). Estes meus colegas de turma egressos de federais também tiraram notas acima do corte... Qual a proporção disso eu não sei... Talvez a nota media de acesso seja até parecida entre os dois grupos mas a nota de corte ainda é (ou era até três anos atrás) bem diferente.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #962 Online: 01 de Maio de 2015, 14:05:26 »
Daqui, Donatello:

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2015/05/01/internas_educacao,643018/desempenho-de-cotistas-na-ufmg-e-igual-ou-superior-aos-demais-alunos.shtml

Citação de: Estado de Minas
[...]O rendimento dos egressos de escola pública já começa a chamar a atenção na aprovação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em mais da metade dos cursos, em pelo menos uma das quatro modalidades de cotas, a nota de corte dos beneficiários é maior do que na ampla concorrência. E, nos casos em que ela é menor, a diferença entre quem entrou ou não pela Lei das Cotas é pequena, de menos de 10%.

Se a nota de corte está assim, esse é o maior ponto "anti cota" que pode existir.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #963 Online: 01 de Maio de 2015, 14:10:29 »
Daqui, Donatello:

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2015/05/01/internas_educacao,643018/desempenho-de-cotistas-na-ufmg-e-igual-ou-superior-aos-demais-alunos.shtml

[...]O rendimento dos egressos de escola pública já começa a chamar a atenção na aprovação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em mais da metade dos cursos, em pelo menos uma das quatro modalidades de cotas, a nota de corte dos beneficiários é maior do que na ampla concorrência. E, nos casos em que ela é menor, a diferença entre quem entrou ou não pela Lei das Cotas é pequena, de menos de 10%.

Se a nota de corte está assim, esse é o maior ponto "anti cota" que pode existir.

Em uma das quatro modalidades de cota, pouco mais de 50%.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #964 Online: 01 de Maio de 2015, 14:14:46 »
Estes 60 suspeitos não anulam nem enfraquecem a hipótese de que grande parte dos cotistas entram por fraude ou não são exatamente o publico alvo "de propaganda" do sistema. É como negar a frase "boa parte dos políticos são desonestos" apontando para um "apenas meia dúzia foi presa por algo, o boa parte fica por sua conta".

Vocês da trupe dos defensores do sistema de cotas, da sua eficácia e da lisura dos seus processos seletivos conhecem o sistema dos bancos de sua instituição? Ou a única fonte de vocês é o blog do negro Belchior e os estudos "acadêmicos" do IPEA?

Eu não tenho uma "instituição". Você denunciou algum desses seus colegas?

Então você está afirmando que a maioria dos que ingressam nas universidades através de cotas são fraudes? Se sim, o sistema não funciona e não há benefícios pra ninguém. E se não há benefícios pra ninguém, então não há prejuízo pra ninguém. Então... qual o prejuízo? ::)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #965 Online: 01 de Maio de 2015, 14:16:40 »
Daqui, Donatello:

Em uma das quatro modalidades de cota, pouco mais de 50%.

Dizem que onde é inferior, é muito pouco inferior, menos de 10%.

Respondendo o post supra, o prejuízo é o ja alardeado há muito: discriminação social e racial, pra nada, enquanto os implementadores alardeiam ser pelos mais desfavorecidos durante campanha política.
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 14:32:57 por Johnny Cash »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #966 Online: 01 de Maio de 2015, 14:31:01 »
Diego... Eu não estou em condições de me alongar... Mas... Em primeiro não há o que denunciar... No meu post lá na segunda pagina eu explico e e duvido que você ouse discordar, não há ilegalidades nestas fraudes (como bem explica também o reitor da UERJ em matéria trazida pelo Skeptikos). Este é um dos problemas centrais do sistema. Os aspectos da "fraude" não podem ser demonstrados em juízo... Eu não consigo provar em juízo que a Isabeli Fontana é branca se ela se declarar negra por mais fraudulenta que obviamente essa declaração seja, do mesmo modo eu não consigo provar ser falsa a declaração de morar sozinho sem renda própria de um pos adolescente que na verdade vive sob as expensas do pai num apartamento de 4 quartos no Leblon. Em segundo nem todo mundo se beneficia nem não há ninguém que não perca. Quem resolve seguir as normas escritas no processo pode perder a vaga para o sujeito que teve um pouco menos de pudor e omitiu a renda do paisão. Vou fazer um filme com massinha e postar no Youtube pra tentar ser mais compreensível, mas depois... [editado, excepcionalmente para retirar injustificável ad hominem]
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 15:24:33 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #967 Online: 01 de Maio de 2015, 14:49:27 »
Quando disse que não há ilegalidade na fraude, sei que a frase soa analfabeta mas a culpa não é minha, é bem mais de quem criou uma lei que diz "negros serão privilegiados em tal situação" num país onde há outra lei que diz "serão negros todos os que assim se declararem" eu intentava dizer que os aspectos pelos quais a lei de cotas podem ser burlados (em que haveria ilegalidade) não podem ser explicitados, são imponderáveis...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #968 Online: 01 de Maio de 2015, 15:16:49 »
Jhonny, quanto ao trecho que você cotou talvez possa ser reflexo de exatamente isso.Talvez o cenário repetitivo de jovens honestos sendo passados pra trás por seus colegas espertos ("ahhh bundão...não falei?foi declarar que morava com seu pai...agora fica aí na educação física que tô indo pra minha aula de cirurgia geral...quando eu precisar de um personal te ligo...vê se faz um precinho de amigo hahahhaha"), percebendo que estes mesmos colegas passam a ter direito a auxílio monetário pra beber cerveja no CA, bilhete gratuito de ônibus... Comecem a fazer a decisão pelo óbvio. Desde que falo sobre cotas aqui que defendo que um dos [INÚMEROS] problemas do sistema de cotas é que ela é um espetacular reforço pra lei de gerson.

Aliás, já estou me inscrevendo para concursos de novo (agora finalmente pra biólogo e professor) e a maioria deles têm vagas reservadas para negros (sem qualquer outro critério, basta se declarar negro) não precisarei fraudar nada para entrar nos critérios já que fui amaldiçoado por deus tipo a tia Anastácia mas faço sinceros votos de que 100% dos candidatos... Dos mais macacas de carvão até os mais leite azedos se declarem pretos como urubus. Porque se tem uma coisa na qual tenho que concordar com o Diego é que o sistema de cotas só deixará de representar um prejuízo imenso (exceto talvez pelo reforço negativo sobre a pretitude) quando todo mundo perceber o quanto é fácil ser cotista (ou perder o pudor de burlar as regras). Se for este o caso então podemos ter esperança que por linhas tortas (como escrevi num tópico que escrevi sobre isso:dois erros as vezes fazem um acerto) a coisa esteja "se consertando"
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 15:29:09 por Donatello van Dijck »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #969 Online: 01 de Maio de 2015, 15:28:11 »
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/itamaraty-mantem-aprovacao-de-candidato-branco-beneficiado-por-cota-racial-9919463

...

Para o sociólogo e ativista do Movimento Negro, Marcos Romão, a autodeclaração da afrodescendência é inegociável. Segundo ele, o que mais conta não é a cor da pele, mas sim as práticas sociais do negro. No entanto, de acordo com o sociólogo, eventuais usos distorcidos devem ser punidos:

- A pessoa tem que segurar o peso social da autodeclaração. E se declarou falsamente, é uma pessoa racista. Mas é importante ressaltar que a questão não é a pele preta, é ser negro. Eu conheço muito 'clarinho' que é negro e muito negro que é 'clarinho'.

...

Se o negro tiver "práticas sociais" "de branco", será que seria uma fraude também? :hein:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #970 Online: 01 de Maio de 2015, 15:36:04 »
Prática social de branco é comer de garfo e faca e prática social de negro é comer com a mão? Ou perdi alguma coisa enquanto fui ali fazer o número 1?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #971 Online: 01 de Maio de 2015, 16:07:39 »
Impressionante o nível de racismo desses ativistas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #972 Online: 01 de Maio de 2015, 16:51:07 »
Diego... Eu não estou em condições de me alongar... Mas... Em primeiro não há o que denunciar... No meu post lá na segunda pagina eu explico e e duvido que você ouse discordar, não há ilegalidades nestas fraudes (como bem explica também o reitor da UERJ em matéria trazida pelo Skeptikos).

Não? Veja bem, o que o reitor não pode contestar é a autodeclaração, mas o uso de documentos falsos pra provar que estudou em colégio público ou pra comprovar renda dentro do limite do sistema de cotas, são crimes e o MP vem denunciando o pessoal normalmente.

http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/26/aluna-e-expulsa-da-uerj-por-fraude-em-sistema-de-cotas-sociais.htm
http://www.ebc.com.br/educacao/2014/01/uerj-expulsa-aluno-de-medicina-que-fraudou-sistema-de-cotas-sociais
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/as-fraudes-nos-sistemas-de-cotas-das-universidades
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/promotoria-investiga-41-suspeitas-de-fraude-no-sistema-de-cotas-na-uerj.html

De acordo como reitor, 40% das vagas na Uerj são destinadas a cotistas. Deste total, uma parcela é reservada a negros e indígenas. No entanto, para obter o benefício, o candidato precisa comprovar ter completado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas e ter baixa renda. “[Se o aluno estudou em ] Escola pública, nós conseguimos apurar porque há registros. Se o colégio não é reconhecido como público, é fácil de pegar. Mas a declaração de renda, os dados da Receita Federal são sigilosos. Fechamos um acordo com a Receita para que ela não revele os dados, mas diga se a renda é verdadeira ou falsa”, explicou Vieiralves.

Este é um dos problemas centrais do sistema. Os aspectos da "fraude" não podem ser demonstrados em juízo... Eu não consigo provar em juízo que a Isabeli Fontana é branca se ela se declarar negra por mais fraudulenta que obviamente essa declaração seja, do mesmo modo eu não consigo provar ser falsa a declaração de morar sozinho sem renda própria de um pos adolescente que na verdade vive sob as expensas do pai num apartamento de 4 quartos no Leblon. Em segundo nem todo mundo se beneficia nem não há ninguém que não perca. Quem resolve seguir as normas escritas no processo pode perder a vaga para o sujeito que teve um pouco menos de pudor e omitiu a renda do paisão.

Como demonstrado acima, podem sim. E estão sendo investigados e punidos. Se a sua justificativa pra não denunciar é de que não é crime ou não é passível de punição, não seja por isso. Algumas, como no último link, partiram de colegas de classe e resultaram em expulsão.

Vou fazer um filme com massinha e postar no Youtube pra tentar ser mais compreensível, mas depois... [editado, excepcionalmente para retirar injustificável ad hominem]

Se não tiver ad hominem, não é você. :ok:
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 17:02:13 por Diegojaf »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #973 Online: 01 de Maio de 2015, 17:09:24 »
Olha... Um ad hominem hahahsha. A reciproca é verdadeira...

A questão é que lá no ad hominem que eu achei por bem editar (mas se quiserem punir podem, eu editei porque reconheci que tinha estrapolado mesmo) eu fazia menção a aspectos da sua vida que você já deixou claro aqui mas que não têm nenhum vínculo com sua participação no fórum menos ainda com este tópico e se você for minimamente honesto argumentativamente hahahahhsha você há de admitir que este tipo de ad hominem não é comum na minha atuação aqui, seria como você me chamasse de "faveladinho de merda", por isso editei e admiti que era injustificável... Dizer por exemplo que você é um forista que em algumas participações aparenta ter deficiências cognitivas não seria um ad hominem injustificável e eu não teria editado ::)

Bom, quanto ao tópico e a sua resposta sobre passar a peneira em quem frauda... Como em tudo no sistema de cotas... A teoria funciona que é uma maravilha até que o mundo real atrapalhe. Depois eu te explico melhor como o mundo real atrapalha a teoria... Estou sem tempo por hora.
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 17:20:25 por Donatello van Dijck »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #974 Online: 01 de Maio de 2015, 17:20:12 »
Olha... Um ad hominem hahahsha. A reciproca é verdadeira...

A questão é que lá no ad hominem que eu achei por bem editar (mas se quiserem punir podem, eu editei porque reconheci que tinha estrapolado mesmo) eu fazia menção a aspectos da sua vida que você já deixou claro aqui mas que não têm nenhum vínculo com sua participação no fórum menos ainda com este tópico e se você for minimamente honesto argumentativamente hahahahhsha você há de admitir que este tipo de ad hominem não é comum na minha atuação aqui, seria como você me chamasse de "faveladinho de merda", por isso editei e admiti que era injustificável... Dizer por exemplo que você é um forista que aparenta ter deficiências cognitivas não seria um ad hominem injustificável e eu não teria editado ::)

Eu nunca chamaria ninguém de faveladinho de merda... corno ou corno revoltado seria uma escolha mais... apropriada? :lol:

Bom, quanto ao tópico e a sua resposta sobre passar a peneira em quem frauda... Como em tudo no sistema de cotas... A teoria funciona que é uma maravilha até que o mundo real atrapalhe. Depois eu te explico melhor como o mundo real atrapalha a teoria... Estou sem tempo por hora.

Tá "ferto"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!