É como disse Thomas Sowell, as cotas são criadas para ajudarem um grupo especifico de pessoas, mas quem acaba se beneficiando delas, em geral não faz parte deste grupo de pessoas. Está ai o exemplo!
Abraços!
Eu não sei se é 100% assim, porque, sendo talvez excessivamente otimista, existem coisas até como uma "bolsa-cotista", aos cotistas com uma renda suficientemente baixa. Não sei se é em todos os estados, nem mais detalhes. Mas sugere que no mínimo há algo mais do que auto-declaração, quanto às cotas sociais ao menos. (Se bem que a matéria menciona a estratégia de emitir a renda de um dos pais).
A matéria fala de "60 suspeitos". O quanto isso representaria da totalidade do conjunto em questão?
Acho que o que Sowell fala seria mais sobre algo mais natural e menos corrupto. Como pessoas mais pobres que, ainda assim, tenham pais com formação superior, por exemplo, bem como que já tenham tido a sorte de estudar nas melhores escolas públicas, esse tipo de coisas. Então o retrato fiel da coisa não é tanto o de uma política que ajudaria aos mais pobres, mas aos mais "ricos" dentre os mais pobres. Os mais pobres mesmo continuam tendo o mesmo ensino básico ruim de sempre, mas o governo tem melhorias para apresentar, fazendo um trabalho fácil.
Um pouco parecido com colégios particulares de empregados de empresas que fazem pré-seleção dos alunos, só aceitando os melhores. Aí obviamente tal colégio vai "detonar" a escola pública, tal como seria se a escola pública expulsasse a todos que tirassem um D.