(...)
Fico curioso com o que os defensores de cotas raciais pensam de casos como esses, de pessoas de fenótipo que todo mundo dá por "branco", mas sejam filhas de negros/mulatos. Estão na mesmíssima condição sócio-econômica ("ainda mais" no caso de irmãos). Acho que a rejeição deve implicar em uma admissão de se estar jogando a toalha e tentando criar uma discriminação racial compensatória inversa, ou, se a pessoa é admitida, revela que o critério "real" é na verdade sócio-econômico, não racial.
Dizer que brancos filhos de negros mereçam cotas raciais não é sustentado pela argumentação do multiculturalismo ou diversidade cultural (atualmente utilizada), por que esta medida tem como objetivo colocar pessoas com características fenotípicas negras com pessoas com características fenotípicas brancas para possibilitar que estes negros convivam com os brancos em ambientes antigamente frequentado apenas por brancos.
Colocar um branco filho de negro para conviver com outros brancos não atinge este objetivo, e em essência não muda nada, pois o ambiente continuara sendo frequentado apenas por brancos. Não adianta ser filho de negro, a maioria das pessoas não saberá disso, e na verdade, mesmo que saibam, nunca irão ver esta pessoa como negra, pois os critérios que as pessoas usam para julgar uma pessoa como branca ou negra são ou serão justamente as características fenotípicas, como a cor da pele, o tipo de cabelo e etc., e não a sua ascendência, até por que segundo esta lógica, como eu já disse, se voltarmos a arvore genealógica até os primórdios, seriamos todos nós descendentes de negros, e por tanto, "negros" como os das reivindicações (ou protesto) acima, e por consequência, toda esta ideia de cotas raciais cairia por terra, já que seriamos todos nós negros.
Eu também não consigo entender o que defensores de cotas raciais pensariam ou diriam a respeito de casos como este, talvez ficassem divididos, e talvez boa parte deles fossem até mesmo contra a ideia de considerar pessoas com pais negros mais com características fenotípicas brancas serem classificadas como negras (principalmente por que isso parece ser incongruente ou contraditório a argumentação predominantemente usada atualmente, que é a do multiculturalismo ou diversidade étnica-cultural).
Abraços!