Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84752 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #900 Online: 27 de Março de 2015, 12:24:14 »
Eu acho que o Barata já colocou aqui que cotistas tem desempenho muito semelhante a não cotistas e que essa falácia de que a qualidade cairia não procede.
O desempenho varia, e deve na maior parte do tempo variar proporcionalmente ao desempenho anterior, em algo captado pelo processo seletivo.

Dessa forma simplesmente não é "falácia" alguma que a qualidade tenda a cair conforme se baixa o rigor de preparo exigido como critério de admissão. Você não pode trocar por um sorteio e esperar o mesmo resultado.

Em diferentes cursos a diferença de preparo inicial também poderá ter diferente grau de relevância no aproveitamento. Não sei se coincide aos cursos mais concorridos, mas é uma possibilidade.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #901 Online: 27 de Março de 2015, 12:30:42 »

Ué, Lorentz, você não sabe da qualidade do ensino público? Pelo andar da carruagem vai demorar bastante. E sim, apoio as cotas até que a desigualdade diminua a um nível tolerável.

A saúde pública também é uma lástima. Deve haver cotas para negros no atendimento a fim de reduzir a disparidade racial na saúde?

Na saúde pública o acesso é universal, no ensino público não. O bom ensino público é reservado majoritariamente aos mais ricos e brancos e o pior também majoritariamente aos mais pobres e pardos/negros

Está negando o racismo, os negros têm sim mais problemas de saúde do que os brancos.

Isso de "acesso universal" é equivalente a dizer que nas escolas públicas as vagas simplesmente não são distribuídas preferencialmente a brancos, logo é tudo igual.

Um preto que chegar a um hospital público vai ter negado seu atendimento?

Um preto querendo entrar numa escola ou faculdade pública terá negada sua matrícula?

O vestibular vai impedi-lo.

Como?  :o

Preciso mesmo explicar todo o sistema de ensino brasileiro e como ele é segregacionista pra você?

Não, precisa apenas explicar como um negro teria sua matrícula impedida numa escola ou faculdade pública, com provas.

Você entendeu, né? É difícil quando alguém se faz desentendido. Negros em geral tem acesso precário à educação muito mais que brancos, logo essas provas tendem à excluí-los e veremos com muito pouca frequencia suas matrículas nessas escolas. É uma forma de negar acesso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #902 Online: 27 de Março de 2015, 12:49:41 »

Algum problema se cotas para pobres acabem por beneficiar brancos pobres?

Se não for igualitária com pretos pobres tenho muitos problemas com isso.

E se não for igualitária com brancos pobres?

Pois é justamente que isso que ocorre para que, como você disse, os brancos "não sejam os que se beneficiam mais" das cotas apenas sociais.

Você ignora que brancos pobres já tem vantagem contra preto pobre.

Eles sempre/quase semrpe levam vantagem contra um negro igualmente pobre, logo, as cotas podem ser injustas contra eles. É isso?

Não de ser injustas com os brancos, mas de ser justa com os pretos. Teoricamente teria o efeito de igualar as oportunidades e ser justo para ambos.

"Teoricamente" não, apenas em discurso.

Na prática, brancos tão ou mais pobres e com a maior parte das mesmas desvantagens pode ficar sem vaga apesar de desempenho igual ou superior.

É "duplipensar" ver isso apenas como "justo com negros" e não injusto com os brancos pobres prejudicados.

O branco pobre perde a vaga à qual está tão ou mais qualificado, por que? Porque há já brancos ricos demais com curso superior.

Levando ainda em consideração que a maior parte dos problemas sociais não é associado a raça, mas sim a classe, a coisa deveria logicamente ser considerada particularmente injusta, bem como racista.

Há ainda outros efeitos colaterais embutidos aí, inclusive relacionados à perpetuação da percepção de negros como menos capacitados do que brancos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #903 Online: 27 de Março de 2015, 12:52:09 »
Você entendeu, né? É difícil quando alguém se faz desentendido. Negros em geral tem acesso precário à educação muito mais que brancos, logo essas provas tendem à excluí-los e veremos com muito pouca frequencia suas matrículas nessas escolas. É uma forma de negar acesso.

Negros tem em geral acesso mais precário à saúde e saneamento do que brancos, e logo os problemas de saúde os atingem mais.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #904 Online: 27 de Março de 2015, 13:45:22 »

Na prática, brancos tão ou mais pobres e com a maior parte das mesmas desvantagens pode ficar sem vaga apesar de desempenho igual ou superior.

É "duplipensar" ver isso apenas como "justo com negros" e não injusto com os brancos pobres prejudicados.

O branco pobre perde a vaga à qual está tão ou mais qualificado, por que? Porque há já brancos ricos demais com curso superior.

Levando ainda em consideração que a maior parte dos problemas sociais não é associado a raça, mas sim a classe, a coisa deveria logicamente ser considerada particularmente injusta, bem como racista.

Há ainda outros efeitos colaterais embutidos aí, inclusive relacionados à perpetuação da percepção de negros como menos capacitados do que brancos.
Na universidade? Mas, ao concluir o curso superior não há corte na aprovação. Ao final, quem mereceu o canudo, fez por onde.

No Brasil tem essa subdivisão na política de cotas p/ Universidades públicas( 25% de 50% do total: étnicas e sociais ). Acho que foi pensado assim quando formularam, os 25% seria alvo dos brancos pobres da base da pirâmide social, onde são estatisticamente uma minoria pouco expressiva. No caso do Ghiraldelli, ele dá a entender ser contra às sociais por achar que é um atestado definitivo de interrupção da meta de se alcançar um ensino público de qualidade, pela falta de compromisso político.

Negros tem em geral acesso mais precário à saúde e saneamento do que brancos, e logo os problemas de saúde os atingem mais.
Mas não seria resolvido com a ascensão profissional-financeira proporcionado aos negros/pardos através das ações afirmativas? Esse grupo, então, poderia optar por pagar planos de saúde ou se mudar para um lugar melhor. O problema ao meu ver está na falta de acesso às oportunidades em adquirir conhecimentos para galgar uma posição melhor na sociedade, e as cotas nas universidades( étnicas e sociais ) vêm como um antídoto de curto prazo( na mesma geração ) p/ o problema.

Sei que tudo isso não precisaria acontecer se o nosso ensino público básico e médio fossem de primeiro mundo.
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #905 Online: 27 de Março de 2015, 14:15:57 »
Eu acho que o Barata já colocou aqui que cotistas tem desempenho muito semelhante a não cotistas e que essa falácia de que a qualidade cairia não procede.
O desempenho varia, e deve na maior parte do tempo variar proporcionalmente ao desempenho anterior, em algo captado pelo processo seletivo.

Dessa forma simplesmente não é "falácia" alguma que a qualidade tenda a cair conforme se baixa o rigor de preparo exigido como critério de admissão. Você não pode trocar por um sorteio e esperar o mesmo resultado.

Em diferentes cursos a diferença de preparo inicial também poderá ter diferente grau de relevância no aproveitamento. Não sei se coincide aos cursos mais concorridos, mas é uma possibilidade.
É como disse Sérgio Navega:

Citação de: Sérgio Navega
[...] a evolução de nossa percepção preferiu privilegiar a detecção de padrões, mesmo que esses padrões pudessem ser apenas ilusórios.[...] Se temos uma propensão a considerar válidos mesmo os padrões ilusórios, estamos dando grande importância àquilo que achamos que percebemos. Isso tem como consequência direta o efeito de fazer-nos privilegiar toda interpretação que confirme as nossas suspeitas. Disso também podemos concluir que raramente vamos nos ocupar em observar detidamente aquilo que não confirma as nossas suspeitas.

O Juca e o Barata fazem justamente isso, aceitam qualquer "evidência" a favor de suas crenças, sem muita analise crítica, e fingem não conhecer, desconsideram descaradamente ou rejeitam sem qualquer fundamento as evidências em contrário a esta tese, na medida que refutariam suas crenças. Se me lembro bem a metodologia destes tais estudos que comprovariam que cotistas possuem desempenho semelhante aos dos não cotistas foi contestada lá atrás no tópico, e outros estudos que apresentaram resultados contrários (ou seja, cotistas apresentando desempenho inferior a não cotistas) foram apresentados e contrapostos a estes que dizem o contrário.

Parafraseando Sérgio Navega: "Privilegiamos  toda interpretação que confirme as nossas suspeitas, na medida que raramente nos ocupamos em observar detidamente aquilo que não confirma as nossas suspeitas". Na minha opinião é exatamente isso que Juca e barata estão fazendo neste tópico.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #906 Online: 27 de Março de 2015, 14:19:43 »

Na universidade? Mas, ao concluir o curso superior não há corte na aprovação. Ao final, quem mereceu o canudo, fez por onde.

Durante o curso, a percepção entre os alunos. Iisso será difícil de evitar sempre que houver disparidade de aproveitamento, o ideal seria uma relativa paridade entre os alunos que têm contato -- Sowell fala algumas coisas nesse sentido, de que acaba sendo melhor para um cotista ou alguém que seria cotista ir para um curso mais leve onde teria aproveitamento mais aproximado da média do que demorar mais para concluir e ficar num nível mais baixo que outros.

E mesmo após a formatura, já que embora legalmente equivalente independentemente do aproveitamento, não implica em diferenças mais ou menos em continuidade ao que havia no curso -- o que é análogo a maior prestígio de umas universidades em relação às outras, mas seria com negros, de qualquer universidade, porque se "imaginará" que as chances são de ter havido entrada facilitada e um aproveitamento algo aquém de um branco médio da mesma instituição.

Eu sinceramente espero que essas possibilidades sejam demasiadamente otimistas e não se concretizem. Isso no entanto será o caso na medida em que as cotas se aproximam de ser desnecessária pela aproximação da nota de corte com não-cotistas, e de quanto menos se aproxima de haver uma "lacuna" entre cotistas brancos e étnicos.

Mas não seria resolvido com a ascensão profissional-financeira proporcionado aos negros/pardos através das ações afirmativas?

O "através das ações afirmativas" é petição de princípio, ou, "nisso que uns apostam", e que não parece exatamente seguro a todos, embora sem dúvida alguma seja seguro apostar em popularidade ao se ser favorável a essa política.

Também meio que deixa de lado a questão da ascenção econômica daqueles sem formação superior. Será que se esperamos que logo a totalidade dos então pobres tenham curso superior, toda a nação sendo essencialmente uma elite? O quanto é realmente sensato esperar que a ampliação do acesso aos "provavelmente já não muito pobres" vá mudar o cenário geral, em especial para os mais pobres, onde se encontram proporcionalmente mais negros, diga-se de passagem?

Esse grupo, então, poderia optar por pagar planos de saúde ou se mudar para um lugar melhor. O problema ao meu ver está na falta de acesso às oportunidades em adquirir conhecimentos para galgar uma posição melhor na sociedade, e as cotas nas universidades( étnicas e sociais ) vêm como um antídoto de curto prazo( na mesma geração ) p/ o problema.

Sei que tudo isso não precisaria acontecer se o nosso ensino público básico e médio fossem de primeiro mundo.

Pois eu acho que não precisa ser "de primeiro mundo" para melhorar significativamente (deve haver exemplos de países e regiões pobres com resultados melhores), e que esse pensamento só atrasa uma solução verdadeira e permanente, é praticamente desistência. E que qualquer coisa no sentido dessas melhoras (e "paliativos" como cursos preparatórios públicos) seriam muito menos problemáticos do que cotas; no que as cotas "fazem sentido" ainda seria melhor pensar nelas como uma solução provisória enquanto não simplesmente se aumenta as vagas para que haja tantas quantas forem necessárias para absorver todos acima de uma nota de corte "funcional".

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #907 Online: 27 de Março de 2015, 15:28:00 »
Durante o curso, a percepção entre os alunos. Iisso será difícil de evitar sempre que houver disparidade de aproveitamento, o ideal seria uma relativa paridade entre os alunos que têm contato -- Sowell fala algumas coisas nesse sentido, de que acaba sendo melhor para um cotista ou alguém que seria cotista ir para um curso mais leve onde teria aproveitamento mais aproximado da média do que demorar mais para concluir e ficar num nível mais baixo que outros.

E mesmo após a formatura, já que embora legalmente equivalente independentemente do aproveitamento, não implica em diferenças mais ou menos em continuidade ao que havia no curso -- o que é análogo a maior prestígio de umas universidades em relação às outras, mas seria com negros, de qualquer universidade, porque se "imaginará" que as chances são de ter havido entrada facilitada e um aproveitamento algo aquém de um branco médio da mesma instituição.

Eu sinceramente espero que essas possibilidades sejam demasiadamente otimistas e não se concretizem. Isso no entanto será o caso na medida em que as cotas se aproximam de ser desnecessária pela aproximação da nota de corte com não-cotistas, e de quanto menos se aproxima de haver uma "lacuna" entre cotistas brancos e étnicos.

[...]
Também meio que deixa de lado a questão da ascenção econômica daqueles sem formação superior. Será que se esperamos que logo a totalidade dos então pobres tenham curso superior, toda a nação sendo essencialmente uma elite? O quanto é realmente sensato esperar que a ampliação do acesso aos "provavelmente já não muito pobres" vá mudar o cenário geral, em especial para os mais pobres, onde se encontram proporcionalmente mais negros, diga-se de passagem?

[...]
Em negrito:

Tem razão. No mais, já li por aí, não me lembro onde, que algumas universidades podem ou já fazem cursos de reforço( de acordo com a disciplina ) durante o primeiro semestre para àqueles que foram aprovados no vestibular através das cotas caso sintam alguma dificuldade em "pegar o ritmo". Na verdade acho que são para todos, não sei. Em tempo, me pareceu uma ideia razoável.

Por que se imaginaria isso, se o cotista conseguiu se formar como qualquer outro? Quem quer que pense assim estaria subjugando equivocadamente.
-----
Em sublinhado:

PRONATEC! :D

Na realidade já existem centros educacionais para  o aluno da rede pública que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes através de programas dos governos estaduais no Brasil - falta ampliar mais -, sem falar dos inúmeros cursos privados de bom custo-benefício.

« Última modificação: 27 de Março de 2015, 15:42:32 por Jack Carver »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #908 Online: 27 de Março de 2015, 16:02:53 »
Eu, como bom pobretão, acho que o maior problema de acesso ao ensino superior, no meu caso especifico, é a falta de oferta de vagas noturnas. Veja bem, geralmente famílias realmente pobres simplesmente não tem condições de bancar os estudos de um ou, muito menos, dois filhos em período integral (o que se agrava no caso de ser em outra cidade). Nessas famílias os adolescentes normalmente começam a trabalhar por volta do fim do ensino médio e o ensino superior fica pra depois (se der).

Já faz mais de dez anos que eu terminei o EM, meus irmãos todos também, mas nenhum faz faculdade, pois todos tem de trabalhar para se sustentar. Não dá pra simplesmente começar um curso que tem aulas das 8:00 às 20:00.

Eu acho que seria mais efetivo a criação de mais cursos noturnos com um número de vagas alto. Hoje do jeito que está é ridículo, uma federal daqui da região, por exemplo, abre semestralmente umas 1500 vagas, mas nem 150 delas são noturnas. A maioria é integral.

Se houvessem mais opções e vagas noturnas, provavelmente eu já teria me formado e haveria uma família pobre a menos no Brasil.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #909 Online: 27 de Março de 2015, 16:15:56 »
Por que se imaginaria isso, se o cotista conseguiu se formar como qualquer outro? Quem quer que pense assim estaria subjugando equivocadamente.

"Se formar como qualquer outro" não sigifica que houve uma "nivelação", e os formados são "iguais", só que passaram de um nível mínimo requerido. Mesmo que uma "inércia" geral das proporções de diferenças desde a entrada possa ser raro, ainda deve haver tendência a esse preconceito, o que seria em algo reduzido se a admissão não fosse com uma colher de chá. Ou algo menos "técnico" que isso (o raciocínio em si é racialmente igualitarista), e mais propriamente racista, sem se aproveitar de maneira minimamente sofisticada só do fator "cota".

Os cotistas brancos, mesmo que fossem sempre efetivamente piores que os negros (não sugiro que deva ser esse o caso), ainda vão tender a não sofrer tanto do mesmo preconceito, pois, simplesmente por serem brancos, se "mesclam" entre os 50%/maioria de não-cotistas brancos.

Acho que poderia haver uma diferença de reputação mais ou menos análoga a existente sobre as próprias insitituições, mas afetando os cotistas de qualquer instituição -- só que os cotistas brancos são "invisíveis", enquanto os negros, vistos como mais provavelmente cotistas.

Com sorte, a tal "inércia" do preparo inicial não deve ser algo significativo, e os empregadores não pensarão nisso e nem serão racistas de qualquer forma.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #910 Online: 27 de Março de 2015, 16:29:31 »
Segundo Sowell, seus estudos apontaram que, boa parte dos cotista nem se quer conseguem se formar, outra parte forma-se com muita dificuldade (ou seja, leva mais esforço e mais tempo do que a média dos não cotistas), e aqueles que conseguem manter a média dos não cotistas e se formarem no mesmo tempo e com os mesmos esforços, são aqueles que entraram através do sistema de cotas mais suas notas seriam suficientes para não precisarem de cotas, logo, estes seriam uma espécie falsos cotistas (que ainda por cima, estariam se beneficiando de algo para o qual não foi feito para eles, mais sim para aqueles que não teriam outras condições de adentrarem numa universidade deste nível).

Sowell sugere no entanto que estes cotistas conseguiriam se formar com certa facilidade e mantendo-se na média de seus colegas caso ao invés de terem estudado numa universidade de elite através do sistema de cotas, tivessem passado no vestibular para uma universidade de nível mais baixo, mais equiparado ao teu, ele teria se formado mais cedo e não teria se sentido inferior a seus colegas, visto que conseguiu se manter na média da classe.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #911 Online: 27 de Março de 2015, 16:41:52 »
Luiz, algumas páginas atrás defendi exatamente este ponto: a abertura de cursos noturnos e em regiões distantes (bairros de periferia, municípios do interior, cidades-dormitório) é a única solução eficaz e justa para o problema da dificuldade de acesso de pobres ao ensino superior (além da melhoria do ensino básico).

E quanto à discussão sobre o desempenho dos cotistas... A gente tem que lembrar sempre que os cotistas da pratica não são os mesmos da teoria. Na teoria teríamos negros e pobres oriundos das péssimas escolas estaduais de EM passando pelas cotas, na prática temos jovens de classe média oriundos de CPII e Colégio Militar. Isso é crucial de ser lembrado neste ponto da conversa.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #912 Online: 27 de Março de 2015, 16:55:04 »
Luiz, algumas páginas atrás defendi exatamente este ponto: a abertura de cursos noturnos e em regiões distantes (bairros de periferia, municípios do interior, cidades-dormitório) é a única solução eficaz e justa para o problema da dificuldade de acesso de pobres ao ensino superior (além da melhoria do ensino básico).

É que eu não li todas as páginas desse tópico produzidas nos últimos dias. Mas é exatamente isso que eu acho também. :ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #913 Online: 29 de Março de 2015, 03:15:02 »
Cotas não deveriam existir porque universidades públicas não deveriam existir, pois não deveria existir Estado. Fim. :v
Oi, eu sou a Luh!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #914 Online: 29 de Março de 2015, 19:44:48 »
Exato. Qualquer coisa parecida com "cotas" só pode ser estabelecida livremente por um grupo de indivíduos com maior poderio bélico, que não deveriam auto-rotular-se "estado", senão quiserem ouvir vaias generalizadas.

E obviamente não cabe a ninguém além deles decidir como "deveriam" ser os critérios, isso é absolutamente insano -- só entra na conversa se você tem chumbo o bastante para fazer valer sua opinião.

Por que não vão lá opinar sobre "cotas" que as gangues que dominam o morro "deveriam" ter? Na segurança da internet, atrás de um teclado, todo mundo tem peito para falar o que "devia" ser... na hora de falar isso para os caras com fuzis nas mãos, é só mimimi.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #915 Online: 03 de Abril de 2015, 13:44:27 »
É um projeto de alguém que não sei de que cor é, onde eles posam segurando essa placa, colocando alguma coisa racista que já tenham ouvido. Separei só essas duas dentre várias outras que estavam num artigo num site de notícias.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #916 Online: 03 de Abril de 2015, 14:07:40 »

Com certeza foram manipulados por branquelos burgueses opressores para fazerem uma coisa dessa!  :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #917 Online: 03 de Abril de 2015, 14:09:15 »
É um projeto de alguém que não sei de que cor é, onde eles posam segurando essa placa, colocando alguma coisa racista que já tenham ouvido. Separei só essas duas dentre várias outras que estavam num artigo num site de notícias.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #918 Online: 03 de Abril de 2015, 14:10:36 »
UERJ

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #920 Online: 03 de Abril de 2015, 14:24:37 »
UERJ

Essa média acadêmica é a dos que completma o curso? Porque se de 10.000 cotistas, apenas um conclui o curso contra 10.000 não cotistas que concluem, esse gráfico pode estar querendo dizer uma coisa, e na verdade dizendo outra.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #921 Online: 03 de Abril de 2015, 14:32:38 »
Então a ironia foi por parte deles, e eu que não entendi.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #922 Online: 03 de Abril de 2015, 20:11:36 »
Não sei se há qualquer "ironia".

Foi só isso, uma série de fotos com as pessoas posando segurando placas com coisas que consideraram racistas que já ouviram.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #923 Online: 03 de Abril de 2015, 20:20:04 »
Não sei se há qualquer "ironia".

Foi só isso, uma série de fotos com as pessoas posando segurando placas com coisas que consideraram racistas que já ouviram.
Sem a explicação de que elas viveram aquilo, a impressão é a de que elas estão dizendo aquilo. Ironia por que, elas estariam expressando exatamente o oposto daquilo que disseram (elas não concordam com a mensagem escrita no quadro).

Só agora entendi que elas estão apenas relatando discursos que ouviram por serem cotistas, mas você não havia explicado isso na sua primeira postagem, somente posteriormente, e por isso eu tive dificuldades em entender a postagem.

Abraços!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #924 Online: 03 de Abril de 2015, 20:23:49 »
Não tinha imaginado que poderia passar essa impressão, até porque hoje em dia parece ser meio modinha isso de posar com alguma coisa ofensiva que ouviu de alguém. Mas pensando bem o oposto é ainda mais comum, posar com uma placa como se dissesse mesmo aquilo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!