Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84755 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #975 Online: 01 de Maio de 2015, 22:14:25 »
Prática social de branco é comer de garfo e faca e prática social de negro é comer com a mão? Ou perdi alguma coisa enquanto fui ali fazer o número 1?

Talvez algo nessa linha:

http://en.wikipedia.org/wiki/Acting_white

In the United States, acting white is a pejorative term, usually applied to African Americans, which refers to a person's perceived betrayal of their culture by assuming the social expectations of white society.[1][2] Success in education in particular (depending on one's cultural background) can be seen as a form of "selling out" by being disloyal to one's culture.[2]

The term is controversial, and its precise meaning is hard to define.[1] Some minority students are discouraged from achieving in school by the negative prejudices of ethnic peers; such a view has been expressed in articles in The New York Times, Time magazine, and The Wall Street Journal—and by public figures and academics across the political spectrum.[2]

[....]

...essa fala do sociólogo soa bem estranha nesse século, e até para a última metade do passado... parece uma tradução de algum texto do tempo em que os americanos falavam "negroes" sem ser meio socialmente inapropriado.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #976 Online: 01 de Maio de 2015, 22:39:57 »
É como disse Thomas Sowell, as cotas são criadas para ajudarem um grupo especifico de pessoas, mas quem acaba se beneficiando delas, em geral não faz parte deste grupo de pessoas. Está ai o exemplo!

Abraços!

Eu não sei se é 100% assim, porque, sendo talvez excessivamente otimista, existem coisas até como uma "bolsa-cotista", aos cotistas com uma renda suficientemente baixa. Não sei se é em todos os estados, nem mais detalhes. Mas sugere que no mínimo há algo mais do que auto-declaração, quanto às cotas sociais ao menos. (Se bem que a matéria menciona a estratégia de emitir a renda de um dos pais).

A matéria fala de "60 suspeitos". O quanto isso representaria da totalidade do conjunto em questão?
É como colocou o Donatello, 60 suspeitos, mas os que fazem isso mas não entraram se quer como suspeitos?

Acho que o que Sowell fala seria mais sobre algo mais natural e menos corrupto. Como pessoas mais pobres que, ainda assim, tenham pais com formação superior, por exemplo, bem como que já tenham tido a sorte de estudar nas melhores escolas públicas, esse tipo de coisas. Então o retrato fiel da coisa não é tanto o de uma política que ajudaria aos mais pobres, mas aos mais "ricos" dentre os mais pobres. Os mais pobres mesmo continuam tendo o mesmo ensino básico ruim de sempre, mas o governo tem melhorias para apresentar, fazendo um trabalho fácil.

Um pouco parecido com colégios particulares de empregados de empresas que fazem pré-seleção dos alunos, só aceitando os melhores. Aí obviamente tal colégio vai "detonar" a escola pública, tal como seria se a escola pública expulsasse a todos que tirassem um D.
Sim, o Sowell fala disso em outro sentido e usando outros exemplos, mas estes exemplos que dei acima não deixam de ser exemplos que podem se enquadrar nesta descrição, pessoas para as quais as cotas não foram criadas se beneficiando das mesmas, enquanto aqueles para as quais as mesmas foram criadas, ficam chupando dedo. Mais ou menos isso.  :ok:

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #977 Online: 02 de Maio de 2015, 07:51:33 »
Sképtikos, no caso dos outros 8000 (que significam pelo menos pouco mais de 1/4 do total ou mais da metade das vagas reservadas pra cotistas, é você quem tem que trazer evidências, e que não comecem com "na minha sala", "eu acho", eu percebo"... :ok:
« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 09:24:45 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #978 Online: 02 de Maio de 2015, 11:28:37 »
Como o critério para se enquadrar como cotista é extremamente subjetivo e passível de fraudes, e existindo muitos exemplos de pessoas que se beneficiaram das cotas, quando em essência não deveriam ser beneficiaras das mesmas, isso simplesmente coloca em dúvida qualquer resultado que ateste a eficácia do sistema de cotas, neste caso são os defensores das cotas que devem provar que apenas quem precisa esta se beneficiando do sistema, e que o sistema de fato cumpri o objetivo para o qual foi criado.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #979 Online: 02 de Maio de 2015, 11:30:14 »
Como o critério para se enquadrar como cotista é extremamente subjetivo e passível de fraudes, e existindo muitos exemplos de pessoas que se beneficiaram das cotas, quando em essência não deveriam ser beneficiaras das mesmas, isso simplesmente coloca em dúvida qualquer resultado que ateste a eficácia do sistema de cotas, neste caso são os defensores das cotas que devem provar que apenas quem precisa esta se beneficiando do sistema, e que o sistema de fato cumpri o objetivo para o qual foi criado.

Abraços!

Tradução: Não tenho nada além do que eu observo no meu limitadíssimo campo de observação.

Valeu. :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #980 Online: 02 de Maio de 2015, 11:37:47 »

Abraços!

Tradução: Não tenho nada além do que eu observo no meu limitadíssimo campo de observação.

Estão dizendo que as cotas são eficientes, mas existe dúvida razoável de que não o são, com inúmeros exemplos e teorias alternativas que refutam aqueles que defendem o sistema de cotas. Você me vem cá e apresenta um "estudo" dizendo que a nota de corte é maior entre cotista e que os mesmos conseguem notas superiores aos não cotistas em uma série de cursos, nós apresentamos exemplos de fraudes e explicações do por que isso acontece, você não é capaz de refutar estas possibilidades e exemplos de fraudes por nós apresentados, isso é uma dúvida razoável. Você não pode provar que todos os cotistas são negros e pobres, e nem pode provar que a maioria deles o são, nós igualmente não podemos provar o contrário, mas a possibilidade existe, e isso gera a dúvida razoável que abala a confiança nos resultados apresentados pelo "estudo" trago aqui por você.

Abraços!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #981 Online: 02 de Maio de 2015, 11:38:54 »
Grande parte dos cotistas são fraudadores e feministas radicais anti homens.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #982 Online: 02 de Maio de 2015, 12:02:41 »

Abraços!

Estão dizendo que as cotas são eficientes, mas existe dúvida razoável de que não o são, com inúmeros exemplos e teorias alternativas que refutam aqueles que defendem o sistema de cotas. Você me vem cá e apresenta um "estudo" dizendo que a nota de corte é maior entre cotista e que os mesmos conseguem notas superiores aos não cotistas em uma série de cursos, nós apresentamos exemplos de fraudes e explicações do por que isso acontece, você não é capaz de refutar estas possibilidades e exemplos de fraudes por nós apresentados, isso é uma dúvida razoável. Você não pode provar que todos os cotistas são negros e pobres, e nem pode provar que a maioria deles o são, nós igualmente não podemos provar o contrário, mas a possibilidade existe, e isso gera a dúvida razoável que abala a confiança nos resultados apresentados pelo "estudo" trago aqui por você.

Abraços!

E você que nem estudos tem? Apresentou "pouco mais de 60" em um universo de 15.000 e o imbatível argumento de "onde eu estudo é assim".

Deixa eu rebater a altura então. Todos os negros da faculdade onde estudei eram negros "de verdade" e pobres "de verdade". Juro.

Refute.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #983 Online: 03 de Maio de 2015, 11:11:40 »
Basta um único exemplo para abalar os resultados do teu estudo, e no mínimo 60 foram apresentados, isso gera dúvida razoável, eu não posso provar que a maioria é pobre e negro, mas você também não pode provar o contrário, o que fica é que, é possível pessoas que não precisariam de cotas, ou que em teoria não fazem parte do grupo para o qual elas foram criadas, se beneficiem das mesmas? É possível um branco rico se beneficiar do sistema de cotas sócio-raciais? Sim, é possível, então o que garante que boa parte dos beneficiários não sejam pessoas que não precisariam de cotas ou que em teoria não fazem parte do grupo de pessoas para o qual elas foram criadas?

Abraços!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #984 Online: 03 de Maio de 2015, 11:15:24 »
Hahahahahaha

Então basta um exemplo de fraude para todo o programa perca o valor? Vamos acabar com 99,9999% de tudo que existe, já que em quase tudo já aconteceram fraudes.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #985 Online: 03 de Maio de 2015, 11:42:38 »
Neste caso há uma série de agravantes, a raça é definida através de alto-declaração, então qualquer um pode se declarar negro e quem dizer o contrário ainda pode ser acusado de racismo. E em relação a questão sócio-econômica, não existe o minimo de controle para assegurar que a pessoa é de fato pobre. Me parece que estas brechas ai são suficientes para porem em dúvida a eficácia do sistema de cotas.

Abraços!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #986 Online: 03 de Maio de 2015, 11:49:38 »
Basta um único exemplo para abalar os resultados do teu estudo, e no mínimo 60 foram apresentados, isso gera dúvida razoável, eu não posso provar que a maioria é pobre e negro, mas você também não pode provar o contrário, o que fica é que, é possível pessoas que não precisariam de cotas, ou que em teoria não fazem parte do grupo para o qual elas foram criadas, se beneficiem das mesmas? É possível um branco rico se beneficiar do sistema de cotas sócio-raciais? Sim, é possível, então o que garante que boa parte dos beneficiários não sejam pessoas que não precisariam de cotas ou que em teoria não fazem parte do grupo de pessoas para o qual elas foram criadas?

Abraços!

Pense em um duplo facepalm...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #987 Online: 03 de Maio de 2015, 11:53:10 »
Como eu disse, a maior parte dos cotistas são brancos, ricos, feminazis e gays. Não posso provar o que afirmo, mas você não pode provar o contrário, então eu estou certo. Porque e assim que as coisas funcionam.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #988 Online: 03 de Maio de 2015, 11:56:02 »
Não é possível que pessoas que não tenham conseguido entrar em função das cotas recorram e forcem uma admissão?

Acho que isso já ocorreu uma vez, ao menos.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #989 Online: 03 de Maio de 2015, 16:14:34 »
Como eu disse, a maior parte dos cotistas são brancos, ricos, feminazis e gays. Não posso provar o que afirmo, mas você não pode provar o contrário, então eu estou certo. Porque e assim que as coisas funcionam.
Qualquer um pode se declarar negro, e qualquer um (que tiver feito o ensino médio em escolas públicas) pode se declarar pobre, que dificilmente isso sera provado falso, quer mais facilidade de burlar este sistema de cotas do que este critério de auto-declaração?

Obs: Não se trata de provar que estou certo, se trata de que esta indagação acima gera uma duvida razoável que poem por terra qualquer resultado trago até agora em favor das cotas.

Abraços!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #990 Online: 03 de Maio de 2015, 17:56:01 »
Obs: Não se trata de provar que estou certo, se trata de que esta indagação acima gera uma duvida razoável que poem por terra qualquer resultado trago até agora em favor das cotas.

Presente    
eu ponho    
tu pões    
ele/ela põe    
nós pomos    
vós pondes    
eles/elas põem
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #991 Online: 03 de Maio de 2015, 17:59:19 »
Na dúvida, põe "coloca em dúvida".

Talvez caiba uma segunda skorpionice na mesma mensagem: "trago" serve mesmo como "trazido"?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #992 Online: 03 de Maio de 2015, 18:29:47 »
O modo mais curto de um particípio é sempre o mais elegante, dizem os arautos do arautismo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #993 Online: 03 de Maio de 2015, 22:24:07 »
Gramatica e ortografia nunca foram meu forte.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #994 Online: 04 de Maio de 2015, 10:31:03 »

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/09/alunos-cotistas-vao-passar-por-fiscalizacao-na-uerj-partir-de-2015.html

Alunos cotistas vão passar por fiscalização na Uerj a partir de 2015

Alunos estarão sujeitos às sanções penais, administrativas e civis.
Ministério Público investiga 41 estudantes suspeitos de fraudar cotas.

Sobre os prejudicados pelas cotas:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1166769-5604,00-LIMINAR+IMPEDE+REPROVACAO+DE+VESTIBULANDOS+PREJUDICADOS+POR+COTAS.html

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #995 Online: 04 de Maio de 2015, 10:49:26 »
2009. Hoje em dia essa questão já não é polêmica. Salvo um ou outro juiz maluco.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #996 Online: 04 de Maio de 2015, 11:11:51 »
Isso não tem o potencial de praticamente anular as cotas, já que teoricamente todos que ficaram de fora apesar de terem nota superior à nota de corte dos cotistas poderiam requerer vagas, o que, se não implicar em rejeição dos cotistas abaixo dessa nova nota de corte, no mínimo altera a proporção final de vagas destinadas a cada grupo?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #997 Online: 04 de Maio de 2015, 11:33:14 »

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/09/alunos-cotistas-vao-passar-por-fiscalizacao-na-uerj-partir-de-2015.html

Alunos cotistas vão passar por fiscalização na Uerj a partir de 2015

Alunos estarão sujeitos às sanções penais, administrativas e civis.
Ministério Público investiga 41 estudantes suspeitos de fraudar cotas.
Em relação a declaração sócio-econômica tudo bem, mas e em relação a raça, pois a raça não é declarada pela própria pessoa, como é que isso vai funcionar, a Instituição agora vai passar a definir quem é negro e quem é indígena?

Abraços!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #998 Online: 04 de Maio de 2015, 11:40:00 »
A notćia inclusive admite isso:

Apesar da discrepância entre as declarações dos jovens e suas aparências, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, alegou na época que a universidade nada pode fazer para evitar casos como esses. “A definição de cor é por autodeclaração. Não temos nada a fazer em relação a isso”, disse em entrevista, acrescentando que apenas a declaração de cor – supostamente irregular – não configura fraude.

Vanessa Daudt foi aprovada como cotista após se declarar negra ou índia no vestibular de 2013(Reprodução/MPRJ/VEJA)

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/uerj-nada-faz-para-deter-as-fraudes-a-lei-das-cotas/

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/candidato-de-pele-branca-aprovado-por-cotas-raciais-na-1-fase-do-itamaraty-9908199

Lembrando, é RACISMO negar a negritude desses auto-declarados negros:

Do projeto da série de fotos de frases racistas ouvidas pelas vítimas.

Você não é negra DE JEITO NENHUM.

Mas você não é negra "de verdade".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #999 Online: 04 de Maio de 2015, 12:03:53 »
A notćia inclusive admite isso:

Apesar da discrepância entre as declarações dos jovens e suas aparências, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, alegou na época que a universidade nada pode fazer para evitar casos como esses. “A definição de cor é por autodeclaração. Não temos nada a fazer em relação a isso”, disse em entrevista, acrescentando que apenas a declaração de cor – supostamente irregular – não configura fraude.
Pois é, o estranho é citar uma garota branca ocupando uma vaga para indígenas e negros como um exemplo de fraude, sendo que de acordo com a lei, não é, por isso eu indaguei.

Então quer dizer que pessoas brancas ocupando vagas reservadas para negros e indígenas continuaram sem nenhuma implicação e impedimento.

Agora, em relação a questão sócio-econômica, acredito que pouca coisa vai mudar, pois investigar todo cotista exigiria uma quantidade de recursos muito grande, o que tornaria o sistema de cotas inviável, então, é bem possível que as fraudes continuem, mesmo que um poco menor do que nos anos anteriores (e nem estou certo que essa redução ocorrera mesmo).

Vanessa Daudt foi aprovada como cotista após se declarar negra ou índia no vestibular de 2013(Reprodução/MPRJ/VEJA)

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/uerj-nada-faz-para-deter-as-fraudes-a-lei-das-cotas/

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/candidato-de-pele-branca-aprovado-por-cotas-raciais-na-1-fase-do-itamaraty-9908199

Lembrando, é RACISMO negar a negritude desses auto-declarados negros:

Do projeto da série de fotos de frases racistas ouvidas pelas vítimas.

Você não é negra DE JEITO NENHUM.

Mas você não é negra "de verdade".

Pois é, em relação a questão racial, parece que não existe o que fazer.

Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!