Eu acho difícil de aceitar que vender uma empresa que é passível de dar lucros para a iniciativa privada é algo interessante. Se tem alguém interessado em comprar é porque a empresa tem potencial, se a empresa tem potencial porque vendê-la e não manter para o estado esse possível benefício?
Porque a gestão da 'coisa pública' no Brasil é leniente e incompetente, quando não corrupta.
O problema que é inegável é o fato de as estatais serem cabides de emprego e alvo das mais nojentas falcatruas. Eu acharia mais interessante tentar resolver esses problemas e tornar a empresa produtiva do que vender para quem vai pegar todo o lucro e manter para si.
Eu prefiro deixar o lucro para o setor privado e tributá-lo do que deixar a estrutura nas mãos de incompetentes e corruptos.
Eu tenho uma sensação de que privatizar é se eximir da responsabilidade.
Não, não é.
É tornar o processo mais racional e menos passível de influências nefastas de políticos e do corporativismo dos funcionários públicos.
Se o problema é a corrupção, o fisiologismo e os incompetentes que são colocados para gerir as empresas, privatizar não vai eliminá-los.
É uma solução sim.
Pelo contrario, o Brasil além de perder um bem que poderia estar gerando um retorno para a população, ainda vai ter que aguentar os mesmos palhaços incompetentes e corruptos em outro canto.
Nenhuma empresa estatal teve como prioridade a população e sim os seus funcionários e a classe política. E não entendi o seu argumento. É melhor ter os "palhaços e corruptos" ainda nas estatais do que ve-los vagando por outros órgãos públicos, mesmo que a outrora empresa estatal seja muito lucrativa e 'eficiente'?
O que falta é uma reforma política radical.
O problema principal não está na classe política. Está na população.
Só que quem pode fazer não tem interesse e quem deveria se interessar não tem capacidade para perceber o problema (e vota em palhaços e fundamentalistas que tem interesse em manter o establishment).
Quase TODOS os políticos tem interesse em manter o
establishment.
O dinheiro das privatizações não foi parar na saúde, educação, segurança ou infraestrutura, foi parar sabe-se lá onde. Foi perdido.
Não, não foi perdido. Ele serviu inicialmente para reduzir o custo da dívida interna pública e serviu para quebrar um paradigma e a longo prazo aliviou o Tesouro Nacional porque eliminou uma série de benesses dos funcionários e dos políticos pagas pelos impostos.
As empresas privatizadas estão proporcionando serviços melhores que quando eram estatais, mas não são serviços de primeiro mundo e nem se pode dizer que elas tenham "responsabilidade social" como uma empresa pública supostamente deveria ter.
"Responsabilidade social" é uma besteira esquerdalóide. Uma empresa tem que visar sua sobrevivência tendo lucro no contexto legal em que opera. Só isto.
Privatizar é varrer o problema para debaixo do tapete.
Não. É mostrar que vários setores da economia apresentam melhor desempenho quando não são norteados por ideologia ou corporativismo.
Eu também não consigo visualizar muito o problema do monopólio, pelo menos em serviços essenciais da adm direta e em alguns serviços estratégicos. Eu acho que petróleo só deveria ser explorado pela Petrobras, por exemplo.
E eu sei que a competição já deveria ter sido liberada há muito tempo, especialmente no setor de petróleo.