Autor Tópico: PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?  (Lida 23453 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?
« Resposta #200 Online: 20 de Abril de 2013, 23:19:29 »
Aliás abandonei a discussão. Toda a informação está aí.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 21 de Abril de 2013, 00:31:33 »
Interessante que você disse coisas erradas sobre empresas públicas e sua eficiência, quando não conseguiu mais argumentos você simplesmente para é chora.

A sorte é que uma dúzia de foristas aqui já te mencionaram como religioso. Você não precisa mais provar nada para ninguém.

Vai defender o Dirceu.. E defender sua religião à custa de seu bom senso e honestidade intelectual.

Vai longe que seu recurso é esse. Na boa de novo, se você me achasse mesmo religioso, já tinha abandonado a discussão pelo menos uns dois anos atras, o que te incomoda é o sentimento antiesquerdistas latente, pelo seu tom de generalização e ad hominens, eu suspeito que você esta com alguma pertubacao anormal, te cuida.

Juca para que você não se engane sobre minhas motivações. Você disse que eu não te acho religioso. Realmente, eu tenho certeza que você é religioso.

E tem razão quando diz que eu tenho uma motivação especial,  só que errou qual é. Eu adoro justamente debater com religiosos, ideólogos e idolatras.  Basta ver meu histórico nesse fórum. Você para mim,  e para muitos, é apenas o mais religioso do fórum.  Mas perdi a motivação de debater contigo,  esta claro que não tem mais argumentos.

Vou encontrar outro.

Saudações.
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 00:34:13 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 21 de Abril de 2013, 08:11:57 »
Não vamos perder o foco. O que importa é a discussão argumentada.

Então vamos deixar de lado os ad hominens e possíveis ressentimentos.

Certo?

Ou eu realmente vou ter que moderar?
George se você seguir o debate verá que o Juca simplesmente abandonou o debate quando se viu sem argumentos e disse que eu tinha tpm. Todas as afirmações dele foram desmascaradas e ele entrou em modo troll

George?

:hein:

Um ataque da Ib Tereza?

:biglol:
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #203 Online: 21 de Abril de 2013, 10:12:08 »
Interessante que você disse coisas erradas sobre empresas públicas e sua eficiência, quando não conseguiu mais argumentos você simplesmente para é chora.

A sorte é que uma dúzia de foristas aqui já te mencionaram como religioso. Você não precisa mais provar nada para ninguém.

Vai defender o Dirceu.. E defender sua religião à custa de seu bom senso e honestidade intelectual.

Vai longe que seu recurso é esse. Na boa de novo, se você me achasse mesmo religioso, já tinha abandonado a discussão pelo menos uns dois anos atras, o que te incomoda é o sentimento antiesquerdistas latente, pelo seu tom de generalização e ad hominens, eu suspeito que você esta com alguma pertubacao anormal, te cuida.

Juca para que você não se engane sobre minhas motivações. Você disse que eu não te acho religioso. Realmente, eu tenho certeza que você é religioso.

E tem razão quando diz que eu tenho uma motivação especial,  só que errou qual é. Eu adoro justamente debater com religiosos, ideólogos e idolatras.  Basta ver meu histórico nesse fórum. Você para mim,  e para muitos, é apenas o mais religioso do fórum.  Mas perdi a motivação de debater contigo,  esta claro que não tem mais argumentos.

Vou encontrar outro.

Saudações.

Já perdi o completo respeito pelo que você posta. Pra mim não faz a menor diferença se você me ignorar ou continuar infinitamente com os ad hominens e a obsessão infantil. A única coisa que eu me ressinto é que o todo debate fica desvirtuado, e uma potencial discussão que pode ser muito produtiva, como a que eu estava tendo com o Price fica em segundo plano por conta das picuinhas que se tornaram pessoais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 21 de Abril de 2013, 12:38:22 »
às picuinhas dá se o nome de debate e o que estava sendo debatido era sua informação errada (como provado) de que as estatais eram tão eficientes quanto as privadas.
Como esse seu posicionamento se dá em conjunção com outros tão extravagantes (Lula não sabia de nada, se deve destruir propriedade alheia e produtiva se quem destrói é a esquerda, Dirceu guerreiro do povo, essas coisas) é óbvio que o debate ocorre, e ocorre de uma maneira que você não se mantém, sempre.

E quer saber, eu continuarei debatendo  :hihi:. Faz bem e eu gosto.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #205 Online: 21 de Abril de 2013, 13:23:17 »
Ta bom, para mim deu. Acho que minha paciência com essas infantilidades já acabou. Até algum dia. Regozije-se por ser tão bom em argumentos falaciosos.

E como ultima frase vou deixar para você: Lula e o cara.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 21 de Abril de 2013, 13:25:44 »
pois é.. eu sei que acha. Vou deixar outra para você: O fórum sabe que você é falacioso, não adianta tentar transferir a pecha. Para você restará fugir..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 21 de Abril de 2013, 13:29:14 »
Para lembrança, a isso o Juca respondeu "tá de tpm"
Você está com problemas de qual gênero? Na minha resposta tem perguntas a você, só com as suas respostas saberemos se você realmente saba algo além do que você já decorou e fica repetindo como a Verdade. As responda e prossiga, ou mantenha a frescura e ignore.

Meu querido colega forista, eu já afirmei que você pode ter razão, existem fatores que que geram lucro e que mascaram a eficiência das empresas. O que mais você quer que eu diga? Eu na minha sinceridade, não vejo onde depois de anos a fio de bons resultados administrativos as estatais podem estar comprometidos ao menos na grande totalidade com esse fato. Mas podem estar, não? Reafirmando minha sinceridade eu não posso elencar esse fatores, porque os desconheço, a não ser algumas peculiaridades que são próprias das estatais, como o Correio não pagar ICMS para cartas até 30Kg, mas eu acho que nem isso compromete o resultado. Assim, humildemente, esse forista que vos fala, pede para que você demonstre esses fatos se for o caso, mas se não for, se você está apenas sendo chato mesmo, ou não ter capacidade, ou lhe faltar dados mercadológicos, esquece, eu vou ter para mim que você realmente não sabe direito o que fala.

Juca, meu caro petista.

Pelo jeito, você é daqueles que acha que uma empresa com corrupção, gestada por políticos e com subsidio pode ser eficiente.. como acreditar que o José Dirceu é guerreiro do povo brasileiro. Entendo, ao menos é coerente.

Os correios ganham apenas esse incentivo? Realmente você mais uma vez ignora o que você está falando. Os correios têm o monopólio da entrega de cartas cara, acorda. E processam quem envia boletos com funcionários próprios, porque dizem que esses estão ferindo seu monopólio.

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1021/noticias/a-luta-pelas-cartas

E mais uma vez, um órgão dar lucro não quer dizer que seja eficiente. Eu sei que os correios não são eficientes, vou colocar números comparativos só para provar as groselhas que está falando.

Tipo assim, uma empresa monopolista E que não paga imposto* com mercado garantido toma pau de empresa privada em relação a seus indicadores.

Vamos fazer assim: Se eu te provar que eles são ruins você volta a trás? (e vê se aproveita para dizer que o Lula é ladrão ok?).

Só para deixar mais clara a incomensurável groselha da posição juquiana petista.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/correios-sao-isentos-de-impostos-em-todos-os-servicos-decide-stf.html

Citação de: Que lindo Juca
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28) que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é isenta do recohimento de impostos na prestação de todos os seus serviços, inclusive aqueles que não fazem parte de sua atividade-fim, como cobrança e recebimento de títulos. Os Correios já tinham imunidade tributária para os serviços postais, por exemplo, que são de monopólio da União.
saiba mais
STF suspende funcionamento de franquias do Correios sem licitação
Em 2009, Supremo manteve monopólio postal dos Correios
Segundo a assessoria da ECT, com a decisão, a empresa deixará de pagar o montante de R$ 600 milhões em impostos.

Então vamos lá.. Para o Juca uma empresa que não paga imposto, ineficiente, monopolista e com escândalos de corrupção e cabide de emprego para corruptos é melhor do que uma empresa privada que paga impostos.

Deixa eu tentar justificar o raciocínio..
.
.
.
Não rola, tem que ter ideologia.

*edit

Citação de: Nossa, que surpresa
O julgamento começou em 2011 e estava em 6 votos a 3 para não conceder imunidade, mas foi adiado por um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do ministro Dias Toffoli. Nesta quinta, Toffoli e Rosa Weber votaram pela imunidade e o resultado ficou em 6 a 5.
No entanto, o resultado "virou" após o ministro Ricardo Lewandowski mudar seu voto, o que foi alvo de críticas do presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, que também relatou o processo. Durante o julgamento do processo do mensalão, no segundo semestre do ano passado, os dois travaram diversos embates.

Nossa, não é aquele amigo do mensalão, Juca. Você deve estar surpreso.

Poxa vida cara, eu sei que é duro eu ser esse mané, não entender que o filho do lula é um gênio tardio e que ficou rico, que o Palloci não é bandido, que o lula não sabia de nada.. É que eu não consigo ver a extensão das coisas como você vê, porque você tem essa sua ideologia avançada, entende. Que te dá uma clareza maior ao ver os fatos.

Mas eu estou tentando.. já estou aprendendo que para estatais, quanto pior quer dizer melhor, pois assim o povo mostra sua garra em transformar as coisas. Peguei..

obs: Não é que deixou de pagar imposto só aí, ele nunca pagou e a ação foi movida por Curitiba, para exatamente tentar mudar isso.
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 16:41:09 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 21 de Abril de 2013, 18:33:51 »
Trazendo (ou tentando trazer) novamente o foco para o tema do tópico, parece-me que estatais não são realmente problema, se bem geridas e sem monopólio. Pelo contrário, exercem um papel de investimento, fomento e desenvolvimento onde o capital privado não se interessa em investir. Isso não é verdeiro em todo momento histórico e nem em todo local, mas iniciativas com o Banco do Brasil, CSN, RFFSA, Petrobras, Eletrobras e as próprias teles foram importantes no processo de industrialização do Brasil.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #209 Online: 21 de Abril de 2013, 19:02:24 »
Trazendo (ou tentando trazer) novamente o foco para o tema do tópico, parece-me que estatais não são realmente problema, se bem geridas e sem monopólio. Pelo contrário, exercem um papel de investimento, fomento e desenvolvimento onde o capital privado não se interessa em investir. Isso não é verdeiro em todo momento histórico e nem em todo local, mas iniciativas com o Banco do Brasil, CSN, RFFSA, Petrobras, Eletrobras e as próprias teles foram importantes no processo de industrialização do Brasil.

Eu acho difícil de aceitar que vender uma empresa que é passível de dar lucros para a iniciativa privada é algo interessante. Se tem alguém interessado em comprar é porque a empresa tem potencial, se a empresa tem potencial porque vendê-la e não manter para o estado esse possível benefício? O problema que é inegável é o fato de as estatais serem cabides de emprego e alvo das mais nojentas falcatruas. Eu acharia mais interessante tentar resolver esses problemas e tornar a empresa produtiva do que vender para quem vai pegar todo o lucro e manter para si.

Eu tenho uma sensação de que privatizar é se eximir da responsabilidade. Se o problema é a corrupção, o fisiologismo e os incompetentes que são colocados para gerir as empresas, privatizar não vai eliminá-los. Pelo contrario, o Brasil além de perder um bem que poderia estar gerando um retorno para a população, ainda vai ter que aguentar os mesmos palhaços incompetentes e corruptos em outro canto.

O que falta é uma reforma política radical. Só que quem pode fazer não tem interesse e quem deveria se interessar não tem capacidade para perceber o problema (e vota em palhaços e fundamentalistas que tem interesse em manter o establishment).

O dinheiro das privatizações não foi parar na saúde, educação, segurança ou infraestrutura, foi parar sabe-se lá onde. Foi perdido. As empresas privatizadas estão proporcionando serviços melhores que quando eram estatais, mas não são serviços de primeiro mundo e nem se pode dizer que elas tenham "responsabilidade social" como uma empresa pública supostamente deveria ter.

Privatizar é varrer o problema para debaixo do tapete.

Eu também não consigo visualizar muito o problema do monopólio, pelo menos em serviços essenciais da adm direta e em alguns serviços estratégicos. Eu acho que petróleo só deveria ser explorado pela Petrobras, por exemplo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 21 de Abril de 2013, 19:05:05 »

Isto ocorreu porque o Brasil não teve um histórico significativo de capitalistas, especialmente uma classe econômica importante de industriais como teve o EUA.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 21 de Abril de 2013, 19:34:41 »
Eu acho difícil de aceitar que vender uma empresa que é passível de dar lucros para a iniciativa privada é algo interessante. Se tem alguém interessado em comprar é porque a empresa tem potencial, se a empresa tem potencial porque vendê-la e não manter para o estado esse possível benefício?

Porque a gestão da 'coisa pública' no Brasil é leniente e incompetente, quando não corrupta.

O problema que é inegável é o fato de as estatais serem cabides de emprego e alvo das mais nojentas falcatruas. Eu acharia mais interessante tentar resolver esses problemas e tornar a empresa produtiva do que vender para quem vai pegar todo o lucro e manter para si.

Eu prefiro deixar o lucro para o setor privado e tributá-lo do que deixar a estrutura nas mãos de incompetentes e corruptos.

Eu tenho uma sensação de que privatizar é se eximir da responsabilidade.

Não, não é.

É tornar o processo mais racional e menos passível de influências nefastas de políticos e do corporativismo dos funcionários públicos.

Se o problema é a corrupção, o fisiologismo e os incompetentes que são colocados para gerir as empresas, privatizar não vai eliminá-los.

É uma solução sim.

Pelo contrario, o Brasil além de perder um bem que poderia estar gerando um retorno para a população, ainda vai ter que aguentar os mesmos palhaços incompetentes e corruptos em outro canto.

Nenhuma empresa estatal teve como prioridade a população e sim os seus funcionários e a classe política. E não entendi o seu argumento. É melhor ter os "palhaços e corruptos" ainda nas estatais do que ve-los vagando por outros órgãos públicos, mesmo que a outrora empresa estatal seja muito lucrativa e 'eficiente'?

O que falta é uma reforma política radical.

O problema principal não está na classe política. Está na população.

Só que quem pode fazer não tem interesse e quem deveria se interessar não tem capacidade para perceber o problema (e vota em palhaços e fundamentalistas que tem interesse em manter o establishment).

Quase TODOS os políticos tem interesse em manter o establishment.

O dinheiro das privatizações não foi parar na saúde, educação, segurança ou infraestrutura, foi parar sabe-se lá onde. Foi perdido.

Não, não foi perdido. Ele serviu inicialmente para reduzir o custo da dívida interna pública e serviu para quebrar um paradigma e a longo prazo aliviou o Tesouro Nacional porque eliminou uma série de benesses dos funcionários e dos políticos pagas pelos impostos.

As empresas privatizadas estão proporcionando serviços melhores que quando eram estatais, mas não são serviços de primeiro mundo e nem se pode dizer que elas tenham "responsabilidade social" como uma empresa pública supostamente deveria ter.

"Responsabilidade social" é uma besteira esquerdalóide. Uma empresa tem que visar sua sobrevivência tendo lucro no contexto legal em que opera. Só isto.

Não. É mostrar que vários setores da economia apresentam melhor desempenho quando não são norteados por ideologia ou corporativismo.

Eu também não consigo visualizar muito o problema do monopólio, pelo menos em serviços essenciais da adm direta e em alguns serviços estratégicos. Eu acho que petróleo só deveria ser explorado pela Petrobras, por exemplo.

E eu sei que a competição já deveria ter sido liberada há muito tempo, especialmente no setor de petróleo.
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 20:42:59 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #212 Online: 21 de Abril de 2013, 20:04:44 »
Eu acho difícil de aceitar que vender uma empresa que é passível de dar lucros para a iniciativa privada é algo interessante. Se tem alguém interessado em comprar é porque a empresa tem potencial, se a empresa tem potencial porque vendê-la e não manter para o estado esse possível benefício? O problema que é inegável é o fato de as estatais serem cabides de emprego e alvo das mais nojentas falcatruas. Eu acharia mais interessante tentar resolver esses problemas e tornar a empresa produtiva do que vender para quem vai pegar todo o lucro e manter para si.

Eu tenho uma sensação de que privatizar é se eximir da responsabilidade. Se o problema é a corrupção, o fisiologismo e os incompetentes que são colocados para gerir as empresas, privatizar não vai eliminá-los. Pelo contrario, o Brasil além de perder um bem que poderia estar gerando um retorno para a população, ainda vai ter que aguentar os mesmos palhaços incompetentes e corruptos em outro canto.

O que falta é uma reforma política radical. Só que quem pode fazer não tem interesse e quem deveria se interessar não tem capacidade para perceber o problema (e vota em palhaços e fundamentalistas que tem interesse em manter o establishment).

O dinheiro das privatizações não foi parar na saúde, educação, segurança ou infraestrutura, foi parar sabe-se lá onde. Foi perdido. As empresas privatizadas estão proporcionando serviços melhores que quando eram estatais, mas não são serviços de primeiro mundo e nem se pode dizer que elas tenham "responsabilidade social" como uma empresa pública supostamente deveria ter.

Me parece que, no máximo, você conseguiu atinar com o fato de que são tão incompetentes/inescrupulosos que até para fazer a transferência podem fazer péssimo negócio. É muito chato mesmo ver tanto investimento compulsório ser entregue a preço de banana, concordo. Teve um cara (um analista econômico de M desses quaisquer) na TV, na época da entrega (é, aquilo foi DADO mesmo) da Vale do Rio Doce, pela "fortuna" (financiada...) de 3,38 BI que disse que não tinha ninguém nesse "mundinho" (foi sua exata palavra) com cacife para 3,38 BI de dólares (câmbio 1 a 1 na época) na mão para pagar. Fazer o que? "Votar"?  HAHAHAHAHA...  EU NÃO! Eu já sei bem o que fazer há muito tempo; para os outros, costumo sugerir... acordar para a realidade.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #213 Online: 21 de Abril de 2013, 20:08:11 »
cara, se você vê um incentivo de 700K na sua frente tipo... você não vai querer vender mais?

Faz sim, sabemos que faz. Operadores que não ganham aceleradores em determinado produto não vão focar nele.. se falamos que os vendedores que venderem "Y" vão concorrer a um mercedez, vão tentar vender esse Y. Ao contrário, incentivos financeiros movem o mundo.

Os caras "matam" e "morrem" por isso.
Não não não... Homeopatia funciona, punição não desestimula crimes e... pessoas não ligam para ganhar dinheiro, entre tantas outras pérolas "muito bem estudadas". Tenha certeza, estudos evidenciam isso. Fora deles, tudo o que você mostrar (mostrar... não, não, tudo o que você vê) é... anedótico. A realidade virou uma coisa anedótica, ela está ali, na sua frente, olhando pra você, você pra ela, mas, não, a filosofia (psicologia) é que diz.

Números... O que é mais numeroso, um grupo de um líder nato e construído competentíssimo ou um de um milhão de comandáveis por destino? Não importa, não conta quantos não se empenham para progredir, só os que fazem.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 21 de Abril de 2013, 20:35:52 »

Derfel você vive o dia a dia no SUS com gestão caótica e insiste nisso?  A Petrobras e BB são uma terra de imundice sem fim.  Não te tocou o caso dos correios? Não entendo porque partir do princípio de estatizar e não com a iniciativa privada (sem contar a visão do Rampal mas acho que você é mais sofisticado que isso).

Qual o ponto para alguém que reconhece a podridão da gestão pública e continua a apoia-la? Ou não acha que os exemplos que você mesmo dá não são a definição de caos?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 21 de Abril de 2013, 21:05:04 »
MBC quer resultado em um ano na Prefeitura de Natal

Publicação: 21 de Abril de 2013 às 00:00

No prazo de um ano, o presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano, espera

apresentar os primeiros resultados do projeto de gestão que será implantado na Prefeitura de

Natal. O MBC foi criado há mais de dez anos e já contabiliza projetos em Estados, cidades e

Tribunais de Justiça. O resultado é que, nos últimos cinco anos, foi gerada uma receita nessas

instituições de R$ 14,5 bilhões, somado o ganho de receita com a redução da despesa. A fórmula da

atividade desenvolvida pelo Movimento é centrada no modelo de gestão, a partir do formato já

adotado por grandes empresas do país.

Erik Camarano explica que o modelo adotado

usa a experiência e capacidade dos servidores

públicos envolvidos, mas capacitando esses

funcionários públicos com ferramentas de gestão

de projetos, que são hoje conhecidas e usadas no

Brasil e no exterior.

Os recursos para a adoção das práticas são

captados na iniciativa privada. “Fazemos tudo

isso com o apoio das empresas associadas ao

Movimento Brasil Competitivo”, ressaltou o

presidente do MBC. Mesmo ressaltando que o

trabalho do Movimento não é voltado para o

combate à corrupção, mas com o modelo de

gestão, naturalmente, isso também ocorre.

“Nosso trabalho no MBC, embora seja focado em

eficiência e produtividade, o que acontece como

efeito colateral é que fica mais difícil a corrupção. Na hora que você começa a passar indicadores

de gestão as coisas começam a aparecer”, analisa. Confira a entrevista que Erick Camarano

concedeu a TRIBUNA DO NORTE.

O que se pode esperar do Movimento Brasil Competitivo em Natal?

O Movimento Brasil Competitivo foi criado há 11 anos, uma liderança empresarial de Jorge Gerdau,

Edson Mozart, Elson d’Lucca, Antonio Maciel, que trouxeram a experiência dos programas de gestão

pela qualidade, que começaram a ser implementados nas grandes empresas brasileiras nos anos

80 e nos anos 90 gerou uma sequência de programas estaduais voltados para qualidade e

competitividade. Foi então criado o MBC com o objetivo de levar estas boas práticas para dois

grupos importantes para competitividade no Brasil: primeiro a micro e pequena empresa e

segundo grupo o setor público. Iniciamos o trabalho no setor público em 2003, no Governo Aécio

Neves, buscando adaptar ferramentas de gestão que são utilizadas em empresas com grandes

resultados e adaptá-las para realidade do setor público e buscar, com essa implementação, ajudar

o setor público a ter mais eficiência no gasto, aumentar a receita de impostos sem precisar

aumentar alíquotas. Além disso, buscar o alinhamento de equipes através de definição estratégica,

com indicadores e metas. Buscar o redesenho de processos, como na área de licenciamento

ambiental, concessão de alvarás, descentralização, distribuição de medicamento, merenda escolar,

transporte público. Todos os serviços prestados pelo Estado podem ser feitos de forma muito mais

eficientes. E a gente também apoia o gerenciamento para que o Governo tenha uma carteira de

projetos restritos, de preferência até 12 ou 15 prioritários, e esses projetos serem geridos na

estrutura de governo, envolvendo as diversas secretarias que tomam parte em cada ação e de

forma profissional, ou seja, usando a experiência e capacidade dos servidores públicos envolvidos,

mas capacitando esses servidores com ferramentas de gestão de projetos, que são hoje conhecidas

e usadas no mercado no Brasil e no exterior.

Esses programas têm mostrado resultados?

Nós temos alcançado resultados muito positivos. Só do ponto de vista de ganho orçamentário, que

é o ganho de receita somado com a diminuição de despesa, em dez Estados, dez municípios e dois

tribunais de Justiça, nos últimos cinco anos geramos R$ 14,5 bilhões de ganho de receita, somado

com a diminuição de despesa. E a novidade do modelo que nós trabalhamos é que fazemos tudo

isso com o apoio das empresas associadas ao Movimento Brasil Competitivo. Nós captamos

recursos privados nas empresas. Com esses recursos contratamos as consultorias que fazem o

trabalho para o governo, seja prefeitura ou governo do Estado, e acompanhamos a implantação do

projeto seja de 12 a 24 meses, até que o governo ou prefeitura esteja capacitada a continuar por

conta própria sem depender do apoio de consultoria. Acho que é um processo importante de levar

o método de gestão por resultado, ferramentas sofisticadas de gestão, para permitir que os

objetivos do prefeito e do governador possam ser atingidos rapidamente e com eficiência e assim

melhore a prestação de serviço para o cidadão.

O que fez o MBC escolher Natal para atuar na gestão?

No passado, até 2010, nós procuramos ativamente alguns governos estaduais e algumas capitais

para buscar iniciar esse trabalho. Ainda o Brasil estava iniciando o trabalho o processo de gestão

eficiente na área pública e, portanto, era um pouco novidade até aquela época esse tipo de

iniciativa. Hoje nós estamos sendo demandados. Desde 2010 para cá, tanto governos estaduais e

prefeituras, temos uma demanda muito grande e foi o caso de Natal. O prefeito (Carlos Eduardo)

nos procurou assim que assumiu o mandato, com um conjunto de desafios que a cidade busca

atender. Nós conseguimos através de uma articulação também com o BNDES, que é parceiro nosso,

fazer uma conversa inicial com o prefeito, desenhar um projeto de plano de trabalho, que está

sendo objeto do acordo de cooperação que foi assinado.

Por mais de uma década de atuação do MBC, o que trava a competitividade nos municípios?

Nossa avaliação é que são vários fatores. Em primeiro lugar no Brasil a gente evoluiu,

recentemente, nos últimos 15 anos, com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a estabilidade da

inflação, a gente avançou no país nos mecanismos de controle e fiscalização da execução dos

recursos públicos. Então isso quer dizer Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Transparência, Lei de

Acesso a Informação. Todos esses mecanismos são positivos e trazem grande transparência na

prestação de recursos, mas colocam uma restrição muito grande para o trabalho do dia-dia,

execução de novos projetos por conta da necessidade de prestação de contas e as restrições que

devem ser obedecidas legalmente pelos servidores. E não houve um avanço proporcional das

ferramentas de gestão a disposição do setor público. Com isso quero dizer que estivemos em vários

locais, as vezes, passa muitos anos sem ter concurso para aquela área. E você tem diferenças de

geração muito grandes entre pessoas que estão no setor público e pessoas que entram hoje. Você

não tem um padrão de oxigenação, de entradas de pessoas novas no setor público, de carreiras de

Estado, de forma persistente e com carreiras persistentes. Não há ou não havia de forma

generalizada uma capacitação voltada na gestão por resultado. Se você olhar a formação dos

servidores hoje, ela é muito consistente na área técnica, muito forte na área de legislação,

convênios e as restrições todas impostas, mas há pouco foco em técnicas modernas de gestão com

planejamento estratégico, com o uso de indicadores, metas, a gestão de projetos de forma

transversal, mecanismos de combate à sonegação através de ganho de eficiência da máquina

pública. Todas essas frentes de trabalho acabam sendo objeto do tipo de iniciativa de trabalho que

nós patrocinamos. O que fazemos é capacitar o servidor para poder fazer um trabalho mais

eficiente, além de cumprir a regulação e legislação toda que já existe e impõe práticas muito

específicias no setor público.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/mbc-quer-resultado-em-um-ano-na-prefeitura-de-natal/248283

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 21 de Abril de 2013, 21:07:39 »

Isto ocorreu porque o Brasil não teve um histórico significativo de capitalistas, especialmente uma classe econômica importante de industriais como teve o EUA.

Foi o que quis dizer.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 21 de Abril de 2013, 21:09:50 »
já entrou no ar? quantas vezes fizeram treinamentos e reuniões bonitinhas antes?

você dá mais valor a essa notícia do que à realidade que você descreve para mim? sem gestão, intromissão política, sem planejamento eficiente..  ainda não entendo. Aliás esse link pode não ter sido uma resposta para mim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 21 de Abril de 2013, 21:11:03 »

Foi o que quis dizer.

ah, falou do passado..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 21 de Abril de 2013, 21:11:42 »

Derfel você vive o dia a dia no SUS com gestão caótica e insiste nisso?  A Petrobras e BB são uma terra de imundice sem fim.  Não te tocou o caso dos correios? Não entendo porque partir do princípio de estatizar e não com a iniciativa privada (sem contar a visão do Rampal mas acho que você é mais sofisticado que isso).

Qual o ponto para alguém que reconhece a podridão da gestão pública e continua a apoia-la? Ou não acha que os exemplos que você mesmo dá não são a definição de caos?

Agnóstico, acho que você não compreendeu o post (ao contrário do Geo). Por outro lado, voltando ao sus, ele não é uma empresa, não é estatal, não possui uma gestão centralizada e não possui um modelo único.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 21 de Abril de 2013, 21:13:30 »
sim. é que estatais bem geridas e sem monopólios não existem.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 21 de Abril de 2013, 21:17:04 »
já entrou no ar? quantas vezes fizeram treinamentos e reuniões bonitinhas antes?

você dá mais valor a essa notícia do que à realidade que você descreve para mim? sem gestão, intromissão política, sem planejamento eficiente..  ainda não entendo. Aliás esse link pode não ter sido uma resposta para mim.

Bem, a gestão do atual prefeito começou há 4 meses e vem depois da pior gestão da história da cidade. Deve dar um tempo para começar a apresentar resultados, não? Acho uma iniciativa interessante e por isso postei aqui, já que me pareceu apropriado, não foi especificamente resposta a ninguém.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 21 de Abril de 2013, 21:18:37 »
sim. é que estatais bem geridas e sem monopólios não existem.
Não?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 21 de Abril de 2013, 21:20:27 »

Você não exagera um pouco, não? Ainda que em muito eu concorde contigo, isso de "o BB e a Petro são uma imundice só" é mais um xingamento que um argumento. Eu não conheço a gestão dessas duas empresas, não posso falar nada. Mas você parece ter um amplo conhecimento de causa... Poderia ser um pouco mais explícito e me mostrar os casos?

Não me encerrando por aqui, outra coisa. O argumento do Derfel foi outro. Ele simplesmente afirmou que as estatais podem trazer benefícios e, em casos onde o setor privado não interessa investir, o governo entra com a pá.
O que foi que ele disse que não condiz com os seus conhecimentos?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 21 de Abril de 2013, 21:23:42 »
Derfel boas iniciativas futuras já as vi em todos os órgãos. Já te falo,  não vai rolar. Pense em algo como 5 anos com sorte,  e com uma entrega de 20% do prometido, padrão para projetos de gestão do funcionalismo.

Políticos prometem o futuro não entregam nada e nada acontece. Executivos normalmente são mandados embora.

Pls coloque como evidência apenas o que já foi entregue.
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, 21:27:57 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!