Autor Tópico: PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?  (Lida 23454 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?
« Resposta #225 Online: 21 de Abril de 2013, 21:24:52 »
Juca?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 21 de Abril de 2013, 21:26:56 »
sim. é que estatais bem geridas e sem monopólios não existem.
Não?

Não me recordo. BB não é bem gerida e tem produtos monopolizado como interveniente obrigatório para crédito consignado (estavam tentando quebrar isso),  depósitos judiciais,  crédito rural..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 21 de Abril de 2013, 21:28:42 »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 21 de Abril de 2013, 21:30:09 »
 :lol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 21 de Abril de 2013, 21:30:48 »
Acho que esse é a continuação da entrevista:

'Precisamos de R$ 500 bilhões para infraestrutura'

Publicação: 21 de Abril de 2013 às 00:00

A visão que o senhor traz aponta que para o servidor público está chegando o perfil do que

atua na iniciativa privada que sempre buscou resultados e eficiência?

Sem dúvida, o que a gente busca é apoiar o servidor a poder canalizar o espírito público que ele já

tem e as vezes o que lhe falta no dia-dia é ferramenta de gestão para poder trabalhar de forma

mais eficiente. A minha experiência de gestão é muito ampla em diversos Estados brasileiros. A

gente encontra em diversas áreas, na saúde, segurança pública, gestão de planejamento, pessoas

qualificadas, com vontade de fazer e, as vezes, o que elas não têm é o domínio do método, das

ferramentas necessárias para poder executar seu trabalho com amais qualidade, mais eficiência. É

aí que a gente entra. Traz experiência das empresas com solução de problemas concretos de

gestão, com procedimentos de método de gestão por resultado. Isso é algo que pode apoiar e

ajudar o setor público a ser mais eficiente. E assim é um jogo de ganha ganha. Ganha o servidor

público que consegue fazer mais com seu tempo, seu recurso, ganha a população que passa a

usufruir de um serviço de melhor qualidade e, especialmente, a gente espera gerar um ganho da

recuperação da capacidade de investimento do setor público. O Brasil, nos últimos 25 anos, em

todas as esferas de governo vem reduzindo o percentual de investimento sobre a receita corrente

líquida. Isso em todos os níveis de governo e isso ocorre, praticamente, devido ao crescimento da

demanda, das despesas do governo precisa fazer com saúde, educação, e a gente vai deixando de

investir. O investimento passa a ser um resíduo e leva o país hoje a essa situação que a gente vive.

O país hoje tem um gargalo muito forte na área de infraestrutura urbana, precisamos hoje de

investimentos de montante extremamente elevado. Precisamos de mais de R$ 500 bilhões para

parte de infraestrutura em cinco anos para conseguir eliminar gargalos que hoje tornam o Brasil

um país muito caro pelo custo de logística. É importante a gente pode recuperar a capacidade de

investir e correr contra o tempo para recuperar o tempo perdido.

Cedida

A convite de Jorge Gerdau, Erik Camarano assumiu o cargo de diretor presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), cargo que ocupa atualmente.

O MBC chega a um Estado onde a gestão pública ainda enfrenta resistência com relação à

transparência. Qual a relação que o senhor faz entre uma gestão pública eficiente e os

mecanismos de transparência?

Eu diria que a relação é direta. Hoje é impossível pensar em eficiência na gestão sem transparência.

O caminho que se iniciou há alguns anos no Brasil, felizmente, para nós cidadãos brasileiros, é um

caminho sem volta. A necessidade absoluta de que o prefeito, além de se tornar melhor gestor, o

esforço de melhorar a gestão, ganhar eficiência, dar mais velocidade aos processos, também terá

que ser de forma crescente cada vez mais transparente. Da mesma forma que a gente faz com a

empresa de capital aberto, onde todas as suas transações são disponibilizadas em balanços

publicados, estão na internet e ali eles podem e devem acompanhar. Quem são os acionistas do

setor público? Somos todos nós. Acho que é um caminho sem volta e há associação direta entre

transparência e eficiência. Nosso trabalho no MBC, embora seja focado em eficiência e

produtividade, o que acontece como efeito colateral é que fica mais difícil a corrupção. Na hora que

você começa a passar indicadores de gestão as coisas começam a aparecer. Se eu tenho um veículo

na Prefeitura que faz 3 quilômetros por litro de gasolina tem algo errado. Esse carro já deveria ter

sido aposentado ou então está havendo desvio de gasolina. Quando vejo o gasto por aluno na

escola e há uma escola totalmente diferente da curva então ali tem problema. Então isso ajuda ao

gestor que quer ter transparência a focar nesses lugares e tomar as medidas necessárias e acabar

com os desvios. Nosso trabalho não é focado no combate a corrupção, mas acaba ajudando pelo

fator da transparência.

O Movimento Brasil Competitivo vai chegar a

Natal, cidade que em janeiro, quando a nova

gestão assumiu, foi apresentada com quase

R$ 500 milhões em débitos. Essas

dificuldades podem atrasar a meta de de

implantação do modelo do MBC na cidade?

Eu acredito que não. Na verdade, quando a gente começa com uma situação de que os desafios

são maiores, os ganhos também são maiores no curto prazo. Claro que isso depende de uma série

de fatores. Mas o que a gente tem constatado é ser possível fazer uma reversão muito rápida,

especialmente, nos fatores que são de equilíbrio orçamentário, melhor gestão de contratos, a busca

de eficiência em serviços críticos da prefeitura. Há uma série de fatores onde a gente consegue

gerar resultados ainda no primeiro ano. Diria que no prazo de 12 meses você já consegue ter

resultados muito significativos. Difícil dizer o tamanho do impacto que a gente espera gerar em

Natal. Mas a determinação do prefeito é muito grande, ele tem pressa para fazer e esse é um fator

muito positivo e um dos fatores críticos quando a gente avalia se vai ou não avançar com o projeto

no local. No caso de Natal temos essas características presentes. Acho que temos todas as

condições de gerar um case de sucesso.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/precisamos-de-r-500-bilhoes-para-infraestrutura/248285

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 21 de Abril de 2013, 21:33:20 »
Trazendo (ou tentando trazer) novamente o foco para o tema do tópico, parece-me que estatais não são realmente problema, se bem geridas e sem monopólio. Pelo contrário, exercem um papel de investimento, fomento e desenvolvimento onde o capital privado não se interessa em investir. Isso não é verdeiro em todo momento histórico e nem em todo local, mas iniciativas com o Banco do Brasil, CSN, RFFSA, Petrobras, Eletrobras e as próprias teles foram importantes no processo de industrialização do Brasil.

Derfel você vive o dia a dia no SUS com gestão caótica e insiste nisso?  A Petrobras e BB são uma terra de imundice sem fim.  Não te tocou o caso dos correios? Não entendo porque partir do princípio de estatizar e não com a iniciativa privada (sem contar a visão do Rampal mas acho que você é mais sofisticado que isso).

Qual o ponto para alguém que reconhece a podridão da gestão pública e continua a apoia-la? Ou não acha que os exemplos que você mesmo dá não são a definição de caos?

Você não exagera um pouco, não? Ainda que em muito eu concorde contigo, isso de "o BB e a Petro são uma imundice só" é mais um xingamento que um argumento. Eu não conheço a gestão dessas duas empresas, não posso falar nada. Mas você parece ter um amplo conhecimento de causa... Poderia ser um pouco mais explícito e me mostrar os casos?

Não me encerrando por aqui, outra coisa. O argumento do Derfel foi outro. Ele simplesmente afirmou que as estatais podem trazer benefícios e, em casos onde o setor privado não interessa investir, o governo entra com a pá.
O que foi que ele disse que não condiz com os seus conhecimentos?
conheço sim.  Mas nem precisa conhecer como eu diversos órgãos e empresas. Por exemplo quer evidências de mal gestão na Petrobras?  No BB, além de todas as direções partidarizadas e o mensalão? Correios que não paga imposto,  é monopólio,  corrupto e ineficiente? Precisa do que para aceitar a informação.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 21 de Abril de 2013, 21:36:21 »
Derfel boas iniciativas futuras já as vi em todos os órgãos. Já te falo,  não vai rolar. Pense em algo como 5 anos com sorte,  e com uma entrega de 20% do prometido, padrão para projetos de gestão do funcionalismo.

Políticos prometem o futuro não entregam nada e nada acontece. Executivos normalmente são mandados embora.

Pls coloque como evidência apenas o que já foi entregue.

Derfel dar 500 BI na mão de políticos é dar metralhadora na mão de macaco e criar a próxima geração de milionários nacionais.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 21 de Abril de 2013, 21:37:33 »
Derfel boas iniciativas futuras já as vi em todos os órgãos. Já te falo,  não vai rolar. Pense em algo como 5 anos com sorte,  e com uma entrega de 20% do prometido, padrão para projetos de gestão do funcionalismo.

Políticos prometem o futuro não entregam nada e nada acontece. Executivos normalmente são mandados embora.

Bem, 5 anos é mais ou menos o tempo de mandato da atual gestão e conhecendo como se encontra o município hoje, 20% do prometido já significa uma melhora de mais de 100% do quadro. :lol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 21 de Abril de 2013, 21:42:02 »
e continuando a resposta ao Tiago,  você quer além desses, mais exemplos do que todos os projetos de infra (estádios, estradas,  aeroportos, portos, etc..)?

Faz uma continha aí para somar os anos de atraso e valores superfaturados? Não temos todas as provas que necessitamos?

Para mim, defender a gestão pública no *brasil* faz tanto sentido quanto defender a eficiência do comunismo. Grifes Brasil pois não estou dizendo que não funciona por definição o modelo. Funciona na Suécia, imagino. No Brasil não.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 21 de Abril de 2013, 21:42:07 »
conheço sim.  Mas nem precisa conhecer como eu diversos órgãos e empresas. Por exemplo quer evidências de mal gestão na Petrobras?  No BB, além de todas as direções partidarizadas e o mensalão? Correios que não paga imposto,  é monopólio,  corrupto e ineficiente? Precisa do que para aceitar a informação.

Das decisões partidárias no BB não sei. O mensalão foi um caso isolado que diz tanto da má gestão deste quanto do Itaú. A ingerência de alguns políticos contra algumas pessoas do BB não o torna mal administrado por isso.
Correios não pagar impostos é sacanagem, não é má administração. Reconheço que nada sei de seus resultados.

Aceitar a informação? De mimimi por que está sendo questionado nas suas convicções?  :P

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 21 de Abril de 2013, 21:42:34 »

Derfel dar 500 BI na mão de políticos é dar metralhadora na mão de macaco e criar a próxima geração de milionários nacionais.

Não são 500 bi na mão de políticos, isso é o investimento necessário para eliminar gargalos de infraestrutura no país, o chamado custo Brasil.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 21 de Abril de 2013, 21:46:26 »
Com relação aos correios, hoje qual o segmento que mais gera lucro à empresa? Seria a entrega de mercadorias?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 21 de Abril de 2013, 21:49:07 »
e continuando a resposta ao Tiago,  você quer além desses, mais exemplos do que todos os projetos de infra (estádios, estradas,  aeroportos, portos, etc..)?

Faz uma continha aí para somar os anos de atraso e valores superfaturados? Não temos todas as provas que necessitamos?

Para mim, defender a gestão pública no *brasil* faz tanto sentido quanto defender a eficiência do comunismo. Grifes Brasil pois não estou dizendo que não funciona por definição o modelo. Funciona na Suécia, imagino. No Brasil não.

Menos paixão, Agnóstico! Não estou defendendo nada, estou te questionando. :P

Ok! Projetos de infra-estrutura. É o governo quem toca ou ele faz a concorrência e empresas tocam? Acho que a coisa é mais complexa do que você afirma. Eu preferiria ver caso a caso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 21 de Abril de 2013, 21:50:02 »

Bem, 5 anos é mais ou menos o tempo de mandato da atual gestão e conhecendo como se encontra o município hoje, 20% do prometido já significa uma melhora de mais de 100% do quadro. :lol:

Pois é meu amigo. Dei uma visão muito otimista, sou irrecuperável.!

Mas voltando, não te entendo mesmo. Em cada interação nossa você confirma quase todos os pontos que digo e ainda assim confia no modelo que sabe ser fracassado. Será que não está apaixonado pelo dia a dia, sonhos, o amor ao trabalho..

Paixão não funciona Derfel. Têm que ser frio, tem que cortar,  brigar. Cresci uma linha de negócio mais de 70% e quando fui ao final do ano todo pimpão conversar com o cara acabei ouvindo um "quer elogio liga para a mamãe. maior elogio é continuar empregado". Ou na condução do negócio deixar claro que não existem amizades aqui dentro que afetem decisões para o atingimento de metas.

Não é tão duro quanto parece, o ambiente é saudável,  mas o foco é completamente outro.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 21 de Abril de 2013, 21:53:31 »

Das decisões partidárias no BB não sei. O mensalão foi um caso isolado que diz tanto da má gestão deste quanto do Itaú. A ingerência de alguns políticos contra algumas pessoas do BB não o torna mal administrado por isso.
Correios não pagar impostos é sacanagem, não é má administração. Reconheço que nada sei de seus resultados.

Aceitar a informação? De mimimi por que está sendo questionado nas suas convicções?  :P

tá agnosticando?  :biglol:

Não foi isolado Tiago. Quantos casos de corrupção quer?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 21 de Abril de 2013, 21:56:44 »

Menos paixão, Agnóstico! Não estou defendendo nada, estou te questionando. :P

Ok! Projetos de infra-estrutura. É o governo quem toca ou ele faz a concorrência e empresas tocam? Acho que a coisa é mais complexa do que você afirma. Eu preferiria ver caso a caso.

O governo contrata já mancomunado com empresários para ganhar dinheiro por fora,  uai. Têm novidade aí? Governo é o ativo o empresário é o passivo. Todos deveriam estar em cana, mas é o contratante (quem tem o dinheiro) que dirige a corrupção.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 21 de Abril de 2013, 21:59:47 »

Pois é meu amigo. Dei uma visão muito otimista, sou irrecuperável.!

Mas voltando, não te entendo mesmo. Em cada interação nossa você confirma quase todos os pontos que digo e ainda assim confia no modelo que sabe ser fracassado. Será que não está apaixonado pelo dia a dia, sonhos, o amor ao trabalho..

Paixão não funciona Derfel. Têm que ser frio, tem que cortar,  brigar. Cresci uma linha de negócio mais de 70% e quando fui ao final do ano todo pimpão conversar com o cara acabei ouvindo um "quer elogio liga para a mamãe. maior elogio é continuar empregado". Ou na condução do negócio deixar claro que não existem amizades aqui dentro que afetem decisões para o atingimento de metas.

Não é tão duro quanto parece, o ambiente é saudável,  mas o foco é completamente outro.

Engraçado que todos que me conhecem dizem que sou pessimista. :lol: Também dizem que sou excessivamente cartesiano e positivista...  :o

Ainda que o entregue esteja na casa de 5%, ainda será um ganho considerável nas atuais circunstâncias. Para mim esse negócio de elogio é besteira. É apenas: missão dada, missão cumprida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 21 de Abril de 2013, 22:01:45 »

tá agnosticando?  :biglol:

Não foi isolado Tiago. Quantos casos de corrupção quer?

Eu só estou dizendo que casos de corrupção no BB ou na Petrobrás não implicam que ambas sejam má administradas. Não é questão de quantidade.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 21 de Abril de 2013, 22:03:27 »
O governo contrata já mancomunado com empresários para ganhar dinheiro por fora,  uai. Têm novidade aí? Governo é o ativo o empresário é o passivo. Todos deveriam estar em cana, mas é o contratante (quem tem o dinheiro) que dirige a corrupção.

É o que parece. Mas pode ser má gestão em ambos, jamais duvide da ineficiência humana.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 21 de Abril de 2013, 22:04:14 »
Com relação aos correios, hoje qual o segmento que mais gera lucro à empresa? Seria a entrega de mercadorias?

Não sei dizer,  posso ver. Acho que o maior lucro deles é não pagar impostos.

Derfel lá dentro é um SUS. CEMIG não é um SUS,  para ser justo.

Derfel, Tiago,  vocês devem perceber o que é quase uma tautologia. Não pode haver gestão profissional se as indicações para a liderança são políticas e os incentivos entre liderança e finalidade da empresa são distintos. Não pode haver boa gestão sem gestores profissionais. Gente, pelamordedeus!

Estou sem energia e ficando sem bateria no tablet..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 21 de Abril de 2013, 22:05:40 »

É o que parece. Mas pode ser má gestão em ambos, jamais duvide da ineficiência humana.

sim mas o corruptor é o estado,  porque ele é o contratante na relação com o contratado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 21 de Abril de 2013, 22:07:37 »

sim mas o corruptor é o estado,  porque ele é o contratante na relação com o contratado.

:lol:

Até quando a gente concorda com ele, ele discorda da gente!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 21 de Abril de 2013, 22:16:17 »
 :vergonha:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #248 Online: 21 de Abril de 2013, 22:25:13 »
Correio é uma merda, uma encomenda demora 7 dias pra sair do balcão da empresa postal japonesa e chegar no porto de Santos e mais 15 pra sair de Santos e chegar na minha casa. Isso se chegar inteira e não for aberta e roubada na serra.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 21 de Abril de 2013, 22:26:53 »
Mas não pode ser problema com a Receita?
Ou com a infraestrutura geral do porto?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!