Governantes? Sim! Mas o que esperar do povo?
Ficaram fabricando fusquinhas durante 500 anos, e agora querem em 20 que se tornem Ferraris.
obs. Ruim esta comparação, carros são fáceis de evoluir tecnologicamente, já o povo leva muito tempo, e podem até involuir, assim como a democracia.
Hoje em dia eu estava me perguntando se nas escolas públicas, ainda se pedia aos alunos que varressem a sala antes de sair. Quando estava na escola, acho que tinha uma ou duas faxineiras para toda a escola. Hoje tem escolas públicas que contratam uma equipe de limpeza terceirizada, têm sala com computadores para todos alunos, dieta toda cuidadosa para evitar obesidade (e com atenção aos alunos com condições que precisam de dietas especiais). Isso em escola pública
numa favela. Luxo ontem, escola pública hoje. Mas os alunos em si parecem estar só piorando, em comportamento.
Se bem que pode ser só impressão por amostra enviesada de locais diferentes mesmo, favela vs bairro de classe média. O que ainda assim não deixa de ser um desapontamento. Se mesmo com isso que antes era luxo acessível aos mais pobres, e provavelmente algo proporcional aos não-tão-pobres, e as coisas são como são, passa a impressão que se houver um declínio econômico que deixe a todos numa situação meio "vinhas da ira", a sociedade colapsa, viramos canibais.