Nela eu afirmei que o empresariado é quem paga a maior parte da 'conta pública' e é o que menos se beneficia, especialmente porque corre o risco de falência. Não há a menor referência sobre a honestidade e ética empresarial.
Começou assim, mas como eu mostrei no outro post, a minha resposta foi pra mostrar que essa classe que supostamente arca com a "maior parte" dos impostos, não é honesta e ilibada e justamente por não ser assim não paga a "maior parte" das contas públicas já que muitos usam
jeitinhos pra escapar dos impostos e repassar os custos aos clientes, além de conseguir incentivo fiscal do governo.
E mais, eu disse que quem paga é o trabalhador por ser óbvio que a maioria da população brasileira não é feita de empresários e vários artigos, matérias em jornais etc etc etc mostram que a maior carga tributária recai sobre os mais pobres que não dão jeitinhos e acabam sendo o final dessa cadeia de repasse de custo de impostos, ou seja o consumidor final.
Vossa Senhoria quer que eu demonstre que a maioria das empresas cumpre a legislação ambiental?
Vossa Senhoria deve estar brincando, não é mesmo?
Deixa eu usar uma metáfora, ok? Você tem um copo com água, você concorda que se eu afirmar que existe 60% de água no copo os outros 40% serão a parte vazia do copo, ou seja, sem água?
Não existe levantamento estatístico sobre o quanto de empresas descumprem ou cumprem a legislação ambiental, só notícias com denúncias sobre esses "deslizes".
Sim, é cheio de brechas. E de corrupção dos dois lados.
E?
E elas são muito bem usadas (essas brechas) não é mesmo?
E foi exatamente daí que eu comecei a discussão, os empresários usam essas brechas pra "se encaixar" na lei, tanto na parte fiscal, quanto na ambiental, e até na trabalhista. Mas na realidade, essas brechas fazem com que a empresa seja superficialmente regular e legal, porque na prática cometem abusos* contra o trabalhador, poluem, abrem bares perto de escolas digo, "restaurantes", se aproveitam de incentivos fiscais dados pelo governo...
E essa é a classe que você disse que paga a maior parte dos custos do governo, enquanto na verdade se aproveita o máximo possível do governo e ainda repassa o custo dos impostos ao consumidor final.
Claro que isso não quer dizer que os pobres e trabalhadores sejam santos, mas como são o elo fraco e tem menor poder na prática acabam sendo os que precisam ser protegidos. Por isso é tão difícil "desengessar" a CLT e outras legislações...
Ah é, estamos esquecendo dos políticos que também são empresários e fazem leis pensando nas próprias empresas (to falando das oligarquias).
*O setor empresarial.