Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 108583 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #975 Online: 17 de Setembro de 2013, 17:53:35 »
Por que o Geotecton precisa defender que é mais comum que os empresários sejam honestos, e não você defender que é mais comum que sejam culpados? (O que não é feito googlando e copiando manchetes de casos específicos).

Acho que deveria se ter outro tópico para isso.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #976 Online: 17 de Setembro de 2013, 17:57:47 »
Nela eu afirmei que o empresariado é quem paga a maior parte da 'conta pública' e é o que menos se beneficia, especialmente porque corre o risco de falência. Não há a menor referência sobre a honestidade e ética empresarial.
Começou assim, mas como eu mostrei no outro post, a minha resposta foi pra mostrar que essa classe que supostamente arca com a "maior parte" dos impostos, não é honesta e ilibada e justamente por não ser assim não paga a "maior parte" das contas públicas já que muitos usam jeitinhos pra escapar dos impostos e repassar os custos aos clientes, além de conseguir incentivo fiscal do governo.

E mais, eu disse que quem paga é o trabalhador por ser óbvio que a maioria da população brasileira não é feita de empresários e vários artigos, matérias em jornais etc etc etc mostram que a maior carga tributária recai sobre os mais pobres que não dão jeitinhos e acabam sendo o final dessa cadeia de repasse de custo de impostos, ou seja o consumidor final.
Vossa Senhoria quer que eu demonstre que a maioria das empresas cumpre a legislação ambiental?

Vossa Senhoria deve estar brincando, não é mesmo?
Deixa eu usar uma metáfora, ok? Você tem um copo com água, você concorda que se eu afirmar que existe 60% de água no copo os outros 40% serão a parte vazia do copo, ou seja, sem água?

Não existe levantamento estatístico sobre o quanto de empresas descumprem ou cumprem a legislação ambiental, só notícias com denúncias sobre esses "deslizes". 
Sim, é cheio de brechas. E de corrupção dos dois lados.

E?
E elas são muito bem usadas (essas brechas) não é mesmo?

E foi exatamente daí que eu comecei a discussão, os empresários usam essas brechas pra "se encaixar" na lei, tanto na parte fiscal, quanto na ambiental, e até na trabalhista. Mas na realidade, essas brechas fazem com que a empresa seja superficialmente regular e legal, porque na prática cometem abusos* contra o trabalhador, poluem, abrem bares perto de escolas digo, "restaurantes", se aproveitam de incentivos fiscais dados pelo governo...

E essa é a classe que você disse que paga a maior parte dos custos do governo, enquanto na verdade se aproveita o máximo possível do governo e ainda repassa o custo dos impostos ao consumidor final. 

Claro que isso não quer dizer que os pobres e trabalhadores sejam santos, mas como são o elo fraco e tem menor poder na prática acabam sendo os que precisam ser protegidos. Por isso é tão difícil "desengessar" a CLT e outras legislações...

Ah é, estamos esquecendo dos políticos que também são empresários e fazem leis pensando nas próprias empresas (to falando das oligarquias).

*O setor empresarial.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #977 Online: 17 de Setembro de 2013, 18:13:35 »
Por que o Geotecton precisa defender que é mais comum que os empresários sejam honestos, e não você defender que é mais comum que sejam culpados? (O que não é feito googlando e copiando manchetes de casos específicos).
Porque existem bares restaurantes perto de escolas, esgotos industriais despejados em rios, descarte irregular de lixo,  descumprimento da legislação trabalhista... e claro, o bom uso das brechas na lei.   

E não percebe que é exatamente por ser difícil de demostrar a falta de idoneidade das empresas que temos essas situações (cotidianas) bizarras? E isso deixando de lado os políticos que são uma enorme pedra (quase um asteroide) empacando o Brasil.

Ou você acha, que sem essas leis não demitiriam grávidas, dariam intervalos, folgas, férias etc? Tudo isso acabaria vindo da bondade dos empresários?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #978 Online: 17 de Setembro de 2013, 18:18:31 »
Eu não estou dizendo que leis trabalhistas/relacionadas são desnecessárias (ou que todas são necessárias ou corretas).

A questão era somente sobre se quantificar a parte dos empresários que cometem infrações ou crimes.

Talvez seja também interessante a comparação com não-empresários, para termos uma idéia do efeito que teria o empreendedorismo no desengate de tendências malignas.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #979 Online: 17 de Setembro de 2013, 19:52:04 »
A questão era somente sobre se quantificar a parte dos empresários que cometem infrações ou crimes.
A questão não era essa no começo, e não é porque não cometem crimes (porque se utilizam de brechas na lei) que seja certo o que fazem.

Se recebem incentivos fiscais e repassam a maior parte do custo de impostos ao consumidor final, como podem supostamente sustentar o governo?

Não podemos esquecer que os empresários também não são empresários o tempo todo, também acabam comprando, e fazendo o papel de consumidores. Então...

Talvez seja também interessante a comparação com não-empresários, para termos uma idéia do efeito que teria o empreendedorismo no desengate de tendências malignas.
O problema nesse caso é o poder histórico do brasileiro (talvez alimentado por oligarquias e concepções erradas) de dar um jeitinho. Eu não sei o que levou(leva) a isso, nem sei direito porque começou. Mas é um vício que está no empreendedorismo (não que isso seja a causa do "mal") também, a diferença é que o poder amplifica as consequências desses atos.

E outra ideia errada que o brasileiro tem, é que por causa de certas ações merecem um tipo de punição desproporcional. Como no caso de vítima de estupro que culpam a roupa, o local, whatever. O brasileiro acha que porque votou num corrupto, ou num politico que não tinha certeza que era idôneo, não tem direito de reclamar quando o sujeito está lá votando um aumento de 90% do próprio salário, por exemplo.

O passado, ou os motivos do voto não devem ser desculpa pra político cometer atos criminosos e continuar no poder. Esse tipo de político deve ser cassado, e por mim seria exilado e estaria na lista de pessoas que vão pra marte numa viagem só de ida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #980 Online: 17 de Setembro de 2013, 19:59:41 »

Falha da assessora. Aqui não houve incidentes e havia vários redes de TV quanto jornais impressos (pelo contrário, havia tantos e houve tantas entrevistas que já estavam atrapalhando as atividades).

Falaram abertamente nessas entrevistas que o salário integral iria para Cuba?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #981 Online: 17 de Setembro de 2013, 20:33:23 »
A questão não era essa no começo, e não é porque não cometem crimes (porque se utilizam de brechas na lei) que seja certo o que fazem.

Se recebem incentivos fiscais e repassam a maior parte do custo de impostos ao consumidor final, como podem supostamente sustentar o governo?

Até aí, tendo a concordar. Eles simplesmente não estão sustentando o governo "no prejuízo", tudo que pagam de impostos veio uma hora ou outra do consumidor/cliente, que na maior parte do tempo não têm o mesmo poder de determinar o lucro do seu trabalho que as empresas têm.

Ao mesmo tempo, uma série de análises dizem que os impostos no país são regressivos. Eu não sei se elas levam empresas em consideração, de qualquer forma.

Mas nada disso implica nas políticas tributárias estarem corretas em linhas gerais, ou nos empreendedores serem particularmente mais criminosos/infratores.

O problema nesse caso é o poder histórico do brasileiro (talvez alimentado por oligarquias e concepções erradas) de dar um jeitinho. Eu não sei o que levou(leva) a isso, nem sei direito porque começou. Mas é um vício que está no empreendedorismo (não que isso seja a causa do "mal") também, a diferença é que o poder amplifica as consequências desses atos.

Sim, pode ser o caso, mas não é como se houvesse algo particularmente errado com a "classe".

E outra ideia errada que o brasileiro tem, é que por causa de certas ações merecem um tipo de punição desproporcional. Como no caso de vítima de estupro que culpam a roupa, o local, whatever. O brasileiro acha que porque votou num corrupto, ou num politico que não tinha certeza que era idôneo, não tem direito de reclamar quando o sujeito está lá votando um aumento de 90% do próprio salário, por exemplo.

Eu meio que discordo dos dois exemplos, se é que isso tem alguma importância. Em casos de estupro, raramente culpam de fato a vítima, apenas apontam o que julgam ser falta de cautela, o que é um pouco diferente de "culpar" (especialmente se tentar se implicar que também exoneram o estuprador ao mesmo tempo), e é bastante comum que se faça em outras situações, mas se tratando de estupro, as coisas parece que são diferentes e quem faz isso é pior do que Hitler.

Quando dizem que "não pode reclamar" do que algum eleito faz, acho que geralmente isso não é literal, como se uma vez eleita a pessoa pudesse fazer o que bem quisesse, sem direito a reclamações, mas também uma forma de dizer que deveria se ter mais cuidado em quem se elege. Não se surpreender se um ladrão eleito roubar no cargo.

O passado, ou os motivos do voto não devem ser desculpa pra político cometer atos criminosos e continuar no poder. Esse tipo de político deve ser cassado, e por mim seria exilado e estaria na lista de pessoas que vão pra marte numa viagem só de ida.

Pouca gente pensa algo diferente. O problema é que se toda uma gangue é eleita, não pode esperar que "cassem" uns aos outros, se entreguem a polícia por boa vontade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #982 Online: 17 de Setembro de 2013, 20:36:50 »

Falha da assessora. Aqui não houve incidentes e havia vários redes de TV quanto jornais impressos (pelo contrário, havia tantos e houve tantas entrevistas que já estavam atrapalhando as atividades).

Que despreparo, nem instruem direito sobre o que eles devem falar. Talvez o problema seja por falta de costume. Na ilha escravidão é algo natural, então nem passa pela cabeça que não deveriam estar admitindo isso abertamente, que precisam manter uma farsa de que não é o caso.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #983 Online: 17 de Setembro de 2013, 21:19:30 »

Que despreparo, nem instruem direito sobre o que eles devem falar. Talvez o problema seja por falta de costume. Na ilha escravidão é algo natural, então nem passa pela cabeça que não deveriam estar admitindo isso abertamente, que precisam manter uma farsa de que não é o caso.

Gostaria de ver uma entrevista com esse pessoal sem os olheiros do Fidel por perto e sem gente do Lulla tentando calar a boca deles.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #984 Online: 17 de Setembro de 2013, 21:36:50 »
Porque existem bares restaurantes perto de escolas...
Aqui na Austrália tem 2 bares dentro da universidade, não tenho do que reclamar. :P
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #985 Online: 18 de Setembro de 2013, 07:57:26 »

Aqui ninguém ficou pastoreando o que diziam. Falam o que querem. Na verdade continuam dizendo (não assisti porque não tive tempo, mas os vìdeos estão no G1 no RNTV e na TV Ponta Negra). Alguns mitos pelo menos podem ser quebrados: possuem passaporte e carteira de ID do visto, recebem pagamento com conta no BB, não possuem uma polícia política acompanhando e são muito bem preparados. Todos possuem pelo menos 2 residências: saúde da família e uma outra (tem de infectologistas a ginecologistas) e uma grande experiência no exterior em mais de um país.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #986 Online: 18 de Setembro de 2013, 15:11:32 »
SUS recomenda reutilizar seringas descartáveis.

<a href="http://www.youtube.com/v/L7w7cR2azA0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/L7w7cR2azA0</a>
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #987 Online: 18 de Setembro de 2013, 15:44:25 »
SUS recomenda reutilizar seringas descartáveis.

<a href="http://www.youtube.com/v/L7w7cR2azA0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/L7w7cR2azA0</a>
Barata, não estou podendo ver o vídeo agora, mas é justamente o contrário: não só não recomenda como reprimenda. E esse é o papel da vigilância. Agora, se existe uma pessoa sem noção que está fazendo uso, está na hora de denunciar (não só do público como do privado, que é onde temos grandes problemas sobre isso).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #988 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:08:53 »
Assista o video Derfel, segundo o video essa recomendação veio impressa no caderno de atenção básica de 2006, a reultilização de seringas quando usadas em casa em até 8 vezes., eles chamam de "racionalização de recursos".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #989 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:22:36 »
Qual cab? Existem 36.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #990 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:26:23 »
Qual cab? Existem 36.

Não tenho idéia, quem afirmou isso foi um secretário de saúde.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #991 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:30:14 »
Os cadernos são por temas: saúde reprodutiva, tuberculose, demanda espontânea. Não me lembro de nenhum que tratasse de racionalização de recursos

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #992 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:31:49 »
Os cadernos são por temas: saúde reprodutiva, tuberculose, demanda espontânea. Não me lembro de nenhum que tratasse de racionalização de recursos

O que voce acha de assistir o vídeo antes de comentar?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #993 Online: 18 de Setembro de 2013, 17:02:53 »
Não posso, já que não consigo ver onde estou. Mas dei uma pesquisada e não era o que estava pensando (achava que estavam utilizando seringas nos hospitais). O caso em questão é sobre insulino-dependentes. Está no Cardeno 16, existe um protocolo para o uso (e é somente para o mesmo usuário) e tem respaldo da Sociedade Brasileira de Diabetes e da literatura científica.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #994 Online: 18 de Setembro de 2013, 17:14:16 »
A propósito,  a Associação Americana de Diabetes também recomenda.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #995 Online: 19 de Setembro de 2013, 16:03:41 »
Mas nada disso implica nas políticas tributárias estarem corretas em linhas gerais, ou nos empreendedores serem particularmente mais criminosos/infratores.
Só que não são a classe que sustenta todo mundo, na verdade não existe uma classe que sustente todos. 
Sim, pode ser o caso, mas não é como se houvesse algo particularmente errado com a "classe".
Eu não gosto muito de classificar, faço isso pra simplificar. Existem coisas erradas, e é muito comum no Brasil darem jeitinhos, só que no caso dos "empresários" as consequências podem ser graves.

Quando dizem que "não pode reclamar" do que algum eleito faz, acho que geralmente isso não é literal, como se uma vez eleita a pessoa pudesse fazer o que bem quisesse, sem direito a reclamações, mas também uma forma de dizer que deveria se ter mais cuidado em quem se elege. Não se surpreender se um ladrão eleito roubar no cargo.
É um ciclo vicioso, o político acha que as pessoas votam por favores, e depois se acham no direito de abusar do poder e dar uma de malandro. Políticos menores (vereadores e deputado estadual) dizem isso abertamente nas campanhas e depois delas.

Vou contar um causo, a minha diarista disse que no bairro dela um vereador na época de campanha distribuía dinheiro, gasolina, essas coisas, pras pessoas votarem nele. Sabe o que eu disse pra ela: Aceite e não vote nele.  :twisted: Agora, imagine, um cara que se elege assim, acha que "comprou" o cargo e que pode fazer o que bem entender nele...

Pouca gente pensa algo diferente. O problema é que se toda uma gangue é eleita, não pode esperar que "cassem" uns aos outros, se entreguem a polícia por boa vontade.
Acho que o problema é outro, o sistema favorece a eleição desse tipo de político malandro, o único jeito de mudar isso é fazendo pressão pública e não aceitando o discurso de responsabilidade no voto (se votou, não pode reclamar).

E antes que venha falar "mas as pessoas são responsáveis pelo próprio voto!" , não é bem assim, você vota num vereador/deputado e ele não é eleito, mas os votos vão para a legenda do partido e depois é distribuído entre os mais votados.

Eu nunca votei no Lupion, Nelson Padovani, e muitos paulistas não votaram no Chalita, Valdemar Costa Neto, Paulo Maluf*, mas se votaram em algum candidato do partido deles, praticamente elegeram essas pessoas. São responsáveis por esses políticos então? Acham ok o discurso do Rouba mas faz?

*Tirando da lista dos que não votaram no caso do donadon.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #996 Online: 20 de Setembro de 2013, 08:54:55 »
Citação de:  Derfel

Dentro do serviço do sus o enfermeiro já possui uma função maior que no serviço privado, mas para se ter um enfermeiro plus seria necessária uma mudança na legislação e na formação do enfermeiro, aumentando inclusive o tempo de formação, que passaria dos atuais 5 anos para 6, 7 anos (sem contar que a obstetrícia já aumenta hoje um ou dois anos ao curso de graduação), e qual seria o ganho em tempo de formação ao que já existe para os médicos?

Seria necessário aumentar o tempo de formação se fosse verdadeiro que se precisa de saber tudo que está no conteúdo das grades dos cursos para ser um bom profissional, mas isto não é verdadeiro.

Tudo e nada snao extremos, tem um meio termo ai.

Com certeza não é um caso de 8 ou 80, de tudo ou nada, de 0 ou 1 (binário). Acredito que seja algo entre ou próximo de 25% talvez até 33% , de modo que  várias e várias atividades de saúde hoje  protegidas e reservadas por lei  para pessoas que fazem cursos de seis anos ( e depois só utilizam ( e lembram realmente) de uma reduzida fração do conteúdo enfiado nas grades) , poderia ser executado de forma bem feita por pessoas que fizessem um curso de cerca de ~ 18 meses ~ 24 meses.

Entretanto o mito que se criou em torno do profissional de saúde, da atividade de saúde e conseqüentemente do conhecimento real necessário para exercer várias atividades de saúde dificulta e até impede muitas pessoas de questionarem e  de raciocinarem .

.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2013, 09:05:42 por JJ »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #997 Online: 21 de Setembro de 2013, 00:04:01 »

Aqui ninguém ficou pastoreando o que diziam. Falam o que querem. Na verdade continuam dizendo (não assisti porque não tive tempo, mas os vìdeos estão no G1 no RNTV e na TV Ponta Negra). Alguns mitos pelo menos podem ser quebrados: possuem passaporte e carteira de ID do visto, recebem pagamento com conta no BB, não possuem uma polícia política acompanhando e são muito bem preparados. Todos possuem pelo menos 2 residências: saúde da família e uma outra (tem de infectologistas a ginecologistas) e uma grande experiência no exterior em mais de um país.

Como já disse antes em algum lugar, é uma curiosa coincidência que esses 400 médicos cubanos bem formados que vieram primeiro, o "cartão de visitas" de Cuba, representem 10% do total de 4000 médicos que virão. A mesma porcentagem dos médicos cubanos que conseguem passar no Revalida...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #998 Online: 21 de Setembro de 2013, 10:13:30 »
A porcentagem, no caso do Revalida 2011, foi 25%. No caso dos 400, é apenas porque existe um período de adaptação e formalização (mesmo esses ainda tiveram problemas com documentação da embaixada, imagina 40000 de uma única vez)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #999 Online: 21 de Setembro de 2013, 17:54:36 »
Em 2012 foram 10%. Mas, como eu disse, foi só uma curiosa coincidência :P

O que eu queria mesmo ver era a capacitação dos demais 3600, para ver se mantiveram o nível ou não.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!