Nela eu afirmei que o empresariado é quem paga a maior parte da 'conta pública' e é o que menos se beneficia, especialmente porque corre o risco de falência. Não há a menor referência sobre a honestidade e ética empresarial.
Começou assim, mas como eu mostrei no outro post, a minha resposta foi pra mostrar que essa classe que supostamente arca com a "maior parte" dos impostos, não é honesta e ilibada e justamente por não ser assim não paga a "maior parte" das contas públicas já que muitos usam jeitinhos pra escapar dos impostos e repassar os custos aos clientes, além de conseguir incentivo fiscal do governo.
E mais, eu disse que quem paga é o trabalhador por ser óbvio que a maioria da população brasileira não é feita de empresários e vários artigos, matérias em jornais etc etc etc mostram que a maior carga tributária recai sobre os mais pobres que não dão jeitinhos e acabam sendo o final dessa cadeia de repasse de custo de impostos, ou seja o consumidor final.
Fabi,
Tentar escapar dos impostos não é exclusividade dos empresários, veja que que a classe trabalhadora é uma parcela importante dos compradores de camelôs, e o que mais atrai a eles é justamente o menor preço oferecido das mercadorias, que saem mais baratas justamente por causa de escaparem de pagar impostos/tributos.
Outro exemplo muito comum de fuga de tributos que a classe trabalhadora pratica é a contratação de pedreiros/serventes para fazer suas casas, neste caso eles evitam de pagar um monte de tributos , inclusive tributos que beneficiam a própria classe trabalhadora, como os chamados encargos sociais.
A maioria das pessoas quando pagam tributos não o fazem por gostar de fazê-lo e sim por serem obrigadas a isso. Portanto é injusto você atribuir esse comportamento de tentar fugir dos impostos principalmente aos empresários.
Além do mais mesmo nos casos em que os tributos são transferidos ao consumidor, ainda sim o empresário é prejudicado, pois quanto maior o preço de uma mercadoria menor é a quantidade de vendas dessa mercadoria, ou seja o empresário ganha menos ao ter que embutir altos tributos nos preços de suas mercadorias.
Também é bom lembrar que os empresários também são consumidores de produtos com nota fiscal dentro do Brasil, e como consumidores de produtos com nota fiscal eles pagam os altos tributos de mesma forma que um baixo e pobre operário.