Por que escravos? Em que isso caracteriza trabalho escravo? Todo trabalhador que ganha o mínimo no Brasil é escravo?
Pela semelhança ao que o Ministério do Trabalho caracteriza como trabalho escravo o que é praticado por madeireiras no Amazonas, por donos de confecções em SPaulo ao contratar colombianos e outras práticas desse tipo que ocorrem no Brasil.
Todos eles são submetidos a condições de trabalho que não respeitam a vontade do trabalhador a querer se desligar daquela situação, por exemplo.
Casos de empregadores que criam uma dívida "infinita", de forma a que o trabalhador nunca consiga quitá-la e fique preso ao trabalho.
Casos de mão-de-obra escrava nas confecções clandestinas também sob critérios semelhantes, configurando-se sempre com o impedimento do trabalhador de sair daquela situação.
No caso de Cuba, os infelizes que aceitam as condições recebem severas advertências e ameaças de que não poderão sair do vínculo de trabalho, não têm liberdade a pedir asilo ao outro país, não receberão o mesmo salário que outros colegas de outros países recebem, não poderão isso, não poderão aquilo.
Os médicos trazidos de Cuba não podem exercer outro tipo de atividade no Brasil e uma série de outros impedimentos que sei que existem, e você deve saber também, mas que ora eu não me recordo, e está meio tarde para pesquisar.

Se isso não for escravidão, fica difícil estipular parâmetros para o debate.