E onde está a falta de liberdade? Fica difícil argumentar quando já parte de um véu ideológico por sua parte.
Insistir em defender que os cidadãos de Cuba possuem as mesmas liberdades que eu e você é forçar muito a barra.
Eu não disse que o Brasil retirou as liberdades desses cidadãos. Eu disse que Cuba manipula essas pessoas e que o Brasil entrou no jogo ao fazer esse tipo de acordo com a
ditadura, aquela do mesmo tipo que muita gente do governo torce o nariz quando se fala de 1964.
Resumo: o Brasil não mantém escravos. Cuba trata seus cidadãos sem liberdade. O sujeito não pode sair do país.
Onde está a liberdade? O sujeito não pode vir ao Brasil como qualquer médico de outro país e fazer o mesmo que eles fazem.
Onde está a liberdade? Quem nasce na ilha da ditadura infelizmente está condenado a viver sob a égide da força do estado sobre si e sua família, sob o medo de sofrer represálias caso discorde do governo, de ser preso e mantido em cárcere apenas por motivos ideológicos, só e somente só por isso.
Onde está a liberdade? Se eu for relacionar aqui todas as infrações aos direitos fundamentais do homem e do cidadão aqui, vou demorar mais do que o necessário. Você sabe muito bem como funciona uma ditadura, não precisa que eu explique tanto. Mas a pergunta continua:
Onde está a tão recitada liberdade desses médicos que chegam aqui? Podem falar? Claro que sim, mas têm medo de todas as represálias que a ditadura preparará para elas caso falem o que pensam. É ingenuidade ou má fé no debate, Derfel, que você ignora que essas pobres almas são amordaçadas moralmente? Você acredita mesmo que eles podem falar o que pensam? Eles todos possuem família que sofrerão perseguição, caso ele não sigam a cartilha da ditadura.
Insistir em dizer que o povo cubano é livre é apelar à total falta de bom-senso. Ignorar que ele é amordaçado também.
Muito me admira você defender esse tipo de acordo. Eu morro de pena daquelas pessoas que não têm liberdade, estão sujeitos a todo tipo de pressão e são OBRIGADOS a cumprir a agenda da ditadura sob pena de "apanhar" depois. As aspas foram usadas por não representarem ação física. Muito me admira você e o pessoal do governo apoiarem ditadura. E não adianta negar. Não adianta desconversar. Você e o pessoal do governo estão apoiando uma ditadura sanguinária, que matou e mata, que prende e fecha a vida de milhares de cidadãos, pelo simples fato de pensar diferente.
Como eu disse, eu morro de pena daquele povo. Parece que você, não. Para você, eles estão seguindo contratos de trabalho regular.
Pois eu faço uma pergunta e pediria sinceridade na sua resposta: você trocaria de lugar com qualquer um deles? Você é da área médica. Se fosse possível, claro, você trocaria de lugar com um cubano? Deixaria sua família aqui e iria trabalhar por anos em Cuba? Recebendo percentagem mínima do seu salário e deixando o resto para a ditadura? Eles não estão numa boa? Pois você toparia esse exercício de debate? Vá para Cuba e experimente o que é viver alguns dias sob a ditadura e continue defendendo-a, defendendo esse acordo completamente desumano que o governo do Brasil celebrou com a ditadura! Prove que você põe a mão nesse fogo! Ficar atrás de um teclado, no conforto de um sofá é muito diferente de ir para a linha de frente e provar a veracidade de suas intenções. É muito fácil essa sua postura de defender a ditadura daqui, bem longe, protegido e confortável.
Esse negócio de se adequar às nossas leis é óbvio. Os médicos do mundo todo vêm trabalhar aqui, como qualquer trabalhador estrangeiro e se submetem à ela. A questão não é essa, mas a de apoiar e defender um regime ditador, um governo que desrespeita os direitos básicos do cidadão. Aquela ditadura é a mesma que integrantes do governo dizem que lutaram para combatê-la em 1964. Sou contra qualquer ditadura e acho que qualquer pessoa de bem também é.
Fico muito admirado que você defenda esse tipo de acordo desumano.
Como eu disse antes, há autoridades investigando as condições de trabalho, muito mais aptas do que eu e você. Portanto, só voltarei ao assunto com você quando tiver mais notícias. Obrigado por debater.