Interessante sua posição Derfel, para cada acusação que fazemos, sua primeira reação é colocar a culpa em cuba como se fosse para livrar a cara do petismo-lulismo.
Não é jogar a culpa em Cuba, mesmo porque não vejo culpa alguma aí. É uma cláusula que soa mesmo ridícula para nós, mas trata-se de outro país, outro regime, outra cultura, outro sistema legal, outro sistema econômico. E não penso em livrar a cara do petismo-lulismo, porque não vejo isso como algo do PT ou de Lula, mas do Estado. Se amanhã o PSDB ganhar as eleições, o programa continua. A demanda surgiu da Frente de Prefeitos e, imagino, o PT ou o "lulismo" não está presente em todas as prefeituras. O partido é contra o programa? Então assuma e não adira. Meu estado é do DEM e apóia o Mais Médicos, bem como todos os municípios.
Coerentes são Blumenau e Florianópolis que não apoiaram e não aderiram (do PSDB e PSD, respectivamente). Ponto para eles.
Na verdade, sei que o contrato é de cuba, mas o governo brasileiro é conivente.
O governo brasileiro nem tinha acesso a esse contrato até o aparecimento dele agora. Ainda assim, existe a soberania do governo de Cuba para tratar de seus contratos de trabalho. E como disse o Barata, China e outros países também possuem uma série de restrições que são contra o que prega o Brasil. Devemos deixar de fazer negócios com eles?
Exatamente como a Apple Nike parou de contratar sweat shops, o governo brasileiro deveria parar de comprar mão de obra (semi) escrava, simples assim. Não cola mais essa de "ah, eu só contratei, não sabia, não é culpa minha" É sim senhor, até porque o petismo-lulismo são parceiros de cuba e nem a desculpa esfarrapada do "não conheciam" pode ser dada. A culpa, sim, é do petismo lulismo.
Como já disse lá atrás, o MS está(va) em conversações com o Ministério da Saúde de Cuba para aumentar o valor do salário (e isso acontece desde outubro/novembro), em virtude do custo de vida daqui. A ajuda de custo que recebiam para instalação, que era de 3.000 reais (claro, ninguém fala sobre isso), conseguiram que passasse para 8.000 reais no próximo ciclo (que começa agora, na semana que vem).