Melhor que obrigar novatos a receber grana do SUS.
Não só receber grana, como também mau costume e vícios do SUS.
Pelo contrário, é justamente acabar com vícios e mau costume. O PROVAB é um exemplo. Como os médicos do programa são obrigados a cumprirem a carga horária, já que são supervisionados e não recebem os incentivos (10% de bonificação na prova de residência) se não cumprirem, isso acabou levando, em alguns lugares, médicos de outras equipes a se enquadrarem. O normal é serem contratados por 40h, pagos por 40h e cumprirem apenas 10 ou 20h (normalmente vão dois dias na semana e ficam até o meio-dia).
Não sei se em todos os locais é assim, mas na maioria das vezes
não existe demanda de pacientes suficiente para 40h semanais. Quem fez essa lei provavelmente é um idiota que não conhece de perto a realidade desses locais. O correto seria haver mais opções de contratos (Ex: 20 horas semanais), variando de local a local conforme a demanda.
Os caras querem o quê? Que os médicos atendam todos os pacientes, façam as visitas necessárias e depois fiquem no postinho olhando para as paredes descascadas esperando o tempo passar?
Além disso, a maioria dos médicos só aceita trabalhar por 5000-8000 reais se a carga horária for de no máximo 20 horas. Querer que um médico trabalhe 40 horas por esse salário, podendo o mesmo ganhar o triplo em outros locais, é ridículo.
Eu acho que na cabeça do Derfel o SUS é "bom"
Ah, o SUS é bom sim. Possui muitos problemas, está desestruturado em muitos lugares, possui problemas de infra-estrutura em muitos outros e sofre com má gestão em outros tantos, mas é bom.
Eu conheço o SUS por ambos os lados e só posso lhe dizer uma coisa: vivemos em mundos diferentes.
A Atenção Básica é até boa em alguns lugares. Na maioria porém falta de medicamentos até receituários para escrever prescrições. A atenção secundária e terciária é um caos, quase um inferno na terra (com exceção de alguns oásis, geralmente terceirizados).
e os médicos uns relaxados ou mal-acostumados por optarem por grandes centros ou pela saúde privada. É isso o que dá a entender das postagens dele.
Não. Não acho isso. Acho que um direito do profissional trabalhar onde quiser.
Existem pessoas que não acham?

Porém existe um problema de pessoal no SUS, particularmente no interior, e se os médicos não querem ir para lá, precisa-se buscar outras fontes.
Correto, mas não apenas isso. Existe também a opção lógica de tentar atrair os médicos que AGORA não querem ir para lá, mas sem obrigá-los ou chantageá-los.
Acredito que o maior problema não seja infra-estrutura da saúde (ainda que seja precária em muitos lugares), mas sim a infra-estrutura da própria cidade. Não é fácil morar em uma cidade que parece do faroeste: apenas uma rua com casas de um lado e do outro. Muitas vezes sem luz o tempo todo, sem água, sem celular, sem internet, sem um local para diversão como cinemas, restaurantes, teatros e mesmo uma sorveteria. A carreira SUS talvez (talvez) possa resolver isso, mas até lá deve-se deixar comunidades assim desassistidas?
O problema são ambos.
Mas a infraestrutura da cidade não seria um problema tão grande se não houvesse essa babaquice de querer que os médicos fiquem a semana toda lá (40 horas ou nada), ao invés de criar contratos com menores cargas horárias, com mais de um médico revezando o cargo. Isso me parece algo tão lógico que não entendo como já não pensaram nisso antes.