Sugiro, a título de esclarecimento, pesquisar quanto se paga a médicos aprovados em concurso público - vou lhe ajudar, aqui no Rio é entre 1200 a 1800 de salário base inicial.
É mais ou menos a base inicial no Estado de SP, com teto chegando a 15000. E vou lhe dizer uma coisa, dado o custo de vida nos grandes centros, o salário nas pequenas cidades pode render até uns 50% mais que nas grandes, isso não mostra porque médicos não vão aos recantos do Brasil.
Vocês estão certos desses números?
Porque eles não batem com estas duas pesquisas no Cathos sobre ofertas de emprego para ambulatório de Clínica Médica nos dois estados citados :
[RJ] [SP]. As remunerações que dei uma olhada (
dentre as que deixavam claro tanto o salário quanto a carga horária) variaram, mas em geral são coisas do tipo uma vaga de 3825,70 (o anúncio informa que a empresa paga os benefícios típicos mais 600 reais adicionais, acho que dá pra entender isso como um cash por fora) por uma carga de 12 horas semanais (se trabalhar sob o mesmo regime 4 vezes por semana ganha cerca de 12 mil com três dias de fuelga pra passear) na capital paulista. Outra vaga, também na capital paulista, paga R$ 6.354,00 por 20 horas. Mais uma, do Rio, pra ganhar R$ 5000 e quebradinhos 20 horas por semana. O piorzinho foi de R$ 6.000 pra 40 horas, também no Rio (que na real, achei bem
ruinzinho mesmo, mas me parece que este é o piso real da categoria tanto pelo que eu já tinha em mente quanto pelo que eu vi agora via Googleráculo).
Será que vocês não estão usando eventuais salários/dia como base? Porque é muito comum da propaganda coitadística de algumas classes isso, o trabalhador chorão mostrar no Facebook ou na matéria jornalística a parte do salário no contra-cheque mas tampar a parte da carga-horária. O salário de uma categoria deve ser calculado por 40 ou (no caso de categorias que tenha limitação de carga horária, como jornalista e telefonista) 30 horas, se o cara trabalha só 10 horas por semana tem que multiplicar por 4 ou por 3, senão é manipulação da realidade.
Ou será que estão levando em conta o salário salário base definido em dissídio ou coisa do tipo? Porque se for isso é um péssimo critério, eu dou meu
rabo pro médico que me provar que já tendo terminado o curso ganha 1200 pra cumprir carga horária de 40 horas, mas nem sendo muito
pereba.
Nos concursos a variação é grande, mas pelo que olhei em alguns que estão abertos
[AQUI] a renda não costuma sair por menos do que R$ 3.500 20h/sem (o que, reconheço, é pouco, R$ 7.000 pra trabalhar de segunda a sexta e levando em conta a complexidade da profissão e os custos da formação, mas lembro: a carga horária
never and nunca é cumprida integralmente no serviço público) mas em muitos casos é bem maior que isso, mesmo nas capitais; pelo que dei uma olhada tem umas variações pra cima e pra baixo, mas a
moda mesmo fica em torno das 10 pilas por 40 horas, um pouquinho mais que isso.
E não estou falando que ache
absurdo os salários não, médico tem mesmo que ganhar bem, a carreira nas públicas é concorrida pra caralho (quase sempre a mais concorrida), nas particulares é cara pra burro (em geral o curso mais caro), é o curso superior mais longo e pesado (no número e na variedade de disciplinas) que existe. Só que estes salários iniciais de 1200 a 1800 reais me parecem bem fantasiosos (até porque, repito, não faria sentido mesmo: o cara pagar 2000, 3000, 4000 reais de mensalidade durante 6 anos para sair com um diploma no braço pra catar emprego pagando 1500 reais).
Ps.: não tinha visto que
o post se referia ao serviço público, especificamente, whatever, não bate do mesmo jeito.