já foi vacinado? Existe uma grande possibilidade que tenha sido diretamente pelo sus ou indiretamente pelas ações da visa.
A vacinação é talvez a única parte do SUS que é eficiente.
Bebe água mineral ou do sistema de abastecimento? Provavelmente tem um controle da vigilância ambiental.
Sabe-se lá se realmente esta vigilância é feita mesmo e a qualidade dela, não dá para saber se o SUS é eficiente neste quesito.
Já viu a quantidade de mortos por hidrofobia? Não? Por causa da vacinação antirrábica da endemias. Já viu a quantidade de sarampo e pólio na população?
Na vacinação reconheço o bom trabalho do SUS.
um médico particular ou a um hospital particular? Lá tem ação da visa. Também em restaurantes e indústria de alimentação.
Nestes quesitos não dá para avaliar, todo mundo já foi em médico particular (até porque não se consegue pelo SUS

) e comeu em restaurantes, mas colocar isso como fator de eficiência do SUS é forçar a barra. Sabe-se lá como essa pretensa fiscalização é feita, se é que realmente é feita.
Medicamentos e produtos de higiene também possuem um controle de agências e serviços do sus.
idem.
Caso de acidente com trauma para quem liga? Quem chega primeiro e tem melhor capacitação para atendimento? O SAMU. Isso só um exemplo. Que saiba não existe pessoa no brasil que não use em algum momento o sus.
Tem outra opção para ligar?

Mas Derfel, tudo isso, se é que funciona mesmo, é
obrigação do SUS. Você fala como se fosse uma grande vantagem o que é simplesmente o que o Sistema recebe para fazer. Se os serviços médicos do SUS funcionassem como a vacinação, nem teria sentido falar mal dele. Mas só um cego não vê que o atendimento médico do SUS é horroroso, para ser otimista. Todos os dias vemos dezenas de exemplos disto.
Para os exemplos de eficiência que você citou, poderia ser dito:
Já ficou na fila por horas para marcar uma consulta para daqui a 6 meses? Deve ter sido no SUS.
Já teve parente que morreu aguardando atendimento médico? Você utilizou o SUS.
Já viu centenas de pessoas em macas improvisadas em corredores? É um hospital do SUS.
No dia em que o SUS conseguir dar um bom atendimento médico à população, ele será aceitável. Até lá, por mais que ele tenha "melhorado", continuará uma porcaria. Se eu não consigo dar um atendimento médico decente para 80% da população (é só um exemplo), meu serviço é péssimo, mesmo que antes a falta de atendimento fosse de 90%. Não adianta dizer que eu "melhorei', continua uma merda.