que existem casos onde o atendimento privado é ruim e o público é melhor? Para mim ocorreu ao contrário, no hospital nossa senhora do desterro em mairiporã (há 24 anos), voltei para SP e tive tratamento em hospital privado
Mas o mais provável era você ser atendido melhor no privado e pior no SUS.
Não só que existe casos em que o publico pode ser melhor que o privado, pois o contrário de fato é mais verdadeiro, mas que a maior parte da população não pode pagar pela saúde privada. As pessoas que chegam a hospitais, ambulatórios e postos de saúde do SUS são pessoas humildes em sua origem, sem condições financeiras de arcar com um plano de saúde que pode chegar a custar mais do que um salário mínimo.
A conclusão que eu posso tirar é que se não existir um SUS ou qualquer outra forma de atender a população, ela estará desassistida e não haverá nenhum atendimento a eles. Claro que as falhas são imensas e com uma gestão profissional poderia ser bem melhor do que é, mas o que se pode fazer de diferente nesse exato momento? Como mudar essa mega estrutura de uma hora pra outra sem entrar no caos do desatendimento? O que eu quero enfatizar é que o sistema público não pode deixar de existir como você prega, não dá, não existe essa opção.
Outra coisa é que o sistema privado está colapsado e há um passo de deixar muita gente a ver navios. Hoje demora tanto para ser atendido por um especialista num plano privado, quanto no SUS talvez. Qualquer médico mais especializado, como um cardiologista, eles pedem 30, 60, 90 dias para marcar uma consulta quando não 6 meses, é uma loucura. E eu falo isso morando perto de um dos locais onde existem mais médicos percapita no Brasil, que é Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
O que eu acho é que nossa briga tem que ser pela constante evolução do sistema público e atenção redobrada no sistema privado, e mais atenção ainda com os interesses econômicos e corporativistas que estão enraizados nos dois, que no fundo da verdade são um só pelo conjunto do atendimento à população e se complementam.