Autor Tópico: Manifestações contra o aumento das passagens de ônibus  (Lida 61946 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Manifestações contra o aumento das passagens de ônibus
« Resposta #150 Online: 15 de Junho de 2013, 12:03:27 »
Claro que vive, Juca. Enquanto de um lado temos gastos muito além do necessário com coisas como eventos esportivos, por exemplo, e para agravar com desperdício e desvio de dinheiro público, do outro temos urbanização, educação, saúde, transportes, segurança, etc, muito aquém do possível.
Claro que não vivemos. Dizer que existe um colapso no serviço público é o mesmo que dizer que o serviço é de primeira. Irreal.

Eu posso afirmar isto para praticamente tudo no Brasil, ou seja, é um raciocínio que não leva a lugar nenhum em termos de análise crítica.

O fato é que, seja em termos absolutos ou quer seja em termos relativos, os serviços públicos prestados no Brasil estão abaixo a até muito abaixo de seus congêneres em países ditos "desenvolvidos" e até mesmo em países de grau de desenvolvimento semelhante. E não se deve esquecer que a carga total tributária no Brasil é equivalente à da maioria dos países mais "desenvolvidos" e bem maior que a maioria dos de nível semelhante de desenvolvimento. Resumindo: A relação benefício/custo é muito desfavorável.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #151 Online: 15 de Junho de 2013, 12:19:42 »
O colapso é apenas consequência da adição de peso sem o reforço da estrutura, que é o que vejo ocorrer aqui, um maciço investimento na parte visível sem o devido reforço da base. As rachaduras são os primeiros indícios que apontam nessa direção e não adianta preenchê-las. São sinais de que precisamos rever nossas prioridades, senão a casa cai. E, bom, eu, pelo menos, vejo rachaduras por todos os lados.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #152 Online: 15 de Junho de 2013, 12:22:17 »
E qual o problema de empresas falirem? Não se adequou faliu, problema seu. Melhor pro consumidor. O que você está defendendo exatamente?
Estou defendendo que empresas que prestam um serviço de merda não devem ter a chance de existir.

Por quê? É como querer fechar restaurantes com comida ruim, cinemas com poltronas desconfortáveis... Se há demanda por isso, qual o problema?
Quero que você me explique como eu pegar um ônibus superlotado e quente, onde eu esteja pendurado, irá prejudicar outros. Se não irá, por que isso deve ser proibido?
Explicar para quê? A crítica é ao transporte, ao meio de transporte, não aos consumidores.

Você pode dizer que o transporte é um lixo, mas querer proibir ele por isso não faz sentido...

Talvez você tenha problemas de memória ou seja incapaz de entender. Lei a o tópico, isto já foi dito e não será repetido.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #153 Online: 15 de Junho de 2013, 12:24:01 »
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #154 Online: 15 de Junho de 2013, 12:54:56 »
Claro que vive, Juca. Enquanto de um lado temos gastos muito além do necessário com coisas como eventos esportivos, por exemplo, e para agravar com desperdício e desvio de dinheiro público, do outro temos urbanização, educação, saúde, transportes, segurança, etc, muito aquém do possível.

Claro que não vivemos. Dizer que existe um colapso no serviço público é o mesmo que dizer que o serviço é de primeira. Irreal.

Realmente, tá tudo sob controle.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #155 Online: 15 de Junho de 2013, 15:01:08 »
A ridícula situação brasileira não poderá no médio e quem dirá no curto prazo ser resolvida  no voto, pq simplesmente não há opção boa o suficiente que não caia no problema do "menos pior".
Vestir camisetas brancas e plantar cruzes na areia também já se mostraram práticas ineficazes historicamente.

Nem devemos recorrer ao soco e ao chute, mas sim, como dizem na roça, ao murro e ao bicudo.

A polícia deve fazer o papel de impedir o quebra quebra, mas nunca o de "sentar o dedo" com balas de borracha em camaradas que não oferecem perigo ao policial ou a sociedade.

Ficar preso no trânsito é uma bosta, mas olhar os protestos somente por esse ângulo deixa de ser coisa de rico chato e passa a ser posicionamento de individualista tonto. Estou com os manifestantes e, de certa forma, acredito até existir pouca baderna.

Bom texto abaixo:

What's REALLY behind the Brazilian riots?

The protests that have been occurring in Brazil go beyond the R$0,20 (US$0.10) raise in public transport fares.

Brazil is currently experiencing a widespread collapse of its infrastructure. There are problems with ports, airports, public transport, health and education. Brazil is not a poor country and the tax rates are extremely high. Brazilians see no reason to have such bad infrastructure when there is so much wealth that is so highly taxed. In the state capitals people spend up to four hours per day in traffic, either in their cars or on crowded public transport which is of very poor quality.

The Brazilian government has taken remedial measures to control inflation by cutting taxes and has not yet realized that the paradigm must shift to an infrastructure-focused approach. At the same time the Brazilian government is reproducing on a small scale what Argentina did some years ago: avoiding austerity and preventing the increase in the benchmark Selic base interest rate, which is leading to high inflation and low growth.

Other than the problem of infrastructure, there are several corruption scandals which remain without trial, and the cases being judged have been tending to end with the acquittal of the defendants. The biggest corruption scandal in Brazilian history finally ended with the conviction of the defendants and now the government is trying to reverse the trial by using maneuvers through unbelievable constitutional amendments: one, the PEC 37, which will annihilate the investigative powers of the promoters of the public ministry (the Brazilian equivalent of the District Attorneys), delegating the responsibility of investigation entirely to the Federal Police. Moreover, another proposal seeks to subject decisions of the Brazilian Supreme Court to the Congress - a complete violation of the three powers.

Those are, in fact, the revolts of Brazilians.

The protests are not mere isolated, unionized movements or extreme left riots, as some of the Brazilian press says. It is not a teenage rebellion. It is the uprising of the most intellectualized portion of society who wants to put a stop to these Brazilian issues. The young national mid-class, which has always been unsatisfied with the political oblivion, has now "awaken" - in the words of the protesters.

http://ireport.cnn.com/docs/DOC-988431

Já adianto, antes de ser taxado, que habitualmente não tenho ideias vinculadas à esquerda e não estou dizendo nada que seja orientado de maneira ideológica.

E numa analogia que espero que entendam, não acredito que você precise ser gay para ser favorável à possibilidade de união formal dos homossexuais, nem ser maconheiro para apoiar a liberação da maconha.

O Brasil vive um colapso na infraestrutura?

Se ainda não tem esse carimbo, está caminhando fortemente para vivê-lo e já está muito próximo do título.

De toda forma lancei um negritão nas partes mais emblemáticas no texto para exemplificar que não foi só dita essa questão. Com o principal ponto marcado em vermelho.

Concordo em absoluto com o que DOUBT e Geotecton disseram acima e com as imagens do Price.  :ok:

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #156 Online: 15 de Junho de 2013, 18:07:41 »
E qual o problema de empresas falirem? Não se adequou faliu, problema seu. Melhor pro consumidor. O que você está defendendo exatamente?
Estou defendendo que empresas que prestam um serviço de merda não devem ter a chance de existir.

Por quê? É como querer fechar restaurantes com comida ruim, cinemas com poltronas desconfortáveis... Se há demanda por isso, qual o problema?
Quero que você me explique como eu pegar um ônibus superlotado e quente, onde eu esteja pendurado, irá prejudicar outros. Se não irá, por que isso deve ser proibido?
Explicar para quê? A crítica é ao transporte, ao meio de transporte, não aos consumidores.

Você pode dizer que o transporte é um lixo, mas querer proibir ele por isso não faz sentido...

Talvez você tenha problemas de memória ou seja incapaz de entender. Lei a o tópico, isto já foi dito e não será repetido.

Não. Suas respostas se limitaram a dizer "se o estado não deve regular isso por que deveria regular qualquer coisa?", oferecendo exemplos de condutas prejudiciais que são legais quando eu argumentei que não havia motivação razoável para aquela intervenção em específico, e não qualquer qualquer intervenção, mesmo aquelas que ainda não existem. O mais próximo que você chegou de responder isso foi dizer que de um jeito ou de outro, seja pelo mercado ou pela regulação estatal empresas que oferecem um serviço ruim irão à falência.
Mas é claro, o estado-deus onisciente sabe melhor do que o próprio consumidor qual é o serviço que ele deseja.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #157 Online: 15 de Junho de 2013, 18:08:39 »
"A semana foi de muito transtorno para quem precisa se alimentar fora de casa. Greves de garçons e cozinheiros paralisaram os serviços de mais de 30 mil restaurantes, padarias e lanchonetes que formam o sistema de alimentação pública municipal. Os trabalhadores pedem aumento real e reajuste dos abonos salariais. Não houve acordo entre o governo e o sindicato até o fim da noite de ontem.
Na capital, 6 milhões de pessoas utilizam diariamente o serviço de alimentação coletiva.

Todos os estabelecimentos que vendem comida pronta são operados sob concessão por apenas 16 consórcios e cooperativas. A prefeitura e o governo estadual supervisionam a distribuição dos prato feitos e comerciais, planejam o sistema e realizam os repasses para as concessionárias.

Sem ter a quem recorrer diante da paralisação dos serviços, usuários chegaram a depredar bares e restaurantes. Outros se arriscaram em lanchonetes clandestinas, aquelas que não foram escolhidas nas licitações do governo e por isso atuam à margem do sistema de abastecimento da cidade.

A prefeitura alerta que esses serviços, além de ilegais, trazem diversos riscos para os usuários.
O sistema oficial, porém, é mal avaliado pelos cidadãos. Pesquisa recente mostra que o número total de queixas à prefeitura contra as comedorias saltou de 119.755, em 2010, para 143.901, em 2011.
A demora no atendimento ficou em primeiro lugar entre as dez principais reclamações. Outras queixas comuns são o desrespeito dos garçons, a pouca variação do cardápio e a falta de limpeza nas instalações.

O prefeito prometeu ontem mais investimentos na área. 'Até 2013, esperamos reduzir para 40 minutos o tempo de espera para o almoço', disse. Ele negou que o aumento dos salários dos garçons e cozinheiros resulte em aumento da tarifa do prato feito, hoje em R$ 30.

O Ministério Público investiga supostos repasses ilegais da prefeitura a concessionárias, que fizeram expressivas doações de campanha na última eleição. Os promotores acreditam que esses repasses seriam o principal motivo para a comida custar tão caro mesmo sendo subsidiada pelo governo.
Analistas afirmam que seria melhor que o governo deixasse para a iniciativa privada toda a venda de comida pronta. A concorrência entre padarias, botecos e restaurantes, argumentam eles, levaria diversidade e qualidade ao setor, atrairia a classe média e ainda baixaria o custo do serviço popular, como acontece em centenas de outros ramos da economia.

Para os analistas, a livre iniciativa e a concorrência poderiam até fazer a cidade ser mundialmente conhecida por seus restaurantes.

O sindicato dos garçons, a prefeitura, a associação das concessionárias, o Ministério Público e o governo estadual reagiram veementemente a essa proposta, que qualificaram de 'irresponsável e neoliberal'.

Para as entidades, a ausência do Estado na alimentação poderia resultar na falta de lanchonetes em áreas distantes, além do desabastecimento de comida na cidade. 'Se algum dia entregarmos o setor de restaurantes a empresários comprometidos apenas com o lucro, criaremos um completo caos', disse o prefeito."
http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2012/05/temida-greve-da-alimentacao-publica.html
Imagina só.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #158 Online: 15 de Junho de 2013, 19:52:12 »

Não. Suas respostas se limitaram a dizer "se o estado não deve regular isso por que deveria regular qualquer coisa?", oferecendo exemplos de condutas prejudiciais que são legais quando eu argumentei que não havia motivação razoável para aquela intervenção em específico, e não qualquer qualquer intervenção, mesmo aquelas que ainda não existem. O mais próximo que você chegou de responder isso foi dizer que de um jeito ou de outro, seja pelo mercado ou pela regulação estatal empresas que oferecem um serviço ruim irão à falência.
Mas é claro, o estado-deus onisciente sabe melhor do que o próprio consumidor qual é o serviço que ele deseja.

:histeria:

Você é só mais um daqueles foristas que vêm aos tópicos ignorar a posição dos outros e nunca enxergar as respostas dadas. Favor não me mencionar mais.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #159 Online: 15 de Junho de 2013, 20:47:20 »
Isso é mentira. Sempre tento deixar bem clara minha posição e aquilo do que discordo. A discussão começou com base num exemplo específico, "gente pendurada em ônibus", de regulamentação estatal, e não ficou claro que tipo de regulamentação você estava apoiando. Ao longo de suas respostas, continuou sem ficar claro, e você só citou veículos velhos. Em nenhuma resposta você mostrou danos à outros decorridos daquela situação específica, "gente pendurada em ônibus", a não ser que tenha relacionado isso com veículos velhos, mas a relação seria errada porque nada tem a ver veículos velhos com gente pendurada, são condições distintas que devem ser tratadas de maneira distinta. 

Se a situação estiver dentro dos critérios de segurança estabelecidos que visam minimizar os gastos estatais com saúde e manutenção e danos à propriedade alheia, não vejo porque deva ser proibida. Eu discordei do que pareceu que você defendia para mim, a exigência de um nível mínimo de qualidade, algo subjetivo, mesmo que estivesse dentro dos padrões de segurança estabelecidos. Se não era isso, sorry. Se era, continuo sem entender por que você defende isso.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #160 Online: 15 de Junho de 2013, 20:58:36 »
Sem polícia, protesto contra a tarifa em Curitiba termina sem violência

O protesto convocado contra o aumento das tarifas do transporte coletivo e em solidariedade às vítimas da violência policial em São Paulo (SP) reuniu aproximadamente 2.000 manifestantes na noite desta sexta-feira (14), em Curitiba (PR), na Boca Maldita, ponto histórico no centro da cidade onde acontecem atos políticos. O ato terminou, depois de mais de duas horas percorrendo o centro de Curitiba, sem registro de confusão ou de violência em frente à sede da Prefeitura de Curitiba.
Diferente do que aconteceu em outras capitais, não houve qualquer policiamento na manifestação na capital paranaense. A reportagem do UOL acompanhou a passeata até a sua dispersão no Centro Cívico, na região das sedes da Prefeitura de Curitiba e do governo do Paraná.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/14/sem-policia-protesto-contra-a-tarifa-em-curitiba-termina-sem-violencia.htm

Puxa vida, que situação mais estranha...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #161 Online: 15 de Junho de 2013, 21:30:58 »
Acho que a polícia nem tava sabendo dessa manifestação daqui. Bom, sem polícia, sem confronto...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #162 Online: 15 de Junho de 2013, 21:48:24 »
Sem gente morta, sem nada de ruim.

Em SP já estão cercando uma estação de metrô próxima a onde haverá a manifestação já prevendo o quebra pau.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #163 Online: 16 de Junho de 2013, 11:30:12 »
É... o problema é a polícia... :umm:

Sem confronto, PM mineira "abre caminho" para 8.000 manifestantes em BH
Rayder Bragon
Do UOL, em Belo Horizonte 15/06/201318h08

Protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo100 fotos 1 / 100
15.jun.2013 - Manifestação contra o aumento da passagem de ônibus reúne cerca de 8.000 pessoas neste sábado (15) em Belo Horizonte (MG), segundo a PM (Polícia Militar). O valor do transporte coletivo foi reajustado no fim de dezembro de 2012 para R$ 2,80 Rayder Bragon
Aproximadamente 8.000 manifestantes foram acompanhados pela Polícia Militar mineira, neste sábado (15), em Belo Horizonte (MG). O protesto contra o aumento da passagem de ônibus, à Copa do Mundo e ao projeto de lei do Nascituro, que tramita na Câmara Federal, ocorreu sem confronto e com a polícia interditando ruas por onde os manifestantes passariam.

As passagens de ônibus na capital mineira foram reajustadas no final de dezembro do ano passado. O valor mais utilizado pelos usuários está em R$ 2,80.

Contrariando liminar expedida pela Justiça mineira, nesta quinta-feira (13), que proibiu durante a Copa das Confederações manifestações que interrompam parcial ou totalmente o tráfego de veículos em vias públicas no Estado de Minas Gerais, os participantes saíram da Praça da Savassi, na região centro-sul da capital mineira, e foram até a região central da cidade. No trajeto, policiais militares bloquearam o trânsito para a passagem dos manifestantes, o que causou engarrafamento momentâneo nos locais.

A coronel Cláudia Romualdo, Comandante do Policiamento da Capital e quem confirmou o número total de participantes do evento, poderá ser responsabilizada por desobediência à liminar, mas os policiais não confrontaram os manifestantes para desobstruir as vias.  Segundo ela, que acompanhou o grupo, nenhuma ocorrência policial relativa à manifestação foi registrada pela polícia, apesar do número expressivo de pessoas na passeata.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/15/sem-confronto-pm-mineira-abre-caminho-para-8-mil-manifestantes-em-bh.htm

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #164 Online: 16 de Junho de 2013, 13:21:14 »
"A coronel Cláudia Romualdo, Comandante do Policiamento da Capital e quem confirmou o número total de participantes do evento, poderá ser responsabilizada por desobediência à liminar, mas os policiais não confrontaram os manifestantes para desobstruir as vias. "

Sim, é a polícia.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #165 Online: 16 de Junho de 2013, 15:43:31 »
Jaf, sem puxar sardinha... e aqui:
https://www.facebook.com/photo.php?v=297881930347743

Como fica?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #166 Online: 16 de Junho de 2013, 17:25:33 »

Não sei se essa conta esta muito correta, não se pode calcular o quanto deveria custar a passagem pela inflação média acumulada, nem tudo aumenta da mesma porcentagem, algumas coisas aumentam mais que outras.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 16 de Junho de 2013, 18:05:46 »
Recolher 54 milhões não significa 54 milhões de lucro líquido, ainda mais considerando que parte da passagem tem que ser subsidiada para se manter nesse valor.

E, sinceramente, não entendo a lógica do transporte gratuito. Hoje, por lei, empregadores tem que arcar com 94% do valor do transporte do empregado. Este paga 6% e o governo arca com o subsídio.

Se o transporte se tornasse totalmente gratuito, os custos de transportes seriam transferidos das empresas privadas para o Estado. Ou seja, você teria a iniciativa privada financiada com o dinheiro público. Qual a lógica disso, do ponto de vista dos socialistas que defendem o transporte gratuito?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #168 Online: 16 de Junho de 2013, 18:15:00 »
O MPL não defende o transporte gratuito, não existe transporte gratuito, ele defende o transporte subsidiado.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #169 Online: 16 de Junho de 2013, 18:16:25 »
Mas de onde tiraram 54 milhões por dia? 8 milhões de pessoas em São Paulo usam o metrô diariamente (considerando ida e volta)? Que eu saiba a população de São Paulo não é muito maior que isso.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #170 Online: 16 de Junho de 2013, 18:16:58 »
Não sei se essa conta esta muito correta, não se pode calcular o quanto deveria custar a passagem pela inflação média acumulada, nem tudo aumenta da mesma porcentagem, algumas coisas aumentam mais que outras.
A conta está correta, a aplicação que pode ser questionada. Concordo com a variância nas valorizações, mas a base de cálculo é a inflação. Se houver justificativa para ser menor, como os dados são protegidos pelo Estado, não podemos saber se está correto com a certeza necessária.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #171 Online: 16 de Junho de 2013, 18:17:59 »
Mas de onde tiraram 54 milhões por dia? 8 milhões de pessoas em São Paulo usam o metrô diariamente (considerando ida e volta)? Que eu saiba a população de São Paulo não é muito maior que isso.

Na proposta original, dos impostos ou da passagem com valor variável.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 16 de Junho de 2013, 18:18:17 »
[...]
E, sinceramente, não entendo a lógica do transporte gratuito. Hoje, por lei, empregadores tem que arcar com 94% do valor do transporte do empregado. Este paga 6% e o governo arca com o subsídio.
[...]

Na verdade, o empregado desconta até 6,00% do seu salário para o transporte e com isto ele pode arcar integralmente com a despesa de deslocamento.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #173 Online: 16 de Junho de 2013, 18:18:56 »
Aliás, fazendo as contas... 1% do PIB do Brasil é só metrô de São Paulo? (20 Bilhões se o cálculo de 54 milhões estiver correto)
« Última modificação: 16 de Junho de 2013, 18:34:42 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 16 de Junho de 2013, 18:20:19 »
O MPL não defende o transporte gratuito, não existe transporte gratuito, ele defende o transporte subsidiado.

Sim, para eles mas desde que sejam pago pelos outros.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!