Eu já sabia que a esquerda tem (e sempre teve) uma veia anti-democrática e "anti-povo" (conforme já diziam seus adversários desde os anos 50), mas escrachar assim uma oposição a um movimento genuinamente popular (o primeiro da história brasileira) contrariou até os meus piores conceitos sobre a mesma.
dhusahduasd, eu me divirto com essas guerrinhas entre direita e esquerda do CC, principalmente com essas ardilosas e milimétricas colocações. Só não é pior que as enquetes.
Pessoas estão revoltadas com a má qualidade dos serviços, e isso é genuíno, mas isso não quer dizer que elas não podem ser manipuladas e acabarem servindo a causas escusas. Repito, uma coisa não exclui outra. E faz parte também da
realpolitik tirar proveito de insatisfações populares.
Edit: responderam novamente.
O protesto coxinhou, isso é fato. Tanto que os próprios direitinhas tornaram-se simpáticos ao movimento(impeachment da Dilma!!). E sim, passei a ver a Dilma, mais que o congresso, mais que os governos, o sistema, mais que whatever, como o principal alvo, tanto nas mídias sociais quando na cobertura da imprensa. Obviamente, protestos com 1mi de pessoas e sem organização, como já foi citado exaustivamente, têm uma heterogeneidade de pautas, mas não dá pra negar que a
tônica dos protestos voltou-e à esfera federal. È um
cansei que se escorou na mobilização dos grupos estudantis e na indignação das pessoas com a truculência das policias.
Outra razão disso é o simples despreparo da população. Pessoas se indignaram, mas não quer dizer que elas estão qualitativamente preparadas para enxergar soluções. Elas não se
politizaram de um dia para outro, e ainda há na cabeça das pessoas muita dificuldade pra entender sobre os papéis na democracia, e uma associação de figura do presidente ao governo, e logo, que tudo é de responsabilidade do Estado. Só como exemplo, tem gente se manifestando para que a Dilma vete a PEC 37, que é promulgada pela próprias mesas do senado e câmara, ou seja, sem a possibilidade de veto pelo executivo.
Por último, todo mundo sabe que a oposição(PSDB, Veja, Olavo, etceteras )prega que nunca na história um partido foi tão corrupto quanto PT. E sim, eles vibram quando a pauta das reivindicações é o genérico combate à corrupção, como se corrupção tivesse se tornado
crescente quando um partido de bandeira vermelha subiu ao poder. Aliás, eu reitero o argumento do quadrinho, é preciso concretizar como se fará esse combate à corrupção (até um "julguem os recursos contra o mensalão" é válido), senão, "basta corrupção" é só um "fora PT" de quem não quer assumir sua opção é pelo Aécio.