Enquete

Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?

Ateu
44 (57.9%)
Agnóstico (e/ou ignóstico)
18 (23.7%)
Teísta (e/ou fideísta, panteísta, deísta etc.)
14 (18.4%)

Votos Totais: 75

Autor Tópico: [Enquete] Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?  (Lida 29075 vezes)

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
Re:[Enquete] Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?
« Resposta #100 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:05:05 »
Hmm talvez eu não tenha sido clara na ligação que eu encontrei e me fez passar do determinismo para o panteísmo....

Seria assim: se 'tudo está escrito', quer dizer foi escrito de alguma forma, mas eu nao acredito que alguém (algum deus) seja o responsável, mas sim o próprio universo como um todo...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:13:36 »

Você me colocaria onde, Lorentz? :D

Panteísmo. A predestinação que você acredita não me parece ser um ponto fundamental, mas somente uma constatação que em nada mexe com suas convicções ou desperte alguma fé. Portanto, ela pode ser ignorada.

Quando eu era adolescente eu era meio panteísta, pois ainda não imaginava nada além disso em nível de descrença. Mas essa posição ainda me perturbava, pois eu não via sentido num universo senciente. Quando descobri que uma coisa chamada "ateísmo" existia, imediatamente passei a me denominar assim.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #102 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:27:46 »
Ah, eu não acredito no universo senciente também, parece que isso não cabe na ideia da fatalidade dos acontecimentos... Se o universo tem um rumo certo a seguir, não há porquê 'ele' sentir qualquer coisa.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #103 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:28:13 »
Interessante . Gostaria de explicar o que te levou a ser panteísta?

Bom, meu pensamento na verdade não era sobre "deus". Já faz uns bons anos que eu não acredito em deus(es), se é que acreditei alguma vez, eu não me lembro. Mas eu sempre duvidei do acaso, aleatoriedade ou caos, não sei bem como chamar... é só que nunca vi sentido em não ter um sentido, sendo que tudo tem sentido (no sentido de direção, rsrsrsr).

Quer dizer, se não existe ação sem reação e tudo é causa e efeito, o univero tem um rumo, uma razão, é ordenado. Portanto tenho uma visão fatalista e não acredito no livre arbítrio.

Talvez eu esteja errada, mas penso que tudo isso se encaixa mais no panteísmo justamente por eu, então, acreditar em predestinação e enxergar essa ordem universal que integra tudo o que existe (sendo conhecido por nós ou não), onde cada "peça" tem sua função para manter o movimento do universo.
Acho, com base apenasmente no que está evidenciado nesse post, que a"predestinação a que fazes referência diz respeito tão somente a um ponto determinístico qualquer numa sequência eterna qualquer de relação de causa e efeito, e  não uma referência  uma predestinação do tipo religiosa, onde um "Deus" te escolhe para a salvação, até por que, o conceito religioso de predestinação diz respeito à salvação mesmo, e você parece ter insinuado que não acredita nisso.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 23:30:16 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #104 Online: 03 de Agosto de 2014, 23:45:56 »
Também não é principio do panteísmo a ideia de senciência.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #105 Online: 04 de Agosto de 2014, 04:40:48 »
Ora...  tem coisa boa para retomar aqui...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 04 de Agosto de 2014, 08:56:47 »

Quando escrevi senciente, me referia mais a auto-consciência.

De qualquer forma, se Deus é consciente, e o universo é Deus para um panteísta, logo o universo é consciente. Estou certo?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #107 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:39:24 »

De qualquer forma, se Deus é consciente, e o universo é Deus para um panteísta, logo o universo é consciente. Estou certo?
A premissa básica da qual parte o panteísmo é simplesmente a de que Deus é tudo e o todo, a universidade dos seres ou conjunto de tudo quanto existe. Logo, acha-se aquilo capaz de abarcar o tudo e o todo para identifica-lo, ou seja, o próprio Universo. Deus, isto é, o Universo, um ser imanente no mundo, à natureza, e não um ser exterior e transcendente.

Já sobre auto-consciência, não conheço dicionário e/ou livro algum, de filosofia e/ou teologia que explicitamente associe a autoconsciência divina ao conceito de panteísmo. Spinoza, o maior expoente do panteísmo, discorre em toda sua "Ética", sobre Deus e o Universo como uma unica realidade integrada, sem mencionar uma vez se quer a ideia de auto-consciência divina.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:45:05 »

A premissa básica da qual parte o panteísmo é simplesmente a de que Deus é tudo e o todo, a universidade dos seres ou conjunto de tudo quanto existe. Logo, acha-se aquilo capaz de abarcar o tudo e o todo para identifica-lo, ou seja, o próprio Universo. Deus, isto é, o Universo, um ser imanente no mundo, à natureza, e não um ser exterior e transcendente.

Já sobre auto-consciência, não conheço dicionário e/ou livro algum, de filosofia e/ou teologia que explicitamente associe a autoconsciência divina ao conceito de panteísmo. Spinoza, o maior expoente do panteísmo, discorre em toda sua "Ética", sobre Deus e o Universo como uma unica realidade integrada, sem mencionar uma vez se quer a ideia de auto-consciência divina.

Abraços!

Entendi.

Não que eu me importasse, pois não acredito mesmo.  :P

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #109 Online: 04 de Agosto de 2014, 10:59:52 »

Abraços!

Entendi.

Não que eu me importasse, pois não acredito mesmo.  :P
:ok:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #110 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:52:31 »
"Deus" sendo tudo e tudo sendo "Deus," e sendo o homem auto-consciente(pleonasmo cabeludo), logo, o homem é "Deus", portanto, "Deus" é consciente.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #111 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:54:44 »
O Brasil é formado pelo total de sua população, parte da população é loira, logo o Brasil é loiro. Lógica perfeita.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #112 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:24:49 »
Nada disso. O homem é consciente na sua totalidade pelo que o é seu cérebro, mesmo quando o joelho não é consciente ou o cabelo  não é consciente.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #113 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:28:49 »
Nada disso. O homem é consciente na sua totalidade pelo que o é seu cérebro, mesmo quando o joelho não é consciente ou o cabelo  não é consciente.

O homem é uma parte do todo, o homem ser consciente não torna o todo consciente, assim como uma parte da população ser loira não torna o país  loiro. Dizer que se o homem é consciente então o todo é consciente não faz sentido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #114 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:36:14 »
Acho, com base apenasmente no que está evidenciado nesse post, que a"predestinação a que fazes referência diz respeito tão somente a um ponto determinístico qualquer numa sequência eterna qualquer de relação de causa e efeito, e  não uma referência  uma predestinação do tipo religiosa, onde um "Deus" te escolhe para a salvação, até por que, o conceito religioso de predestinação diz respeito à salvação mesmo, e você parece ter insinuado que não acredita nisso.

Isso, não é esse tipo de predestinação. Essa da qual eu falo não possui "escolhidos" no sentido de melhores ou piores pessoas, são todos iguais e as desgraças ou bem aventuranças que cada um passa significam a mesma coisa.

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #115 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:37:37 »
Ter consciência é uma característica obrigatória de deus?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #116 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:39:47 »

Se não existe consciência você esta chamando as leis da física de deus.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #117 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:47:56 »

O homem é uma parte do todo, o homem ser consciente não torna o todo consciente, assim como uma parte da população ser loira não torna o país  loiro. Dizer que se o homem é consciente então o todo é consciente não faz sentido.
O homem é uma parte do todo enquanto ter partes for uma possibilidade do todo tanto quanto  ser o todo é uma possibilidade das partes do todo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #118 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:51:11 »
Consciência é apenas uma ilusão do "Eu".

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #119 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:52:47 »

Não não, foi só uma pergunta...

Então a consciência é uma característica obrigatória para a definição de deus?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #120 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:59:08 »

Na minha definição de deus, sim. Eu acho que chamar a natureza e sua ordem de deus e se isso não for consciente, é apenas chamar as leis da física por outro nome e dificultar o debate. 

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #121 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:03:43 »
O Brasil é formado pelo total de sua população, parte da população é loira, logo o Brasil é loiro. Lógica perfeita.
Só que "loiros" é parte de algo e não uma totalidade. No caso de "Deus", "Deus" = tudo(e  "parte" ao mesmo tempo).

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #122 Online: 05 de Agosto de 2014, 00:27:48 »
Na minha definição de deus, sim. Eu acho que chamar a natureza e sua ordem de deus e se isso não for consciente, é apenas chamar as leis da física por outro nome e dificultar o debate.

Eu não chamei nada de deus até agora, na verdade, esse é o maior motivo de eu ficar em dúvida sobre o que eu "sou". Pensando apenas nisso eu posso dizer que "não acredito em deus", contudo, apesar de assumir que não há como provar (seja negando ou confirmando) de forma concreta e objetiva, eu sou levada a acreditar que exista, sim, um tipo de consciência cósmica, entre outras coisas subjetivas onde não parece caber a mim a palavra "ateísta".

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #123 Online: 05 de Agosto de 2014, 07:35:16 »

Abraços!

Sempre tive curiosidade, mas não o bastante pra ler Spinoza, (ou Espinosa, grafia preferida de alguns filósofos brasileiros) sobre isso... Deus sive natura. Deus = natureza. Imanência. É só isso? Só trocar de nome, sem nenhum superpoder mágico? Sem nenhuma autoconsciência? Qual é a graça disso? Se for só isso (que tenho quase certo que não é), não vejo diferença entre um ateu (não crê na existência de deus(es)) e um panteísta, que crê na existência de deus (=natureza).

Com a palavra, os filos da filosofia do FCC.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #124 Online: 05 de Agosto de 2014, 12:35:00 »
"Deus" sendo tudo e tudo sendo "Deus," e sendo o homem auto-consciente(pleonasmo cabeludo), logo, o homem é "Deus", portanto, "Deus" é consciente.
Isso depende do que se entende por auto-consciência. "Esse termo tem significado e história diferente de consciência. Na realidade não significa "consciência de si", no sentido de cognição (intuição, percepção etc.) que o homem tenha de seus atos ou de suas manifestações, percepções, ideias etc., tampouco significando retorno à realidade "interior", de natureza privilegiada; é a consciência que tem de si um Princípio infinito, condição de toda realidade. Esse termo também nada tem a ver com conhecimento de si, que designa o conhecimento mediato que o homem tem de si como um ente finito entre outros."1 Logo, o homem ter consciência de si mesmo no sentido de cognição e/ou conhecimento  mediato de si ente finito entre outros, não faz dele, e nem por consequência do universo (como um todo infinito), autoconsciente(s).

:ok:

Não. Existem muitas definições de "deus", e nem todas envolvem uma entidade autoconsciente.

Abraços!

Sempre tive curiosidade, mas não o bastante pra ler Spinoza, (ou Espinosa, grafia preferida de alguns filósofos brasileiros) sobre isso... Deus sive natura. Deus = natureza. Imanência. É só isso? Só trocar de nome, sem nenhum superpoder mágico? Sem nenhuma autoconsciência? Qual é a graça disso? Se for só isso (que tenho quase certo que não é), não vejo diferença entre um ateu (não crê na existência de deus(es)) e um panteísta, que crê na existência de deus (=natureza).

Com a palavra, os filos da filosofia do FCC.
Bom, o conceito de Deus de Spinoza é perfeitamente compatível com o modelo cientifico do mundo, tanto que Einstein, talvez o maior cientista da história, se dizia adepto do spinozismo, ou seja, quando, em 1921, perguntado pelo rabino H. Goldstein, de New York, se acreditava em Deus, o físico Albert Einstein respondeu: "Acredito no Deus de Espinosa, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pelo destino e pelas ações dos homens".2

Evidentemente a concepção do Deus spinoziano não se resume a simples equivalência de "Deus sive natura", "Deus, isto é, a Natureza".  "Um dos propósitos de sua filosofia é esclarecer a identidade existente entre nossa mente e o conjunto de todas as coisas da natureza. Para ele essa identidade somente vai acontecer quando conhecermos a nós mesmos e conhecermos também a natureza [Deus]. O conhecimento da natureza se dá quando entendemos a essência dos objetos ou da sua causa mais próxima. Verdadeiro será o conhecimento que estiver em harmonia e se adaptar à ideia do objeto."3 "Para ele, a compreensão do todo não é um simples exercício intelectual: é um exercício de liberdade."4

1 Cf. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Martins Fontes. São Paulo: 2007. p.95.

2 Cf. Saindo da Matrix - O Deus de Einstein

3 Cf. Só filosofia - Baruch Spinoza (1632 - 1677)

4 Cf. MARIOTTI, Humberto. O  CONHECIMENTO  DO  CONHECIMENTO - A filosofia de Baruch de Espinosa e o pensamento complexo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!