Enquete

Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?

Ateu
44 (57.9%)
Agnóstico (e/ou ignóstico)
18 (23.7%)
Teísta (e/ou fideísta, panteísta, deísta etc.)
14 (18.4%)

Votos Totais: 75

Autor Tópico: [Enquete] Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?  (Lida 29078 vezes)

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
Re:[Enquete] Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?
« Resposta #175 Online: 16 de Novembro de 2014, 18:40:15 »
Em cima do muro com tendências panteistas. Melhorou?  :P
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #176 Online: 16 de Novembro de 2014, 18:56:58 »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
« Resposta #177 Online: 16 de Novembro de 2014, 19:03:09 »
 :demente:
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #178 Online: 17 de Novembro de 2014, 03:17:43 »
Agnóstica. Não sei se existe e se existir não sei q diferença faria.
Não fale essa palavra proscrita! Ai de você se o Cientista ler isso...
Acabo de ler e...         ...não sei qual seria o problema (no que se referiria ao "Cientista vai te pegaaaar  MUAHAHAHAHAHAHAHA!!!") em a forista Larissa se confessar crente, mesmo na mestra das crenças...   Posso lamentar muito por tão dolorosa realidade para ela, mas...   devemos defender seu sagrado direito até à morte, não concordas, meu caro?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #179 Online: 17 de Novembro de 2014, 03:26:48 »
Difícil dizer...     Teoricamente, sim, seria muito melhor. Quaquer diminuição de crença é melhor que o máximo. Mas, o problema é que, mais teoricamente ainda, se você muda assim "de opção" explicita não saber nem o que é, ou seja, uma 'autoagnóstica'...  Problema... problema sério, minha cara...   O Cientista, tenho certeza, não quereria estar em tua situação...

Mas está me preocupando, também, nosso caríssimo sergiomgbr, que "pode orar"!

Orar...    (tenho tanto receio em perguntar...   hahahahahahahah) a...     que/quem?!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #180 Online: 17 de Novembro de 2014, 11:56:26 »
Difícil dizer...     Teoricamente, sim, seria muito melhor. Quaquer diminuição de crença é melhor que o máximo. Mas, o problema é que, mais teoricamente ainda, se você muda assim "de opção" explicita não saber nem o que é, ou seja, uma 'autoagnóstica'...  Problema... problema sério, minha cara...   O Cientista, tenho certeza, não quereria estar em tua situação...

Orar...    (tenho tanto receio em perguntar...   hahahaahahahah) a...     que/quem?!
Ora, se não há ninguém, há ainda a santa borboleta do efeito borboleta... Que tal?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #181 Online: 17 de Novembro de 2014, 15:07:16 »
Acabo de ler e...         ...não sei qual seria o problema (no que se referiria ao "Cientista vai te pegaaaar  MUAHAHAHAHAHAHAHA!!!") em a forista Larissa se confessar crente, mesmo na mestra das crenças...   Posso lamentar muito por tão dolorosa realidade para ela, mas...   devemos defender seu sagrado direito até à morte, não concordas, meu caro?
Se posicionar como agnóstico é justamente o contrário de se posicionar como um crente; No sentido de aceitar ou negar a existência de deus(es); Seja  como o teísta na sua crença na existência de deus(es), ou como o ateu na sua crença na inexistência de deus(es). O agnóstico entre os três é o único que não é crente sobre a existência ou negação da existência de deus(es); Por não admitir uma solução para a questão da existência de deus(es); E/ou por conseguinte, não manifestar uma opinião-convicção sobre a existência deste(s) deus(es).

Mas como sempre, esperando por mais malabarismos sofismáticos e prolixidade verborrágica do forista Cientista em retaliação a esta minha ultima postagem. Que seja divertido no mínimo. . .  :hihi: :hihi:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #182 Online: 17 de Novembro de 2014, 15:16:18 »
Se posicionar como agnóstico é justamente o contrário
Não é não, filho. Se posicionar como agnóstico é aquilo tudo que o Cientista já disse mesmo, você é que não quer compreender que se trata de uma crítica.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, 15:18:47 por sergiomgbr »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #183 Online: 17 de Novembro de 2014, 15:43:24 »
Para o "Cientista" e você (que simplesmente concorda com tudo que ele diz), o agnóstico é o ser mais crente entre os crentes existentes. Apesar de ser do feitio dele e do teu discordarem de tudo para iniciarem um debate, neste caso, mesmo vindo de vocês, esta discordância em meio a esta alegação parece absurda, pois é simplesmente contraditória com a própria definição e posicionamento de um agnóstico.

Mas como eu disse, esperemos pelos malabarismos do forista Cientista. Veremos como ele irá responder, mas independente de como, eu sei que me divertirei, pois aprendi que não se pode levar quase nada do que ele diz a sério, alguns foristas (a maioria) optam por ignora-lo, mas eu sei que levar quase sempre o que ele diz como verdadeira comédia, a diversão será garantida.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #184 Online: 17 de Novembro de 2014, 15:56:48 »
Para o "Cientista" e você (que simplesmente concorda com tudo que ele diz), o agnóstico é o ser mais crente entre os crentes existentes. Apesar de ser do feitio dele e do teu discordarem de tudo para iniciarem um debate, neste caso, mesmo vindo de vocês, esta discordância em meio a esta alegação parece absurda, pois é simplesmente contraditória com a própria definição e posicionamento de um agnóstico.

Mas como eu disse, esperemos pelos malabarismos do forista Cientista. Veremos como ele irá responder, mas independente de como, eu sei que me divertirei, pois aprendi que não se pode levar quase nada do que ele diz a sério, alguns foristas (a maioria) optam por ignora-lo, mas eu sei que levar quase sempre o que ele diz como verdadeira comédia, a diversão será garantida.

Abraços!
Está equivocado, Skeptikós, o nosso bom e nobre Cientista não faz malabarismo nenhum.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, 15:59:27 por sergiomgbr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 17 de Novembro de 2014, 18:39:11 »
"Agnóstico" no sentido popular muitas vezes é "em cima do muro", não acreditar nem desacreditar. No mais "técnico"/historicamente correto, é  a posição (ou crença) de que é impossível saber a verdade sobre uma dada questão (ou questões), mas isso não impede da pessoa acreditar em uma coisa ou outra (e nem de ser "agnóstico" no outro sentido, também). Ex.: é impossível refutar o solipsismo ou comprovar alguma posição não-solipsista, mas no entanto de modo geral nem mesmo os agnósticos mais "fundamentalistas" farão muita questão de levar o agnosticismo até aí, adotando alguma crença não-solipsista por conveniência, intuição, ou algum outro motivo qualquer.

Isso resumiria bem a questão. Mas não será suficiente para impedir o "trollismo semântico", com todos os fundamentalismos e invencionices costumeiras.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #186 Online: 18 de Novembro de 2014, 02:41:22 »

Orar...    (tenho tanto receio em perguntar...   hahahaahahahah) a...     que/quem?!
Ora, se não há ninguém, há ainda a santa borboleta do efeito borboleta... Que tal?
(SEEEEEE       não há "ninguém"????? Tens alguma dúvida?... Não pressionemos; não te comprometamos mais...   hahahahahah)

Assim tipo...  "a melhor oração que se pode fazer é orar ao inevitável para colaborar com ele e iludir-se que ele colabora conosco"? Só se for assim...   hahahahahhahahahahaha...

Esclareçamos a questão do "efeito brabuleta desarrependida". Aquela joça daqueles filmes... joga no saco! Lixo puro de pseudo-pseudo-ficção. A bobagem dita pelo Lorenz (jamais confundir com Lorentz!)..., o próprio, ao ver a péssima interpretação que, mesmo vários "colegas de ciência" deram à ideia, jogaria no saco também. Que fique claro e entendido que a brabuletinha batendo suas asinhas não causaria mais uma erupção estelar lá em Bellatrix de Orion do que a exata erupção em Belatrix relacionar-se-ia a eventos como o exato baterzinho das asas da brabuletinha -- numa e noutra direção (na "sequência causal"). Ou seja, a oração não vai mudar coisa alguma, nem na ulterior burlesca suposição de que a oração seria um "baterzinho de asas" para o bater de asas da brabuleta, se me entende, ...entende? hahahahahahahaha...

Mas, tu tranquilizaste algo (alguinho...) o Cientista agora, com certeza! Pelo menos as borboletas existem...  E até o referido efeito, guardado seu devido correto entendimento. Orar à brabuleta pode aliviar uma tensão de alguém não tão forte quanto o Cientista. É... é válido!

hahahahahahahah...

Se posicionar como agnóstico é justamente o contrário
Não é não, filho. Se posicionar como agnóstico é aquilo tudo que o Cientista já disse mesmo, você é que não quer compreender que se trata de uma crítica.
Tenho pesar por sentir pena do jovem Skep, por ele tão facilmente nem mesmo dar ao oponente o trabalho de liquidá-lo, incumbindo-se, o jovem mesmo, da tarefa. Mais uma pérola: "agnóstico é o contrário de crente". Descrente deve ser o contrário de sabe(do)r...  suponho... Esse jovem faz isso o tempo inteiro, sem trégua para si mesmo. Uma lástima! Na verdade, não tentamos nem combater esse jovem; tentamos salvá-lo (e dele mesmo!), lamentavelmente, sem sucesso. É como aquelas baleias que obstinam-se a encalhar na praia... Pobre jovem...

Depois de defender pedófilos no outro tópico, sem responder às perguntas feitas pelo Cientista (não respondeu nada, só enrolou, como sempre), deve estar pensando que aquilo que ele postou lá foi algum "feito"...  Deve estar confundindo o tédio do Cientista com alguma "vitória do jovem Skep", na alucinação dele... Não se engane, meu jovem...  não se engane. Você não mostrou nada lá.

E... como se não bastasse todo o mal repetitivo que esse jovem sempre refaz a si mesmo, agora, mais essa novidade: "o sergiomgbr (*simplesmente*!) concorda com tudo o que o Cientista diz"!!!!! Veja se podemos com uma dessas, meu caro?! Eu e tu, que batemos de frente como bisões ferozes com tanta frequência! Só um jovem falacioso assim para uma dessa em público... Esse é bazofista. Nem chega a sofista! hahahahahahahahaha...

Por fim, vem o outro. Sempre doido para beber da sabedoria do Cientista, se fazendo de desdenhador... Muito engraçado! hahahahahhaha...  E sempre acusando de semantismo o que é só um problema terminologista, de fato. Parece não conseguir discernir a diferença. Também, acreditar que é impossível refutar o solipsismo já mostra bem o que vem atrás e vai à frente...  Crença, é mesmo uma tristeza... Acredita no solipsismo desamparadamente, esse jovem; pensa que é a única "coisa" que existe na 'hiper/hiporrealidade' "dele", "só (d)ele"... É interessante como ele não se percebe, querendo aprender com o Cientista, no próprio absurdo dessa crendice lamentável...

Mas tudo sempre muito divertido!  hahahahahahahaha...

Obrigado a todos!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #187 Online: 18 de Novembro de 2014, 03:15:53 »

Mas, tu tranquilizaste algo (alguinho...) o Cientista agora, com certeza! Pelo menos as borboletas existem...  E até o referido efeito, guardado seu devido correto entendimento. Orar à brabuleta pode aliviar uma tensão de alguém não tão forte quanto o Cientista. É... é válido!

hahahahahahahah...

Eu ri.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 03:21:34 por sergiomgbr »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #188 Online: 18 de Novembro de 2014, 03:51:38 »
Eu também!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 18 de Novembro de 2014, 08:31:31 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #190 Online: 18 de Novembro de 2014, 11:58:21 »
Hó nobre "Cientista", sei que você só pretende nos salvas do mar de ignorância que vivemos, e então me redimo a sua imensa sabedoria. Minha atitude de neófito em desafiar o grande mestre foi um erro, por isso peço desculpas pela petulância de acusa-lo levianamente de ter apresentado comportamentos de baixo valor.  :hihi: :hihi:  :P

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #191 Online: 26 de Novembro de 2014, 03:34:51 »
O agnóstico entre os três é o único que não é crente sobre a existência ou negação da existência de deus(es)

Então agnósticos vivem exatamente como ateus, ja que não seguem deus algum  :lol:
Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #192 Online: 26 de Novembro de 2014, 12:57:29 »
A diferença é que ateus negam a existência de deus(es), admitindo uma solução para a questão, agnósticos não fazem isso.

Abraços!

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #193 Online: 26 de Novembro de 2014, 14:31:08 »
A diferença é que ateus negam a existência de deus(es), admitindo uma solução para a questão, agnósticos não fazem isso.

Abraços!

Mesmo se fosse essa a definição correta de ateísmo, não haveria qualquer diferença pratica entre ateus e agnósticos.
Ambos vivem como se deus não existisse  :ok:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #194 Online: 26 de Novembro de 2014, 14:58:19 »

Abraços!

Mesmo se fosse essa a definição correta de ateísmo, não haveria qualquer diferença pratica entre ateus e agnósticos.
As vezes tenho a impressão de que o Skeptikós redargue certos argumentos por que pensa que toda vez que alguém o contrapõe se trata de um  lance de um jogo em que ele pode ser vencedor e que portanto ele deve estar de algum modo, certo, e portanto tem que fazê-lo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2014, 15:00:30 por sergiomgbr »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #195 Online: 26 de Novembro de 2014, 15:07:17 »
Ateus vivem como se deus(es) não existissem, agnósticos vivem como se esta questão não tivesse solução-importância.

Diferença prática é uma ideia abrangente o suficiente para abarcar situações onde ateus e agnósticos se comportariam diferente, por exemplo, sempre que surgisse o assunto deus(es), a diferença de comportamento entre agnósticos e ateus se tornaria evidente.

Abraços!

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #196 Online: 27 de Novembro de 2014, 03:48:12 »
Ateus vivem como se deus(es) não existissem, agnósticos vivem como se esta questão não tivesse solução-importância.

Diferença prática é uma ideia abrangente o suficiente para abarcar situações onde ateus e agnósticos se comportariam diferente, por exemplo, sempre que surgisse o assunto deus(es), a diferença de comportamento entre agnósticos e ateus se tornaria evidente.

Abraços!

Realmente, num caso bastante específico como este, se perguntar a cada um suas opiniões haverão certas diferenças de discurso. No mais, no dia a dia ateus e agnósticos são indistinguíveis. Ambos vivendo suas vidas como se deuses não existissem.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #197 Online: 27 de Novembro de 2014, 03:52:01 »

Abraços!

As vezes tenho a impressão de que o Skeptikós redargue certos argumentos por que pensa que toda vez que alguém o contrapõe se trata de um  lance de um jogo em que ele pode ser vencedor e que portanto ele deve estar de algum modo, certo, e portanto tem que fazê-lo.

É menos complexo que isso. Agnósticos tem pavor do termo ateísmo, pela carga histórica negativa que o termo carrega. Então eles não permitem nenhuma flexibilização no entendimento do termo e os engessam em uma definição bem grotesca, pois do contrário, estariam automaticamente inclusos como ateus.

Eles tentam fugir, mas como ja disse, eles vivem o dia a dia exatamente igual aos ateus. Só eventualmente quando o tema surge, é que eles fazem os seus malabarismos pomposos para parecer mais intelectuais, quando na verdade são tão Sem-deuses quanto os ateus.... rs

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #198 Online: 27 de Novembro de 2014, 05:14:04 »

Por esse critério, uma quantidade imensa de pessoas nominalmente e culturalmente religiosas também são ateias, já que vivem como se sua entidade de crença religiosa (seja lá qual for) não existisse ou não se importasse com seus seguidores e suas ações. Não é sem motivos que essa posição é chamada de ateísmo prático (e que alguns pastores recentemente passaram a combater o que chamam de "cristãos ateus").

O que mostra que boa parte dos termos para se referir a crença (ou ausência dela, ou suspensão do julgamento, para aqueles que se ofendem com esse termo) são incrivelmente nebulosos, não passando mais do que rótulos de conveniência a serem adotados, além de gerar discussões semânticas cujo valor é menor do que um marco alemão na República de Weimar em 1932.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #199 Online: 27 de Novembro de 2014, 08:40:42 »

Por esse critério, uma quantidade imensa de pessoas nominalmente e culturalmente religiosas também são ateias

Não vejo bem desta forma, apesar de que esta realidade instigue a fazer certa reflexão sobre esta condição que vc colocou. Ainda assim, no dia a dia destas pessoas, ainda estão inclusos comportamentos de cunho religioso em que ateus e agnósticos definitivamente não compartilham.

Não é pq pessoas nominalmente e culturalmente religiosas frequentam os mesmos ambientes e compartilham mesmos afazeres do dia a dia com ateus (trabalho, restaurante ou chupar um picolé) que se enquadrariam como ateus.... rs. Acho que aí ja seria um apelo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!