Só que quando o gráfico chega em 4000ac, olha só, o funil pára de afunilar e vira um CANUDINHO..será porque????
Será porque se trata do início e difusão da escrita e, consequentemente, da civilização, que permitiu o aumento populacional (incluindo os registros populacionais)?
Será que eles não percebem que a revolução verde, bem como vários outros fatores sociais têm contribuído para o aumento populacional atual? Será mesmo que só deus explica?
É hilário ler coisas do tipo "100 perguntas que os evolucionistas não respondem"... Pois deve haver muito mais que isso. Quem foi que disse que os evolucionistas explicam tudo? Ainda mais que certamente a pergunta inicial será relacionada com o Big Bang, como de costume. Logo, biólogos evolutivos devem explicar física também.
Certamente é muito mais cômodo ter uma única resposta para todas as perguntas e, consequentemente, ter todas as respostas: deus quis. Para alguns, esta resposta é suficiente, para mim, entretanto, é ridícula. E não estou nem um pouco preocupado se não tenho todas as respostas neste momento. Até pouco tempo na história da humanidade a resposta para perguntas simples não podiam passar de um "deus quis", e hoje já as temos. Talvez eu não viva o suficiente para ter muitas de minhas perguntas respondidas, mas isso não significa que a única resposta possível deva ser "deus quis". Esta resposta satisfazia a infância da humanidade, em uma época onde não havia meios para que uma resposta mais coerente ou suficiente fosse possível.
A humanidade amadureceu, mas muitos ainda insistem em ficar na infância, como acontece na vida real. Hoje temos respostas extremamente verdadeiras ou muito próximas do real para muitas perguntas. Muitas vezes, entretanto, é muito complicado para a grande maioria compreender tais respostas, o que torna o "deus quis" mais atrativo. O problema é que é mais atrativo apenas a princípio, pois se bem trabalhado e pensado pode tornar o problema ainda maior: "que deus?" "quem criou deus?" "de onde surgiu deus?" "deus manipula tudo?" entre muitas outras questões sem respostas acerca de uma suposta idéia de divindade, muito necessária na vida de muita gente.
Eu não censuro ninguém que queria ficar no "deus quis". Só fico emputecido quando estas pessoas tentam mascarar as respostas adquiridas ao longo de uma série de observações sistematizadas e corroborações independentes, para manipular opiniões e fazer prevalecer a infantilidade da resposta "deus quis". Para muitas pessoas isso é bem conveniente, pois se "deus quis" e fulanos conversam diretamente com "deus", logo eles se tornam poderosos. Por que é que as pessoas precisam entender como a natureza funciona? "deus quis!!!" E pronto!
Por que será que um pedreiro (remetendo à outra discussão) precisa saber evolução? Ele precisa saber que evolução existe para continuar assentando (é assim que escreve?) tijolo? Vai fazer alguma diferença na vida dele? Basta ele ser um simples pedreiro e continuar trabalhando que tudo bem, mantemos a sociedade como está. É ruim ter povo culto e com conhecimento. É difícil de manipular. Continuando com esta mentalidade, contribuímos para o
Status quo.