Autor Tópico: Cantadas e Assédio Sexual  (Lida 73614 vezes)

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
Re:Cantadas e Assédio Sexual
« Resposta #100 Online: 31 de Julho de 2014, 11:15:34 »
Eu sou do grupo que não gosta de ser cantada, heheheh. E também não canto ninguém. LOL

E só para acrescentar: cantadas de lésbicas são horríveis também! Por mim criminalizaria todo mundo que "canta" desconhecidos na rua, homens e mulheres, rs... não me parece uma atitude muito civilizada e de consideração com o próximo. :/

P.S.: "Cantar" é diferente de "elogiar", de elogios eu gosto, sim, apesar de ficar completamente sem graça e normalmente nem responder heheheheh

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #101 Online: 31 de Julho de 2014, 11:20:00 »
Mulher: Mas eu não me sinto ofendida!
Protetorzão: Se sente sim! E cala a boca que eu tô te defendendo aqui.
Mulher: Mas eu não me sinto ofendida, pai!
Protetorzão: Se sente sim! E cala a boca que eu tô te defendendo aqui que você só tem 13 anos.

Mulher: Mas eu não me sinto ofendida, filho!
Protetorzão: Se sente sim! E cala a boca que eu tô te defendendo aqui (que você tem 40 anos).

Como a gente pode ver, existem situações e situações. O erro fundamental é colocar tudo no mesmo balaio.
Tá bom, sei... ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #102 Online: 31 de Julho de 2014, 11:26:58 »
"Cantar" é diferente de "elogiar"

Pois é aí que a porca torce o rabo: na hora de reclamar lá na frente da dona "delega", a mulher "ofendida" não faz distinção quanto a esse "detalhe", ao passo que esse "detalhe", para alguns homens é insignificante, deveras; e ficamos no critério subjetivo.
Um "elogio" pode ser bastante ofensivo, e uma "cantada" pode ser agradável de se ouvir.
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #103 Online: 31 de Julho de 2014, 11:35:58 »
Eu acho que é a mesma coisa que chamar um negro de macacos ou gays de viadinhos, tem uns que não ligam, tem uns que se ofendem. Por mais que a sua intenção não seja ofender, se você não sabe se a pessoa se ofende ou não, não use essas palavras, guarde para você ou corra o risco de tomar um processo na cabeça. Se você não tem bom senso, a lei ajuda você a criar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #104 Online: 31 de Julho de 2014, 11:48:55 »
"Cantar" é diferente de "elogiar"

Pois é aí que a porca torce o rabo: na hora de reclamar lá na frente da dona "delega", a mulher "ofendida" não faz distinção quanto a esse "detalhe", ao passo que esse "detalhe", para alguns homens é insignificante, deveras; e ficamos no critério subjetivo.
Um "elogio" pode ser bastante ofensivo, e uma "cantada" pode ser agradável de se ouvir.
Eu queria entrar também neste debate sobre issues feministas, mas aqui minhas opiniões ainda são tão baseadas em anedotas do dia-a-dia que prefiro retê-las um pouco.

Mas a sua colocação é ótima, Brienne, é o motivo pelo qual não só em relação a cantadas mas em qualquer caso em que a ofensa seja fundamentalmente subjetiva eu acho preferível que não haja punição por parte do Estado. Eu tenho mil anedotas pra contar sobre isso, mas vou poupá-los desta vez :lol:

Pela enésima² vez postando o link para o melhor vídeo ever feito sobre "se sentir ofendido" e suas implicações :)
<a href="https://www.youtube.com/v/h80tWYbFHUU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/h80tWYbFHUU</a>
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 11:53:22 por Pai Donna de Irôko »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #105 Online: 31 de Julho de 2014, 12:07:45 »
Não quero criminalizar uma cantada obscena, mas dou o direito à mulher de achá-la estúpida e de não gostar. E elas tem que aprender a lidar com isso da mesma forma que a gente tem que entender que pode ser ofensivo e que deve ser evitado se possível.

A gente bancar os grosseiros e elas terem que engolir "porque a vida é assim mesmo" soa tendencioso.

Novamente, não quero caracterizar isso como estupro ou mesmo assédio (que na maioria das vezes não é mesmo), e não acho que todas as mulheres odeiam isso.

Quero enfatizar que o homem em ser estúpido está mais errado que a mulher que não sabe lidar com a grosseria.
Ok, você acha grosseria por parte do homem e eu te compreendo e respeito sua opinião, você também acha justo as mulheres manifestem sua opinião de desagrado se assim desejarem, e estou de acordo que é um direito da mulher fazer isso. E você concorda comigo que seja absurdo classificar simples cantadas como essas, mesmo que soem grosseiras, como assédio ou estupro. Então estamos de acordo nestes pontos.

Só não concordo que sempre será grosseria (generalizar), se a mulher que ouviu a cantada e o cara que a fez não entenderem assim, pelo menos para os dois principais envolvidos não sera grosseria. E como devemos respeitar a opinião daqueles que não gostam deste tipo de cantada, temos também que respeitar aqueles que admitem gostar:

:ok:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #106 Online: 31 de Julho de 2014, 12:09:31 »
Mas poxa vida, eu evitando de apresentar evidẽncias anedóticas e o Skeptikós me apresenta um monte de postagens do Y!R. Assim você fode com nosso esquema tático, dupla :biglol:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #107 Online: 31 de Julho de 2014, 12:30:49 »
Pois então pasmem, meninos, ao saber que muitas se utilizam do "efeito peão de obra"; trata-se de metodologia muito utilizada por algumas mulheres em momentos de baixa-estima, e consiste em colocar roupas apertadas ou curtas e passar na fente de uma obra. Qulaquer obra. Metrô, luz, água: o importante é se expor (de leve, claro), e ouvir os elgios. Ajuda muito em momentos de desespero, hehe. :histeria:

E Painho, vou pra anedota:

" O travesti passava todos os dias na frente de uma obra a caminho do trabalho e todos os dias ecutava: " e aí, Dona Biba! Traveca! Bambi! Bichona!
Ao que retrucava educadamente: " pau-de-arara! favelado! bóia-fria!"
E assim foi até que um dia a mona se montou toda pra ir numa festa e a peãozada adorou: "fala, Gisele Bündchen" Naomi Campbell! Poderosa!"
E foi a vez da "menina" agradecer os elogios: "ai, obrigada, engenheiros, arquitetos!"" :P
GNOSE

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 31 de Julho de 2014, 12:38:44 »
" O travesti passava todos os dias na frente de uma obra a caminho do trabalho e todos os dias ecutava: " e aí, Dona Biba! Traveca! Bambi! Bichona!
E assim foi até que um dia a mona se montou toda pra ir numa festa e a peãozada adorou: "fala, Gisele Bündchen" Naomi Campbell! Poderosa!"
E foi a vez da "menina" agradecer os elogios: "ai, obrigada, engenheiros, arquitetos!"" :P

Essa aí é velha, mas sempre muito divertida.  :biglol:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #109 Online: 31 de Julho de 2014, 12:43:09 »
Não resisti... :smartass:
GNOSE

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #110 Online: 31 de Julho de 2014, 12:50:00 »
Eu acho que é a mesma coisa que chamar um negro de macacos ou gays de viadinhos, tem uns que não ligam, tem uns que se ofendem. Por mais que a sua intenção não seja ofender, se você não sabe se a pessoa se ofende ou não, não use essas palavras, guarde para você ou corra o risco de tomar um processo na cabeça. Se você não tem bom senso, a lei ajuda você a criar.

Apoiadíssimo!!! ;)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #111 Online: 31 de Julho de 2014, 12:53:23 »
Pois então pasmem, meninos, ao saber que muitas se utilizam do "efeito peão de obra"; trata-se de metodologia muito utilizada por algumas mulheres em momentos de baixa-estima, e consiste em colocar roupas apertadas ou curtas e passar na fente de uma obra. Qulaquer obra. Metrô, luz, água: o importante é se expor (de leve, claro), e ouvir os elgios. Ajuda muito em momentos de desespero, hehe. :histeria:

E Painho, vou pra anedota:

Pois então, essa era uma das anedotas que eu tinha pra trazer, Brienne: a imensa maioria das mulheres que conheço, inclusive as com que me relacionei, trazem um feedback muito positivo de levar cantadas de "pedreiro". Geralmente vejo comentarem felizes que acabaram de levar uma cantada, ou que foram à padaria e levaram muitas (o que eu sinceramente acho o mais absoluto dos esperados) e o não levar cantada durante muito tempo pelo que vejo é mais motivo de neura do que de alívio para a maioria das moças :)

Já que vocẽs começaram vamos às outras anedotas que eu não queria despejar:

Anedoticamente eu observo as meninas que mais ficam putas com a agressividade das cantadas de pedreiros são as que não as recebem, é muito comum eu observar na rua duplas de mulheres sendo uma bonita e outra feia e algum "pedreiro" ouu "engenheiro" passar uma cantada e a mais feia reagir com agressividade à cantada que obviamente teria sido dirigida à bonita, que levou de boas. Tive uma colega de escola que era quase caricata quanto a isso, ensino médio, aquela azaração típica, os moleques todos babando todas as meninas e caindo que nem urubu, as meninas adorando a urubuzação, e esta menina, gordinha, com aqueles aparelhos de um único fio de metal com elástico, nada charmosos e corpo não definido, sempre reclamando da "tara" dos garotos e tentando "defender" as meninas.

Anedoticamente eu observo que mulheres são tão propensas a passar cantadas de pedreiros quanto homens, só sendo mais seletivas... isto é, enquanto entre os homens as cantadas se direcionam a qualquer menina mais ou menos ok em termos de beleza mulheres só cantam abertamente homens muito bonitos, musculosos, especialmente altos, muito aparentemente bem sucedidos, mas quando o fazem as vejo fazer com o mesmo padrão "pedreiro" que qualquer pedreiro.

É óbvio que isso é tudo anedótico, são impressões minhas de minha andança na vida e que de modo algum pretendo que sejam genéricas (digo, é perfeitamente possível mulheres bonitas se ofenderem com cantadas ou talvez no geral as cantadas masculinas sejam mesmo mais pesadas e não só mais frequentes... mas minhas anedotas estão aí e fecham muito bem com as que você trouxe :) )

De qualquer modo, acho que o ponto mais forte é mesmo a questão da subjetividade do "se sentir ofendido" :)

Só pra biologar um pouco aqui também, eis uma linda coleção das mais depravadas cantadas de pedreiro (se quiser ficar muito ofendida ponha todos os védeos ao mesmo tempo) :P

<a href="https://www.youtube.com/v/LYgCm__SAIE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/LYgCm__SAIE</a>
<a href="https://www.youtube.com/v/GUcfvd0X9rg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/GUcfvd0X9rg</a>
<a href="https://www.youtube.com/v/7SVb3BXueZY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/7SVb3BXueZY</a>
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 13:10:43 por Pai Donna de Irôko »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #112 Online: 31 de Julho de 2014, 12:57:02 »
Ahhh, eu não passo cantadas em desconhecidas (nerd e tímido como eu sempre fui eu tenho uma certa dificuldade de passar cantada mesmo quando em conhecidas que já se demonstraram claramente interessadas em ouvir um pouco da minha coaxada :lol:, quer dizer, smile errado: :/ )
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 21:01:19 por Pai Donna de Irôko »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #113 Online: 31 de Julho de 2014, 13:08:28 »
Mas poxa vida, eu evitando de apresentar evidẽncias anedóticas e o Skeptikós me apresenta um monte de postagens do Y!R. Assim você fode com nosso esquema tático, dupla :biglol:
:histeria: :histeria:

Ao menos a turma acima reforçou a mensagem passada pelas usuárias do yahoo, postando ainda mais evidências anedóticas favoráveis as cantadas.  :ok:

Ok, mas agora falando sério, eu não desejei com as respostas acima PROVAR que a maioria das mulheres gostem de receber cantadas do tipo "gostosa", e sim apenas lembrar que algumas admitem gostar, e que admitir gostar de ouvir isso não é uma exclusividade das famosas cercadas por seguranças, como insinuado pelo Doubt na tentativa de invalidar as opiniões das famosas citadas.

Continuo apenas com a minha defesa de que essas cantadas somente não podem serem classificadas como assédio e muito menos estupro.

:ok:

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #114 Online: 31 de Julho de 2014, 13:12:31 »
No que eu entendo a diferença de elogio para cantada é o cunho sexual. Eu não gosto que expressem o pensamento de que eu sirvo para sexo, isso realmente me incomoda. hehehe

Mas, ok, isso é meu, outras pessoas entendem diferente...

Por isso estou com o Barata. Por via das dúvidas, melhor não correr o risco de ofender ninguém. Até porque não existe a NECESSIDADE de cantar gente na rua, existe??

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #115 Online: 31 de Julho de 2014, 13:19:20 »
Se ao você caminhar na rua, avista uma pessoa da qual se sente atraído, por que não canta-la?

Pode ser a sua alma gêmea, e pode ser a primeira e ultima vez que você a vera, por que deixar esta oportunidade única passar?

• Por medo de ser preso, pela possibilidade de ter a sua abordagem mal interpretada como assédio sexual?
  • Ou por você achar que isso pode ser interpretado como grosseria?

A ultima possibilidade é aceitável e sadia para ambos os lados, mas a primeira é desproporcional e absurda.

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #116 Online: 31 de Julho de 2014, 13:40:40 »
As duas opções parecem boas para mim, mas claro que a segunda é melhor. :P

E também porque não tem essa de poder ser sua alma gêmea, hehehe. Cantar desconhecidas na rua é um método muito, muito ruim se a intenção é ter resultado.

As pessoas que querem corresponder às cantadas de desconhecidos vão a lugares mais propícios a isso (baladas, bares, etc), na rua a maioria das pessoas só está passando, muitas vezes apressadas e com as mentes ocupadas, não existe esse tipo de receptividade com completos estranhos (a não ser que você seja o Brad Pitt, e olhe lá! kkk). Sendo assim, mesmo que a pessoa não se ofenda, é improvável que vá aceitar qualquer contato mais próximo com você com base apenas na cantada que você deu.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 31 de Julho de 2014, 13:42:25 »
Se ao você caminhar na rua, avista uma pessoa da qual se sente atraído, por que não canta-la?

Pode ser a sua alma gêmea, e pode ser a primeira e ultima vez que você a vera, por que deixar esta oportunidade única passar?

• Por medo de ser preso, pela possibilidade de ter a sua abordagem mal interpretada como assédio sexual?
  • Ou por você achar que isso pode ser interpretado como grosseria?

A ultima possibilidade é aceitável e sadia para ambos os lados, mas a primeira é desproporcional e absurda.

Na rua o Skeptikos deve ser assim:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #118 Online: 31 de Julho de 2014, 14:05:25 »
E também porque não tem essa de poder ser sua alma gêmea, hehehe. Cantar desconhecidas na rua é um método muito, muito ruim se a intenção é ter resultado.

As pessoas que querem corresponder às cantadas de desconhecidos vão a lugares mais propícios a isso (baladas, bares, etc), na rua a maioria das pessoas só está passando, muitas vezes apressadas e com as mentes ocupadas, não existe esse tipo de receptividade com completos estranhos (a não ser que você seja o Brad Pitt, e olhe lá! kkk). Sendo assim, mesmo que a pessoa não se ofenda, é improvável que vá aceitar qualquer contato mais próximo com você com base apenas na cantada que você deu.
Nisso eu concordo integralmente com você (embora acompanhe o Skeptikós em que pedir intervenção do Estado para isso é abbsurdamente desproporcional, no mínimo): mais tímido ou menos tímido, nunca entendi a função de um sujeito comum botar a cara de fora da janela de um ônibus para chamar uma gostosa de gostosa. Me parece um completo disperdício de cordas vocais.

:histeria:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #119 Online: 31 de Julho de 2014, 14:14:46 »
As duas opções parecem boas para mim, mas claro que a segunda é melhor. :P

Ok, mas acho justo ela ter o direito de manifestar o seu desejo por desconhecidos na rua que ela tenha julgado atraentes, tendo a chance de conquista-las, mesmo que esta chance seja pequena, e mesmo que ela seja rejeitada de fato na maioria das vezes. Assim como acho justo aquele que recebeu uma abordagem indesejada, ter o direito de rejeita-la. Mas havendo a possibilidade dessas duas pessoas se entenderem, já vale a pena permitir toda esta liberdade de expressão citada acima.

No entanto, tudo isso citado acima estaria perdido, caso simples cantadas passassem a serem consideradas assédio, que como já demonstrado aqui, é ilógico na sua própria definição.

Citação de: Lorentz

Costuma ser mais assim, se é que você me entende:

:smartass:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 31 de Julho de 2014, 14:21:38 »
- Olha aquele rapaz, tem cara de que pagará muito mais champanhe para nós hoje a noite antes de irmos estrategicamente retocar a maquiagem no banheiro que fica perto da saída.
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 14:27:42 por Pai Donna de Irôko »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #121 Online: 31 de Julho de 2014, 14:35:29 »
- Olha aquele rapaz, tem cara de que pagará muito mais champanhe para nós hoje a noite antes de irmos estrategicamente retocar a maquiagem no banheiro que fica perto da saída.
Quanto pessimismo.  :(

Prefiro acreditar que elas estejam pensando:

- Olha só que gatinho que esta olhando pra cá, vamos tirar a sorte grande hoje em amiga, será que nós duas temos chance?
- Não sei amiga, mas se só uma de nós tivermos chance, tomara que seja eu.
- Se ele não vir até nós, eu mesma vou lá, não se pode deixar um bofe desses passar né amiga?
- Com certeza!

:P
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 14:38:08 por Skeptikós »

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #122 Online: 31 de Julho de 2014, 14:56:13 »
Nisso eu concordo integralmente com você (embora acompanhe o Skeptikós em que pedir intervenção do Estado para isso é abbsurdamente desproporcional, no mínimo): mais tímido ou menos tímido, nunca entendi a função de um sujeito comum botar a cara de fora da janela de um ônibus para chamar uma gostosa de gostosa. Me parece um completo disperdício de cordas vocais.

Vixe, nesses casos, como do ônibus, onde se quer tem chances da pessoa responder a coisa é mais inútil ainda... O que me faz questionar a real intenção de quem faz esse tipo de coisa, porque paquera é que não é!

Ok, mas acho justo ela ter o direito de manifestar o seu desejo por desconhecidos na rua que ela tenha julgado atraentes, tendo a chance de conquista-las, mesmo que esta chance seja pequena, e mesmo que ela seja rejeitada de fato na maioria das vezes. Assim como acho justo aquele que recebeu uma abordagem indesejada, ter o direito de rejeita-la. Mas havendo a possibilidade dessas duas pessoas se entenderem, já vale a pena permitir toda esta liberdade de expressão citada acima.

No entanto, tudo isso citado acima estaria perdido, caso simples cantadas passassem a serem consideradas assédio, que como já demonstrado aqui, é ilógico na sua própria definição.

Acontece que "tudo isso" para mim não tem mais valor do que manter a paz de quem vai e vem.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #123 Online: 31 de Julho de 2014, 14:57:16 »
nunca entendi a função de um sujeito comum botar a cara de fora da janela de um ônibus para chamar uma gostosa de gostosa. Me parece um completo disperdício de cordas vocais.

Ri alto aqui com essa. Isso é evidente para a maioria das mulheres ( e homens também), mas fico inclinada a levantar a bandeira evolutiva que predispõe o homem a atingir o maior número de fêmeas possível para a "dispersão se sementes".
Me corrijam se eu estiver "pholosobando".
GNOSE

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #124 Online: 31 de Julho de 2014, 15:19:52 »
Só se o cara cuspir "sementes" direto da janela do ônibus em movimento direto no "alvo". '-'

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!