Autor Tópico: Cantadas e Assédio Sexual  (Lida 73618 vezes)

Offline Georg Hagedorn

• Nível 13
  • *
Re:Cantadas e Assédio Sexual
« Resposta #200 Online: 07 de Novembro de 2014, 14:14:16 »
Na verdade, uma técnica que os sedutores usam é justamente esnobar. Cantadas são para noobs.  :biglol:
"Alguma frase aleátoria na assinatura"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 07 de Novembro de 2014, 14:54:36 »
Também quero que façam campanhas contra o assédio sexual por parte das mulheres.

Você é livre para começar a sua. Se só "quiser que façam", bem, se não achar quem queira fazer só por isso, vai ficar só em vontade sua mesmo.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #202 Online: 07 de Novembro de 2014, 15:01:00 »
Então estão mesmo falando em proibir que as pessoas digam que uma mulher é linda, é isso mesmo? :hein:

Tem algum texto disso vindo das próprias pessoas propondo isso, que tire qualquer margem de dúvida quanto até mesmo isso ser "proibido"?
Classificar qualquer contato social entre um homem e uma mulher, que a mulher arbitraria e subjetivamente julgue como assédio sexual não é para você uma tentativa de criminalizar cantadas?

Pelo que eu saiba assédio sexual é crime, e se de fato a sociedade passar a entender elogios feitos por homens desconhecidos à mulheres na rua como assédio sexual, isso quer dizer que a sociedade entende que eles estão cometendo um crime.

Na minha opinião está implícito a mensagem de que a intenção de campanhas como essas é tornar crime atitudes de contato social entre homens e mulheres na rua, dos quais as MULHERES subjetiva e arbitrariamente assim o entenderem.

Não sei se vocês se lembram, mas eu já postei aqui neste tópico no passado a notícia que dizia que na Bélgica isso já é lei: Qualquer mulher na Bélgica que se sentir "assediada" por uma catada na rua (- "você é linda sabia?" - "Assédio!"),  pode denunciar o homem autor de tal cantada, e este pode ser multado em até 3 mil reais.

Pois eu acho que, mesmo que for "proibido", se feito com bom senso, não há muito com o que se preocupar. O mais provável é que as mulheres que recereberem esses elogios não vão denunciar ninguém.
Acho que você não assistiu ao vídeo ou não chegou a ler os textos dos sites (que denunciam cantadas de rua) que até agora postei aqui, o que não falta são mulheres vendo assédio em qualquer contato social com homens na rua, tanto nos sites norte americanos como nos brasileiros (responsáveis por levarem adiante este tipo de campanha). Já deve ter mulher vendo assédio até em um simples espirro masculino se abusar, e o que falta para estas mulheres fazerem denuncias como essas na justiça é uma lei que permita a elas fazerem isso.

Além do mais, como eu já disse, os responsáveis por estas campanhas, grupos militantes, e denuncias, possuem um significado um tanto distorcido, subjetivo e erroneamente amplo de "assédio sexual", significando qualquer comportamento masculino que uma mulher arbitrariamente julgue como tal, onde os exemplos dados incluem simples sorrisos, olhares, ou cumprimentos de bom dia e olá.

Não existe bom senso em campanhas como essas, não existe preocupação com clareza, objetividade, o que existe é uma intolerância descabida com qualquer coisa que não funcione da maneira como eles querem. E para pessoas como essas mudarem isso, vale apelar para a distorção de conceitos, sensacionalismo barato entre outras coisas mais (como mostrado nestas campanhas).

Mas desconfio que não é exatamente o "direito" a fazer elogios com bom senso que alguns estão temendo perder.
É, acho que você realmente não viu que tipo de denuncias são feitas por campanhas como essas. São cumprimentos do tipo "olá!", "bom dia!", ou abordagens do tipo "você é linda!", "Pode me passar seu telefone?", ou mesmo simples olhares ou sorrisos, que para este tipo de campanha, é o mesmo que "ASSÉDIO SEXUAL", ou até mesmo "TENTATIVA DE ESTUPRO" para alguns militantes mais radicais.

Curiosidade, o que os opositores pensariam de suas namoradas, esposas, mães, irmãs, serem aquelas se queixando de assédio? Seria só frescura, ainda? :hein:
Se os tais "assédios" forem iguais aqueles denunciados pela modelo do vídeo da Hollaback, sim, eu diria que é frescura, que chamar coisas como aquelas de assédio é um exagero e uma distorção, que aquilo que ela experienciou pode até não ter sido agradável para ela, mas que apesar disso, evidentemente não era assédio.

Eu não acho que se deva proibir por lei, mas acho legal campanhas que mostrem o quanto isso é babaca e incomodo.

A efetividade de uma campanha assim deve no entanto levar em consideração haver quem faça isso justamente com o propósito de incomodar.
De certo não parece ser o caso da campanha da Holliback, e na minha opinião ficou evidente também que não foi esta a intenção de nenhum dos homens que falaram com a modelo.

E mais, a campanha parece ser clara no sentido de condenar como criminoso (pois não é isso que o assédio sexual é?) qualquer contato social entre homens e mulheres desconhecidas nas ruas, iniciado por homens. Isso fica evidente no fato de até simples olhares, sorrisos e cumprimentos de "bom dia" e "oi" terem sido absurdamente denunciados como exemplos de assédio sexual dos homens cometidos contra a modelo.

De qualquer forma um enquadramento em algum nível para "cantores" vai punir apenas os imbecis, e não, reais artistas da sedução.
Sera que se invertemos a situação o absurdo de uma ideia como essa passará a estar evidente?

Vejamos, seria igualmente justo prenderem  por assédio sexual, mulheres que demonstrem interesse por homens, menos que isso, que façam contatos com homens (pois é isso que é denunciado nas campanhas acima, qualquer contato entre homens e mulheres que as mulheres julguem como assédio), caso eles arbitraria e subjetivamente se sentirem desconfortáveis por terem recebido atenção (sexual ou não) de uma mulher que eles julgam como feia?

Isso é perfeitamente lógico, já que assédio é qualquer comportamento feminino que um homem entenda que é, incluindo simples olhares, sorrisos ou qualquer coisa dita por mulheres.

De qualquer forma um enquadramento em algum nível para "cantoras" vai punir apenas as imbecis, e não, as reais artistas da sedução.

Então tá serto!  :ok:

:woohoo:
« Última modificação: 07 de Novembro de 2014, 15:07:16 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 07 de Novembro de 2014, 15:21:18 »
Então estão mesmo falando em proibir que as pessoas digam que uma mulher é linda, é isso mesmo? :hein:

Tem algum texto disso vindo das próprias pessoas propondo isso, que tire qualquer margem de dúvida quanto até mesmo isso ser "proibido"?
Classificar qualquer contato social entre um homem e uma mulher, que a mulher arbitraria e subjetivamente julgue como assédio sexual não é para você uma tentativa de criminalizar cantadas?

Reitero, qual é o texto real vindo das pessoas defendendo isso que diz que homens não poderão agora nem mesmo se falar com mulheres????!!! Meu deus, é nesse ponto que a coisa vai chegar? Vamos ter que andar por aí de olhos vendados, amordaçados, e acorrentados, é isso? Estou com medo agora, alguém precisa acabar com isso URGENTEMENTE!!!!!1111

Esses exageros de oposição acabam forçando a gente a se colocar "a favor" de algo que talvez até visse como desnecessário ou digno de crítica considerável...

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #204 Online: 07 de Novembro de 2014, 15:29:49 »
Eu penso que existe hora e lugar para interações sociais, independente da pretensão sexual; o constrangimento diante da exposição do desejo é inerente ao ser humano, motivada em grande parte pela cultura, pela $ifilização. Ainda que um casal se sinta à vontade para expor sua intimidade entre estranhos, alguns desses estranhos podem não gostar de serem obrigados a ver a pegação alheia, podem se sentir ofendidos ao verem pessoas exercitando sua libido em público.

Dentro dessa situação, o livre exercício da sexualidade, assim como demais atividades tidas como íntimas, devem atender às exigências de sua sociedade e limitar-se aos ambientes onde é bem vinda: bares, motéis, boates, casas noturnas; nesses lugares, todos que lá estão sabem que estão na pista para negócio, diferente de ser abordado(a) na rua por um estranho(a), que lhe dirige olhares e palavras, sem que tenha havido nenhum consentimento para essa aproximação.

Entendo a nostalgia dos tempos em que bastava chegar junto das fêmeas no cio e "créu", sem nenhuma responsabilidade com doenças, gravidez ou prole; bons tempos (SQN), quando apenas o desejo sexual imperava, mas a evolução (e a $ifilização), ensinaram as vantagens da família, do grupo, do cuidado com os descendentes e com os mais velhos, e aos poucos fomos entendendo que nosso direito não pode usurpar o direito de outrem.

Tanto homens quanto mulheres sentem-se incomodados quando são abordados na rua por pessoas desconhecidas, é apenas nosso medo ancestral do novo, do estranho; não considero anormal e muito menos mimimi expor a situação diária pela qual muitas pessoas passam, independente do sexo.

Não considero um direito do homem e nem da mulher forçar um contato quando não há recíproca; não aceito ser abordada na rua por pessoas estranhas; posso até concordar que existe certo exagero. Mas o fato de receber elogios na rua, assobios, cantadas, frases feitas e demais exposições de opinião não solicitadas não fará o ego inflar, não fará a pessoa te olhar, não trará a pessoa amada em 3 dias e muito menos ajudará na cura da AIDS a paz mundial: apenas deixará a pessoa indignada, pois o fato de ser uma pessoa apreciável não quer dizer que você é uma escultura ou obra de arte, sem sentimentos, sem emoções, para ser apreciada, tocada e admirada sem restrições.
GNOSE

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #205 Online: 07 de Novembro de 2014, 15:47:35 »

Reitero, qual é o texto real vindo das pessoas defendendo isso que diz que homens não poderão agora nem mesmo se falar com mulheres????!!! Meu deus, é nesse ponto que a coisa vai chegar? Vamos ter que andar por aí de olhos vendados, amordaçados, e acorrentados, é isso? Estou com medo agora, alguém precisa acabar com isso URGENTEMENTE!!!!!1111

Esses exageros de oposição acabam forçando a gente a se colocar "a favor" de algo que talvez até visse como desnecessário ou digno de crítica considerável...

Acho que você não entendeu. Vou tentar ser mais claro desta vez, veja que é muito simples:

Assédio sexual é crime, classificar cumprimentos, elogios ou qualquer comportamento masculino que uma mulher desaprove como assédio sexual, é classificar todos estes comportamentos como criminosos.

Está mensagem está implícita nas campanhas supracitadas.

Não quer dizer que nenhum homem não poderá mais falar com mulheres nas ruas, mas quer dizer que se você tentar fazer isso estará se arriscando a ser acusado por assédio sexual. Pois como mostrado nas campanhas, um simples "olá" ou um simples "bom dia!", caso não não seja apreciado pela mulher, é sim um exemplo de assédio sexual, logo, um exemplo de uma atitude criminosa.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 07 de Novembro de 2014, 17:45:03 »
Bem, continuo achando que as pessoas que agirem com bom senso não correrão risco algum.

Não vai ter uma "polícia das cantadas" prendendo ou processando independentemente de queixa da "vítima", etc. Então é só ter apenas o "cuidado"/bom-senso necessário que se teria em não ser incômodo que já se estará seguro. A coisa só será problemática* para aqueles que não se importam em incomodar. Se você não tem um bom grau de segurança de que não está sendo desgradável, não faça, pronto. Bem simples, sem motivos para entrar em pânico.

* se realmente acarretar em qualquer diferença muito signficativa, na verdade, é bem o tipo de coisa capaz de não dar em nada, servir só para agradar um nicho eleitoral.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #207 Online: 07 de Novembro de 2014, 18:10:52 »
Esse mesmo tipo de reclamação surgiu quando era implantada as leis anti racismo, de que qualquer coisa dita a negros ia ser racismo e os brancos iam ser presos toda hora.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 07 de Novembro de 2014, 18:40:41 »
O que exemplifica talvez também a linha de possíveis exageros/riscos. Não fui processado, mas me acusaram de racismo, acho que talvez nesse fórum mesmo, por dizer que uma negra em específico (mencionada ser "negra" apenas porque era a única coisa que a identificava no contexto) era muito bonita. (A acusação, séria, foi algo no sentido de "o que? Quer dizer que todas as outras mulheres negras são feias é?????!!!!!!1111111", meio como se eu tivesse dito, "muito bonita, apesar de negra")

Putz, cantadas para mulheres (se é que a coisa é específica a mulheres) de outra raça (talvez da mesma, se não forem igualmente cantadas mulheres de outras raças na proximidade? :hein:) podem ser racismo E assédio sexual... :biglol:

Se elas forem homo ou bissexuais então, homofobia, de quebra...

Offline Georg Hagedorn

• Nível 13
  • *
« Resposta #209 Online: 07 de Novembro de 2014, 19:41:33 »
Eu penso que existe hora e lugar para interações sociais, independente da pretensão sexual; o constrangimento diante da exposição do desejo é inerente ao ser humano, motivada em grande parte pela cultura, pela $ifilização. Ainda que um casal se sinta à vontade para expor sua intimidade entre estranhos, alguns desses estranhos podem não gostar de serem obrigados a ver a pegação alheia, podem se sentir ofendidos ao verem pessoas exercitando sua libido em público.

Dentro dessa situação, o livre exercício da sexualidade, assim como demais atividades tidas como íntimas, devem atender às exigências de sua sociedade e limitar-se aos ambientes onde é bem vinda: bares, motéis, boates, casas noturnas; nesses lugares, todos que lá estão sabem que estão na pista para negócio, diferente de ser abordado(a) na rua por um estranho(a), que lhe dirige olhares e palavras, sem que tenha havido nenhum consentimento para essa aproximação.

Entendo a nostalgia dos tempos em que bastava chegar junto das fêmeas no cio e "créu", sem nenhuma responsabilidade com doenças, gravidez ou prole; bons tempos (SQN), quando apenas o desejo sexual imperava, mas a evolução (e a $ifilização), ensinaram as vantagens da família, do grupo, do cuidado com os descendentes e com os mais velhos, e aos poucos fomos entendendo que nosso direito não pode usurpar o direito de outrem.

Tanto homens quanto mulheres sentem-se incomodados quando são abordados na rua por pessoas desconhecidas, é apenas nosso medo ancestral do novo, do estranho; não considero anormal e muito menos mimimi expor a situação diária pela qual muitas pessoas passam, independente do sexo.

Não considero um direito do homem e nem da mulher forçar um contato quando não há recíproca; não aceito ser abordada na rua por pessoas estranhas; posso até concordar que existe certo exagero. Mas o fato de receber elogios na rua, assobios, cantadas, frases feitas e demais exposições de opinião não solicitadas não fará o ego inflar, não fará a pessoa te olhar, não trará a pessoa amada em 3 dias e muito menos ajudará na cura da AIDS a paz mundial: apenas deixará a pessoa indignada, pois o fato de ser uma pessoa apreciável não quer dizer que você é uma escultura ou obra de arte, sem sentimentos, sem emoções, para ser apreciada, tocada e admirada sem restrições.

Acho que os homens não são tão burros ao ponto de não saber se a mulher quer ele ou não. O que iria ferrar com esse sistema de assédio sexual são as mulheres que seduzem os homens com falsas experanças e dão a entender que querem algo e depois dizem não querer nada e que você ás assediou.

"Alguma frase aleátoria na assinatura"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #210 Online: 07 de Novembro de 2014, 20:55:44 »
Bem, continuo achando que as pessoas que agirem com bom senso não correrão risco algum.
Não depende somente do homem que interage com uma mulher, se fosse só isso ainda ia, o problema é que depende do bom senso da própria mulher que com ele interage, e como mostrado aqui nos vídeos postados, muitas não possuem bom senso algum, visto que classificam simples cumprimentos e elogios como exemplos de um caso de assédio sexual evidente.

Dependerá também de agentes da lei, que como já mostrado em casos de acusações de estupro, onde muitos também agem sem bom senso algum, condenando injustamente vários inocentes (com pouco ou nenhum fundamento que sustente as acusações).

Não vai ter uma "polícia das cantadas" prendendo ou processando independentemente de queixa da "vítima", etc. Então é só ter apenas o "cuidado"/bom-senso necessário que se teria em não ser incômodo que já se estará seguro. A coisa só será problemática* para aqueles que não se importam em incomodar. Se você não tem um bom grau de segurança de que não está sendo desgradável, não faça, pronto. Bem simples, sem motivos para entrar em pânico.
É preciso ter uma definição clara e objetiva do que é incomodo, até que ponto este incomodo deve ser tolerado e respeitado, e partir de quando ele se torna crime.

Por exemplo, som "alto" em uma festinha em casa é um incomodo para os vizinhos, mas é tolerado em níveis (não muito altos) até pelo menos as 22:00 hrs., depois deste horário, persistir com sua festinha regada a som alto passa a ser um ato condenado passível de punição.

Atualmente fazer elogios ou mesmo propostas românticas à uma mulher é tolerado e respeitado, é um direito seu, e a mulher pode muito bem gostar, e ambos saírem ganhando, este seria um caso onde a mulher teria recebido atenção (sexual/romântica) desejada.

Caso a mulher não goste do elogio ou da abordagem que recebeu, e por tanto rejeite a proposta (romântica/sexual) feita por você, é simples, você vai embora, e ponto final, tudo certo.  Este é um exemplo que pode ser caracterizado como um simplesmente caso de atenção (sexual) indesejada.

Agora, caso você, mesmo depois de ter sido rejeitado, ainda persista em seu objetivo de se relacionar com ela num nível mais sexual, pressionando-a em meio a coerção, ameaças, ou a importunando com propostas frequentes, ai o caso muda, agora temos evidentemente um caso de assédio sexual. Esta é uma definição clara e objetiva de "Assédio Sexual".

O que acontece com as campanhas de combate a cantadas aqui mencionadas, é a distorção e a confusão que fazem com o conceito de "Assédio Sexual", o distorcendo e o confundindo com qualquer tipo de atenção sexual-romântica (ou interpretada como sexual-romântica) dada (ou interpretada como dada) por um homem a uma mulher, que por conseguinte a considere desconfortável e um exemplo de crime de assédio sexual, tudo isso segundo seus próprios critérios arbitrários e subjetivos de julgamento.

Nestes casos um homem já é culpado no momento em que dirige (ou pareça ter dirigido) a sua atenção à uma mulher que arbitraria e subjetivamente desaprove esta atenção, julgando-a sumariamente como um ato de assédio sexual.

Seja honesto comigo Buck, você classifica mesmo qualquer uma daquelas denúncias feitas naquele vídeo como um caso genuíno de assédio sexual?

Eu não, e é este absurdo que aqui contesto, esta falta de clareza, objetividade e sensatez, e esta distorção descarada das coisas, que transforma atos comuns em atos perversos e condenáveis passíveis de punição.

Esse mesmo tipo de reclamação surgiu quando era implantada as leis anti racismo, de que qualquer coisa dita a negros ia ser racismo e os brancos iam ser presos toda hora.
Sinceramente, isso é uma falsa analogia.

Os grupos ativistas contra cantadas de rua condenam todo e qualquer comportamento masculino que arbitraria e/ou subjetivamente seja interpretado por eles ou por uma mulher (qualquer) como um exemplo de assédio sexual, incluindo como já mencionado, cumprimentos como "olá!", "bom dia!", elogios como "você é linda!", e/ou abordagens como "pode me dar o seu telefone?"; feitos por homens à mulheres desconhecidas na rua. Incluindo também até mesmo simples olhares, sorrisos e gestos direcionados (ou não) a essas mulheres.

Este tipo de comportamentos supra-condenados nem se comparam aqueles que são condenados pelas leis anti-racistas.

O comportamento racista criminalizado tem como característica a intenção (do autor) de inferiorizar, desprezar, desfavorecer e ofender a sua vítima (em função de sua característica étnica), algo muito diferente das cantadas de rua e/ou dos demais comportamentos masculinos direcionados as mulheres mostrados nos vídeos aqui postados. Estes não tinham a intenção de ofender, inferiorizar, desprezar ou desfavorecer as pessoas para o qual foram direcionados, sendo por tanto uma falsa analogia evidente compara-los com comportamentos racistas e atualmente condenados por lei.

Abraços!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #211 Online: 07 de Novembro de 2014, 21:04:30 »
A questão que eu levantei não é o que a lei cobre ou deixa de cobrir, mas a impressão que as pessoas tinham na época da implantação da lei. A mesma coisa acontece agora com a tentativa da criminalização da homofobia, as pessoas acham que se demitir um gay será homofobia, que se brigar com um gay será processado por homofobia, que se repreender um gay por ato impróprio será homofobia. Exatamente as mesmas coisas que se ouviu quando se implantou a lei contra o racismo. E são e foram medos infundados, prisões ou processos por racismo ou mesmo por injuria racial não são nada comuns, raros eu diria. Esse pânico de que homens serão presos ou processados por dar oi na rua é tão sem sentido quanto quem acha que se demitir gays será preso e processado por homofobia, não é assim que a lei funciona, não é assim que tribunais funcionam.

Como disse, pessoalmente sou a favor de campanhas educativas, existem muitos países onde o catcalling não acontece, porque não faz parte da cultura do local, cultura pode ser mudada com educação e campanhas. Acho que vale a pena tentar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #212 Online: 07 de Novembro de 2014, 21:31:03 »
A questão que eu levantei não é o que a lei cobre ou deixa de cobrir, mas a impressão que as pessoas tinham na época da implantação da lei.
Olha, eu sou contra este tipo de leis que tratam classes da população como um grupo especial.

Por exemplo, atos de ódio praticado contra indivíduos representantes de minorias políticas, em função desta característica de minoria, são no exemplo de atos praticados contra negros, classificados como racistas, mas o mesmo ato de ódio praticado contra uma pessoa branca em função dela ser branca não recebe o mesmo tratamento, e a explicação é que o primeiro grupo (o dos negros) é visto como um grupo especial, e o último (o dos brancos) não o é.

Na minha opinião, leis como essas, que tratam grupos específicos de pessoas como merecedores de direitos especiais, é um desrespeito ao artigo 5º da Constituição Federal que prevê direitos e deveres iguais para todos os cidadãos, independente de etnia, gênero e os cambal a quatro.

Na minha humilde opinião direitos especiais só cabem em casos onde o indivíduo é limitado por uma condição física, onde este direito especial garante a esta pessoa o beneficio de usufruir de vantagens que a deem um pouco de dignidade, neste caso entra idosos e deficientes físicos por exemplo, mas não negros ou homossexuais.

Por este motivo sou contra tipificação da homofobia como crime, como também sou contra a qualquer tipificação do tipo.

Pois já existe previsto  na lei que crimes motivados por ódio devem serem especialmente punidos, sem distinção de quem executa o crime ou de quem o sofre.

A mesma coisa acontece agora com a tentativa da criminalização da homofobia, as pessoas acham que se demitir um gay será homofobia, que se brigar com um gay será processado por homofobia, que se repreender um gay por ato impróprio será homofobia. Exatamente as mesmas coisas que se ouviu quando se implantou a lei contra o racismo. E são e foram medos infundados, prisões ou processos por racismo ou mesmo por injuria racial não são nada comuns, raros eu diria.
Estas coisas aconteceram,  ainda acontecem, por tanto não é absurdo atentar para esta possibilidade, inclusive eu postei links de notícias que aludem para acusações absurdas feitas fundamentados nestas leis de proteção a minoria racial de origem negra em um outro tópico, estarei repassando estes exemplos abaixo:

Esse pânico de que homens serão presos ou processados por dar oi na rua é tão sem sentido quanto quem acha que se demitir gays será preso e processado por homofobia, não é assim que a lei funciona, não é assim que tribunais funcionam.
Acho que além dos exemplos dados acima, vale os exemplos de alunos norte-americanos injustamente punidos por falsas acusações de estupro, aceitas com base nos critérios "feministas" nem um pouco objetivos, científicos ou claros o suficiente do que venha a ser estupro, critérios estes utilizados nos campis universitários norte-americanos, onde foi apontando que mais de 40% das acusações eram falsas, sendo por tanto, muitos inocentes injustamente punidos com base em leis e critérios absurdos de definição de um crime sexual.

No caso de campanhas sensacionalistas e leis criadas com base nelas visando a proteção exclusiva de grupos de minorias, coisas semelhantes acontecem, como exemplificado nos exemplos dados mais acima.

Como disse, pessoalmente sou a favor de campanhas educativas, existem muitos países onde o catcalling não acontece, porque não faz parte da cultura do local, cultura pode ser mudada com educação e campanhas. Acho que vale a pena tentar.
Para deixa claro, também sou a favor de campanhas de conscientização, desde que não sejam parcialmente abusivas, distorcidas e sensacionalistas como as até aqui mencionadas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #213 Online: 07 de Novembro de 2014, 22:19:28 »
Casos de falsas acusações acontecem em todos os crimes, pessoas são acusadas injustamente de cometer roubos, assassinatos, etc. Nã imagino que você seja contra essas leis por causa de erros que possam ocorrer.

Você insiste nesses 40% quando em outro tópico vimos que essa estatística é bem controversa, indo de 1,5% a 80%, você insistir nesses 40% como se fossem fato é complicado.

Não vi nada de abusivo nas campanhas, vi uma mulher sendo incomodada na rua várias vezes, isso é um fato, não importa sua opinião se é inofensivo ou não, o fato é que mulheres estão se sentindo incomodadas na rua e tem o direito de não serem.

http://amptoons.com/blog/2009/04/15/eugene-kanins-study-of-false-rape-reports/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 07 de Novembro de 2014, 23:26:09 »
dando uma de barata.. quanta idéia imbecil.

Em que mundo vivem? Em um mundo em que mulheres não gostam de cantadas?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #215 Online: 08 de Novembro de 2014, 00:13:07 »
dando uma de barata.. quanta idéia imbecil.

Em que mundo vivem? Em um mundo em que mulheres não gostam de cantadas?

Uma cantada numa festa, num bar, é legal, e até esperado, mas andar na rua e ter 100 pessoas mexendo com você todos os dias da sua vida deve ser cansativo e irritante.

Veja os vídeos, procure na internet a opinião das mulheres, não é difícil achar vídeos, blogs,etc, de mulheres reclamando o quanto isso é irritante.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 08 de Novembro de 2014, 00:32:51 »
não me consta que mulheres sofram bullying de cantadas, tipo ohh onde vou levo cantadas não aguento mais.

O que existe é uma parte a ser quantificada de cantadas desqualificadas e o inverso (qualificadas) também. Mulheres, como todos os seres humanos mas especificamente elas, adoram se sentir lindas e atraentes. Ficam contentes sim.

O que não quer dizer que gostem que alguém diga "AE gostosa, vou lamber você toda", isso sequer é uma cantada, é um insulto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 08 de Novembro de 2014, 00:51:40 »
Já ouvi algumas vezes de ficarem meio sem saber sempre como agir. Se só ignoram, são xingadas de "metidas"; se agradecem, mesmo que de forma bastante sutil e educada, são xingadas de vadias.

Complicado isso, idealmente seria o tipo de coisa que não precisaria mesmo de lei, bastaria as pessoas serem menos idiotas.

Não depende somente do homem que interage com uma mulher, se fosse só isso ainda ia, o problema é que depende do bom senso da própria mulher que com ele interage, e como mostrado aqui nos vídeos postados, muitas não possuem bom senso algum, visto que classificam simples cumprimentos e elogios como exemplos de um caso de assédio sexual evidente.

Sim, e sabendo disso, então depende do homem lever isso em consideração e avaliar melhor o caso antes de dar a cantada. Pode estudar mais o caso e só fazer se tiver um bom grau de certeza de que a mulher não vai ter um ataque histérico. Se o cara não consegue evitar de compulsivamente dar cantada em todo mundo, tem é que ir se tratar.

Dependerá também de agentes da lei, que como já mostrado em casos de acusações de estupro, onde muitos também agem sem bom senso algum, condenando injustamente vários inocentes (com pouco ou nenhum fundamento que sustente as acusações).

Talvez o maior problema seja mesmo a margem para acusações totalmente falsas.

Não acho que a situação/medida seja a ideal, mas, bem, chegamos a esse ponto. Possivelmente por uma combinação de uma quantidade considerável de homens sem muita consideração e mulheres talvez sensíveis demais, mas chegamos.

É preciso ter uma definição clara e objetiva do que é incomodo, até que ponto este incomodo deve ser tolerado e respeitado, e partir de quando ele se torna crime.

Por exemplo, som "alto" em uma festinha em casa é um incomodo para os vizinhos, mas é tolerado em níveis (não muito altos) até pelo menos as 22:00 hrs., depois deste horário, persistir com sua festinha regada a som alto passa a ser um ato condenado passível de punição.

Atualmente fazer elogios ou mesmo propostas românticas à uma mulher é tolerado e respeitado, é um direito seu, e a mulher pode muito bem gostar, e ambos saírem ganhando, este seria um caso onde a mulher teria recebido atenção (sexual/romântica) desejada.

Caso a mulher não goste do elogio ou da abordagem que recebeu, e por tanto rejeite a proposta (romântica/sexual) feita por você, é simples, você vai embora, e ponto final, tudo certo.  Este é um exemplo que pode ser caracterizado como um simplesmente caso de atenção (sexual) indesejada.

Agora, caso você, mesmo depois de ter sido rejeitado, ainda persista em seu objetivo de se relacionar com ela num nível mais sexual, pressionando-a em meio a coerção, ameaças, ou a importunando com propostas frequentes, ai o caso muda, agora temos evidentemente um caso de assédio sexual. Esta é uma definição clara e objetiva de "Assédio Sexual".

O que acontece com as campanhas de combate a cantadas aqui mencionadas, é a distorção e a confusão que fazem com o conceito de "Assédio Sexual", o distorcendo e o confundindo com qualquer tipo de atenção sexual-romântica (ou interpretada como sexual-romântica) dada (ou interpretada como dada) por um homem a uma mulher, que por conseguinte a considere desconfortável e um exemplo de crime de assédio sexual, tudo isso segundo seus próprios critérios arbitrários e subjetivos de julgamento.

Nestes casos um homem já é culpado no momento em que dirige (ou pareça ter dirigido) a sua atenção à uma mulher que arbitraria e subjetivamente desaprove esta atenção, julgando-a sumariamente como um ato de assédio sexual.

Seja honesto comigo Buck, você classifica mesmo qualquer uma daquelas denúncias feitas naquele vídeo como um caso genuíno de assédio sexual?

Bem, sendo honesto, eu ainda não vi vídeo algum. Simplesmente não estou tão preocupado com a questão a ponto de ter ido mais atrás.

Mas eu concordo sim com um monte de problemas levantados. Só tendo por reflexo a contestar quando as coisas são colocadas nos termos de "não vai nem se poder dizer oi sem o risco de ir para a cadeia".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 08 de Novembro de 2014, 00:59:41 »
estranho, eu não vivo nesse mundo que vocês comentam. Desde que estava na escola pública em santo andré até hoje, a maior parte das mulheres adoram cantadas ainda que levemente mais atrevidas do que o necessário.

Havia uma mulher trazendo uma flor para um evento na colombia, ela trombou com um amigo argentino meu, ela era linda, uma das mais lindas que já vi. Ela pediu desculpas, ele disse algo como "tão linda assim sequer precisava", ela saiu com um sorriso (lindo) e ainda olhando para trás.

O que vi que mulheres em geral não gostam, e vou exemplificar com aqueles bares onde garotas te servem com roupas mínimas (não, não é puteiro, tem muitos assim no MX, CO, AR se tem aqui no BR não sei porque saio melhor acompanhado). Bom, se você dá um sorriso, olha para a bunda com uma cara de uau (relativamente discreto), elas adoram. Se você ficar toda a vez que ela chegar perto de você com essa mesma cara e mesmo olhar, provavelmente ela irá te tratar secamente.

Fora isso e grosserias, fico com a opção de que mulheres adoram ser cantadas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 08 de Novembro de 2014, 01:05:11 »
Eu acho que ninguém está questionando esse tipo de coisa, exceto talvez em contextos como ocorrer no local de trabalho. Mas a coisa já pode ir tendo uma aceitação um pouco menos consensual conforme os elogios vão ficando levemente mais sexuais, mesmo que bem levemente, como "mas que pernas". Mas acho que ao menos teoricamente a coisa deve ter como objetivo as coisas de "ô, lá em casa" para cima, especialmente no que envolver contato físico.

Talvez o vídeo já mencionado seja esclarecedor, sei lá.

Não sei se é confiável:

http://lista10.org/diversos/as-10-cantadas-mais-ouvidas-pelas-mulheres-em-lugares-publicos/

10 cantadas mais ouvidas pelas mulheres em lugares públicos

avatarO blog Think Olga fez uma pesquisa com mais de 7 mil mulheres para saber o que elas andam ouvindo nas ruas. A pesquisa elaborada pela jornalista Karin Hueck, faz parte da campanha Chega de Fiu Fiu. Confira abaixo as cantadas que as mulheres mais ouvem em lugares públicos:
.

Linda: 84%

Gostosa: 83%

Delícia: 78%

Fiu fiu: 73%

Princesa: 71%

Nossa senhora: 64%

Ô lá em casa: 62%

Boneca: 47%

Vem cá, vem: 44%

Te chupava toda: 36%

Relatório completo neste link
http://thinkolga.com/2013/09/09/chega-de-fiu-fiu-resultado-da-pesquisa/

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #220 Online: 08 de Novembro de 2014, 02:18:00 »
estranho, eu não vivo nesse mundo que vocês comentam. Desde que estava na escola pública em santo andré até hoje, a maior parte das mulheres adoram cantadas ainda que levemente mais atrevidas do que o necessário.

Havia uma mulher trazendo uma flor para um evento na colombia, ela trombou com um amigo argentino meu, ela era linda, uma das mais lindas que já vi. Ela pediu desculpas, ele disse algo como "tão linda assim sequer precisava", ela saiu com um sorriso (lindo) e ainda olhando para trás.

O que vi que mulheres em geral não gostam, e vou exemplificar com aqueles bares onde garotas te servem com roupas mínimas (não, não é puteiro, tem muitos assim no MX, CO, AR se tem aqui no BR não sei porque saio melhor acompanhado). Bom, se você dá um sorriso, olha para a bunda com uma cara de uau (relativamente discreto), elas adoram. Se você ficar toda a vez que ela chegar perto de você com essa mesma cara e mesmo olhar, provavelmente ela irá te tratar secamente.

Fora isso e grosserias, fico com a opção de que mulheres adoram ser cantadas.

Cara, tudo que é demais enche o saco, até elogio. Mulheres não recebem cantadas de um cara, recebem de dezenas, são dezenas de secadas, dezenas de caras de safado, dezenas de assobios, todos os dias durante anos. Veja o vídeo, em 10 horas foram 100 cantadas. Imagina você com um assistente puxa saco te elogiando 100 vezes por dia, todos os dias, todos os meses do ano, durante anos. Tem mulher que gosta? Claro que tem, do mesmo jeito que tem mulher que gosta de namorar bandido, tem mulher que gosta de levar tapa na cara, tem mulher que gosta de um monte de coisas, mas o fato de existirem mulheres que gostam não significa que as que não gostam tem que sofrer essa enchessão de saco, homens tem que se mancar e parar de incomodar mulheres que eles não conhecem e não sabe se gostam disso. Tem métodos muito mais sutis e eficientes de flerte do que cantadas no meio da rua.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 08 de Novembro de 2014, 08:42:36 »
Alguns pontos
-Você está especializando a conversa apenas em cantadas no meio da rua?
-A comparação entre cantadas e mulher que gosta de apanhar só serve para mostrar sua visão distorcida
-O vídeo é panfletário e mostra todo um cenário feito para a mulher tomar cantada,  desde a indumentaria até a vizinhança. errado mas cantadas grosseiras que tomou mas esperadas nsa circunstâncias demonstradas.

Mais uma vez não vejo mulheres tomando centenas de cantadas por dia, mesmo as mais lindas, o vídeo é panfletário como muitos outros.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #222 Online: 08 de Novembro de 2014, 09:43:44 »
Credo! Zumbilândia? Isso é como ter a vinheta dos Simpsons como tema musical da sua vida tocando a cada seis minutos, o dia todo, todo dia. Não consigo imaginar nada mais agradável.   :facada:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #223 Online: 08 de Novembro de 2014, 11:27:30 »
Sim, o tema é cantada de rua. A mulher está de calça e camiseta, e a roupa não deveria justificar esse tipo de comportamento, ou você é desse que acha que mulher com roupa curta "está pedindo"? E o ponto é exatamente esse, não é pra ser esperado que uma mulher não possa andar tranquila na rua, sem ser incomodada constantemente. E outra, você não ver não quer dizer que não acontece. Novamente, faça uma pesquisa, o que não falta é relato de mulheres reclamando disso. Se apanhar não rola, vou usar outro paralelo, imagine fumaça de cigarro, tem gente que não liga, tem gente que fuma e tem gente que odeia, é questão de bom senso e educação não fumar perto de pessoas que você não conhece e não sabe se gosta, não podemos partir do princípio de que "conheço mulheres que gostam e não se importam"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #224 Online: 08 de Novembro de 2014, 11:38:00 »
Sim, o tema é cantada de rua. A mulher está de calça e camiseta, e a roupa não deveria justificar esse tipo de comportamento, ou você é desse que acha que mulher com roupa curta "está pedindo"? E o ponto é exatamente esse, não é pra ser esperado que uma mulher não possa andar tranquila na rua, sem ser incomodada constantemente. E outra, você não ver não quer dizer que não acontece. Novamente, faça uma pesquisa, o que não falta é relato de mulheres reclamando disso. Se apanhar não rola, vou usar outro paralelo, imagine fumaça de cigarro, tem gente que não liga, tem gente que fuma e tem gente que odeia, é questão de bom senso e educação não fumar perto de pessoas que você não conhece e não sabe se gosta, não podemos partir do princípio de que "conheço mulheres que gostam e não se importam"

Resumindo, não justifica ser mal educado se existem pessoas que supostamente não ligam.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!