ok Agnoscetico, voce tem razão a moral humana é relativa a cultura local, porem ha uma que aponta para um consenso padrão universal, não devemos roubar ,matar nem mentir.
Baseado em que afirma isso? Já vi rabi dizer que em certas situações a mentira é justificável (tenho até um artigo em inglês que me apresentaram, vou tentar fazer upload).
Os islâmicos tem uma prática chamada Taqyia (dissimulação) que é justificável quando um fiel islâmico está em situação de perigo.
Olha essas passagens bíblicas onde homens guiados pelo Deus hebraico mentem pra defender a fé judaica contra o paganismo. E a outra um profeta do Deus hebreu mente pra outro profeta causando a morte dele. Nessas horas a mentira se justifica se for por "boa causa":
▆ 2 Reis 10:18-26
❝ Jeú convocou todo o povo, e dirigiu-lhe a palavra nestes termos:
Acab serviu um pouco a Baal: Jeú o servirá muito mais. Convocai junto de mim todos os profetas de Baal, todos os seus fiéis, todos os seus sacerdotes. Não falte um só deles,
pois quero oferecer a Baal um grande sacrifício. Todo aquele que faltar, perderá a vida.
Mas isso era simplesmente um laço, para destruir todos os adoradores de Baal. Depois dessa publicação, Jeú deu esta ordem: Publicai uma assembléia solene em honra de Baal. Depois mandou mensageiros por todo o Israel para chamá-los e os adoradores de Baal compareceram todos; não faltou nenhum. Reuniram-se no templo de Baal, que ficou cheio de uma extremidade à outra. Jeú disse ao guarda do vestiário: Dá vestes a todos os adoradores de Baal. O guarda distribuiu vestes a todos eles. Jeú entrou no templo com Jonadab, filho de Recab, e disse aos adoradores de Baal: Vede bem que não haja convosco nenhum dos que servem ao Senhor, mas somente os adoradores de Baal. Eles entraram, pois, para oferecer sacrifícios e holocaustos.
Ora, Jeú postara oitenta homens do lado de fora, e dissera-lhes: Aquele dentre vós que deixar escapar um só destes homens que entrego nas vossas mãos, responderá com a própria vida pela do outro. Terminados os holocaustos, ordenou Jeú aos guardas e aos oficiais:
Entrai e feri-os! Não deixeis escapar nenhum deles! E assim caíram todos ao fio da espada. Depois disso, os guardas e oficiais lançaram fora (os cadáveres), entraram no santuário do templo de Baal, tiraram dali o ídolo e o queimaram.❞
▆ 1 Reis 13:8-24
❝ Mas o homem de Deus respondeu ao rei: Ainda que me desses a metade de tua casa, eu não iria contigo. Não comerei pão, nem beberei água nesse lugar,
porque o Senhor me ordenou que não comesse pão, nem bebesse água, e tampouco voltasse pelo mesmo caminho por onde vim.
Partiu, pois, de Betel por outro caminho e não tomou aquele por onde viera.
Ora, habitava em Betel um profeta já idoso, a quem seus filhos contaram tudo o que o homem de Deus fizera naquele dia em Betel, e o que ele dissera ao rei. O pai disse-lhes: Por onde se foi ele?
Seus filhos mostraram-lhe o caminho que tomara o homem de Deus vindo de Judá, ao partir.
Ele disse aos seus filhos: Selai o meu jumento. Tendo-o eles selado, montou nele o profeta, e partiu em busca do homem de Deus. Encontrou-o sentado ao pé de um terebinto, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que veio de Judá?
Sim, respondeu ele. O velho profeta continuou: Vem comigo para comeres em minha casa. Não posso voltar, respondeu ele, nem ir contigo à tua casa. Não comerei pão, nem beberei água contigo nesse lugar, porque recebi do Senhor a ordem de não comer pão, nem beber água, nem tampouco voltar pelo mesmo caminho por onde vim. Mas eu sou também profeta como tu, insistiu o outro. Ora, um anjo me falou da parte do Senhor: Leva-o contigo à tua casa e dá-lhe de comer.
Era mentira.. O homem de Deus voltou com ele e comeu em sua casa.
Enquanto estavam à mesa, o Senhor falou ao profeta que o tinha feito voltar, e este interpelou o homem de Deus, vindo de Judá, nestes termos: Eis o que diz o Senhor: Desobedeceste à palavra do Senhor e não cumpriste a ordem que o Senhor, teu Deus, te havia dado: voltaste e comeste num lugar do qual Deus te dissera: Não comerás pão ali, nem beberás água. Por isso teu cadáver não será levado ao sepulcro de teus pais. Depois de ter comido, o velho profeta mandou selar um jumento para o seu hóspede, e este partiu. Enquanto caminhava, o homem de Deus encontrou no caminho um leão, que o matou. Seu cadáver ficou estendido no caminho, tendo ao seu lado o jumento e o leão.
❞
>>> TAQYIIA:
http://en.wikipedia.org/wiki/Taqiyya❝ In Islam, taqiyya تقية (alternative spellings taqiyeh, taqiya, taqiyah, tuqyah) is a form of religious dissimulation,[1] or a legal dispensation whereby a believing individual can deny his faith or commit otherwise illegal or blasphemous acts while they are in fear or at risk of significant persecution. ❞
❝ No Islã, taqiyya تقية (grafias alternativas taqiyeh, taqiya, taqiyah, tuqyah) é uma forma de dissimulação religiosa, [1] ou uma dispensa legal pelo qual um indivíduo crente pode negar sua fé ou cometer atos ilegais ou de outra forma de blasfêmia, enquanto eles estão com medo ou em risco de perseguição significativa. ❞
E ainda acredita em moral universal ou consenso comum contra mentira? Que mais precisa como evidência?
Quanto a matar, já citei antes o caso de Deus ordenara matança de crianças, não quero ser repetitivo. Então mentira e matar são justificáveis ealguns casos até ordenado pelo supostos deuses da "moral" e "ética" que defende a vida das pessoas.