Autor Tópico: Se Deus não existe, tudo é permitido  (Lida 53405 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #375 Online: 18 de Dezembro de 2014, 14:25:11 »

Não existe ateu biblico e nao biblico, ateu é ateu pra todas as superstições e crendices -- seja espiritismo, budismo, etc.

Se colocando na posição de Ateu você pode afirmar que Deus não existe?

Se afirma que não ha nenhuma moral divina a ser seguida, então pode  afirmar que matar, roubar e mentir é correto ?

Se você afirmar que existe moral divina pode justificar matar, roubar e mentir como sendo em nome dessa moral divina.

Assim como não é preciso acreditar em um Deus te vigiando  e preparado para te punir para agir como uma pessoa decente - Existe ideias éticas que permeiam a maioria dos pensamentos, e elas não precisa de um Deus pra existir, só de homens.

voce deve estar fazendo um alusão a contradição do deus biblico de moisés
porem esta  moral divina não pode se contradizer.
é melhor crerem que ha um ser vigiando e punindo os maus, do que ser mau por acreditar-se livre para matar, roubar e mentir.
Esta é a moral intrínseca em todo ser racional que o impede de querer negar tal fato.

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #376 Online: 18 de Dezembro de 2014, 14:30:31 »

Não existe ateu biblico e nao biblico, ateu é ateu pra todas as superstições e crendices -- seja espiritismo, budismo, etc.

Se colocando na posição de Ateu você pode afirmar que Deus não existe?

Se afirma que não ha nenhuma moral divina a ser seguida, então pode  afirmar que matar, roubar e mentir é correto ?

Se você afirmar que existe moral divina pode justificar matar, roubar e mentir como sendo em nome dessa moral divina.

Assim como não é preciso acreditar em um Deus te vigiando  e preparado para te punir para agir como uma pessoa decente - Existe ideias éticas que permeiam a maioria dos pensamentos, e elas não precisa de um Deus pra existir, só de homens.

voce deve estar fazendo um alusão a contradição do deus biblico de moisés
porem esta  moral divina não pode se contradizer.
é melhor crerem que ha um ser vigiando e punindo os maus, do que ser mau por acreditar-se livre para matar, roubar e mentir. (1)
Esta é a moral intrínseca em todo ser racional que o impede de querer negar tal fato. (2)
[/tt]

(1) E é melhor ainda conseguir fazer isso sem precisar estar ameaçada por um garoto com uma lupa.

(2) Você afirma que existe uma moral intrínseca em todo ser racional - Eu discordo, existe uma moral intrínseca na maioria das  ideiologias e conjunto de ideias contrúidas pelo ser humano - Mas essas morais muitas vezes diferem, e na MAIOR parte do tempo, servem a interesses próprios.

"1) Não matar - e então matam em nome de sua ideológia
 2) Não Roubar - e então privam que não concordam deles de direitos e recursos
 3) Não mentir - olhe 1) e 2)"

Todas as vezes que vejo alguem afirmando uma moral absoluta, vejo apenas uma tentativa de suprimir movimento CONTRA ELES e não de seguirem essa moral...
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #377 Online: 18 de Dezembro de 2014, 16:09:50 »

(1) E é melhor ainda conseguir fazer isso sem precisar estar ameaçada por um garoto com uma lupa.

o sádico deus das formigas é ilógico

(2) Você afirma que existe uma moral intrínseca em todo ser racional - Eu discordo, existe uma moral intrínseca na maioria das  ideiologias e conjunto de ideias contrúidas pelo ser humano - Mas essas morais muitas vezes diferem, e na MAIOR parte do tempo, servem a interesses próprios.

Se você puder apresentar ao menos uma pessoa de sã consciência afirmando ao contrario , que é licito matar, roubar e mentir ? Se isto for possível então terá provado que essa moral não esta presente dentro de todo ser racional e que não ha esta unanimidade moral.

"1) Não matar - e então matam em nome de sua ideológia
 2) Não Roubar - e então privam que não concordam deles de direitos e recursos
 3) Não mentir - olhe 1) e 2)"

Todas as vezes que vejo alguem afirmando uma moral absoluta, vejo apenas uma tentativa de suprimir movimento CONTRA ELES e não de seguirem essa moral...

Só ha necessidade de leis, onde existe liberdade.

punições são guias que levam ao caminho menos dolorido.

o sofrimento indica que devemos rever nossas atitudes.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #378 Online: 18 de Dezembro de 2014, 17:15:33 »
Se você puder apresentar ao menos uma pessoa de sã consciência afirmando ao contrario , que é licito matar, roubar e mentir ? Se isto for possível então terá provado que essa moral não esta presente dentro de todo ser racional e que não ha esta unanimidade moral.

É só ver qualquer ideologia de superioridade de um povo sobre outro - Ou o Ku klux Klan com os negros, ou a igreja católica na inquisição, ou qualquer conquistador escravista - Essa sua moral "divina" só foi aplicada quando os convinha.

Sem contar que você é quem afirma que existe moral "absoluta", o ônus da prova é seu...
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #379 Online: 18 de Dezembro de 2014, 20:12:38 »

É só ver qualquer ideologia de superioridade de um povo sobre outro - Ou o Ku klux Klan com os negros, ou a igreja católica na inquisição, ou qualquer conquistador escravista - Essa sua moral "divina" só foi aplicada quando os convinha.

Sem contar que você é quem afirma que existe moral "absoluta", o ônus da prova é seu...

Exatamente! apesar da hipocrisia , todos reconhecem esta moral dentro de si mesmo,mas insistem em querer ignora-la entrando no quesito "liberdade".

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #380 Online: 18 de Dezembro de 2014, 20:36:21 »
Um canibal, de uma tribo primitiva, acha que é errado matar um inimigo?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #381 Online: 18 de Dezembro de 2014, 21:06:20 »
Os astecas também curtiam matar e morrer alegres e saltitantes se a coisa significasse alguma ascendência aos seus deuses.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #382 Online: 19 de Dezembro de 2014, 07:32:43 »

exatamente! Todos reconhecem dentro de si uma consciência divina alertando que não  devemos matar mas, alguns seres humanos usam de uma hipocrisia conveniente  para ignorar e poder levar alguma vantagem, neste caso devemos mandar o hipócrita se matar ou então matar alguém que ele ama se  ainda sim afirmar e executar, mesmo assim ainda teremos que considera-lo um doente mental logo meu argumento continuará sendo valido apenas para seres de sã consciência.
Jesus veio para ensinar aos seguidores do deus dos exércitos de Moisés que devemos também desejar e fazer o bem aos nosso inimigos.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 07:35:11 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #383 Online: 19 de Dezembro de 2014, 07:36:29 »
Os astecas também curtiam matar e morrer alegres e saltitantes se a coisa significasse alguma ascendência aos seus deuses.

suicídio ou assassinatos ?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #384 Online: 19 de Dezembro de 2014, 08:56:23 »
Todos reconhecem dentro de si uma consciência divina alertando que não  devemos matar...

divina... ou natural? Mesmo aceitando a existência de uma consciência geral alertando que não devemos matar, o "divino" aparece aí abusivamente porque sem evidência... Além disso, a consciência geral de que devemos evitar ser mortos sempre é superior à de que não devemos matar...
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 08:59:03 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #385 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:17:40 »
"Oito crianças foram encontradas mortas numa casa, na cidade costeira de Cairns, no norte da Austrália, após um suposto esfaqueamento massivo, informou hoje a polícia." (notícia de hoje) ... Mesmo que Deus (Javé) exista, Ele permite...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #386 Online: 19 de Dezembro de 2014, 10:30:29 »
Todos reconhecem dentro de si uma consciência divina alertando que não  devemos matar...

divina... ou natural? Mesmo aceitando a existência de uma consciência geral alertando que não devemos matar, o "divino" aparece aí abusivamente porque sem evidência... Além disso, a consciência geral de que devemos evitar ser mortos sempre é superior à de que não devemos matar...
o divino vem de que todo ser racional a possui!
na verdade a consciência de que devemos matar antes de sermos mortos é inferior, alias para ateus é irracional tentar proteger uma vida a qual acredita que irá perder em breve, pior!  se acreditam que em breve todos irão deixar de existir tanto faz quem ira primeiro !
 um leão que ao invés de matar sua caça a adotou como filho, assim preferiu passar fome do que matar para não morrer de fome, neste caso o animal esta sendo mais ou menos racional que o homem ?

apesar do instinto de sobrevivência estar presente em toda criatura viva, sempre prevalece a liberdade e a irracionalidade de se poder  atentar contra a própria existência.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 10:37:21 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #387 Online: 19 de Dezembro de 2014, 10:51:52 »
"Oito crianças foram encontradas mortas numa casa, na cidade costeira de Cairns, no norte da Austrália, após um suposto esfaqueamento massivo, informou hoje a polícia." (notícia de hoje) ... Mesmo que Deus (Javé) exista, Ele permite...
por que Deus impediria a dor e a morte que ele mesmo criou ? isto faria dele um criador de inutilidades , portanto um deus ilógico!

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #388 Online: 19 de Dezembro de 2014, 11:10:23 »
por que Deus impediria a dor e a morte que ele mesmo criou ? isto faria dele um criador de inutilidades , portanto um deus ilógico!

E a última coisa que queremos é um deus ilógico, ainda bem que todo os deuses que temos seguem uma lógica perfeita!
"Deus prefere os ateus"

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #389 Online: 19 de Dezembro de 2014, 11:48:14 »

Quais axiomas você escolheu para o seu deus?
Jonathan Swift

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #390 Online: 19 de Dezembro de 2014, 12:49:51 »

O nome pra o que acontece quando alguém mata ou se mata? É, quem mata, geralmente é o assassino, e quem se mata, o suicida, mas se está discutindo semântica aqui?

Mas, voltando ao detalhe da tal "moral" universal, num cenário hipotético, um sacerdote asteca pergunta pra outros astecas: Levanta a mão quem quer morrer pra reverenciar Itzpapalotlcihuatl? Um monte de asteca levanta a mão e responde: Euuuuuuuuuuuuu. Aí o mesmo sacerdote asteca pergunta: E quem quer matar os que querem ser sacrificados? Os mesmos que ergueram as mãos da primeira vez levanta de novo as mão e respondem: Euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! E aí, como fica?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #391 Online: 19 de Dezembro de 2014, 13:33:06 »

Mas o Teísmo defende um Deus lógico ou defende um Deus bom?
Criador de inutilidades? como dar a vida a algo que está destinado a sofrer e a morrer...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #392 Online: 19 de Dezembro de 2014, 13:36:48 »

E a última coisa que queremos é um deus ilógico, ainda bem que todo os deuses que temos seguem uma lógica perfeita!

se considera a lógica humana perfeita

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #393 Online: 19 de Dezembro de 2014, 13:38:05 »

podemos começar por amoral

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #394 Online: 19 de Dezembro de 2014, 13:48:41 »

O nome pra o que acontece quando alguém mata ou se mata? É, quem mata, geralmente é o assassino, e quem se mata, o suicida, mas se está discutindo semântica aqui?

Mas, voltando ao detalhe da tal "moral" universal, num cenário hipotético, um sacerdote asteca pergunta pra outros astecas: Levanta a mão quem quer morrer pra reverenciar Itzpapalotlcihuatl? Um monte de asteca levanta a mão e responde: Euuuuuuuuuuuuu. Aí o mesmo sacerdote asteca pergunta: E quem quer matar os que querem ser sacrificados? Os mesmos que ergueram as mãos da primeira vez levanta de novo as mão e respondem: Euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! E aí, como fica?

he...he...he...he..he...he ...muito engraçado...Em terra de louco aja como um e todos te trataram como sendo "normal".

uma pessoa que deseja sacrificar a sua e a vida dos outros por nada se aproxima do irracional, veja que o animal que sacrifica a vida do outro para manter a dele , talvez esteja sendo mais racional do que esses humanos primitivos.
imagine se todos fossem tão irracionais quanto estes astecas ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #395 Online: 19 de Dezembro de 2014, 14:01:40 »

Mas o Teísmo defende um Deus lógico ou defende um Deus bom?
Criador de inutilidades? como dar a vida a algo que está destinado a sofrer e a morrer...
Se refere-se ao deus biblico do AT um deus humanizado portanto  ilógico,porem  teístas cristãos normalmente defendem um Deus bom, eu que ele é um ser amoral.
Nem bom nem mal apenas o necessário a existência!
No entanto para haver uma tentativa de consenso antes será necessário, definirmos os conceitos humanos de bom e mal!

se refere-se a Jesus sendo sacrificado por seres efêmeros ? acho que não, né?

Acho que quis dizer Deus ter criado seres efêmeros e sofredores. :ok:

Deus não é sádico, o sofrimento assim como todos os sentimentos humanos é o que da sentido a nossas vidas, por tanto são necessários a existência ,melhor do que ser uma pedra , né?
Entendo a morte apenas como uma transformação e não como um  voltar para a inexistência que no meu modo de ver é impossível.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #396 Online: 19 de Dezembro de 2014, 14:10:25 »

Então você defende uma moral divina que não é seguida pelo divino? LOL
Jonathan Swift

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #397 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:07:04 »

Então você defende uma moral divina que não é seguida pelo divino? LOL

amoral significa que Deus não segue moralidades humanas, que conceitos como bem ou mal são humanos e por isso não se aplicam a Deus.
Deus é a referencia a ser seguida porem inalcançável.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #398 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:05:30 »

he...he...he...he..he...he ...muito engraçado...Em terra de louco aja como um e todos te trataram como sendo "normal".

uma pessoa que deseja sacrificar a sua e a vida dos outros por nada se aproxima do irracional, veja que o animal que sacrifica a vida do outro para manter a dele , talvez esteja sendo mais racional do que esses humanos primitivos.
imagine se todos fossem tão irracionais quanto estes astecas ?
A sua exposição de argumentos tá parecendo um idílico reteté de zéfiros entre  penhascos inexpugnáveis. Numa hora, reteté, um homem racional, por que tem uma moral divina universal, noutra, reteté, um homem primitivo demais pra ter uma moral universal, noutra hora, reteté, se o homem não corresponde a essa moral, ele não pode ser racional, noutra, reteté, e a moral divina é uma utopia inalcançável...reteté, reteté, reteté...
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 16:16:50 por Sergiomgbr »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #399 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:26:00 »
Exposição de argumentos: se você mata, rouba e mente deliberadamente, é um ser irracional.

Detalhe que os seres ditos irracionais não roubam nem mentem, mas matam um bocado...

Então segundo a moral "divina" e "intrínseca" a todos os seres ditos racionais, não devemos matar, roubar e nem mentir.

Liberados então o estupro, a pedofilia, a tortura física e psicológica, o sequestro, o tráfico de drogas...

Enquanto o forista criaturo não apresentar uma prova concreta dessa "divina moral", só vai ficar chovendo no molhado...

Bem como as afirmações sobre Jesus, uma vez que a maioria de nós sabe que esse Jesus imaculadamente concebido, 26 anos desaparecido, multiplicador de pães e peixes e ressucitado ao terceiro dia nunca existiu.

Quanto aos astecas, por favor estude mais sobre eles antes de chamá-los de selvagens e irracionais.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 16:28:57 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!