não entendi nem o 100% aceitável nem como você transformou em "no mínimo condenável"
Mais uma vez pense que o relacionamento entre A e B, em um cenário não coercitivo, só ocorrerá se as características de A forem interessantes para B e vice versa.
Evidente que dinheiro entra na equação. Assim como beleza, assim como caráter.
O peso que se dá para essas características é de acordo com cada indivíduo e elas estão sujeitas a disponibilidade da oferta. Isso é, eu posso dar valor a uma pessoa rica, bonita, inteligente, gostosa e de bom caráter, mas vou ter que confrontar esses meus requerimentos de acordo com a disponibilidade ao meu alcance e fazer escolhas entre as pessoas que tenho disponíveis.
Posso dar mais peso ao dinheiro e alegria do que beleza e alegria, daí pode redundar que muitas mulheres não estão fazendo uma escolha apenas pelo dinheiro quando saem com o Gaucho porque ele é atlético, engraçada, bom de lábia e talvez seja bom caráter. O impacto visual nos afeta muito mais e reduzimos o gordo com uma gostosa a apenas um gordo rico com uma gostosa aproveitadora, mas na verdade tem muito mais coisas aí em baixo, ou pode ter.
Quanto mais exigências, menos escolhas. Quanto mais características você tem, mas as escolhas. Nenhum cenário será perfeito.