Eu acho que é da mesma natureza que as mulheres enfrentam quando são subjugadas pelos homens, e é uma das coisas pela qual o fim do machismo com a ajuda necessária do feminismo ajudaria muito, acabando com o preconceito contra homens passarem por "bananas" por serem espancados e ou humilhados por mulheres.
É da mesma natureza, mas a proporção para mim é diferente, e é onde o "masculinismo" peca, querer igualar as situações. Opressão psicológica, sem ameaça física, que me desculpem os masculinistas e as feministas, para acabar depende muito de quem está sofrendo e aceita. Nesse ponto, tanto o homem quanto a mulher que se conformam com esta situação são bananas. E, se os homens ganham no quesito violência física, ouso dizer que mulheres ganham disparado no quesito da "violência psicológica".
Se a mulher é independente financeiramente, não sofre ameaça de violência física, e mesmo assim continua com um homem que sistematicamente a humilha, o problema é dela, não da lei. O mesmo para o homem.
Já quando existe a ameaça física e/ou financeira, é bem mais difícil da vítima se defender. E nestes casos o homem leva vantagem, por ser geralmente mais forte e propenso a ser violento e por ainda existirem muito mais mulheres dependentes financeiramente de homens do que o contrário.
Sinceramente eu não consigo imaginar, a não ser em casos extremos, um motivo para um homem que está sofrendo humilhações e violência doméstica não se separar. Talvez os filhos, mas mesmo assim o camarada tem a opção de se separar e lutar na justiça, se for o caso, pelo direito se dividir a guarda deles.
Já para as mulheres é muito mais difícil, por serem mais fracas fisicamente, mais dependentes financeiramente, e mais ligadas aos filhos.