Autor Tópico: A Falácia da Liberação das Armas de Fogo  (Lida 44850 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:A Falácia da Liberação das Armas de Fogo
« Resposta #350 Online: 21 de Outubro de 2015, 21:58:52 »
Barata quer "ganhar" no cansaço. :lol:

Já deve ser a 37º vez que alguém relembra ele que pra cada estudo dizendo X sobre porte, tem um estudo dizendo Y.

E nem vamos entrar no fato dele ter porte e querer que ninguém mais tenha. :P

Mas se temos estudos dizendo X e Y, significa que o assunto está indefinido, por que o fato de haverem estudos contraditórios depõe contra o ponto de vista do Barata?

Vocês acham mesmo que um aumento expressivo de armas nas mãos de brasileiros vai resultar em menos violência? Eu tenho sérias dúvidas quanto a isso...
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #351 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:00:07 »

Já deve ser a 37º vez que alguém relembra ele que pra cada estudo dizendo X sobre porte, tem um estudo dizendo Y.

A questão não é número, é qualidade, eu posto artigos de universidades sérias, com profissionais qualoificados e proeminentes no meio.

O que eu recebo de volta são estudos pagos por empresas produtoras de armas e reportagens de entusiastas.

E por favor, entre no mérito em questão, não no mérito do forista. Grato.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:02:18 »
Não é o caso dos estudos de Gary Kleck que eu comentei. Ele e o colega eram até mais ideologicamente orientados à posição oposta ao que encontraram, como também se declarou um outro pesquisador que diz não poder apontar falhas em sua metodologia.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #354 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:40:05 »

Mas se temos estudos dizendo X e Y, significa que o assunto está indefinido, por que o fato de haverem estudos contraditórios depõe contra o ponto de vista do Barata?

Vocês acham mesmo que um aumento expressivo de armas nas mãos de brasileiros vai resultar em menos violência? Eu tenho sérias dúvidas quanto a isso...

Nada depõe contra o ponto de vista do Baratta. Assim como daqueles que são o oposto.

O que permanece acima de qualquer 'ponto de vista' é o direito do cidadão se proteger da maneira que ele achar mais adequado, incluindo a posse e o porte legal de uma arma de fogo.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #355 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:54:46 »

Nada depõe contra o ponto de vista do Baratta. Assim como daqueles que são o oposto.

O que permanece acima de qualquer 'ponto de vista' é o direito do cidadão se proteger da maneira que ele achar mais adequado, incluindo a posse e o porte legal de uma arma de fogo.

Não se esse direito puder causar mais mal para a sociedade.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:56:38 »

O direito individual permanece acima, a não ser que você demonstre que todos (ou a maioria, pelo menos) os indivíduos cometerão erros fatais, sejam voluntários ou não.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #357 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:09:30 »

O direito individual permanece acima, a não ser que você demonstre que todos (ou a maioria, pelo menos) os indivíduos cometerão erros fatais, sejam voluntários ou não.

Não, o direito individual acaba quando começa o direito alheio. Se armas trazem insegurança pra sociedade, se aumentam o risco de mortes, ele não deve ser autorizado. O mesmo com alcool e direção, o indivíduo tem o direito de dirigir, tem o direito de beber, mas se a mistura dos dois traz riscos a sociedade, ele perde esse direito.

Sobre demonstrar, vide trocentos estudos mostrados acima.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #358 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:35:03 »

Não, o direito individual acaba quando começa o direito alheio. Se armas trazem insegurança pra sociedade, se aumentam o risco de mortes, ele não deve ser autorizado. O mesmo com alcool e direção, o indivíduo tem o direito de dirigir, tem o direito de beber, mas se a mistura dos dois traz riscos a sociedade, ele perde esse direito.

Ou seja, uma pessoa tem o direito de portar uma arma, mas a partir do momento que ela usa essa arma indevidamente e traz riscos a sociedade, ela perde esse direito.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #359 Online: 22 de Outubro de 2015, 00:04:51 »
E por favor, entre no mérito em questão, não no mérito do forista. Grato.

Quando é conveniente pra você né? Você adora fazer isso em outros assuntos e tópicos.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Relatório da ONU de 2011 sobre homicídios(alguns trechos sobre a relacao entre disponibilidade de armas e homicídios)
http://www.unodc.org/documents/data-and-analysis/statistics/Homicide/Globa_study_on_homicide_2011_web.pdf

“In addition, from a global perspective, the significant order of magnitude difference between global estimates of civilian firearm ownership (hundreds of millions, according to estimates by Small Arms Survey, 2007) and annual firearm homicides (hundreds of thousands) indicates that the majority of civilian firearms are not misused and are owned for legitimate purposes.” (pag. 44)

“Taking into account that overall homicide rates have remained almost unchanged, this means that the decline in firearm homicides has not had a significant impact on the overall homicide level, as slightly more homicides have been committed with means other than firearms”. (pag. 45)

“These data do not prove a causal relationship between firearm availability and gun assaults (in theory, higher gun ownership could also be a consequence of higher assault rates, i.e. a defensive strategy of citizens to deter potential aggressors). At the very least, however, the relationship between gun availability and violent crime, including homicides, does appear to be something of a vicious circle.   ”(pág 43).

O relatório chega a conclusao que nao há como estabelecer uma relacao causal entre circulacao de armas e homicídio, e aí, comofas? Mesmo que nao haja reducao na violência com a "liberacao" das armas. O fato de nao haver também "nenhuma consequência" dá um motivo para ser a favor, afinal é um meio que as pessoas tem de se defender e é um direito individual.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #360 Online: 22 de Outubro de 2015, 00:09:10 »

Brasileiros aptos. Se você ver o PL que muda o estatuto do desarmamento aqui vai ver que nao tem nada de liberar geral. Só tira os critérios subjetivos que tem no estatuto, e muda algumas outras coisas como idade, a arma poderá ser adquirida na polícia civil.... Existem vários pré-requisitos para se ter a posse. E mesmo que nao diminua a violência, nao aumentando, nao tem porque nao permitir.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 22 de Outubro de 2015, 06:08:28 »

Brasileiros aptos. Se você ver o PL que muda o estatuto do desarmamento aqui vai ver que nao tem nada de liberar geral. Só tira os critérios subjetivos que tem no estatuto, e muda algumas outras coisas como idade, a arma poderá ser adquirida na polícia civil.... Existem vários pré-requisitos para se ter a posse. E mesmo que nao diminua a violência, nao aumentando, nao tem porque nao permitir.

Quem poderia então ter o porte? Só, como foi dito mais acima no tópico, uma minoria privilegiada? Porque só vejo duas opções: ou as armas serão permitidas para uma grande parcela da população, causando uma série de problemas de tiroteios e mortes (vide acidentes de transito), ou então o que os armamentistas defendem é que apenas uma pequena parcela (eles incluídos, lógico) tenham armas. E não há garantia alguma que esta pequena parcela não faça merda com suas armas de fogo.

Além do mais, estamos no Brasil, será que realmente os critérios legais para ter armas serão rigorosamente seguidos e fiscalizados? Novamente dou o exemplo dos carros, temos critérios para tirar carteira de motorista, mas na prática qualquer um consegue a carteira.

Acho muito ilusório achar que em um povo selvagem como o brasileiro uma grande quantidade de armas na rua vá resultar em menos violência. O máximo de vantagem que se conseguirá será uma falsa sensação de segurança para quem está armado. E os riscos são enormes.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 07:48:55 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #362 Online: 22 de Outubro de 2015, 08:09:18 »

Claro que não acho que se liberarem geral o porte de armas todo mundo vai sair por aí atirando nos outros [...]

Porque só vejo duas opções: ou as armas serão permitidas para uma grande parcela da população, causando uma série de problemas de tiroteios e mortes (vide acidentes de transito)
[...]

os riscos são enormes.

:lol:

Basicamente, existem 4 tipos de grupos nesse "debate" sobre as armas:

1 - O pessoal que não quer ter armas nem pra eles, nem pra ninguém, acha que a lei dizendo que não pode ter resolve, mas não sabe muito o que fazer com a massa que não segue a lei.

2 - O pessoal que quer ter armas, mas só pra eles mesmos e figuras de autoridade, como uma forma de acúmulo de poder.

3 - O pessoal do liberou geral. Armas free, "em nome da liberdade".

4 - O pessoal que quer mais abertura ao processo de porte de armas, mais aberto do que o que há hoje, mas sem estar também no liberou geral.

Pra suportar as posições desses grupos existe uma variedade de todo gosto de experiências em países distintos, casos escabrosos pontuais, "estudos" e estudos, lógicas argumentativas já cunhadas ao longo do tempo e mais uma série de instrumentos. No fim, o que vai distinguir mesmo, é a visão pessoal mais ideológica da coisa.

Vamos sempre nos lembrar:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 22 de Outubro de 2015, 09:13:53 »

Claro que não acho que se liberarem geral o porte de armas todo mundo vai sair por aí atirando nos outros [...]

Porque só vejo duas opções: ou as armas serão permitidas para uma grande parcela da população, causando uma série de problemas de tiroteios e mortes (vide acidentes de transito)
[...]

os riscos são enormes.

:lol:

Hehehe, quando falo em tiroteios e mortes não estou falando de TODOS os cidadãos armados, só quis dizer que a tendência é que com mais armas em circulação, tiroteios e mortes por arma de fogo também aumentem. Mas nunca falei que TODO MUNDO que tiver uma arma vai sair por aí dando tiro em outras pessoas.

Além do que, basta um para me dar um tiro ou em alguém da minha família, não precisam necessariamente ser todos...

"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 22 de Outubro de 2015, 09:22:23 »

Isso pode ser um argumento para os dois lados. Por um lado, os armamentistas malditos, que querem sair por aí dando tiro em criancinhas indefesas,  podem dizer "tá vendo? Mesmo com o porte de arma dificultado, os homicídios vem subindo! Temos que armar a população!!!!!!!111ONZE!!!"

Por outro lado, os pacifistas bonzinhos, que querem um mundo sem armas onde todos vivam de mãos dadas e abracem árvores, podem dizer "tá vendo? Mesmo com o porte de arma dificultado, os homicídios vem subindo! Imaginem com mais gente armada andando por aí!!!!!!!111ONZE!!!"
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #365 Online: 22 de Outubro de 2015, 09:27:33 »

Isso pode ser um argumento para os dois lados. Por um lado, os armamentistas malditos, que querem sair por aí dando tiro em criancinhas indefesas,  podem dizer "tá vendo? Mesmo com o porte de arma dificultado, os homicídios vem subindo! Temos que armar a população!!!!!!!111ONZE!!!"

Por outro lado, os pacifistas bonzinhos, que querem um mundo sem armas onde todos vivam de mãos dadas e abracem árvores, podem dizer "tá vendo? Mesmo com o porte de arma dificultado, os homicídios vem subindo! Imaginem com mais gente armada andando por aí!!!!!!!111ONZE!!!"

:rola: Fabrício, você é impagável !!!

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #366 Online: 22 de Outubro de 2015, 09:42:44 »

Sim!!

Esse é o motivo do último texto que escrevi.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #367 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:00:20 »
Quem poderia então ter o porte? Só, como foi dito mais acima no tópico, uma minoria privilegiada? Porque só vejo duas opções: ou as armas serão permitidas para uma grande parcela da população, causando uma série de problemas de tiroteios e mortes (vide acidentes de transito), ou então o que os armamentistas defendem é que apenas uma pequena parcela (eles incluídos, lógico) tenham armas. E não há garantia alguma que esta pequena parcela não faça merda com suas armas de fogo.

Além do mais, estamos no Brasil, será que realmente os critérios legais para ter armas serão rigorosamente seguidos e fiscalizados? Novamente dou o exemplo dos carros, temos critérios para tirar carteira de motorista, mas na prática qualquer um consegue a carteira.
Primeiro, é posse ter armas dentro de casa, é disso que o Novo PL fala. Quanto ao porte, ainda tenho minhas dúvidas se é bom ou ruim. Só minorias privilegiadas terem armas é o que acontece hoje com o estatuto atual, a maior quantidade de registro de armas está justamente em Brasília, por causa da "comprovacao de efetiva necessidade". Quem é um alto funcionário público consegue fácil uma dessas, pois, obviamente, pode utilizar-se de politicagem. Mesmo que ele more em áreas seguras, tenha segurancas... O que torna o uso da arma desnecessário.

Sobre se os critérios irao ser cumpridos? Bem... O PL prevê poucas mudancas no que diz respeito a esses critérios... É fácil conseguir arma hoje em dia?

E nao, nao é todo mundo que vai ter armas, porque nem todo mundo quer armas. É o mesmo que dizer que todo mundo vai abortar se for descriminalizado, ou usar maconha caso também seja.

Acho muito ilusório achar que em um povo selvagem como o brasileiro uma grande quantidade de armas na rua vá resultar em menos violência. O máximo de vantagem que se conseguirá será uma falsa sensação de segurança para quem está armado. E os riscos são enormes.

Eu nao disse que a violência ia diminuir. O relatório que postei diz que nao se pode estabelecer uma relacao causal entre aumento de armas e violência, e vice-versa. Se é ponto neutro, deve ser permitido a populacao esse direito. Direito de defesa.

Falsa sensacao de seguranca? Você acha que um sujeito vivendo no interior, estando a polícia a quilômetros de lá. Uma arma dentro da casa dessa pessoa nao irá ajudar caso ele seja vítima de uma invasao/assalto? Ou mesmo numa cidade, a seguranca oferecida pelo estado é satisfatória?

Bom... Estudo diz que o uso da arma para defesa tem menos chance de sofrer danos do que pessoas que chamam a polícia...
http://www.usnews.com/news/articles/2013/06/25/study-using-guns-for-defense-leads-to-fewer-injuries
Dá pra baixar o pdf em:
http://www.nap.edu/catalog/18319/priorities-for-research-to-reduce-the-threat-of-firearm-related-violence

So...?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 22:05:40 por Entropia »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #368 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:15:57 »

Primeiro, é posse ter armas dentro de casa, é disso que o Novo PL fala. Quanto ao porte, ainda tenho minhas dúvidas se é bom ou ruim. Só minorias privilegiadas terem armas é o que acontece hoje com o estatuto atual, a maior quantidade de registro de armas está justamente em Brasília, por causa da "comprovacao de efetiva necessidade". Quem é um alto funcionário público consegue fácil uma dessas, pois, obviamente, pode utilizar-se de politicagem. Mesmo que ele more em áreas seguras, tenha segurancas... O que torna o uso da arma desnecessário.

Sobre se os critérios irao ser cumpridos? Bem... O PL prevê poucas mudancas no que diz respeito a esses critérios... É fácil conseguir arma hoje em dia?

E nao, nao é todo mundo que vai ter armas, porque nem todo mundo quer armas. É o mesmo que dizer que todo mundo vai abortar se for descriminalizado, ou usar maconha caso também seja.

Eu nao disse que a violência ia diminuir. O relatório que postei diz que nao se pode estabelecer uma relacao causal entre aumento de armas e violência, e vice-versa. Se é ponto neutro, deve ser permitido a populacao esse direito. Direito de defesa.

Falsa sensacao de seguranca? Você acha que um sujeito vivendo no interior, estando a polícia a quilômetros de lá. Uma arma dentro da casa dessa pessoa nao irá ajudar caso ele seja vítima de uma invasao/assalto? Ou mesmo numa cidade, a seguranca oferecida pelo estado é satisfatória?

Bom... Estudo diz que o uso da arma para defesa tem menos chance de sofrer danos do que pessoas que chamam a polícia...
http://www.usnews.com/news/articles/2013/06/25/study-using-guns-for-defense-leads-to-fewer-injuries
Dá pra baixar o pdf em:
http://www.nap.edu/catalog/18319/priorities-for-research-to-reduce-the-threat-of-firearm-related-violence

So...?

Se estamos falando do cidadão ter arma dentro de casa, a coisa já muda totalmente de figura, e aí eu já sou totalmente a favor de facilitar a posse. Se o camarada quer ter uma arma em casa, para mim está ok, se alguém levar um tiro tentando invadir a casa dele é mais do que merecido.

O que me preocupa é o porte, ter um povo despreparado andando armado pra cima e pra baixo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:23:29 »

Não, o direito individual acaba quando começa o direito alheio.

Concordo.

Prosseguindo...

Se armas trazem insegurança pra sociedade, se aumentam o risco de mortes, ele não deve ser autorizado.

Armas NÃO trazem insegurança. O uso inadequado delas é que fazem isto.

Logo o problema é do usuário e não da ferramenta.

O mesmo com alcool e direção, o indivíduo tem o direito de dirigir, tem o direito de beber, mas se a mistura dos dois traz riscos a sociedade, ele perde esse direito.

Perfeito.

O cidadão tem o direito à posse e o porte da arma e tem o direito de conviver em sociedade. Se ele cometer um ato que infrinja o direito de outrém, incluindo danos físicos ou emocionais, ele perde este direito.

Que podem ser contrapostos a outros tantos já apresentados por outros foristas, vários deles NÃO financiados por grupos de interesse.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #370 Online: 22 de Outubro de 2015, 16:02:37 »

Não, o direito individual acaba quando começa o direito alheio.

Concordo.

Prosseguindo...

Se armas trazem insegurança pra sociedade, se aumentam o risco de mortes, ele não deve ser autorizado.

Armas NÃO trazem insegurança. O uso inadequado delas é que fazem isto.

Logo o problema é do usuário e não da ferramenta.

O mesmo com alcool e direção, o indivíduo tem o direito de dirigir, tem o direito de beber, mas se a mistura dos dois traz riscos a sociedade, ele perde esse direito.

Perfeito.

O cidadão tem o direito à posse e o porte da arma e tem o direito de conviver em sociedade. Se ele cometer um ato que infrinja o direito de outrém, incluindo danos físicos ou emocionais, ele perde este direito.

Que podem ser contrapostos a outros tantos já apresentados por outros foristas, vários deles NÃO financiados por grupos de interesse.

O bêbado dirigindo não vai obrigatoriamente matar alguém, mas o estar bêbado aumenta a possibilidade disso acontecer, aumenta o dano causado. A mesma coisa com arma,um "cidadão de bem" não vai necessariamente matar outro numa briga de trânsito, ou num churrasco de faília, mas ele estar armado aumenta a possibilidade disso acontecer, aumenta o dano que ele pode causar.

Novamente volto a Austrália e a le de desarmamento. 3 tiroteios em massa por ano até 1998 quando as armas foras proibidas, 0 tiroteios em massa por ano depois disso, não foram subistituidos por facadas em massa, garrafadas em massa, pauladas em massa. Evidência empírica de que retirar armas de circulação diminui a violência.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #371 Online: 22 de Outubro de 2015, 16:17:03 »
Um bêbado dirigindo já é um crime, refute isso quem deixa seus filhos irem num taxi cujo motorista está bêbado. Uma pessoa armada não é crime, refute-se isso quem acha que um segurança armado não inspira mais proteção que um outro desarmado.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #372 Online: 22 de Outubro de 2015, 17:06:11 »
Acho que devem ser poucos os que afirmam que quanto mais armas estiverem nas mãos da população, melhor. O observado na Austrália no entanto não é incompatível com o porte de armas por pessoas capazes não ter o mesmo resultado do que algo mais generalizadamente irrestrito, além de também proporcionar alguma segurança mais a elas e aos próximos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Gun_laws_in_Australia#1984.E2.80.931996_multiple_killings

1984–1996 multiple killings

From 1984 to 1996, multiple killings aroused public concern. The 1984 Milperra massacre was a major incident in a series of conflicts between various 'outlaw motorcycle gangs'. In 1987, the Hoddle Street massacre and the Queen Street massacre took place in Melbourne. In response, several states required the registration of all guns, and restricted the availability of self-loading rifles and shotguns. In the Strathfield massacre in New South Wales, 1991, two were killed with a knife, and five more with a firearm. Tasmania passed a law in 1991 for firearm purchasers to obtain a licence, though enforcement was light. Firearm laws in Tasmania and Queensland remained relatively relaxed for longarms.

Shooting massacres in Australia and other English-speaking countries often occurred close together in time. Forensic psychiatrists attribute this to copycat behaviour,[14][15] which is in many cases triggered by sensational media treatment.[16][17] Mass murderers study media reports and imitate the actions and equipment that are sensationalised in them.[18]

[...]

An estimated 250,000 semi-automatic rifles were not handed in and remain in the "black market" in Australia. The pump action shotgun used by Man Haron Monis in the Lindt cafe siege was sourced from this "black market".

Following the National Agreement on Firearms, the number of deaths by firearms in Australia did decline[citation needed]; however, some note that the overall murder rate did not drop.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #373 Online: 22 de Outubro de 2015, 17:09:25 »
Acho que devem ser poucos os que afirmam que quanto mais armas estiverem nas mãos da população, melhor. O observado na Austrália no entanto não é incompatível com o porte de armas por pessoas capazes não ter o mesmo resultado do que algo mais generalizadamente irrestrito, além de também proporcionar alguma segurança mais a elas e aos próximos.

No Brasil onde carteiras de habilitação são vendidas, onde ter uma habilitação não significa ter habilidade, você confia que seja possível dar posse apenas para pessoas capazes?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 22 de Outubro de 2015, 17:14:44 »
Não. E também é impossível desarmar aos criminosos e evitar que os irresponsáveis adquiram armas, mesmo que já seja o pressuposto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!