Autor Tópico: Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito  (Lida 30656 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito
« Resposta #150 Online: 06 de Janeiro de 2015, 10:14:36 »
Para mim é motivo de muito orgulho dizer que aos 15 anos obtive os meus primeiros conhecimentos de eletrônica fazendo o curso de radio e tv e que graças a ele consegui um emprego de auxiliar técnico em uma grande empresa de telecomunicações, para isso só precisei desenhar e explicar todo um circuito de um receptor de radio heteródino.

Viu que legal? A ciência baseada em algo que existe geram frutos que existem!

E o que conseguiu até agora com a Amorc? :P

Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.
Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?::)

João 9:20-27

Jesus fez curso por correspondência?  :hein:

Jesus não é aluno e sim mestre, mas você sim  parece que esta se interessando pela Amorc, eu recomendo! Vai em frente que passará a ser  menos cético!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito
« Resposta #151 Online: 06 de Janeiro de 2015, 10:26:37 »
Jesus não é aluno e sim mestre, mas você sim  parece que esta se interessando pela Amorc, eu recomendo! Vai em frente que passará a ser  menos cético!

O ceticismo não funciona assim. E pode ter certeza que muitos céticos daqui passaram por várias tentativas de conversão à religião por amigos e familiares.

Criaturo, sabe aquela fagulha quase divina que você sente existir dentro de si mesmo? Pois é, a gente também sente, mas não confundimos isso com sobrenatural.

Inclusive, esta fagulha nos direciona ao questionamento. Me sinto extremamente incomodado em tentar acreditar em coisas que possuem mais implicações e explicações para que seja real, como é o caso de espíritos.

Inclusive, isso me leva a crer (viu, temos essa capacidade também) que o ceticismo ou a crença tem um componente biológico, porque para mim é bastante natural duvidar das coisas, tanto quanto lhe parece natural crer.

O estudo da ciência e do ceticismo ajuda a direcionar melhor esta naturalidade em duvidar da mesma forma que o estudo da religião te ajuda a crer.

O que fazer então? Quem está certo?

Pra mim, o que vale é o que pode ser comprovado, visto que o não-comprovado não tem valor científico, e por isso não pode ser aplicado de maneira não pessoal. Se a comprovação de algo fica somente na esfera pessoal (que é o seu caso com os espíritos), não tem valor tentar fazer os outros crerem nisso ou mesmo tentar achar que isso existe de maneira natural.

E isso não desmerece sua crença, mas só não a torna natural/científica.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #152 Online: 06 de Janeiro de 2015, 10:37:16 »
bom quanto Amorc posso testemunhar que suas aulas teóricas são embasadas em ciências físicas e espirituais, e cada um aprende  conforme suas próprias experiências na  pratica, por falar nisto é muito ironia da sua parte  pretender chamar atenção dos "PHDs bestas", quando voce mesmo demonstra não possuir experiência no que tenta afirmar!
eu mesmo ja passei desta fase de ser especial! :enjoo:

Você está errado. Acredita em muita besteira. A boa notícia é que isso passa com o tempo, mas tem que se dedicar. Essa troca de chumbo aqui no CC pode ser boa para você. Você é inteligente, mas está muito intoxicado pelo lixo que lê.

Não use a sua própria régua para medir o meu arsenal de bullshit acumulado ao longo de anos dedicados a todas as besteiras que você acredita e outras coisas "espirituais" e "sobrenaturais" que você ainda não tem nem idéia do que seja.

Conheço o conteúdo de TODAS as monografias da AMORC, desde o grau de neófito até o grau Iluminatti, equivalente a vários anos de ensinamentos "secretos" semanais. Se quiser, com uma pesquisa na internet você pode conseguir o link para download desse conhecimento tão secreto, só não me peça. Foram escritas por H. Spencer Lewis no início do século XX e ainda hoje insistem em ensinar  citar o modelo atômico de Dalton como modelo para o átomo. Esse é o nível da ciência rosacruz. Todas as bobagens místicas parecem plágios da teosofia, e chegam a posicionar a própria Blavatsky como expoente. A filosofia é mais rasa que a do almanaque do Biotônico Fontoura. Muito bullshit concentrado. H.S. Lewis era Phd. Isso evidencia o que disse.

acredito naquilo que observo,mas mantenho meu grau de ceticismo inclusive para ciência dos outros.
para mium tudo é natural, as leis que mantem a existência é universal tanto la quanto cá serão sempre as mesmas!
não sei como você teve acesso aos ensinamentos, se não foi iniciado então obteve conhecimento ilícito isto só justificaria a falta de entendimento sobre o assunto!
mas independente das teorias a consciência espiritual só poderá ser formada por experiência praticas, pois são os sentimentos pessoais que formam o ser eu e não a "ciência dos outros" a qual você deposita toda sua fé cética! he.he..he..he  :P
Acredite que saber não é estar consciente!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #153 Online: 06 de Janeiro de 2015, 10:46:40 »
perceba que a mente humana não possui  faculdade criadora, ela apenas consegue associar o Todo ja existente

Anrran, e onde estava isso quando foram inventados o vidro, a roda, os sistemas de esgoto, a bússola magnética, os óculos, a pólvora, os telescópios, baterias, plástico, telefone, cartão de crédito, internet...

Associação com base em quê mesmo? No todo já existente? Sei...

Fala sério!  :hihi:

se bem vejamos: o vidro na areia, a roda no formato da lua, os sistemas de esgotos no instintos humanos, a bússola nos minérios da terra.....volto afirmar a mente humana não consegue imaginar algo que seja totalmente inexistente, imperceptível.
a consciência humana é formada pelo todo ja existente.
imagine um lego (matéria) como sendo um  deus mecânico, podemos associar suas peças ja existentes para formar um conjunto de peças mais complexo, seja elas uteis ou não!
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 10:50:10 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #154 Online: 06 de Janeiro de 2015, 10:53:24 »
não vou entrar no tópico  não vou entrar no tópico  não vou entrar no tópico  :P

Parabéns. Está quase conseguindo.

Não deixarei passar da sexta página.

Você e o Giga estão fazendo um ótimo papel. Só estou de expectador  :ok:

Podem achar piada, mas acho que quem frequenta esse fórum acaba se sentindo responsável por fazer o debunk de coisas que acham sem sentido. Uma vez entra um grupo no debate mais pesado, outra vez entra o outro, mas noto que dificilmente o crente / ideólogo irá ficar muito tempo passando apenas sua visão sem ter o contraditório.

Houve um tempo em que eu e o Giga participávamos juntos de várias dessas aqui e em outros fóruns.
não vai ser tão fácil assim quanto você  pensa!  :twisted:
Mas se voce fizer o favor de me mostrar contradição, posso mudar o meu conceito a respeito ! :ok:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 10:56:54 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #155 Online: 06 de Janeiro de 2015, 11:07:53 »
[...]
podemos observar a ação de espiritos na matéria, porem não podemos obriga-lo a repetir tal fenomeno ao bel prazer da nossa ciência!

Podemos realmente observar a "ação de espíritos" na matéria?

Como, se sequer foi demonstrada, de forma inequívoca, a existência de espíritos?

podemos observar a interferência  dos pensamento deles na nossa mente, por exemplo quando prevemos o futuro ou então aparece nela uma solução onde não possuímos os necessários conhecimentos , chamo a interferência espiritual na nossa mente de "intuição" um conhecimento sem a nossa razão!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #156 Online: 06 de Janeiro de 2015, 11:24:12 »
Que é isso, Brienne?!O louvável em alguém como o Criaturo é que, aposto, ele não te denunciará por isso. E eu posso até dizer que acho ele muito divertido sem ter que receber de volta ladainhas reclamentas intermináveis de piti meninesco. Considere isso, ao menos. É um grande valor em qualquer máquina humana.

Concordaria com essa visão se não fossem as pérolas:
... sabemos que esse homem é pecador.
...Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Isso não é proselitismo? Pode isso, Arnaldo? Quero dizer, Cientista... ::)

GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #157 Online: 06 de Janeiro de 2015, 13:28:43 »
podemos apenas possuir consciência da espiritualidade, mas não  domina-la por tradicionais métodos científicos, ja que são produzidos ações por seres espirituais inteligentes com vontade própria.

A ciência pode ser utilizada para detectar algum padrão. Examinar as pessoas. Eliminar variáveis. Não pense na ciência como um detector de WIFI que não está calibrado para ler espíritos. Ela é um método. E se não há padrão ou método, não há argumentos.

isso seri o mesmo que pretender usar a ciência para controlar sentimento humanos como ódio , amor e alegria, cobiça para isso não ha remédios científicos só muletas, drogas alterando o estado natural que exerce a vontade  do ser.

Então, a ciência compreende os sentimentos a ponto que tornar possível o uso de medicamentos. Isso basta.

Acho que muito do nosso desentendimento é a compreensão errada do que é ciência. Já vi ufólogos e religiosos em geral (acho que hoje ufólogo é um religioso) criticar a ciência e cientistas de maneira errada, demonstrando uma clara ignorância sobre o tema.
sou a favor da ciência  só acho que ela não deva ficar limitada a matéria, por comparação a psicologia estuda a essência da alma ,mas falta-lhe a ciência sobre elas, enquanto que a psiquiatria tenta controlar sentimentos e a manifestação da alma drogando o cérebro mas,  cessando o efeito a muleta cai!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #158 Online: 06 de Janeiro de 2015, 13:30:22 »
Não acho que cientistas temem passar ridículo neste caso, ja foram gastos centenas de milhões de dólares na busca de vida extraterrestre.

Depende, em qual caso? Vida extraterrestre é perfeitamente lógica! A NASA, por exemplo, investe muito na busca disto. Agora extraterrestre vindo sei lá donde, a não sei quantos anos luz, para enfiar coisas no rabo das pessoas, fazer desenhos sem sentido em campos de trigo ou nos avisar quanto o perigo de guerras nucleares?   :? Cara,no meu caso, se eu fosse cientista, ficaria apenas assistindo a comédia para ver no que ia dar  :hihi: Isto no meu caso  :|
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #159 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:05:07 »

O ceticismo não funciona assim. E pode ter certeza que muitos céticos daqui passaram por várias tentativas de conversão à religião por amigos e familiares.

bem sei que todo ateu é um ex- crente,mas são poucos os que assumem isso.

Criaturo, sabe aquela fagulha quase divina que você sente existir dentro de si mesmo? Pois é, a gente também sente, mas não confundimos isso com sobrenatural.
nem eu , pois digo que "tudo é natural"

Inclusive, esta fagulha nos direciona ao questionamento. Me sinto extremamente incomodado em tentar acreditar em coisas que possuem mais implicações e explicações para que seja real, como é o caso de espíritos
.

também trata-se de observações

Inclusive, isso me leva a crer (viu, temos essa capacidade também) que o ceticismo ou a crença tem um componente biológico, porque para mim é bastante natural duvidar das coisas, tanto quanto lhe parece natural crer.
é graças a Deus que somos diferentes, isto não é elogio nem critica pois faz parte da natureza divina seres individualizados.
para haver "existência"  trabalho, ação movimentos é necessário um desequilíbrio de potenciais, físicos ou de consciências.
assim é que o positivo e o negativo não representam o "bem e o mal" apenas o sentido da corrente, menor ou maior potencial  consciente.

O estudo da ciência e do ceticismo ajuda a direcionar melhor esta naturalidade em duvidar da mesma forma que o estudo da religião te ajuda a crer.
engano seu! :P
tenho impressão que minha crença é nata ou a priori, mas  na verdade em particular a espirita só veio corroborar  o que eu ja  havia observado na pratica
mas o ceticismo tem la sua função mantenedora da razão materialista!

O que fazer então? Quem está certo?

Pra mim, o que vale é o que pode ser comprovado, visto que o não-comprovado não tem valor científico, e por isso não pode ser aplicado de maneira não pessoal. Se a comprovação de algo fica somente na esfera pessoal (que é o seu caso com os espíritos), não tem valor tentar fazer os outros crerem nisso ou mesmo tentar achar que isso existe de maneira natural.
voce tem razão, embora limitada ao  materialismo!  :hihi:
minhas evidências anedóticas só terão  valor didático para quem ja se pre dispõe a compartilhar da minha fé, porem dar testemunho das minhas verdades não fará de mim um mentiroso, pelo contrario "quem tiver ouvido para ouvir ouça  "
meu objetivo não é o proselitismo e sim divergir para crescer. 

E isso não desmerece sua crença, mas só não a torna natural/científica.

se eu pertenço a este mundo , como  minhas crenças poderiam fazer parte de um outro mundo sobrenatural ?  ::)
com ou sem a razão humana "tudo é natural"
tudo ja faz parte do existente Deus, sendo impossível haver existências externa a ele, ou fora da sua consciência.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 08:46:59 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #160 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:17:24 »
Que é isso, Brienne?!O louvável em alguém como o Criaturo é que, aposto, ele não te denunciará por isso. E eu posso até dizer que acho ele muito divertido sem ter que receber de volta ladainhas reclamentas intermináveis de piti meninesco. Considere isso, ao menos. É um grande valor em qualquer máquina humana.

Concordaria com essa visão se não fossem as pérolas:
... sabemos que esse homem é pecador.
...Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Isso não é proselitismo? Pode isso, Arnaldo? Quero dizer, Cientista... ::)

ué, só voce que pode ficar postando passagens biblicas ? :vergonha:
se tivesse observado todo o contexto, teria percebido que a passagem ironiza céticos interessados em saber o que escolas espiritualistas como AMORC, ensinam de bom ? ja que as desprezam! Assim como os fariseus desprezavam a Jesus deveriam ignorar seus possíveis milagres!
As vezes fico na duvida se voce realmente não entende o argumento, ou se o distorce por falta de de contra argumentos ? :no:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #161 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:32:18 »
Não tenho "dois pesos e duas medidas", não me ponho em uma "zona de conforto" cética; se existe uma apreensão quanto ao que se debate, que fique claro, não me oponho a postar as passagens constantes na Bíblia, assim como não questionei ninguém por tal aleatoriamente.
Meu comentário baseou-se na postura dúbia quanto à uns e outros, uma vez que somos todos foristas do mesmo fórum, se há um questionamento na minha forma de abordar o tema, que haja o mesmo para outros que supostamente feriram a "Magna Carta".
Dura lex sed lex.
Não se engane, pois já tive a oportunidade de correr com o rabo entre as penas aqui... 8-)

As vezes fico na duvida se voce realmente não entende o argumento, ou se o distorce por falta de de contra argumentos ? :no:

Esta não é o meu modus operandi...
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 15:25:44 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #162 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:41:46 »
Não tenho "dois pesos e duas medidas", não me ponho em uma "zona de conforto" cética; se existe uma apreensão quanto ao que se debate, que fique claro, não me oponho a postar as passagens constantes na Bíblia, assim como não condenei ninguém por tal aleatoriamente.
Meu comentário baseou-se na postura dúbia quanto à uns e outros, uma vez que somos todos foristas do mesmo fórum, se há um questionamento na minha forma de abordar o tema, que haja o mesmo para outros que supostamente feriram a "Magna Carta".
Dura lex sed lex.
Não se engane, pois já tive a oportunidade de correr com o rabo entre as penas aqui... 8-)
o que seria isso:  sair correndo com o rabo entre as penas?  :twisted:

Esta não é o meu modus operandi...
[/quote]

então não posso culpa-la por isso. :chorao:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #163 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:26:51 »
Para mim é motivo de muito orgulho dizer que aos 15 anos obtive os meus primeiros conhecimentos de eletrônica fazendo o curso de radio e tv e que graças a ele consegui um emprego de auxiliar técnico em uma grande empresa de telecomunicações, para isso só precisei desenhar e explicar todo um circuito de um receptor de radio heteródino.
bom quanto Amorc posso testemunhar que suas aulas teóricas são embasadas em ciências físicas e espirituais, e cada um aprende  conforme suas próprias experiências na  pratica, por falar nisto é muito ironia da sua parte  pretender chamar atenção dos "PHDs bestas", quando voce mesmo demonstra não possuir experiência no que tenta afirmar!
eu mesmo ja passei desta fase de ser especial! :enjoo:
Quanto à AMORC, além do que o Gigaview disse, posso confirmar que as monografias são, essencialmente, blablablá metafísico. Às vezes usam um conceito científico como base para a viagem na maionese... mas o conceito normalmente é só usado como "desculpa" para o sobrenatural para dar credibilidade.

ué, só voce que pode ficar postando passagens biblicas ? :vergonha:
Não tenho "dois pesos e duas medidas", não me ponho em uma "zona de conforto" cética; se existe uma apreensão quanto ao que se debate, que fique claro, não me oponho a postar as passagens constantes na Bíblia, assim como não condenei ninguém por tal aleatoriamente.
Bom, o que o regimento proíbe é proselitismo; então, postar passagens bíblicas por si só não constitui violação.

Neste caso, acredito que o Criaturo não queria dizer "façam-se discípulos de Jesus!" e sim dizer "mas eu já disse!" com a passagem.
Latebra optima insania est.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #164 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:41:19 »
chamo a interferência espiritual na nossa mente de "intuição" um conhecimento sem a nossa razão!

A gênese da razão tem de ser entendida como um dos momentos do processo da gênese do ser humano. Não significa um dom recebido do alto, a criação de uma faculdade espiritual, específica, irredutível, agregada à constituição material, orgânica da classe de primatas que vinha progressivamente se desenvolvendo e ganhando aptidões cada vez mais complexas. É produto desta mesma evolução orgânica e nela tem o suporte, a explicação de sua origem e a dos caracteres que adquire, entre os quais se conta o aparente desligamento e autonomia em relação aos mecanismos fisiológicos e estruturais que a engendram e permanentemente a condicionam. Daí o caráter histórico da razão e a mudança de suas características ao longo do tempo.
Doutra parte, o que chamamos de "intuição", é resto e manifesto animal ainda ressabiado, desconfiado e temente, a enxergar nos olhos amarelos da pantera não apenas a fome que a devora, mas o maligno inexistente no ato de predar para sobreviver, quando pressentimos o calafrio do medo e o cortisol inunda nosso corpo, ou quando a adrenalina dispara nosso coração e nos enche de decisão.
Assim como nem todo ato dito intuitivo é absolutamente benéfico, nem toda resolução racional sempre almeja uma conclusão salutar, mas se colocarmos na ponta do lápis, penso que os atos perpetrados em função do "instinto", seriam quantitativamente muito mais destrutivos que os realizados com o uso da razão.
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #165 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:52:26 »
Neste caso, acredito que o Criaturo não queria dizer "façam-se discípulos de Jesus!" e sim dizer "mas eu já disse!" com a passagem.

Esta parte não foi difícil para eu entender, e ele inclusive explicou depois sua intenção aos apedeutas, meu comentário se referia ao Cientista, que me censurou um suposto ad hominem; posso até admitir que meio que  passei um pouco da medida, paciência tem limites, não sou santinha, mas, que eu saiba ele não é Moderador, além do mais se houve ad hominem, ele também o fez, ou essa frase:

O louvável em alguém como o Criaturo é que, aposto, ele não te denunciará por isso. ...Considere isso, ao menos.

É apenas a cândida solicitação de maior tolerância ou uma constatação do óbvio? Palavras escorrem melífluas quando bem usadas...
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #166 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:00:39 »
chamo a interferência espiritual na nossa mente de "intuição" um conhecimento sem a nossa razão!

A gênese da razão tem de ser entendida como um dos momentos do processo da gênese do ser humano. Não significa um dom recebido do alto, a criação de uma faculdade espiritual, específica, irredutível, agregada à constituição material, orgânica da classe de primatas que vinha progressivamente se desenvolvendo e ganhando aptidões cada vez mais complexas. É produto desta mesma evolução orgânica e nela tem o suporte, a explicação de sua origem e a dos caracteres que adquire, entre os quais se conta o aparente desligamento e autonomia em relação aos mecanismos fisiológicos e estruturais que a engendram e permanentemente a condicionam. Daí o caráter histórico da razão e a mudança de suas características ao longo do tempo.
Doutra parte, o que chamamos de "intuição", é resto e manifesto animal ainda ressabiado, desconfiado e temente, a enxergar nos olhos amarelos da pantera não apenas a fome que a devora, mas o maligno inexistente no ato de predar para sobreviver, quando pressentimos o calafrio do medo e o cortisol inunda nosso corpo, ou quando a adrenalina dispara nosso coração e nos enche de decisão.
Assim como nem todo ato dito intuitivo é absolutamente benéfico, nem toda resolução racional sempre almeja uma conclusão salutar, mas se colocarmos na ponta do lápis, penso que os atos perpetrados em função do "instinto", seriam quantitativamente muito mais destrutivos que os realizados com o uso da razão.

evolução é fato, porem resta discutirmos se possui uma causa inteligente ou é fruto do acaso ?
Apesar  quase que poética, esta a confundir intuição com instinto.
tanto instinto quanto intuição são necessários a evolução das espécies, pois colaboram com a manutenção da vida.
mas é compreensível confundir instinto com intuição , pois a razão instintiva foi implantada por uma maior Razão, da mesma forma que outra razão pode ser induzida na consciência deles.
O ser humano também possui instinto programados geneticamente no cérebro e quando lhe é induzido conhecimentos de razões externas, a isso eu chamo de intuição "saber sem necessidade de possuir razão própria"! ou saber sem precisar raciocinar.
quanto a o instinto ser inferior a razão, depende do angulo que se vê:
com certeza fazendo apenas uso do natural instinto o planeta estaria em equilíbrio, ja por ser dizer racional nos tornamos um especie de praga destruindo e nos destruindo.
ironicamente a razão que nos salva é a mesma que nos mata! :chorao:

por comparação a moral da genesi mosaica nos ensina que enquanto o homem era submisso a razão Deus, ela o mantinha confortavelmente, a partir do desejo de possuir razão propria, o homem teve que se virar sozinho. :chorao: :chorao: :chorao:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 21:05:30 por Criaturo »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:10:53 »
[...]
por comparação a moral da genesi mosaica nos ensina que enquanto o homem era submisso a razão Deus, ela o mantinha confortavelmente, a partir do desejo de possuir razão propria, o homem teve que se virar sozinho. :chorao: :chorao: :chorao:

Tome cuidado porquê você está próximo do proselitismo.
Foto USGS

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #168 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:33:16 »
[...]
por comparação a moral da genesi mosaica nos ensina que enquanto o homem era submisso a razão Deus, ela o mantinha confortavelmente, a partir do desejo de possuir razão própria, o homem teve que se virar sozinho. :chorao: :chorao: :chorao:

Tome cuidado porquê você está próximo do proselitismo.

voce só pode  estar de brincadeira!
justifique sua afirmação ?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:35:43 »
...mas é compreensível confundir instinto com intuição , pois a razão instintiva foi implantada por uma maior Razão, da mesma forma que outra razão pode ser induzida na consciência deles.

Besteira. Razão instintiva foi inventada apenas para justificar uma "maior" razão. Esses termos não fazem o menor sentido, a menos que você defina-os e prove as afirmativas sem ficar inventando novos termos.

O ser humano também possui instinto programados geneticamente no cérebro e quando lhe é induzido conhecimentos de razões externas, a isso eu chamo de intuição "saber sem necessidade de possuir razão própria"! ou saber sem precisar raciocinar.

Mais besteira. "Conhecimentos de razões externas" , "saber sem necessidade de possuir razão própria", "saber sem precisar raciocinar" não fazem o menor sentido, assim como "induzir" essas bobagens. Você tem a oportunidade de mostrar que isso não é besteirol. Estamos esperando.

quanto a o instinto ser inferior a razão, depende do angulo que se vê:
Quase tudo depende do ângulo que se vê, mas bobagem independe do ângulo.

com certeza fazendo apenas uso do natural instinto o planeta estaria em equilíbrio, ja por ser dizer racional nos tornamos um especie de praga destruindo e nos destruindo.

Mais besteira. Uso natural do instinto? Equilíbrio do planeta?

Salvem as baleias!!!!

ironicamente a razão que nos salva é a mesma que nos mata!

A cereja do bolo. A droga que nos salva é a mesma que nos mata. O bullshit que nos diverte é o mesmo que nos irrita.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:45:44 »
Criaturo,

Os seus posts viraram verborragia, uma metralhadora giratória disparando besteiras por todos os lados. Sugiro que você escolha uma coisa de cada vez para ser discutida, mantendo o foco. Argumente sem inventar termos que só você conhece o significado e quando precisar usa-los, explique-os definindo-os para que todos entendam. Quando precisar tirar um coelho da cartola, explique o truque, mostra evidências, estudos e opiniões de fontes científicas confiáveis.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 07 de Janeiro de 2015, 03:24:05 »
Criaturo sabe que eu acho essa desculpa de que não podemos controlar os fenômenos porque são seres inteligentes a coisa mais esfarrapada de todas?

Se eu morresse e visse que o espiritismo todo é real a primeira coisa que eu iria fazer é me colocar a disposição dos médiuns para provar aos cientistas a existência de espíritos.

Iria pegar aquele objeto que o Harris tem no quarto dele e iria contar ao mundo como a groselhada toda do espiritismo é real.
Como eu, estou seguro que zilhões de almas já teriam tido essa idéia.

Outra coisa interessante: Os espíritos estão sempre dispostos a se comunicar com médiuns para falar que "sua vozinha lhe manda beijos ela pede para perdoar o João que agora está no caminho do mestre divino", os espíritos tem permissão para atazanar a vida dos outros (no caso dos obsessivos) e PQP não podem ajudar um único cientista com um teste que presta.

Na verdade, se você realmente pensar na equação dos fatos, simplesmente a conta não fecha. De maneira alguma.

Para banalidades ou obsessão, eles estão sempre lá, para a ciência, agem como o gorila mais raro da floresta.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #172 Online: 07 de Janeiro de 2015, 05:16:09 »
CRIATURO

bem sei que todo ateu é um ex- crente,mas são poucos os que assumem isso.

E todo crente é um ex-ateu agnostico já que nasce sem crenças.

voce tem razão, embora limitada ao  materialismo! 
minhas evidências anedóticas só terão  valor didático para quem ja se pre dispõe a compartilhar da minha fé, porem dar testemunho das minhas verdades não fará de mim um mentiroso, pelo contrario "quem tiver ouvido para ouvir ouça  "

Voce ta predisposto a acreditar em ciclopes se eu cntar anedotas sobre eles?

se eu pertenço a este mundo , como  minhas crenças poderia fazer parte de um outro mundo sobrenatural ? 
com ou sem a razão humana "tudo é natural"

Natural sim, racional não: suas crenças fazem parte da sua imaginação fertil (ou nem tanto ja que faz um apanhado de crenças costuradas e moldadas com sua opiniao).

voce tem razão, embora limitada ao  materialismo

sou a favor da ciência  só acho que ela não deva ficar limitada a matéria, por comparação a psicologia estuda a essência da alma ,mas falta-lhe a ciência sobre elas, enquanto que a psiquiatria tenta controlar sentimentos e a manifestação da alma drogando o cérebro mas,  cessando o efeito a muleta cai!

Somos materia, entao como nao ser materialista de alguma forma? O seu conhecimento é processado nos neuronios (materia). E ainda tem a energia que faz parte do universo fisico apesar de não ser material, o resto é só especulação filosofica e achismo.

Psicologia não é ciencia exata e a falah dela nao prova qeu sua crença tá certa. Então faça voce uma analise exata da "alma" de cada pessoa aí vamo ver se tem prova.

Eu mesmo ja postei ceticismo em relação a psicologia em tentar determinar e "curar" certos comportementos humanos. Machado de Assis no sec. 19 escreveu "O alienista" criticando o suposto poder de derteminar o comportamento humano pela ciencia da epoca. Mas ele era ateu, só nao acreditava tambem no poder absoluto da Ciencia. Mas ainda assim Ciencia trabalha com pesquisas, teste e nao achismos e crenças. Como voce poderia provar que minha fada madrinha nao existe? Não pode.

isso seri o mesmo que pretender usar a ciência para controlar sentimento humanos como ódio , amor e alegria, cobiça para isso não ha remédios científicos só muletas, drogas alterando o estado natural que exerce a vontade  do ser.

Que garante que ela nao poderá um dia? A ciencia ainda engatinha nessa area. Ja a religião só da placebo e esperança nao comprovada. A pessoa se auto-induz a se sentir bem [que é bem diferente de estar bem]. 

não vai ser tão fácil assim quanto você  pensa! 
Mas se voce fizer o favor de me mostrar contradição, posso mudar o meu conceito a respeito !

Se voce acredita que 1+1=3 quem pode te contradizer? Voce nao vai aceitar provas entao que adianta?

Parafraseando a biblia:

A fé é a certeza das coisas que não existem, que não se comprovam 

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #173 Online: 07 de Janeiro de 2015, 08:32:36 »
...mas é compreensível confundir instinto com intuição , pois a razão instintiva foi implantada por uma maior Razão, da mesma forma que outra razão pode ser induzida na consciência deles.

Besteira. Razão instintiva foi inventada apenas para justificar uma "maior" razão. Esses termos não fazem o menor sentido, a menos que você defina-os e prove as afirmativas sem ficar inventando novos termos.

o instinto é uma razão mecânica implantada geneticamente (por  uma maior razão externa Deus) que visa a manutenção da vida animal, incluindo a humana.
por comparação o instinto seria um programa implantado na  bios de uma CPU

Mais besteira. "Conhecimentos de razões externas" , "saber sem necessidade de possuir razão própria", "saber sem precisar raciocinar" não fazem o menor sentido, assim como "induzir" essas bobagens. Você tem a oportunidade de mostrar que isso não é besteirol. Estamos esperando.

instinto: inteligência mecânica ações sem necessidade de raciocínio
intuição: o saber irracional, compartilhar de conhecimento externo  sem fazer uso da razão própria

exemplo: viajei com alguns colegas 1000km para passar alguns dias pescando no rio parana , local totalmente isolado  no mato, sem nenhum tipo de comunicação disponível, ja no segundo dia meu amigo mais próximo disse que precisava ir embora pois "Sentiu"(intuiu) que algo de ruim havia acontecido com seu filhinho, então retornei com ele, os outros decidiram continuar a pescaria.
após uma viagem muito cansativa a noite em uma estrada perigosa br 116, finalmente ao chegar  na casa dele, a primeira coisa que a mãe dele disse: "seu filho sofreu um acidente".

como disse meu conhecimento é baseado em observações próprias e não na ciência dos outros

Mais besteira. Uso natural do instinto? Equilíbrio do planeta?

Salvem as baleias!!!!

baixou  o espirito do green peace ?:hihi:

os animais fazendo apenas uso do instinto natural sem  sofrerem  interferência da razão humana
com certeza viveriam e manteriam um melhor equilibro no eco sistema, em relação ao desequilíbrio causado pela razão humana, ou pela falta dela.

ironicamente a razão que nos salva é a mesma que nos mata!

A cereja do bolo. A droga que nos salva é a mesma que nos mata. O bullshit que nos diverte é o mesmo que nos irrita.

Detetado falta de contra argumento evidenciado por Ad hominem.  :no:
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 08:35:01 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #174 Online: 07 de Janeiro de 2015, 08:52:29 »
Criaturo,

Os seus posts viraram verborragia, uma metralhadora giratória disparando besteiras por todos os lados. Sugiro que você escolha uma coisa de cada vez para ser discutida, mantendo o foco. Argumente sem inventar termos que só você conhece o significado e quando precisar usa-los, explique-os definindo-os para que todos entendam. Quando precisar tirar um coelho da cartola, explique o truque, mostra evidências, estudos e opiniões de fontes científicas confiáveis.

Verborragia! isso tem cura ? :vergonha:

ok tentarei ser mais claro. :ok:

em breve abrirei um tópico argumentando que não se pode tirar nenhum coelho da cartola, que não existe magicas, milagres  nem o sobrenatural!  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!