Autor Tópico: Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito  (Lida 30659 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito
« Resposta #225 Online: 09 de Janeiro de 2015, 09:37:26 »
Sergio, acho que a culpa foi minha no embaralhar do já embaralhado debate, aceitando a embaralhada citação de haver inteligência nos processos químicos; usei a palavra num sentido, mas acabou parecendo que eu admitia uma inteligência superior aos elementos químicos, quando na verdade eu pretendi aludir à tendência, aliás,à covalência, pois tirando os gases, metidos a nobres :biglol:, todos os elétrons das camadas finais buscam compartilhamento.
sim ha uma natural associação a partir do nosso nascimento, indo mais fundo na existência desde de sempre.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Sobrenatural, Metafisico, Pseudo-ciencia, Paranormal como diferenciar fato/mito
« Resposta #226 Online: 09 de Janeiro de 2015, 09:46:30 »
Citação de: Sergiombr
Parece que ele propõe que as reações químicas ignotas, fruto de uma cadeia de eventos, de causa e efeito possivelmente infinitas, ou pelo menos ainda não mensuráveis, que formam o ser humano, são inteligentes. Mas de onde ele tira essa inteligência?

Ou seja pro Criaturo particulas tem personalidade e consciencia. Se for assim eu creio que o Boson de Higgs é o nosso deus, pois ele dá pra nós toda materialidade, se nao fosse Nosso Senhor Boson toda materia seria como fantasma sem consistencia. Só que até agora nenhuma particula me passou nenhuma vibração com preceitos morais (tipo roubar/matar/mentir) como Criaturo afirma ter recebido. Talvez Criaturo não tenha captado a frequencia correta da mensagem subatomica ou recebeu distorcida (como um radio que tem chiados, etc.).

Se o proton falasse....

Santa ironia! :biglol:
horas, segundo Lavoisier sabemos que a inteligencia saiu de uma energia ja existente, então seria ilógico afirmar que ela passará a inexistência! Podemos afirmar que ela apenas mudará de forma.

Chame a existência do que quiser Boson, Deus..........Consciência.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 10:05:11 por Criaturo »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 09 de Janeiro de 2015, 09:57:47 »
Citação de: Sergiombr
Parece que ele propõe que as reações químicas ignotas, fruto de uma cadeia de eventos, de causa e efeito possivelmente infinitas, ou pelo menos ainda não mensuráveis, que formam o ser humano, são inteligentes. Mas de onde ele tira essa inteligência?

Ou seja pro Criaturo particulas tem personalidade e consciencia. Se for assim eu creio que o Boson de Higgs é o nosso deus, pois ele dá pra nós toda materialidade, se nao fosse Nosso Senhor Boson toda materia seria como fantasma sem consistencia. Só que até agora nenhuma particula me passou nenhuma vibração com preceitos morais (tipo roubar/matar/mentir) como Criaturo afirma ter recebido. Talvez Criaturo não tenha captado a frequencia correta da mensagem subatomica ou recebeu distorcida (como um radio que tem chiados, etc.).

Se o proton falasse....

Santa ironia! :biglol:
horas, segundo Lavoisier sabemos que a inteligencia saiu de uma energia ja existente, então seria ilógico afirmar que ela passará a inexistência! Posemos afirmar que ela apenas mudará de forma.

A inteligência como conceito abstrato e não algo material, concreto, pode sim passar a inexistência. Se você tem dor, e a dor passa, você acha que a dor virou outra coisa?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #228 Online: 09 de Janeiro de 2015, 10:52:03 »
A inteligência como conceito abstrato e não algo material, concreto, pode sim passar a inexistência. Se você tem dor, e a dor passa, você acha que a dor virou outra coisa?

a questão é se continuará havendo esse tipo de consciência , o interessante neste processo é que tanto o sentimento quanto a consciência desse sentimento (ou do mundo material) possuem origem na mesma  energia, ou seja  do ponto de vista materialista, a matéria conseguiu produzir consciência de si mesma?(Como e quando foi que os átomos passaram a ter consciências de si mesmos?) assim tambem como um dia mecanicamente supostamente irá retira-la.
uma questão importante que ja foi hipotaticamente levantada:
Se um ser humano nascesse em estado vegetativo, privado de todos os sentidos desse mundo ,porem com cérebro normal, ele estaria consciente de si mesmo ?
consciência e matéria podem ser como agua e óleo interagem dentro de uma mesma forma(Deus,recipiente , corpo humano) porem nunca se misturam " o que "nascido da carne é carne , o nascido do espirito é espirito"
creio que só exista uma unica energia Deus se manifestando em formas diferentes Maior Consciência divina, menor consciência humana e a matéria mecânica, todas essas formas de energia se interagem porem não se misturam enquanto houver existência diversas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #229 Online: 09 de Janeiro de 2015, 13:57:00 »
Alguma coisa se embaralhou nessa sequencia de posts desse isso aqui,
estas suas palavras são um bom exemplo de "emabaralhamento" ou então é um idioma novo ? :twisted:
sabemos da existência do amor , porem é algo irracional e mais para o intuitivo, não podemos mensura-lo a partir de instrumentos científicos, mas repito mesmo sendo invisível, imaterial e irracional, ele existe! ::)
Amor, medo, alegria, e outros estados emocionais são respostas a um conjunto de estímulos sensoriais e podem ser mensurados, sim.

prove!
Tem um vasto material publicado em um monte de artigos científicos pra quem não quer raciocinar por si mesmo sem sequer precisar ler a respeito, que o homem é resultado de simples reações químicas.

Depois o Criaturo fez essa pergunta, que continua o assunto

inteligentes ? ::)

Para quem possui uma noção, ainda que superficial de Química e seus processos, "inteligente" é o mínimo...

se voce concorda que a criação humana é fruto de uma reação química inteligente é também teísta?

Criaturo, de acordo com você, o homem não cria nada, pois tudo já existe, havendo possibilidade apenas de associações do que já existe, então como conceber "Deus"? Como o homem identifica a criação de "Deus"? Ou o homem concebe que "Deus" cria, e evidentemente, concebe que coisas são criadas, logo ele percebe a criação de coisas do nada, e faz mais do que associações de coisas que já existem, ou não percebe a criação de "Deus", logo "Deus" é impossível.

dogmas contraditórios humanos não podem alterar a realidade da existência divina, apenas podem formar novos ateus. :hihi:
Entendo, "criamformam-se novos ateus" do nada!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #230 Online: 09 de Janeiro de 2015, 14:34:08 »
Os céticos possuem razão embora que limitada ao materialismo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 09 de Janeiro de 2015, 14:49:09 »

O materialismo não é tudo, mas é 100%.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #232 Online: 09 de Janeiro de 2015, 14:57:31 »

só se for dentro de um aquário.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 09 de Janeiro de 2015, 15:15:41 »

Aquário = universo

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #234 Online: 09 de Janeiro de 2015, 15:25:35 »

Aquário = universo

Aquário = Terra

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 09 de Janeiro de 2015, 15:29:04 »

Aquário = universo

Aquário = Terra

Cara, não confunda o que você quer que seja verdade com o que pode ser demonstrado cientificamente.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #236 Online: 09 de Janeiro de 2015, 17:41:11 »
Citação de: Criaturo
Santa ironia!
horas, segundo Lavoisier sabemos que a inteligencia saiu de uma energia ja existente, então seria ilógico afirmar que ela passará a inexistência! Podemos afirmar que ela apenas mudará de forma.

Nao sei se Lavoisier disse [carece de fontes pra mim; se tiver prova aí], isso nao prova nada. Como eu disse em outras palavras um fato de alguem tido como cientista dizer bobagens ou achismo não prova nada. Além disso o conhecimento de Lavoisier tá bem deastualizado pra ser citado como fonte. Ciencia não é como religiao, que é uma coisa estatica com "verdades imutaveis". Ainda que Einstein falasse uma coisa como se fosse incontestavel, iso nao torna uma coisa incotestavel. Pode citar cientista a vontade Criaturo, sem provas ou indicios é mesmo que nada.

a questão é se continuará havendo esse tipo de consciência , o interessante neste processo é que tanto o sentimento quanto a consciência desse sentimento (ou do mundo material) possuem origem na mesma  energia, ou seja  do ponto de vista materialista, a matéria conseguiu produzir consciência de si mesma?(Como e quando foi que os átomos passaram a ter consciências de si mesmos?) assim tambem como um dia mecanicamente supostamente irá retira-la.
Se um ser humano nascesse em estado vegetativo, privado de todos os sentidos desse mundo ,porem com cérebro normal, ele estaria consciente de si mesmo ?
consciência e matéria podem ser como agua e óleo interagem dentro de uma mesma forma(Deus,recipiente , corpo humano) porem nunca se misturam " o que "nascido da carne é carne , o nascido do espirito é espirito"
creio que só exista uma unica energia Deus se manifestando em formas diferentes Maior Consciência divina, menor consciência humana e a matéria mecânica, todas essas formas de energia se interagem porem não se misturam enquanto houver existência diversas.

A consciencia de um ser humanao não tá num atomo isolado, o cerebro é formado por neuronios que são formados por moleculas que sao formados por atomos. Eu posso fazer uma analogia com sistema de computador onde chips com certa IA sao formados por silicio, mais isso nao quer dizer que o silicio em si tenha consciencia. Um processador é feito por combinações de circuitos feitos de semicondutores. Uma coisa complexa como pensamento nao pode estar apenas numa particula isolada mas na combinações delas.

Antes de postar suas afirmações, posta peleo menos sua fontes e indicios. Mas até agora voce só mostrou crença e imaginação.

Mas os crentes nao possuem razão, nem limitadas a aimaginação fertil, pois nao msotram evidencias de suas crenças pessoais e coletivas.

Aquario = realidade. A realidade fisica nao se limita ao planeta Terra. Quer dizer entao segundo seu raciocinio os outros planetas, a lua, sol não existem já que estao fora da terra, mas seu deus existe mesmo estando fora da realidade e nao detectaveis fisicamente.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #237 Online: 09 de Janeiro de 2015, 19:03:05 »

Aquário = universo

Aquário = Terra

Cara, não confunda o que você quer que seja verdade com o que pode ser demonstrado cientificamente.

a ciência esta muito longe do domínio da consciência

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #238 Online: 09 de Janeiro de 2015, 19:28:43 »

Aquário = universo

Aquário = Terra

Essa é uma afirmação vazia que não significa nada, meu caro. Ciência = estar ciente de. Consciência = dividir a ciência de algo com alguém. Não existe essa de "a ciência" como uma entidade abstrata, senão como dicotomia para ignorância de algo. A mistureba de conceitos que você está fazendo é digna de nota.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #239 Online: 09 de Janeiro de 2015, 20:17:02 »
Ciência = estar ciente de. [...]
Eu discordo dele, mas você está fazendo um pouco de mistureba também. Tanto a palavra "ciência" quanto a palavra "consciência" têm mais de um sentido - você usou os sentidos etimológicos (conhecimento, conhecimento compartilhado), ele usou os sentidos correntes (método, habilidades humanas).
O que ele quis dizer: "o conjunto de métodos e práticas que chamamos de 'ciência' está muito longe de entender as faculdades morais e intelectuais humanas".

Não está tão longe assim quanto você quer pintar que esteja; já sabemos que a dita da consciência é um "efeito" do cérebro, suas dinâmicas e conexões, mais ou menos como um programa é um "efeito" [note as aspas!] de um computador.
Latebra optima insania est.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #240 Online: 09 de Janeiro de 2015, 20:31:30 »
Citação de: Criaturo
Santa ironia!

Nao sei se Lavoisier disse [carece de fontes pra mim; se tiver prova aí], isso nao prova nada.
http://atomoemeio.blogspot.com.br/2008/11/lavoisier-na-natureza-nada-se-cria-nada.html

Como eu disse em outras palavras um fato de alguem tido como cientista dizer bobagens ou achismo não prova nada. Além disso o conhecimento de Lavoisier tá bem deastualizado pra ser citado como fonte. Ciencia não é como religiao, que é uma coisa estatica com "verdades imutaveis". Ainda que Einstein falasse uma coisa como se fosse incontestavel, iso nao torna uma coisa incotestavel. Pode citar cientista a vontade Criaturo, sem provas ou indicios é mesmo que nada. 

minha intenção é apenas defender argumento teístas racionais

A consciencia de um ser humanao não tá num atomo isolado, o cerebro é formado por neuronios que são formados por moleculas que sao formados por atomos.   Antes de postar suas afirmações, posta peleo menos sua fontes e indicios. Mas até agora voce só mostrou crença e imaginação.
sua inocência chega ser irônica! repete o que eu ja resumi com um ar de professor e finaliza me chamando atenção por falta de fontes! ::)

Eu posso fazer uma analogia com sistema de computador onde chips com certa IA sao formados por silicio, mais isso nao quer dizer que o silicio em si tenha consciencia. Um processador é feito por combinações de circuitos feitos de semicondutores. Uma coisa complexa como pensamento nao pode estar apenas numa particula isolada mas na combinações delas.

programas não passam de instruções a serem seguida mecanicamente , concordo que com apenas um bit não podemos fazer  nenhuma instrução.
perceba que sua inteligencia  artifical foi implantada por uma bem mais complexa a  humana, mas perceba que a materia dela ja existia dentro do deus mecânico, os humanos apenas a associaram de tal forma a manifestar, algum tipo de inteligencia artificial.
voce acredita sem a complexa interferência humana no deus mecânico ele poderia casualmente auto formar este tipo de inteligencia artificial? ou quem sabe uma ainda mais complexa, a nossa inteligência humana ?

os céticos possuem razão embora que limitada ao materialismo.

Mas os crentes nao possuem razão, nem limitadas a aimaginação fertil, pois nao msotram evidencias de suas crenças pessoais e coletivas.

é da  imaginação que surge a nossa realidade, é da consciência que surgem as existências.

Aquário = realidade. A realidade física nao se limita ao planeta Terra. Quer dizer entao segundo seu raciocínio os outros planetas, a lua, sol não existem já que estao fora da terra, mas seu deus existe mesmo estando fora da realidade e nao detectaveis fisicamente.

realidades só existem para consciência capazes de percebe-las, para um peixe um satélite não lhe diz respeito, para o homem teísta Deus é sua consciência. para o agnoscetico uma possibilidade, para o ateu radical Deus é apenas imaginação, algo que eles desejam muito porem preferem viver como se não houvesse um Deus, orgulho auto sustentável.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #241 Online: 09 de Janeiro de 2015, 20:41:55 »

Aquário = universo

Aquário = Terra

Essa é uma afirmação vazia que não significa nada, meu caro. Ciência = estar ciente de. Consciência = dividir a ciência de algo com alguém. Não existe essa de "a ciência" como uma entidade abstrata, senão como dicotomia para ignorância de algo. A mistureba de conceitos que você está fazendo é digna de nota.

ok nos referimos a ciência mais complexas registrada por métodos científicos, ou então a registrada em consenso pelo  cincos sentidos.
e para os materialista a consciência mencionada representa apenas a capacidade de interpretar os cinco sentidos, para misticos a interpretação feita pela consciência pode ir alem dos cinco sentidos.
por exemplo o da intuição "saber sem precisar  raciocinar"
alem do mais voce consegue compartilhar sua ciência das cores com um cego de nascença ? logo embora vivendo no mesmo mundo nem sempre a ciência podem ser
divididas logo as consciências humanas são únicas, individualizadas.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 20:49:41 por Criaturo »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #242 Online: 09 de Janeiro de 2015, 20:51:31 »
Eu discordo dele, mas você está fazendo um pouco de mistureba também. Tanto a palavra "ciência" quanto a palavra "consciência" têm mais de um sentido - você usou os sentidos etimológicos (conhecimento, conhecimento compartilhado), ele usou os sentidos correntes (método, habilidades humanas).
O que ele quis dizer: "o conjunto de métodos e práticas que chamamos de 'ciência' está muito longe de entender as faculdades morais e intelectuais humanas".

Não está tão longe assim quanto você quer pintar que esteja; já sabemos que a dita da consciência é um "efeito" do cérebro, suas dinâmicas e conexões, mais ou menos como um programa é um "efeito" [note as aspas!] de um computador.
Não vejo ciência como método, então se é que posso usar o conceito "a ciência" ele deve ser subentendido como quantidade de empirismo adquirido, dicotomia com "ignorância persistente".

O que se diz "habilidades humanas" tomadas como consciência não faz muito sentido se for considerado o fato que a cognição humana é uma habilidade(humana)nescessariamente além da, anterior à, "consciência".

Mas vamos lá, então quando o Criaturo diz:

É possível mesmo substituir isto para,

"a ciência como método está muito longe do domínio da consciência enquanto habilidades humanas"?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 09 de Janeiro de 2015, 20:52:43 »
"Saber Sem precisar raciocinar" na maior parte das vezes é groselha e se não for foi pura sorte. Esse mesmo tipo de insight pode ser sentido por teístas, deístas , ufologos, crentes em cristais, terra oca, Elvis não morreu, reptilianos etc.. Se o seu pensamento é válido todos são e nada é.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #244 Online: 09 de Janeiro de 2015, 21:06:41 »

Não é que a Ciência está muito longe do domínio da consciência, subentendendo-se, é claro, "ciência" como um processo de acúmulo de empirismo,  e "consciência" sugeridamente como cognição humana, pelo simples fato que a cognição humana, que é conjunto dos sensores para a apreensão da Realidade mais a reação ao estímulos desses sensores, como o pensamento, raciocínio, etc. são prévios ao acúmulo de "ciência", estarão sempre  um passo adiante.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 21:22:15 por Sergiomgbr »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #245 Online: 09 de Janeiro de 2015, 21:17:44 »

:ok:

talvez a capacidade pensar seja de fato apenas mecânica, como uma CPU, porem a capacidade de sentir vá alem da matéria, o ser a vontade podem ser influenciadas pela matéria , sendo a reciproca também verdadeira, porem a matéria não pode determinar a vontade do ser "eu".
Pensemos na alma como  a energia inteligente sendo moldada pela matéria, hora entrando em um cérebro pouco desenvolvido, se comportará como um gênio musical tentando tocar um violino medíocre, ou então  um windows 8 tentando comandar uma cpu xp 386, o bichinho vai ficar lesado de lento....ha....ha..ha...ha..ha, mas o contrario também é verdadeiro não adianta por um leigo musical para tocar um violino Stradivárius, nem um cpu de ultima geração para rodar um windows 98 que que não ira conseguir  produzir muita coisa.
Então como crianças de cérebros normais criadas por lobos, perdem a razão e passam a se comportarem como seus pais animais?
Na verdade elas não perderam a razão humana que nunca foi formada (memorizada, sentida experimentada por elas) , pelo contrario através da absorvição consciente dos sentidos, elas conscientizaram a razão animal.
os sentimentos vão alem da matéria.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 09 de Janeiro de 2015, 21:21:32 »
Essa do lobo é broca. Como uma coisa que pode ser usada para fortalecer a visão da não existência da alma acaba sendo retorcida sei la como para um argumento a favor
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #247 Online: 09 de Janeiro de 2015, 21:26:13 »

os sentimentos vão alem da matéria.
Os sentimentos vão além da matéria, pode até ser, mas são originados na matéria.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #248 Online: 09 de Janeiro de 2015, 21:27:16 »
"Saber Sem precisar raciocinar" na maior parte das vezes é groselha e se não for foi pura sorte. Esse mesmo tipo de insight pode ser sentido por teístas, deístas , ufologos, crentes em cristais, terra oca, Elvis não morreu, reptilianos etc.. Se o seu pensamento é válido todos são e nada é.

instinto: inteligência mecânica ações sem necessidade de raciocínio
intuição: o saber irracional, compartilhar de conhecimento externo  sem fazer uso da razão própria

exemplo: viajei com alguns colegas 1000km para passar alguns dias pescando no rio parana , local totalmente isolado  no mato, sem nenhum tipo de comunicação disponível, ja no segundo dia meu amigo mais próximo disse que precisava ir embora pois "Sentiu"(intuiu) que algo de ruim havia acontecido com seu filhinho, então retornei com ele, os outros decidiram continuar a pescaria.
após uma viagem muito cansativa a noite em uma estrada perigosa br 116, finalmente ao chegar  na casa dele, a primeira coisa que a mãe dele disse: "seu filho sofreu um acidente".

como disse meu conhecimento é baseado em observações próprias e não na ciência dos outros

com certeza fazendo apenas uso do natural instinto o planeta estaria em equilíbrio, ja por ser dizer racional nos tornamos um especie de praga destruindo e nos destruindo.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #249 Online: 09 de Janeiro de 2015, 21:31:33 »
Essa do lobo é broca. Como uma coisa que pode ser usada para fortalecer a visão da não existência da alma acaba sendo retorcida sei la como para um argumento a favor
Bom como entende o Sergio tento compartilhar a consciência divina, ou seja da sua ciência.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 21:33:57 por Criaturo »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!