Eu não me lembro bem a partir de quando eu deixei de achar o Bill Maher um cara engraçado e passei achá-lo extremamento arrogante e babaca. Ele se acha uma autoridade em todo e qualquer assunto e quando discordam dele, age feito uma criança.
Foi bem antes de ele se juntar ao movimento antivacinação. Os "documentários" dele e a argumentação em geral se baseiam em generalizações muito grosseiras e em números completamente deturpados, cheios de informações erradas que ele apresenta como verdade e não dá oportunidade de se contestar.
No ano passado, o Reza Aslan já deu uma sentada nele e em dois repórteres da CNN que deixou eles sem rumo...
https://www.youtube.com/v/PzusSqcotDw
Bom, primeiro o Reza não pode debater com repórteres, ele irá comê-los com bolachas porque se tratam de gente com conhecimento bem razo.
Para debater com o Reza tem que ser um cara como o Sam Harris
Outro ponto.. não acho que o Reza está com a razão, nem tampouco os repórteres. O Reza dá a entender algo como "sim, há alguns problemas em alguns países islâmicos mas notem a turquia* e a Indonésia e blabla". Se os repórteres soubessem de algo iriam responder que a turquia é (ou está) secular apesar do islam e não por causa dele. O Reza já foi pego em alguns debates sobre esse ponto e prefere ignorar e repetir sempre a mesma coisa.
Para mim está bem claro que os países de religião islâmica são de longe os que tem mais tendência ao extremismo. Isso é fruto de religião estúpida, pobreza e ignorância.
Existe essa nata de debatedores islâmicos que querem fazer a coisa pender para um lado que definitivamente não está. Como sempre, o caminho do meio..
No link que eu passei, em 46:50 o Reza fez o discurso do "não sofisticado" e soltou um argumento de autoridade "eu visito o mundo islâmico e sei que você está errado".. é destruído em 48:00 e depois tem que se sair com um "eu não sei o que significa isso de civilização islâmica", que foi a única frase que ele conseguiu usar para trocar de um caminho que ele não tinha mais saída.
Depois tentou associar a violência à pobreza o que foi rebatido muito bem pelo Harris, citando pesquisas que o nível de suporte a atentados contra civis aumentam com a escolaridade e a renda nos países citados.
Jornalistas são MUITO mal informados.
Me lembro daquele programa que tem o roger (acho que é o Gentili) entrevistando a Luciana Genro
- Gentile: Não sei onde você vê tanto mal causado pelo capitalismo (ou algo assim)
- Luciana: Hoje estava com sem tetos (e outros oprimidos) se você caminhasse com eles você viria o porquê.
Cara tanta maneira de sair disso.. o cara ficou com cara de conteúdo