O texto não é meu, mas eu pergunto: por que os islamitas fogem em massa para a Europa?
Fogem é? Não sabia!
Achava que iam pra lá pra ganhar a vida, assim como portugueses, italianos, alemães, japoneses, libaneses fizeram quando vieram para cá. E você, ou seus antepassados, fugiram da Europa para cá? Por quê?
Bem, todos os dias há notícias de barcos ou navios com centenas de imigrantes desesperados tentando entrar na Europa, muitos morrendo afogados.
Mudando de assunto:
O Rio recebeu levas e mais levas de imigrantes judeus e sírio-libaneses ao longo do século XX.
Quem mudou para se adaptar? Eles ou o Rio?
Temos clubes como o Sírio Libanês e o Monte Sinai. Temos colégios para os filhos de judeus, como o Liessin e o Scholem Aleichem.
Temos a região da Saara, no centro do Rio, cheia de lojinhas de árabes e judeus.
Temos os onipresentes quibes e esfihas nos botequins.
Temos sinagogas, igrejas maronitas e até discretas mesquitas.
Mas são raríssimas as mulheres de véu nas ruas. E, que eu saiba, esses imigrantes jamais tentaram nos impor seus costumes ou alegar que suas leis prevalecem sobre a Lei Maior. Quem cria problemas são os crentelhos.
O que vemos são judeus e árabes integrados a nossa sociedade há gerações. Trabalharam duro, em muitos casos enriqueceram e hoje ninguém se lembra de suas origens. São legítimos cariocas.
Compare-se isto aos enclaves islâmicos na Inglaterra, França, Espanha, Alemanha etc., onde eles se agarram a seus costumes e leis e de onde saem os terroristas.