O que eu estou entendendo do seu discurso, é que o culpado não é o islamismo, e que é apenas uma grande coincidência que a grande parte de atentados terroristas espalhados pelo mundo seja cometidos por muçulmanos.
Não. Lá atrás o Agnóstico disse que o islamismo é pior do que outras religiões. Você concordou com ele. Eu disse que não, provei o que eu disse com uma pesquisa e refutando cada alegação de que islâmicos são piores do que qualquer outra religião. Você questionou a fonte, eu respondi, e agora você está inovando colocando palavras no meu teclado.
O que eu expliquei, com estudos, é que o islã não é melhor e nem pior do que outras religiões e que no processo de radicalização, ele é só um mero detalhe que pode (e vai) ser substituído de acordo com a conveniência de determinado período histórico.
E, sério, que diferença faz, perante a realidade e os atentados terroristas praticados por muçulmanos, se a mesma porcentagem de cristãos e muçulmanos acreditam na teoria da evolução? Você quer provar que ambos possuem o mesmo número de extremistas? Isso não importa. O que importa é que os extremistas islâmicos são os que estão levando a teoria para a prática. E a grande maioria dos terroristas e as maiores organizações terroristas atuais professarem a fé islâmica não é apenas uma coincidência. Você pode tentar culpar a pobreza, a cultura, a política, etc, mas o que todos estes tem em comum é a religião muçulmana. O islamismo é o denominador comum entre os maiores grupos terroristas da atualidade. O islamismo é o denominador comum dos maiores atentados terroristas das últimas décadas. Isso não é apenas uma coincidência.
Que diferença faz? Só toda a diferença.
Se você ataca a razão errada em um problema, você não o soluciona e vai acabar piorando. Se o problema do radicalismo não é o islã, mas a munição que existe pra dar aquele toque final no discurso radical, para que ele se torne mais atraente para uma parcela de jovens, atacar o islã, proibir islamistas de entrarem na Europa e os expulsar de lá só vai piorar a situação, criando efetivamente um cenário de "choque de civilizações".
Você, o Madiba e o Geo basicamente propõem que a resposta ao terrorismo seja o ataque direto a uma religião, porque ela supostamente é "pior" Seus fundamentos? Nenhum. É claro que isso não vai dar errado.
Cada generalização que supostamente explica que o Islã é pior, é derrubado com pesquisas que mostram que não, os membros do Islã são tão radicais como qualquer um.
A explicação pode então estar em outro lugar. Exceto pra quem insiste em replicar essas tosquices.