Não é, porque não há negros organizados por uma ideologia fazendo barbáries Baratta. Normalmente você se perde nas analogias e mesmo uma boa analogia nem tem tanto valor assim, imagine uma má.
Essas analogias apenas confundem o debate.
Quanto aos grupos terroristas islâmicos existem coisas que os distinguem mas uma coisa que os une, a religião.
Existem gangues de negros que comentem crimes e matam muito mais que o ISIS, eles tem uma cultura própria e pregam abertamente a violência, basta ver as letras de gangsta rap que fazem apologia ao crime. O problema é que racistas julgam todos os negros com base nesses grupos, como se o fato de serem negros os tornasse automaticamente ou gangsters ou apoiadores dessa cultura. Basta assistir a Fox News e o que mais acontece é negros serem chamados de "thugs", ou snao acusado de fazerem parte de gangues. Vídeo explicativo:
https://www.youtube.com/v/V-sBcGLmU8Q
E é exatamente a mesma coisa Que os islamofóbicos fazem, independente de terem a mesma religião os islâmicos são um grupo nada coeso, com crenças diferentes e conflitantes. É como comparar todos os cristãos com os fanáticos do Westboro Baptist Church, nós sabemos que não são todos assim, julgar bilhões de pessoas pelos atos de poucos por causa de um traço em comum é um erro bizarro.
Cara, esses negros tem apenas um discurso agressivo, nada mais. Não vão para as vias de fato em escala, como consegue comparar uma coisa a outra?
E se fossem, eu os estaria criticando aqui.
Mas veja, vamos lá. Como devo chamar esses extremistas islâmicos? Ninguém está dizendo que todos os islâmicos são assassinos.
Minhas alegações são simples
- Existem, e devem ser chamados de radicais islâmicos.
- A religião deles é fator relevante para justificativa de suas ações
- Tem suporte considerável, mesmo Reza Aslam confirma isso, apesar de apontar que há países extremistas como egito, arabia saudita com apoio majoritário e outros que não tem esse apoio majoritário (como curiosidade no gráfico dele está a Russia como país muçulmano)
- Nem todos os islâmicos são assassinos
- Uma parcela considerável dos islâmicos renega a violência
- Infelizmente poucos islâmicos influentes (ao menos na pesquisa me passada pelo Pasteur) abraçam fortemente a causa anti-violência. O cara que vi, religioso fundamentalista que realmente é ativista contra a violência, já postei no site, é Shabir Ally
Esses pontos provavelmente estão todos corretos.