Madiba, leia o debate, ja justificaram e ainda justificam a islamofobia várias vezes. Ja culparam as pessoas que sofrem preconceito, como se fossem culpadas pelo preconceito que sofrem.
Baratta, temos que desempacotar uma série de coisas aqui.
Eu odeio o terrorismo islâmico e acho alarmante que não haja uma resposta forte em nível diametralmente oposto a esse terrorismo vindo por parte dos países árabes.
Eu estou seguro que grande parte desses países tem graves outros problemas que não o religioso, mas não estou buscando justificativas aqui, já disse que isso para mim é um esforço que raramente chega a algum lugar. O fato é que esses grupos gozam de apoio relevante dentro de seus países. Veja o vídeo onde o Aslam massacra a Fox e o quadro que ele mostra possui um número de quase 90% de supporters no Egito. Veja, isso não é periférico.
E é evidente que não é em todos os países.
E é fácil entender porque fica difícil para os moderados se expressarem em alguns países porque exatamente os que mais precisam dessa expressão, é onde ocorre o maior apoio da população, logo o cara tem que ter um culhão do tamanho de um bonde para pegar uma placa e ir na rua protestar contra esses grupos. Sabemos que não vai rolar. Mas o fato, independemente de sua justificativa, é que a oposição é fraca.
Sobre a Islamofobia, não temos que concordar nem discordar. Ela existe. Vergonha de quem a prática.
Dada a aceitação de sua existência, podemos dizer sem medo de errar que ela é exacerbada exatamente por esses radicais que concordamos que existem.
Ora, então sim, a Islamofobia é afetada, correlacionada com esses atos. Não a justifica, apenas existe e não há possibilidade de se negar, podemos discutir o grau que esses grupos a afetam, podemos discutir se as pessoas que são islamofóbicas são apenas assholes a espera de um motivo para odiar alguém, mas o motivo para odiar um grupo de radicais foi dado, e a população média tem uma incrível dificuldade em dividir e não generalizar. Generaliza-se comportamente de .. corintianos!!!
Que existem terroristas islâmicos todos sabem, não é necessário um tópico pra isso. O que esses tópicos tem como intuito é julgar todos os islâmicos simplesmente por terem um traço em comum com os terroristas.
Na verdade, não. Esses tópicos tem por objetivo discutir de maneira realista um fato que existe e ver se é possível mitigá-lo.
Ninguém ganha se entrarmos em negação.
Eu não espero declaração de muçulmanos se dizendo contra o terrorismo, da mesma maneira que eu não espero declaração de negros condenando a violência feita por negros e nem de ateus condenando a violência praticada por ateus.
E mesmo assim, muitos negros e ateus tem lutado contra essas generalizações. Só que onde isso ocorre, provavelmente a liberdade tem uma importância fundamental.
Não esperaria que os negros se rebelassem da forma que fazem hoje no Alabama em 1954. É claro que a maturidade média institucional desses países pesa.
Podemos concordar sem grandes traumas com isso,não?
Quem tem que dar explicações e se justificar é quem cometeu o crime, inocentes não são responsáveis pelos culpados apenas porque tem uma característica em comum. Que se prenda, mate, esfole quem cometeu o crime, mas julgar 1,8 bilhão de pessoas pelo ato de poucos é ridículo.
Claro. Em um mundo perfeito, a maioria iria saber que existe um grave problema na arabia saudita, egito e não em outros.
Mas na prática são vistos como islâmicos.
Trazer a discussão para o mundo real facilita as coisas.