Cara, se segundo sua visão ele nunca teve, o que isso difere de minha informação de que os bem sucedidos passaram a não ter? Que figura
Outro ponto, dá uma olhada na história antes de escrever bicho, só para não pagar mico.
Vai da restauração meiji para trás.
Teocracia igual à cristã e islamica? Voce leu esse meu post anterior lá em cima?
Tirando caso do Japão que nunca precisou disso, já que nunca houve por lá nenhuma teocracia Budista/Xintoista que se compare com Islã/Cristianismo. Mesmo tendo desconto na epoca do nacionalismo xintoista dos kamikazes da 2a Guerra.Nenhuma que se compare nao faz diferença? Se for assim poderia pôr a
teocracia egipcia [faraó sendo visto como rei sagrado] na jogada. Nem de longe isso se compara ou chega ser teocracia como houve no Ocidente (Papa - sacerdote com poder politico) e Oriente Medio (com aitolás e coisas do tipo). Japão nao teve que se submeter a seculos de dominação religiosa e nem foi na mesma intensidade a ponto de comprometer algum desenvolvimento como houve no Ocidente e Oriente medio.
Curioso que em livros de historia nao se fala muito sobre se Japão passou precisar de qualquer Revolução Francesa, Gloriosa, etc.
Mesmo que xintoismo tenha conotação de uma religiao nacionalista nao demonstra ter mesmo teor de fanatismo que judaismo (que era nacionalista tambem) tinha.
Muitos poem duvida se Xintoismo (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xintoísmo ) é realmente uma religião:
● Não há um deus unico centralizador como há no Monoteismo.
● Não há um verdade "revelada" (Biblia/Torá/Alcorão) que sirva de base (ou desculpa) pra qulauer ato dito ordenado por Deus.
No entanto, ao contrário de muitas das práticas religiosas monoteístas, o xintoísmo e o budismo tipicamente não exigem daqueles que os professam que sejam crentes ou praticantes, o que torna difícil contabilizar cifras exatas com base na auto-identificação com alguma crença, entre os habitantes do país. Devido à natureza sincrética das duas religiões, (...)
Essas diferenças sao muito grandes. E pode ter outras que eu ignoro.