Sem a materia completa fica dificil realmente avaliar mais satisfatoriamente. O que eu quero chamar a atenção é para o fato que as matérias da mídia levam em conta que a impressão final no leitor é provocada pela manchete, infograficos, conclusão e trechos de maior impacto emocional. E isso tudo hoje em dia é algoritmizável.
Cabe a nós identificar e fugir dessas armadilhas e montar nossas proprias narrativas. O que eu vejo é que, pelo contrario, a narrativa da midia, ou a impressão produzida por ela, ecoa sem muita dificuldade na opinião publica, e se multiplica nas redes sociais dificultando a percepção do problema central e provocando sectarismos, preconceitos... Isso mantem as oligarquias e as gangues impunes realmente, ou simplesmente se alternando.
Complementando, o dado fundamental que os gastos previdenciarios com os aposentados de menor renda, que gastam tudo com consumo, vão voltar ao orçamento via aumento da arrecadação de impostos é totalmente ignorado, como se estivessemos tratando de um fenomeno contabil, e não economico, em que um gasto em T1 vira receita em T2 e assim o correto seria computar e efeito líquido.
A mesma armadilha das politicas de austeridade, que ao tentarem ajustar o orçamento via corte de gastos apenas aprofundam a recessão, gerando perdas na receita e aumento do déficit.